Movimento quer diminuição de lucro de empresas para reduzir tarifa em SP.

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jun/13


    Grupo protesta contra o aumento do preço do transporte na capital.
    Nesta terça, Haddad citou dificuldades para revogação de reajuste.


    Depois da reunião com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, nesta terça-feira (18), representantes do Movimento Passe Livre (MPL) defenderam, em nota, que a redução das tarifas de transporte seria possível com a diminuição dos lucros dos empresários da categoria. No encontro desta manhã, o prefeito admitiu pela primeira vez rever o valor da tarifa dos ônibus, depois de uma série de protestos contra o reajuste de R$ 3 para R$ 3,20, mas citou dificuldades para a revogação do reajuste.

    De acordo com o movimento, o prefeito se comprometeu a marcar um novo encontro, ainda nesta semana, para discutir a redução da tarifa, mas explicou que para isso que precisaria aumentar o subsídio pago às empresas de transporte coletivo. "O prefeito insiste em dizer que baixar a tarifa é tirar dinheiro da educação e saúde. Isso não é verdade. Basta diminuir o enorme lucro dos empresários, já que 70% do custo do transporte é pago pelo usuário segundo a própria prefeitura", diz a nota do MPL divulgada nesta terça.

    Na reunião do Conselho da Cidade desta terça, Haddad explicou que precisaria aumentar o subsídio pago às empresas de transporte coletivo para possibilitar a mudança na tarifa. "No exterior, um terço [do valor da passagem] é pago pelo empresário, um terço pelo Poder Público e um terço pelo usuário. Aqui a fatia do empresário é de 10%, a fatia do Poder Público é de 20% e a fatia do usuário é de 70%. Então nós temos um trabalho a fazer da parte do Poder Público e um trabalho a fazer do ponto de vista do empresariado porque nós não temos receita para subsidiar a tarifa além do esforço que está sendo feito", afirmou Haddad.

    Em nota ao G1, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SP-URBANUSS) informou que as empresas de ônibus de São Paulo não são remuneradas pelo sistema tarifário, "mas sim por um valor de remuneração por passageiro transportado previsto nos instrumentos contratuais." O valor pago por passageiro, porém, não foi informado pelo sindicato.
    Aumento de subsídio

    Atualmente, o subsídio é de R$ 1,4 bilhão ao ano. Se o valor da tarifa fosse reduzido este ano, seriam necessários mais R$ 1,2 bilhão. Segundo estimativa do prefeito, em 2016 o governo municipal pagaria R$ 2,7 bilhões se a tarifa fosse congelada em R$ 3, como exigem os manifestantes. De acordo com a estimativa da prefeitura, seriam gastos R$ 8 bilhões em subsídios até 2016.

    Segundo Haddad, esse aumento pode trazer prejuízos a outros serviços públicos. “Eu vou ter que explicar para a cidade que são R$ 2,7 bilhões que eu vou ter que arrumar. Apresentei nesse conselho um programa de metas que está aprovado no Orçamento”, disse o prefeito.

    Ele disse que é preciso se preparar para essa "nova agenda". “Esse cenário de congelamento da tarifa em R$ 3 não é um delírio, é um exercício de como o gestor público vai se preparar para enfrentar esta nova agenda que está na rua e a gente respeita”, afirmou.

    Mais cedo, o prefeito disse ainda que o congelamento do valor da passagem de ônibus em R$ 3 até 2016 seria o equivalente a construir 200 mil casas populares, dobrar a rede de hospitais e contratar 20 mil médicos.

    Desoneração
    O prefeito viaja para Brasília nesta quarta-feira para cumprir uma agenda anteriormente marcada, mas disse que vai tentar falar com os representantes do governo federal para saber se haverá alguma desoneração de tributos da União em relação aos municípios.

    O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, sugere outras fontes de recursos, além do valor pago pelos cofres municipais para subsidiar o valor da passagem. Uma das iniciativas, segundo ele, seria através da tributação do litro combustível diretamente nas bombas dos postos, e com repasse de verbas para a administração municipal.

    O secretário voltou a rebater as críticas sobre investimento nos ônibus municipais, dizendo que trem e Metrô são "transporte de massa" e que o ônibus deveria ser apenas um complemento.
    Palavras

    No início da reunião, Haddad disse nunca ter usado “nenhuma palavra que desmerecesse o movimento”. "Eu nunca utilizei nenhuma palavra que desmerecesse o movimento. Nunca utilizei a palavra vândalo, baderneiro, isso não faz parte do meu vocabulário político, embora tenha recriminado a violência", disse o prefeito, em clara referência ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que, ao falar sobre um protesto na semana passada, disse que era “intolerável a ação dos baderneiros”.

    O prefeito falou também sobre a manifestação desta segunda. “A manifestação de ontem, para a nossa felicidade, teve pouquíssimos incidentes. A cidade soube acolher, isso da parte das autoridades, da segurança pública, todo mundo compreendeu o sentido de conviver em São Paulo, isso foi muito bom”, opinou.

    O convite para uma reunião com Haddad nesta quarta-feira (19) na sede do Sindicato dos Jornalistas foi refeito. O movimento diz que são 37 milhões de pessoas excluídas, no país todo, por causa do preço da tarifa e o aumento da passagem agrava ainda mais esse quadro.

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    Fonte: Águas de Lindóia

    Quem vai dissertar?

    Stolichnaya
    Membro
    # jun/13
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    O valor da passagem já está pago em outros impostos.. esse lucro é pura roubalheira.

    sallqantay
    Veterano
    # jun/13
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    Die Kunst der Fuge

    Haddad citou dificuldades para revogação de reajuste

    demita os cobradores

    diminuição dos lucros

    ninguém nem sabe quanto esses FDPs ganham. Eu conheço pessoalmente uma pesquisadora que tentou aferir o custo do transporte em SP, ela simplesmente desistiu porque a prefeitura nao deixou fazer o trabalho dela (e olha que foi no governo da Marta -- PT)

    aumentar o subsídio

    remova espaço dos automóveis e deixe o sistema fluir com mais velocidade, em vias de concreto, isso reduz a depreciação dos ônibus e os custos em geral

    tributação do litro combustível

    fique longe do meu bolso, leviatã nojento!

    O prefeito falou também sobre a manifestação desta segunda.

    para de lero-lero e vai fazer seu trabalho, a casa tá caindo, maluco!

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/13
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    Tenho propriedade para falar de transporte publico tanto quanto o cachorro do viciado.

    RafaelValeira
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: RafaelValeira
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    Eu gostaria de ler alguma proposta do kiki!

    sallqantay
    Veterano
    # jun/13
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    RafaelValeira

    o kiki mandou dizer que só o metrô salva e que, enquanto isso, propõe distribuir maria joana para apaziguar os protestos

    o/

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/13
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    distribuir maria joana para apaziguar os protestos

    É só aumentar a taxa pra 4,20

    mvrasseli
    Veterano
    # jun/13
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    É só aumentar a taxa pra 4,20
    Aí a polícia economiza em lacrimogênio porque vai todo mundo chorar com esse abuso.

    kiki
    Moderador
    # jun/13
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    RafaelValeira
    sallqantay
    sim, só metro salva. tem que criar financiamento perene, não emprestimos exclusivos do bando sei lá qual.

    até lá, apoio remova espaço dos automóveis e deixe o sistema fluir com mais velocidade
    se todas as vias de grande porte (com mais de 3 faixas) deixasse uma exclusiva pra onibus, ja melhorava uns 200% de capacidade no sistema viario principal.

    no mais, transporte coletivo é uma necessidade publica, não tem que ser lucrativo. o retorno viria por outros meios, como redução de problemas respiratorios e maior rendimento do tempo geral.

    kiki
    Moderador
    # jun/13
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    tributação do litro combustível
    fique longe do meu bolso, leviatã nojento!

    já é taxado, existe a cide.
    os recursos vao basicamente pra manter e construir mais estradas, ou seja, perpetuar o mesmo modelo.

    Will Bejar
    Veterano
    # jun/13
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    sallqantay
    Aí, mano, papo sério... concordo com tudo o que vc escreveu aí. Menos a parte da pesquisadora, pq eu não a conheço... mas tá tudo bem!!!

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jun/13
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    A única solução é desregulamentar o transporte urbano e acabar com essa máfia prefeituras-empresas. O resto é balela e conversa de maluco.

    Ilustrando:

    no mais, transporte coletivo é uma necessidade publica, não tem que ser lucrativo. o retorno viria por outros meios, como redução de problemas respiratorios e maior rendimento do tempo geral.


    Kensei
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: Kensei
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    Dilma baixou a alíquota da CIDE no ano passado, foi uma das manobras para tentar manter o preço do combustível na bomba. Ilustrando isso em termos práticos. Em 2011 um município recebeu 1 milhão da Cota Parte da CIDE para ser aplicado no sistema viário/transporte, com a redução da alíquota o montante em 2012 caiu para 520 mil. Bom para todo mundo né não?!

    makumbator
    Moderador
    # jun/13 · Editado por: makumbator
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    sallqantay
    ninguém nem sabe quanto esses FDPs ganham. Eu conheço pessoalmente uma pesquisadora que tentou aferir o custo do transporte em SP, ela simplesmente desistiu porque a prefeitura nao deixou fazer o trabalho dela (e olha que foi no governo da Marta -- PT)

    É. Essas planilhas são envoltas em total mistério.

    Sempre que falam de lucros e problemas de reajustes de tarifas de transporte, eu me lembro do ex-prefeito da cidade em que moro (Juiz de Fora-MG), que tinha um esquema com empresários. O prefeito aprovava um aumento maior da tarifa em troca de dinheiro (pagos em cash...dinheirinho na mesa).

    http://www.youtube.com/watch?v=Ox82VrJ6Qto

    http://www.youtube.com/watch?v=WFD5k6tho8U

    No segundo vídeo ele explica que todo primeiro aumento de tarifa é dele (ou seja, no primeiro mês de novo valor a diferença iria toda para o bolso dele). O empresário diz que uma das empresas não iria conseguir pagar (Santa Luzia), por estar com dívidas. Mas o ex-prefeito era ruim de jogo...não liberava a proprina assim fácil não!


    P.S. O empresário que aparece nesse vídeo foi assassinado há pouco tempo (em 2013).

    Não duvido que em todas as cidades do Brasil existam esquemas parecidos (ou até piores).

    Will Bejar
    Veterano
    # jun/13
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    makumbator
    O empresário diz que uma das empresas não iria conseguir pagar (Santa Luzia), por estar com dívidas. Mas o ex-prefeito era ruim de jogo...não liberava a proprina assim fácil não!
    Esse é bom!!! Não titubeou na alteração da proposta!!! huahahauauhau... mas que FDP!!!

    makumbator
    Moderador
    # jun/13
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    Will Bejar

    Esse é bom!!! Não titubeou na alteração da proposta!!! huahahauauhau... mas que FDP!!!

    É. O Bejani ficou indignado de ter que abrir mão do suborno! Pô, é preciso um mínimo de seriedade! Combinaram de pagar agora aguenta! Hsahsah!

    O legal é quando o empresário diz que eles vão quebrar, aí o Prefeito responde: "então vende a empresa"! Hsahsah! Faz tudo, mas cancelar a parte dele no esquema NEM PENSAR!

    HShsahash!

    Will Bejar
    Veterano
    # jun/13
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    makumbator
    O Bejani ficou indignado de ter que abrir mão do suborno!
    Ufa, que susto... =P

    makumbator
    Moderador
    # jun/13
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    Will Bejar

    Hashsh! Você Correu na sua conta pra ver se os 120 mil tinham caído?

    Will Bejar
    Veterano
    # jun/13
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    makumbator
    Vai que manda "errado", né não???

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