Como solicitar policiamento de forma eficaz e inteligente.

    Autor Mensagem
    alexdiffer
    Veterano
    # jan/13


    Sabendo que existem aqui advogados, policiais e demais profissionais que poderiam me orientar resolvi postar aqui para pedir um auxílio.

    O lance é o seguinte, moro na região central de São Paulo, e a segurança aqui é precária, aqui na região do Pq. Dom Pedro II temos vários parques e praças que estão sendo cada vez mais habitadas por moradores de rua, em maioria usuários de drogas oriundos da antiga cracolândia que foi dizimada da região da Santa Efigênia, estes por sua vez acabam por cometer delitos para o sustento do próprio vício.
    Moradores já se organizaram e colheram assinaturas com o propósito de se implantar uma base policial na região, pois assim acabaria inibindo a ação desses marginais que assaltam covardemente mulheres, crianças, idosos enfim...eles não fazem cerimônia.

    Outro dia fui buscar minha namorada no metrô...quando parei de carro com meu irmão ela entrou no carro, mas notei que ela estava estranha e logo perguntei oque havia acontecido, ela me relatou que uma garota havia acabado de tentar roubar a bolsa dela, imediatamente mandei meu irmão fazer o retorno com o carro, chegando lá a garota estava totalmente drogada, imobilizei ela e dei voz de prisão por tentativa de roubo, ordenei que meu irmão solicitasse imediatamente uma viatura de polícia, enquanto isso o pessoal da segurança do metrô chegou e deteram ela em um local isolado da estação (sim capturei ela dentro da estação), eu disse que queria apresentar a meliante em uma delegacia e prestar queixa, os guardas do metrô tentaram me desencorajar dizendo que era domingo que demoraria..mas não me importei pois se eu deixar passar hoje amanhã eu posso ser vítima novamente. Fomos todos para o Delpom da Barra Funda, la a delegada demorou um pouco para conseguir legitimar a marginal, mas conseguiu e constatou que havia um boletim de ocorrência de desaparecimento, sim a ladra estava desaparecida e a família havia registrado a queixa, nisso a delegada entrou em contato com o irmão da meliante ele disse que pagaria a fiança, resumindo no dia da primeira audiência a garota já estava desaparecida de novo. Mas saí com a cabeça erguida e orgulhoso por ter feito o correto, se todos fizessem talvez a situação estaria um pouco melhor.

    Outra situação foi um dia eu estava indo até o poupa tempo com a minha mãe quando ela me disse que havia localizado alguns cartões entre os arbustos da calçada e me mostrou, imediatamente peguei e constatei que se tratavam de documentos de uma pessoa possivelmente vítima da ação desses marginais, tinha cartão de banco, cpf e cartão de convênio. Prontamente entreguei em um bar próximo na esperança de alguem perguntar ou conhecer a vítima, tentei localizar a empresa mas liguei e ninguém atendeu.

    Enfim quero ajuda, pois quero solicitar policiamento efetivo e permanente na região, pois não tenho sossego para voltar da faculdade, nem para lugar algum em que eu tenha que ir para a região do metro Pedro II. Como posso proceder? quais são os passos? É possível? Existe alguma lei que disponha sobre?


    Obrigado desde já e desculpem por qualquer termo desde já.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Viciado em Guarana
    · votar


    alexdiffer
    Você é policial?
    Me admira não saber como é que as coisas funcionam.

    Tenta ligar pra Record ou pro programa da Sonia Abrão.
    Acho que depois de morrer um bocado de gente vítimas de assalto nessa região aê vai começar a ter algum policiamento.

    Brincadeiras à parte, é mais ou menos assim que as coisas funcionam, é só assistir os noticiários.
    A questão da segurança pública é um dos maiores problemas do Brasil e você vai precisar de muito mais do que assinaturas para conseguir uma base da polícia.
    A coisa estão feia por aqui também, pra você ter ideia o crack já chegou até pra cá em Rondônia!

    brunowebguitar
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Viciado em Guarana
    Qualquer pessoa pode dar voz de prisão a outra, não precisa ser policial...

    alexdiffer
    Cara, conseguir policiamento na sua área já é uma coisa complicada. Ele ser eficiente, é quase impossível!!
    O correto seria que todos da área registrassem constantemente boletins de ocorrência de assaltos, tentativas de assalto, etc. para que por meio de uma média de ocorrências na região eles intensificassem o patrulhamento. O problema é que muita gente deixa pra lá o ocorrido, não registra, ai pra policia não tá acontecendo nada, entende...
    Tem que registrar qualquer acontecimento na região, assim eles acabam aumentando o patrulhamento!!

    alexdiffer
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    brunowebguitar
    É verdade esse foi mais um motivo pelo qual eu fui prestar queixa do fato.

    amador_ssa
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    alexdiffer

    1º Ao perceber um ato ilícito ligue 190 ou o telefone da unidade da Policia Militar da sua área.

    2º Infelizmente, geralmente uma andorinha so não faz verão. No local onde mora tem Associação de Moradores? Procure-a. Se alguns vizinhos da região puder fazer o mesmo será melhor, pra você pedir pra associação mandar um oficio a unidade da Policia Militar responsável pela área pedindo o reforço, detalhando a situação. Se não tiver um abaixo assinado, pelo menos a Associação "representa" todos os moradores eleitores, sacou? Se for na mídia, o Cmdt da área da PM vai dizer que ninguem reclamou e se mandar o Oficio tem o recebido de algum PM. É a prova que o 190 não te da. Se a Associação de Moradores nada fizer, mande um Oficio você mesmo. É importante que as vítimas deem queixa na Policia Civil também. É um saco, mas é necessario.

    Passado algum tempo, o problema persistindo, sugiro procurar a mídia.

    brunowebguitar
    Viciado em Guarana
    Qualquer pessoa pode dar voz de prisão a outra, não precisa ser policial


    Somente se for em flagrante, porém +1 pois a maioria não sabe disso

    rodsom
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    brunowebguitar
    amador_ssa
    na verdade, qualquer pessoa pode prender outra, tipo segurar ate a chegada da viatura ou levar ate na delegacia. dar voz de prisao, só um policial mesmo.

    amador_ssa
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    rodsom

    Constituição Federal - TÍTULO II CAPÍTULO I

    LXI - ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;

    DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 (Codigo de Processo Penal) Livro I TÍTULO IX CAPÍTULO II - DA PRISÃO EM FLAGRANTE

    Art. 301. Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito

    Resumindo: Só será preso em flagrante ou por ordem judicial. Quem não for Policial não poderá cumprir mandado de prisão expedido pelo juíz, mas a prisão em flagrante podera ser feita por qualquer povo], só em flagrante que populares poderá "prender" alguém. Foi o que disse no post anterior sem esse mimimi

    Valeu

    rodsom
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    amador_ssa
    o que eu quis dizer é que tem diferença entre prender e dar voz de prisao. dar voz de prisao, só um policial mesmo.

    amador_ssa
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    rodsom

    Agora entendi seu posicionamento, entretanto ainda discordo em parte, pois a voz de prisão "qualquer do povo" poderá dar, quando em flagrante.

    Você quiz dizer que "MÃO NA CABEÇA, POLICIA, ENCOSTA, ENCOSTA CARA..HOO" so o policial pode fazer.

    Mas na hora do vamo ver, sem policia o tradicional: "PEGA LADRÃO, PEGA LADRÃO, PEGA, PARA PARA PARA MIZER...A" (ja presenciei cenas assim) emanado pelo povo não deixa de ser voz de prisão, so que sem a autoridade policial, mas com a autoridade de povo em prisão em flagrante

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Qualquer pessoa pode dar voz de prisão a outra, não precisa ser policial...

    Art. 301. Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito

    veja se eu entendi
    pode dar voz de prisão se estiver com a boca na botija

    mas no caso da história lá em cima foi certo?
    porque a pessoa tentou roubar um bolsa
    porem quem chegou lá não viu o que aconteceu e não chegou durante o roubo

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    fernando tecladista
    No caso isso não caracteriza flagrante.

    Se a garota não estivesse com crack na cabeça ela poderia sair cagando e andando pro nosso colega de fórum.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Viciado em Guarana
    No caso isso não caracteriza flagrante.

    Até onde eu sei caracteriza sim, qualquer crime em que há provas e que o suspeito seja pego em menos de 24 hrs é, no caso, tinha acabado de acontecer e a vítima estava lá.....

    _Excelion
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: _Excelion
    · votar


    a polícia é uma instituição falida e datada. na verdade, gostaria que alguém me apontasse uma instituição não-falida

    o mundo é cada um por si tentando desesperadamente chegar até os 70 anos intacto, num mundo em crise econômica estrutural, com o amanhã mais incerto que o andar de um pinguço, a sociedade em ebulição etc etc.

    acho o amanhã de hoje muito mais aterrorizante que o amanhã dos anos 60, impregnado pela paranóia da propaganda da guerra fria, fomentado pela indústria da paranóia (aka serviços de inteligência). pelo menos naquela época todo mundo sabia como o mundo ia acabar e por culpa de quem.

    e não tem colina/bunker nuclear pra correr.



    por ora, boa sorte na loteria policial, pode ser um tolo esperançoso estendendo a mão amiga ou um cara realista trying to make ends meet (não sei como expressar esta idéia em português)

    alexdiffer
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Viciado em Guarana
    Se a garota não estivesse com crack na cabeça ela poderia sair cagando e andando pro nosso colega de fórum.


    Agora quero ver sair kkkk
    Teóricamente ela poderia...quero ver se eu ia deixar.

    rodsom
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    amador_ssa
    "MÃO NA CABEÇA, POLICIA, ENCOSTA, ENCOSTA CARA.

    nao, quiz dizer aquele famoso "vc esta preso, vc tem direito a uma ligaçao e bla, bla, bla...

    Mensonstratosx
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    me lembrei de dois assaltos, uma na padaria e outra a uma lan house, o da lan house foram atrás do cara e acharam, faltou poquinho po cara morrer espancado, o da padaria foram atrás do cara de moto, não sei no q deu, mas acho q para um ladrão, é mto pior enfrentar a revolta do povo do q da policia G.G

    brunowebguitar
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Mensonstratosx
    Enfrentar a policia?? Os bandidos não enfrentam a policia, eles sabem que vão ser presos e daqui a meia hora eles estarão na rua novamente, não importa o que eles tenham feito!!!
    Enfrentar a população já é mais complicado, mas ai tem que matar o cara logo, senão o FDP vem com "vingança" depois e ferra a vida de um monte de gente. Eu sou a favor de armar a população, e vou comprar minhas armas o quanto antes eu puder!! Acabar com a palhaçada desses marginais de merd@, que se apoiam nos direitos dos manos e nós, que deveríamos ser defendidos, somos os errados...

    amador_ssa
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    rodsom

    nao, quiz dizer aquele famoso "vc esta preso, vc tem direito a uma ligaçao e bla, bla, bla...

    hueheuheuehue isso ae so em filmes e olhe lá. Hoje em dia se o policial pensar em falar isso o cara ja deu no pé e se opolicial atirar, ja sabe, nas costas, "Direitos dos Manos"

    Mensonstratosx
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    brunowebguitar
    o/

    alexdiffer
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Tive mais uma idéia, capacitar o cidadão e dar lhes o direito de policial civil, ou seja, treinar a população para agir em situações de risco, prepara las psicologicamente e fisicamente, dando lhes porte de arma e algemas, sendo assim um cidadão-policial digamos assim...ele não vai receber nada por mês, mas vai ter os direitos de um policial civil, assim como o direito de auto defesa embutido.

    Para todos efeitos o número de policiais iria aumentar, sem aumentar a folha de pagamento do estado, talvez possa ser negociado uma gratificação por prisão efetuada, algo do tipo....

    brunowebguitar
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    alexdiffer
    Sabe o que isso ia gerar?? Um caos absurdo!!!
    Imagina o tanto de nego folgado que temos por ai, com porte de arma e direitos de policial?!?! Se já tem idiota dando carteirada sem nem ter cargo, imagina com poder na mão??

    alexdiffer
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    brunowebguitar
    Verdade, tá cheio de nego aplicando, tinha até esquecido mas obrigado pelo posicionamento, inclusive uma vizinha minha comerciante foi vítima de falsos policiais.

    brunowebguitar
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    alexdiffer
    Não é nem pela questão dos falsos policiais. Tem muito neguinho que tira uma carteira de advogado do bolso e sai querendo mandar em todo mundo, imagina um inconsequente desses com uma arma e o direito de prender os outros??
    Dar esse poder para a população é pior do que retirar a policia da rua...

    alexdiffer
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    brunowebguitar

    Nesse caso também entra a questão do treinamento e a aptidão pscicologica, pois uma vez que os policiais são profissionais concursados como eu e você oque garante uma porção deles não agem assim.

    brunowebguitar
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    alexdiffer
    Verdade, e o pior é que tem uma grande quantidade deles que age desse jeito...
    Se vivêssemos em um país minimamente civilizado, acho que essa sua ideia seria perfeita, a população poder conter os criminosos. Mas aqui, se você mata um cara que iria te matar, você ainda é processado!! Passou na tv no domingo, um cara que tava sendo assaltado, conseguiu desarmar e matar o ladrão, agora vai ser indiciado por homicídio...

    alexdiffer
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    brunowebguitar
    É e aqui no nosso país existe uma grande inversão de valores quando se trata de legítima defesa ou auto defesa, você passa de vítima à acusado em um piscar de olhos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como solicitar policiamento de forma eficaz e inteligente.