Cotistas têm desempenho inferior entre universitários

    Autor Mensagem
    DrZaius
    Veterano
    # abr/13


    28/04/2013 - 03h00
    Cotistas têm desempenho inferior entre universitários

    ÉRICA FRAGA
    DE SÃO PAULO

    Alunos de graduação beneficiários de políticas de ações afirmativas, como cotas e bônus, têm apresentado desempenho acadêmico pior que os demais estudantes nas universidades públicas do país, mostram estudos recentes.

    Aluno de federal tem rendimento melhor
    Rendimento de cotistas caiu com o passar do tempo

    As pesquisas também concluem que a diferença de notas perdura até o fim dos cursos e costuma ser maior em carreiras de ciências exatas.

    Universitários que ingressaram em instituições públicas federais por meio de ação afirmativa tiraram, em média, nota 9,3% menor que a dos demais na prova de conhecimentos específicos do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que avalia cursos superiores no país.

    No caso das universidades estaduais, cotistas e beneficiários de bônus tiveram nota, em média, 10% menor.

    Os dados fazem parte de estudo recente dos pesquisadores Fábio Waltenberg e Márcia de Carvalho, da UFF (Universidade Federal Fluminense), com base no Enade de 2008, que pela primeira vez identificou alunos que ingressaram por políticas de ação afirmativa.

    Foram analisados os desempenhos de 167.704 alunos que estavam concluindo a graduação nos 13 cursos avaliados em 2008, como ciências sociais, engenharia, filosofia, história e matemática.

    "Encontramos diferenças razoáveis. Não são catastróficas como previam alguns críticos das ações afirmativas, mas é importante registrar que existe uma diferença para não tapar o sol com a peneira", diz Waltenberg.

    Para ele, o desnível atual é um preço baixo a se pagar pela maior inclusão. Mas ele ressalta que, com a ampliação da política de cotas (que atingirão 50% das vagas das federais até 2016), é possível que o hiato entre as notas se amplie.

    EVASÃO MENOR

    Pesquisa recente feita pelo economista Alvaro Mendes Junior, professor da Universidade Cândido Mendes, sobre o resultado de ações afirmativas na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) revela que o nível de evasão entre os cotistas na universidade é menor do que entre outros estudantes.

    Mas os dados levantados por ele --que acompanhou o progresso de alunos que ingressaram em 2005 em 43 carreiras-- confirmam as disparidades de desempenho.

    O coeficiente de rendimento (média das notas) de alunos não beneficiários de ações afirmativas que se formaram até 2012 foi, em média, 8,5%, maior do que o dos cotistas. Em carreiras como ciência da computação e física essa diferença salta para, respectivamente, 43,2% e 73,2%.
    Editoria de Arte/Folhapress
    http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2013/04/1269984-cotistas-tem-des empenho-inferior-entre-universitarios.shtml

    sallqantay
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    pera aí que deu bug no meu gerador de lero-lero no modo classe média sofre, postarei algo em instantes

    guizimm
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    na minha opinião isso é porque antigamente, o cotista via sua vaga como uma oportunidade única, e se esforçava para aproveitá-la, agora um monte de gente entra por cota, e não é mais nada de mais conseguir uma vaga para eles
    O meu medo é isso fazer o nível de ensino cair.

    john s mill
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Em carreiras como ciência da computação e física essa diferença salta para, respectivamente, 43,2% e 73,2%

    Previsível. A maior parte dos demais cursos é igual ou mais fácil de se graduar que o ensino médio e uns que o fundamental.

    Drowned Man
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    ^
    /Polêmica.

    GuitarHouse
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Temos de filtrar algumas coisas.

    Já vi estudos dizendo o contrário no rendimento NA UNIVERSIDADE. Esse aí mediu desempenho no ENADE.

    Querendo ou não, são coisas diferentes, já que no ENADE tem muito boicote e pessoas que fazem com desleixo.

    Queria ver um estudo atualizado da comparação "pau a pau" na faculdade. A USP tinha feito um, salvo engano, na qual a média dos cotistas era similar aos não cotistas.

    QUARESMA
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Isso me lembrou as frases ridiculas do Bolsonaro

    john s mill
    Membro
    # abr/13
    · votar


    GuitarHouse

    Esse tipo de avaliação é BEM complicado, ENADE é mais justo IMO.

    Pegando a federal como exemplo: você tem uns 12 professores pra fazer a matéria de cálculo I, uns reprovam mais de 80% da turma e outros reprovam nem 5% da turma. Se for pegar um mesmo professor muitas vezes a nota é diferente para respostas similares por questões comportamentais ou simplesmente por não ir com a cara do aluno.

    GuitarHouse
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    john s mill
    o que é IMO?

    john s mill
    Membro
    # abr/13
    · votar


    GuitarHouse

    in my opinion :D

    Jack Kerouac...
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    de tudo, o que fode mesmo com a qualidade dos alunos de uma universidade é o SISU.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # abr/13
    · votar


    Sim, a playboyzada tem dedicação exclusiva, não precisa trabalhar, aí até eu tenho desempenho melhor que os outros.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    E qual foi o controle?

    Não sei como funciona o sistema de cotas, mas presumo que os cotistas preencham as vagas dos alunos que seriam os últimos colocados do processo seletivo, né?

    Se for assim mesmo:

    Temos que ver uma comparação da mesma avaliação feita em turmas sem cotistas considerando a diferença entre a média dos alunos [não cotistas] que se situariam na zona de cotas caso ela existisse e a média dos demais alunos [os alunos que passariam mesmo se as cotas fossem aplicadas].

    Aí esta diferença de média nós teríamos que comparar com a diferença de média que foi apresentada no texto e aí sim nós teríamos um resultado informativo.

    I mean, acho que é de se esperar que os alunos que passaram com as piores notas tenham um rendimento menor do que os que passaram com as maiores notas naturalmente.

    tchedovollosky
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    28/04/2013 - 03h00
    Cotistas têm desempenho inferior entre universitários


    já esperava essa notícia...

    TASIVA
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    I mean, acho que é de se esperar que os alunos que passaram com as piores notas tenham um rendimento menor do que os que passaram com as maiores notas naturalmente.
    só que não cara. não mesmo.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    TASIVA

    Na verdade, não tem como saber sem medir. Por isso seria necessário o controle.

    TASIVA
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    sério...não dá pra medir esse tipo de coisa com resultado de vestibular...Faculdade é outro universo.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    TASIVA

    O negócio é o seguinte:

    Usaram uma metodologia envolvendo cotistas e não cotistas e encontraram uma diferença de médias entre os dois grupos. Ok. É o resultado que foi postado aqui no tópico.

    Mas, caso não houvessem cotistas, nós sabemos se esta diferença de médias existiria? Não sabemos.

    Seria maior ou menor? Não sabemos. (E é essa informação que nos diz como as cotas estão afetando o desempenho geral)

    Logo, o resultado obtido apenas nos mostra que há uma diferença de notas entre os dois grupos estudados. Mas sem o controle, este resultado não nos diz como as cotas estão afetando esta diferença (aumentando, diminuindo ou mantendo).

    Por isso, a mesma metodologia que foi aplicada com os cotistas deveria ser aplicada em uma situação sem cotistas, dividindo os alunos em duas classes:

    1- A média dos alunos que estariam lá de qualquer jeito (ou seja, que passariam sem precisar de cotas)

    2- A média dos alunos que estariam na zona de classificação onde as cotas seriam aplicadas (ou seja, os que seriam substituídos pelos cotistas)

    Aí obteríamos uma diferença entre estas médias, que compararíamos com a diferença de médias que foi postada no tópico e aí sim saberíamos se a diferença foi aumentada ou diminuída pelas cotas.

    Deu pra entender?

    TASIVA
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    claro que entendo...mas não se aplica na prática

    GuitarHouse
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: GuitarHouse
    · votar


    http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI2907127-EI306,00-Ipe a+cotistas+tem+melhores+notas+em+universidades.html

    http://noticias.terra.com.br/brasil/na-unb-aluno-cotista-tem-o-mesmo-d esempenho-de-nao-cotistas-afirma-decana,752c4999eed4b310VgnCLD200000bb cceb0aRCRD.html

    Achei essas de 2008 e 2009. Tem um da USP mais recente, que não achei, falando que na FACULDADE (e não no ENADE) eles tinham ido bem.


    Atualmente tem caído, ao que parece.

    Strato_Master
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    não sei cotas... mas depois que começaram a usar o ENEM e o SISU o pessoal novo que entrava parecia ser bem mais fraquinho que os da minha leva...

    digo isso apenas como uma impressão... ja eu era monitor de uma disciplina do 1 trimestre...

    Beatlemaniac
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Axo que facilitaria muito para cotistas/estudantes de baixa renda se fossem abertas vagas em cursos noturnos...

    É bem possível que o desempenho teoricamente pior seja o fator trabalhar para se sustentar.

    O sacerdote dos templos de Syrinx
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Cota é o atestado de que um país não presta.

    -Dan
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Na minha epoca as cotas eram mais escassas e ao menos na puc que estudei, os cotistas tinham medias superiores. E os que eu conhecia, trampavam de dia pra estudar de noite.

    _Excelion
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    lol, enade

    Mensonstratosx
    Veterano
    # mai/13
    · votar



    Previsível. A maior parte dos demais cursos é igual ou mais fácil de se graduar que o ensino médio e uns que o fundamental.


    kkkkkkkkkk, quando digo isso aos meus pais eles acham que sou um monstro kkkkkk, administração em algumas faculdades particulares aqui em Recife é de fato isso

    MenteSuja
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Na minha opinião, atualmente o ensino superior no Brasil está totalmente defasado. Essa questão de cotas parece uma forma de tentar uniformizar a qualidade do ensino, só que abrangendo pessoas com diferentes formações do ensino básicos, e acho uma grande injustiça para com os cotistas: eles têm de correr atrás do prejuízo que vem lá de trás... Não sou contra cotas, mas acho que é o ensino primário e fundamental que precisam ser reformados, e não o superior. Conheço uma professora de escola pública que não pode reprovar os alunos, senão a média da escola cai, e deixa de receber verbas do governo. Aí, quando o negócio é dinheiro, nada mais importa. Tá tudo injusto desde o começo, não dá pra viver seriamente em um país assim.

    Mensonstratosx
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    MenteSuja
    +1

    amador_ssa
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    "Sim, a playboyzada tem dedicação exclusiva, não precisa trabalhar"

    "É bem possível que o desempenho teoricamente pior seja o fator trabalhar para se sustentar."

    Não é só cotista que precisa trabalhar. Eu mesmo não sou cotista e preciso trabalhar. Na minha sala a uns 90% não trabalham, dos que trabalham, a maioria não é cotista. Tem cotista que trabalha e cotista que não trabalha. Eu não entrei pelo SIZU, pois perdi a prova do ENEM. Subi uma ladeira correndo e quando cheguei faltando 2 min. pro fechamento do portão, este ja estava fechado. Meu celular tinha a hora automática, mas o relógio da escola estava 4 minutos adiantado...

    Os cotistas ficam com as "últimas vagas" quando o edital da Universidade diz que ele concorrerá 1º pela Ampla Concorrência e depois como cotista. Logo é possível ter alunos com direito a cota mas que passaram na categoria ampla concorrência, não configurando como cotista. Só quem não conseguiu pasar pela ampla concorrência que irá pleitear pela cota. Os classificados como cotistas tiveram desempenho menor do que a ampla concorrência, logo teoricamente teriam menor nota ao decorrer do curso. Mas lembrando, pode existi gente com direito a cota mas não classificado como cotista por passar pela ampla concorrencia

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cotistas têm desempenho inferior entre universitários