Tópico para a idolatria da arte permissiva e da banalização do ruído.

Autor Mensagem
dibass
Veterano
# dez/12
· votar


Scrutinizer
eu gosto de Haydn. Shotakovich nem tanto. Mas você todo culti se envergando ao deleite da cultura de massa...quem diria

Wanderer on the Offensive
Veterano
# dez/12
· votar


Scrutinizer
Mas na verdade, você não sabe se prefere mesmo, você nunca tocou numa fretless...
Touché.
Mas, pelo menos em teoria, eu preciso dos trastes ou pelo menos de referências claras na escala, pq meu ouvido é péssimo. Não tem muito tempo, eu tentei tocar num baixo fretless e, acredite, não foi legal. :P

Scrutinizer
Veterano
# dez/12
· votar


dibass
Desde que me lembro sempre gostei de música popular... O grande problema é que não gosto do que é popular nesse fórum, aí as pessoas costumam me interpretar mal...
Mas música de vídeo-jogos é a única coisa que sempre esteve na lista de músicas que gosto.

(Aliás, tem uma referência ao Green Greens do Kirby alí, mas, como nas outras músicas, quando eu errei eu "disfarcei" e comecei a tocar outra coisa...)

Scrutinizer
Veterano
# dez/12
· votar


Wanderer on the Offensive
Ah, as marcas ainda estão no braço, eu também preciso delas. =[

dibass
Veterano
# dez/12
· votar


Scrutinizer
Ah, as marcas ainda estão no braço, eu também preciso delas. =[
E ainda com as marcas é difícil tocar a nota que quer com a afinação certa.
Uma coisa que me ajudou muito foi tocar com um afinador. Isso ajuda a ter mais precisão de como posicionar o dedo na escala para fazer cada nota.
Com o tempo sai natural

Wanderer on the Offensive
Veterano
# dez/12
· votar


Scrutinizer
Hm, se conseguir manter a escala demarcada e lisinha deve ser até divertido mesmo. De qqr forma, eu teria que tocar em uma e sentir o feeling da guitarra pra te falar. Pior que agora fiquei curioso, vou ver se passeio pela serenata ou guitar shop pra ver se acho uma, mas to achando bem improvável de acontecer.

Wanderer on the Offensive
Veterano
# dez/12
· votar


Mas música de vídeo-jogos
Hahahah tb curto! :P
http://www.youtube.com/watch?v=J46RY4PU8a8

Scrutinizer
Veterano
# dez/12
· votar


Wanderer on the Offensive
Cara, eu não acho que você vá achar...
http://www.rondomusic.com/product1052.html
Única empresa que ouvi dizer que fazem guitarra fretless.

dibass
Veterano
# dez/12
· votar


Wanderer on the Offensive
No Paraguay achei uma Guitarra de marca Kings fretless. Bem bonitinha a guitarra e muito boa de tocar. O braço era liso com marcação em bolinhas em cima

Wanderer on the Offensive
Veterano
# dez/12
· votar


Scrutinizer
Acho improvável tb, não me lembro de ter visto nenhuma na vida, mas enfim.

dibass
Hahaha po, só eu que nunca vi uma na vida?

E, já que estamos falando em instrumentos estranhos, qdo eu vi esse vídeo deu vontade de ter um desses.
http://www.youtube.com/watch?v=h5fYwiXZeFU

dibass
Veterano
# dez/12
· votar


Wanderer on the Offensive
esse vídeo é um clássico hehe...diz a lenda que é um baixo de 10 cordas kkkk

Wanderer on the Offensive
Veterano
# dez/12
· votar


dibass
Pois é, hahaha. Isso é tão bizarro, que deve ser bem divertido de tocar.

Deve ter um mês mais ou menos eu fiquei bem surpreso na baladinha, aliás. O cara da banda tinha uma steel guitar. Primeira vez que vi uma de perto na vida.

http://www.pedalsteelresources.com/nov1.jpg

dibass
Veterano
# dez/12
· votar


Wanderer on the Offensive
Eu acho muito massa o som dessa guitarra nos Countrys da vida hehe

Wanderer on the Offensive
Veterano
# dez/12
· votar


dibass
Exatamente, haha! Fora que deve ser divertida de tocar, tb! o/

Vídeo ilustrativo com um cover sensacional:
http://www.youtube.com/watch?v=9jYH_V7osBg

Scrutinizer
Veterano
# dez/12
· votar


dibass
Wanderer on the Offensive
Isso aí já é brega pra caralho.

Hawklord
Veterano
# dez/12
· votar


Isso aí já é brega pra caralho.²

dibass
Veterano
# dez/12
· votar


Wanderer on the Offensive
que versão massa! Bem melhor que a original haha

Wanderer on the Offensive
Veterano
# dez/12
· votar


Scrutinizer
Assim vc estraga a vibe do papo, fi.

dibass
É massa, mas nem é melhor. :P

Headstock invertido
Veterano
# dez/12
· votar


As limitações superadas com a simples retirada dos trastes transforma a experiência de tocar em algo singular e completamente novo. Possibilidades mil.

Ken Himura
Veterano
# dez/12
· votar


Hawklord
O que exatamente são ragas?
De uma maneira simplicada: escalas indianas. Tem um tópico no Música Erudita sobre isso, não lembro o nome. Eu quotei lá um resumo que fiz dum livro sobre música indiana.

Mas não se engane, o sistema de ragas é bem mais complexo que o nosso (já complexo) sistema escalar. Por exemplo, tem ragas que na forma ascendente têm menos notas que na descendente e vice-versa. Tem os thaats também, que são 10 escalas geratrizes (mais ou menos como os modos gregos).

Tem os modos rítmicos também, e a complexidade aqui é até maior, na minha opinião. Tem até um solfejo especial pra isso - konnakol (carnático). Começa assim:

Até cair nisso:



Tenso demais.

qew
Veterano
# dez/12
· votar


pra ligar a guitarra no notebook pelo correio.


não seria melhor ligar com um cabo?

enfim, as fretless de metal são legais, mas elas tem que ser sempre a 2ª opção.

Hawklord
Veterano
# dez/12
· votar


Ken Himura
Tem um tópico no Música Erudita sobre isso, não lembro o nome.
Po, ia pedi o link : (

Mas sera que vale a pena dar uma estudada, mesmo que superficial nisso?
Porque parece muito dificil "traduzir" os ragas pra um instrumento "ocidental".

Scrutinizer
Veterano
# dez/12
· votar


Ken Himura
Foda, antes disso o máximo de contato que tive com música india é o Shakti, do John McLaughlin, mas agora que me toquei do microtonalismo me interessei. Qual era o livro?

sallqantay
Veterano
# dez/12
· votar


deixo aqui o meu voto para scrut como mascote OT 2013. O mano é mó fofo

Scrutinizer
Veterano
# dez/12
· votar


sallqantay
Fofa é sua bunda.

sallqantay
Veterano
# dez/12
· votar


u.u

Ken Himura
Veterano
# dez/12
· votar


Hawklord
Cara, acho que vale sim. Pelo menos, pra te abrir a cabeça às novas ideias. E , além disso, tem ragas que são idênticos a escalas ocidentais, só que a aplicação é diferente, isso também é legal pacas. Por exemplo um dos 10 geratrizes (thaats ou melakartas) é o raga Kalyani, é a mesma escala do modo Lídio. Outro thaat é o raga Khamaj, idêntico ao Mixolídio. Mas olha as aplicações:

Khamaj: http://www.youtube.com/watch?v=9xB_X9BOAOU

Kalyani: http://www.youtube.com/watch?v=tP2u12uZgWY

Scrutinizer
Alberto Marsicano - A música clássica da Índia. (São Paulo, Ed Perspectiva, 2006). Tive que fazer um trabalho (resumo + discussão em aula) sobre o capítulo "Raga, aquilo que colore" para minhas aulas de apreciação musical no conservatório, uns 5 anos atrás. O livro tinha acabado de sair, o professor era etnomusicólogo, ficou todo empolgado com este tema e disse que podia aprofundar mais as aulas de história e apreciação porque agora tinha material de qualidade em português sobre música indiana, que, especula-se, formou - ou influenciou muito - a música grega na Antiguidade Clássica. Vale à pena, tô muito inclinado a comprar o livro (custa uns 40 conto, e vem com cd).

Hawklord
Veterano
# dez/12
· votar


Ken Himura
Legal saber que tem alguma coisa mais perto da música ocidental, acho que é um bom lugar pra começar.
Sempre achei a música indiana interessante e faz um tempo que to pensando em me aprofundar um pouco mais nela.
Bom saber do livro tambem.

Scrutinizer
Veterano
# dez/12
· votar


Ken Himura
Vou procurar pelo livro por aqui.

Hawklord
Outro tipo de música bacana que envolve outros tipos de divisões é a música da Indonésia, o gamelan. Esse eu descobri ouvindo Lou Harrison, mas que é americano, dá uma ouvida nele mas também procure pelo original.

Hawklord
Veterano
# dez/12
· votar


Scrutinizer
Vou conferir depois.
Música oriental em geral é muito interessante, eu gosto de música tibetena também, tem uns sons e instrumentos muito estranhos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico para a idolatria da arte permissiva e da banalização do ruído.