Câmara veta alerta sobre 'malefícios' em rótulos de bebidas alcoólicas

Autor Mensagem
Jack Kerouac...
Veterano
# mai/13 · Editado por: Jack Kerouac...


A Câmara dos Deputados derrubou nesta quarta-feira (22) trecho de um projeto de lei que exigia que rótulos de bebidas alcoólicas contivessem advertência sobre seus malefícios.
O texto rejeitado pelos deputados constava de uma proposta que altera a nova Lei Antidrogas, que prevê internação involuntária de usuários e aumenta a pena para grandes traficantes.
A Câmara aprovou o texto-base do projeto de lei, mas derrubou por meio de destaque (proposta de supressão de trechos de um projeto) o artigo que tratava do alerta em recipientes de bebidas.
A proposta exigia que a advertência fosse impressa em todos os produtos alcoólicos destinados ao mercado interno brasileiro.
Os rótulos, com exceção dos produtos destinados à exportação conterão a advertência, acompanhada de imagens ou figuras que ilustrem o sentido da mensagem”, dizia o texto derrubado pelo plenário.
A proposta também especificava que as advertências deveriam ser variadas e inseridas no rótulo da bebida de forma “legível e ostensivamente destacada”.
A exigência é semelhante à imposta ao cigarro, que contém na na parte trás do maço mensagens e imagens de alerta sobre doenças provocadas pelo fumo.
O relator da proposta, deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL), defendeu a obrigatoriedade do alerta nos rótulos de bebidas. “Quando isso ocorreu com o fumo, várias pessoas foram esclarecidas e pararam de fumar. O mesmo vai ocorrer com a bebida”, disse.
O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) criticou a derrubada da advertência. “Eu acho curioso que essa Casa está se encaminhando para uma unanimidade em torno desse projeto reacionário, retrógrado, mas bastou tocar na bebida alcóolica que o lobby da indústria da bebida já se fez presente aqui. Com gente distinguindo, inclusive, dizendo que álcool não é droga. Álcool é [droga], sim”, afirmou.
Deputados contrários ao texto argumentaram que a venda de bebidas alcoólicas deve ser tratada em outro projeto de lei e não em uma proposta que trata especificamente de drogas ilícitas.
“Isso merece uma lei específica”, disse o líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP). ”Estamos contaminando a discussão”, completou o deputado Milton Monti (PR-SP).

fonte

dissertem.

Mensonstratosx
Veterano
# mai/13
· votar


De certa forma ta certo eles, o caso de bebidas alcoólicas merecem lei especifica, até pq o vício causa muitos desastres, mas o seu uso sistemático pode até ajudar o corpo humano (qualquer médico ou químico industrial dirá isso)

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/13
· votar


Ó as paradas que os babacas ficam perdendo tempo. Pqp.

DrZaius
Veterano
# mai/13
· votar


“Quando isso ocorreu com o fumo, várias pessoas foram esclarecidas e pararam de fumar

[citation needed]

Bizet
Veterano
# mai/13
· votar


Tão no caminho errado, o caminho é legalização das drogas e admitir que todo mundo adora, não ficar se esforçando pra demonizar.

Jack Kerouac...
Veterano
# mai/13
· votar


Bizet

isso não é demonizar. o cenário com o cigarro é perfeito: legalizado para maiores de 18, sem propaganda e com informações sobre seus riscos. usa quem quiser.
deveria ser assim com todas as drogas.

Bizet
Veterano
# mai/13
· votar


Jack Kerouac...
Com o cigarro não é perfeito, foi demonização sim. Aquelas fotos ali no fundo são propaganda negativa, vão além de só informação.

Se for só um rótulo escrito, aí tudo bem, realmente o povo é retardado e não entende nem mesmo o que é ou não é droga, quanto mais os efeitos.

Jack Kerouac...
Veterano
# mai/13 · Editado por: Jack Kerouac...
· votar


Bizet

não disse que os rótulos são perfeitos. mas o cenário é o ideal sim.
eu acho que as imagens são válidas pra ilustrar que é basicamente aquilo ali mesmo. um analfabeto ou alguém sem instrução não vai sacar o risco que é "GANGRENA" em negrito (isso é muito importante se você defende a legalização de todas as drogas, o que inclui a heroína e o risco de perder o braço à la Requiem for a Dream).

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/13
· votar


Nunca irão obter vitória no combate a venda de bebidas alcoólicas.

Os EUA já tentou e fracassou miseravelmente.

Mensonstratosx
Veterano
# mai/13
· votar


Viciado em Guarana
Não falo nem em combater, mas conscientizar que bebida não é um inferno, mas tb não é água.

Jack Kerouac...
Veterano
# mai/13
· votar


Viciado em Guarana
Nunca irão obter vitória no combate a venda de bebidas alcoólicas.
Os EUA já tentou e fracassou miseravelmente.


você tem disfunção cognitiva, ou não leu nem o título direito?

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/13
· votar


Jack Kerouac...
A verdade é que eu não estou nem aí pro seu tópico.

Jack Kerouac...
Veterano
# mai/13
· votar


Viciado em Guarana
A verdade é que eu não estou nem aí pro seu tópico.

mas isso não justifica um comentário imbecil que não tem caralhos a ver com ele.

_Excelion
Veterano
# mai/13
· votar


ainda bem que temos o estado para nos dizer o que faz mal ou não.

Bizet
Veterano
# mai/13
· votar


Jack Kerouac...
um analfabeto ou alguém sem instrução não vai sacar o risco que é "GANGRENA" em negrito (isso é muito importante se você defende a legalização de todas as drogas, o que inclui a heroína e o risco de perder o braço à la Requiem for a Dream).

Um analfabeto não vai sacar palavra nenhuma, né. Mesmo que bote em negrito. uhaeuhe

Mas ainda tenho minhas ressalvas, o povo é muito burro pra tentar fazer algo diferente de propaganda.

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/13
· votar


Jack Kerouac...
mas isso não justifica um comentário imbecil que não tem caralhos a ver com ele.

Justifica sim.

Jack Kerouac...
Veterano
# mai/13
· votar


Bizet
Um analfabeto não vai sacar palavra nenhuma, né. Mesmo que bote em negrito. uhaeuhe

então pronto, lol.
de qualquer forma, "informação" desincentivando uma merda > propaganda incentivando uma merda.

Viciado em Guarana

parabéns, agora que tal ir treinar uns exercícios de interpretação de texto e pedir pra tia Amélia corrigir?

Bizet
Veterano
# mai/13
· votar


Jack Kerouac...
então pronto, lol.

A piadinha foi sobre a obviedade e irrelevância da coisa, citando analfabeto em discussão de qualidade de informação.

"informação" desincentivando uma merda > propaganda incentivando uma merda.

Nenhuma propaganda é melhor que os dois.

Electric Eye
Veterano
# mai/13
· votar


Todo mundo sabe dos riscos e efeitos do álcool. Acho uma besteira isso tudo.

brunohardrocker
Veterano
# mai/13
· votar


minha empresa estampadora de rótulos vai bombar

landlord
Veterano
# mai/13
· votar


É óbvio que isso não funciona, inclusive já li um estudo de neuromarketing que diz que as fotos no maço estão hoje em dia estimulando o consumo.

sallqantay
Veterano
# mai/13
· votar


neuromarketing

minha nossa senhora da pseudociência, dai-me forças!

landlord
Veterano
# mai/13
· votar


sallqantay
pseudociência

Na realidade, dentro de um monte de viagens para pesquisa esse é o que tem um dos melhores embasamentos. Principalmente quando você precisa de uma informação qualitativa.

QUARESMA
Veterano
# mai/13 · Editado por: QUARESMA
· votar


Todo mundo sabe dos riscos e efeitos do álcool.

lógico
...
...
...
...

fernando tecladista
Veterano
# mai/13
· votar


Ó as paradas que os babacas ficam perdendo tempo. Pqp.

passe pela experiencia de alguém bater em teu carro, dar pt, deixar você preso nas ferragens e seus instrumentos músicas jogados no asfalto, que você acha que qualquer iniciativa que faço o ser pensar na quantidade que bebe é bem vinda

J x V x
Veterano
# mai/13
· votar


sallqantay
neuromarketing

minha nossa senhora da pseudociência, dai-me forças!


USAEHUAEHUHSEAUH

Bizet
Veterano
# mai/13
· votar


passe pela experiencia de alguém bater em teu carro, dar pt, deixar você preso nas ferragens e seus instrumentos músicas jogados no asfalto, que você acha que qualquer iniciativa que faço o ser pensar na quantidade que bebe é bem vinda

Pronto, agora que você desabafou vamos voltar pra conversa séria?

landlord
Veterano
# mai/13
· votar


Cigarette Health Warnings Stimulate Smoking. While it’s accepted wisdom that printing health warnings on tobacco product packages doesn’t have much of an impact on smoking behavior, the researchers found that the warnings had no effect at all on the cravings of smokers. This applied not only to the rather subtle messages on US packaging, but even packages that included bold text and gruesome disease photos. None, zero, nada. Even worse, they found that the health warnings stimulated the subjects’ nucleus accumbens, an area associated with cravings! The researchers concluded that the warnings not only didn’t help, but triggered a stronger craving. The very warnings intended to reduce smoking might well be an effective marketing tool for Big Tobacco! (Lindstrom, Martin - Buyology).

Só para explicar, para quem gosta de criticar qualquer coisa que não entende...

Existem diversos métodos para fazer pesquisa, no caso desse estudo sobre o cigarro primeiro foi feito uma focus group. Uma focus group é geralmente um grupo pré selecionado que deve responder e interagir com um intermediador.
Neste caso, foram apresentadas as imagens tradicionais contra o tabagismo e as pessoas foram questionadas sobre elas. Obviamente a resposta "consciente" é de que as imagens afetavam e impactavam negativamente os consumidores de cigarros.
Este é um dos métodos mais tradicionais de pesquisa, porém eles foram submetidos a um outro teste, com uma equipe médica e um exame (não lembro o nome) para verificar o comportamento do cérebro quando as imagens negativas que estão no maço do cigarro aparecessem.
Ai está a questão, quando as imagens de advertência nos maços apareciam na tela, "inconscientemente" uma determinada área do cérebro começava a atuar. Obviamente uma das área que alimentava a vontade de fumar.

É mais ou menos assim se eu colocar essa foto, conscientemente o fumante sabe e é alertado sobre os riscos de fumar, porém pela associação feita ao produto em si "inconscientemente" a mesma foto estimula a vontade de fumar.

john s mill
Membro
# mai/13
· votar


ainda bem que temos o estado para nos dizer o que faz mal ou não.

Jack Kerouac...
Veterano
# mai/13
· votar


landlord

mas isso não faz sentido nenhum.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Câmara veta alerta sobre 'malefícios' em rótulos de bebidas alcoólicas