Autor |
Mensagem |
Les Guitar Veterano |
# mai/13
Há algum ponto em que não precisamos mais de tutores para nos ajudar a obter conhecimento, tornando-nos independentes sem haver necessidade de nos preocuparmos com possíveis vícios adquiridos ao longo do aprendizado?
Essa pergunta num fórum de música é bem pertinente, mas digo conhecimento de uma maneira geral, da matemática à dança.
Dissertem.
|
guizimm Veterano |
# mai/13
· votar
acho que sim, dá pra expandir o conhecimento sozinho, mas sempre xiste alguém que sabe algo a mais, e é sempre bom aprender também com esses alguéns
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# mai/13
· votar
Não é uma independência plena, né? Apenas da presença física. Sempre vamos depender de livros, métodos, e até mesmo vídeos instrutivos, fora apostilas.
Caso contrário o progresso será desprezível, salvo em raríssimos casos.
|
sallqantay Veterano |
# mai/13
· votar
Les Guitar
sim, pois não haveria ninguém capaz de te tutelar. Mas é tão avançado e solitário que me dá mó preguiça chegar lá
|
Les Guitar Veterano |
# mai/13
· votar
Die Kunst der Fuge Sempre vamos depender de livros, métodos, e até mesmo vídeos instrutivos, fora apostilas.
É. Eu digo sem a ajuda direta de alguém, só tu e teus métodos.
|
Felippe Rosa Veterano |
# mai/13
· votar
Acho bem possível, depende da pessoa. Tem muita coisa que eu aprendi na guitarra empiricamente e por dedução, já havia estudado teoria musical e foi mais fácil pra encontrar outras escalas(menores) entre outras coisas.
|
MenteSuja Membro |
# mai/13 · Editado por: MenteSuja
· votar
Acho que é sempre bom ter pelo menos uma pessoa não pra dizer o que você deva fazer, mas pra ajudar você mesmo a se avaliar, principalmente em música. Mesmo que você tenha estudado e tenha segurança no que faz, nunca é ruim um "tutor".
|
Wanderer on the Offensive Veterano |
# mai/13
· votar
Dá pra se aprender praticamente qualquer coisa na internet hj. Claro, pra muita coisa o brother vai evoluir mais rápido com um professor, e sempre é bom ir trocando idéia com outros entusiastas do assunto ou da habilidade em questão. Mas é bem essa, mesmo. :)
|
Ken Himura Veterano |
# mai/13 · Editado por: Ken Himura
· votar
Sim, plenamente.
Necessário: disciplina de ferro, boas fontes de pesquisa e muita, muita paciência e vontade de aprender.
Uma boa leitura sobre:
http://dc97.4shared.com/doc/MD870lt2/preview.html
Mas lembre-se, ninguém é uma ilha. Se possível encontre pessoas que estejam na mesma área, vá em palestras, conferências, workshops... se for uma língua, pratique diariamente: escreva pequenas redações (manter um miniblog na língua alvo é uma boa), ouça música, veja filmes com legenda nesta língua etc. Em grupo, mesmo que não juntos fisicamente, você vai crescer bem mais rápido.
|
sallqantay Veterano |
# mai/13
· votar
Ken Himura escreva pequenas redações (manter um miniblog na língua alvo é uma boa)
mas se ninguém ler nao vale nada, né?
|
brunohardrocker Veterano |
# mai/13
· votar
manter um miniblog
falar com as paredes
|
One More Red Nightmare Veterano |
# mai/13
· votar
o momento em que o filho torna-se um associado de seu pai
pouca gente tem a mínima noção disso.
|
Ken Himura Veterano |
# mai/13
· votar
sallqantay O importante é você praticar a escrita e o pensar em outra língua. Se alguém vai ler, não importa.
|