Sobre a teologia do Dr. Alexander Kalomiros.

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# nov/12


Tópico para debatermos o texto "O Rio de Fogo", um texto bastante controverso do autor citado.

Se você é o Root, ou outro cara sem iniciação a Teologia Ortodoxa, reserve-se a observar.

O texto: http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/teologia/alexander_kalomiros_ o_rio_de_fogo.html

Pontos importantes/controversos:

"O "Deus" do Ocidente é um Deus ofendido e raivoso, cheio de ira pela desobediência do homem, que deseja em sua paixão destrutiva atormentar toda a humanidade pela eternidade por causa de seus pecados, a não ser que receba uma satisfação infinita por seu orgulho ofendido.

O ateísmo é a negação, a negação de um Deus maligno. Os homens se tornam ateístas para poderem se salvar de Deus, escondendo a cabeça e fechando os olhos como se fossem conchas. O ateísmo, meus irmãos, é a negação do Deus protestante e romano-católico. O ateísmo não é nosso inimigo real. O inimigo real é o Cristianismo falso e distorcido.

Nas profundezas da alma ocidental, se sentia que Deus era um juiz perverso, que nunca esquece mesmo a menor ofensa cometida contra Ele em nossas transgressões das leis Dele.

Essa concepção jurídica de Deus, essa interpretação completamente distorcida da justiça de Deus, não era senão a projeção das paixões humanas na teologia. Era um retorno ao processo pagão de humanização de Deus e deificação do homem. Os homens se sentem envergonhados e com raiva quando não são levados a sério e consideram tal fato uma humilhação que apenas a vingança pode remover, seja por crime ou duelo. Tal era concepção passional e mundana de justiça que prevalecia nas mentes de uma sociedade assim chamada de "cristã".

Você percebe agora, eu espero, como Deus foi caluniado pela teologia ocidental. Agostinho, Anselmo, Tomás de Aquino e todos os seus pupilos contribuíram para esta calúnia "teológica". E eles são as fundações da teologia ocidental, seja papista ou protestante. Certamente, estes teólogos não dizem direta e claramente que Deus é um ser perverso e compulsivo. Eles antes consideram que Deus está acorrentado por uma força superior, por uma obscura e implacável Necessidade como a que governava os deuses pagãos. Esta necessidade O obriga a retribuir o mal com o mal e não O permite perdoar e esquecer o mal feito contra Sua vontade, a não ser que uma satisfação infinita seja dada a ele.

Tal é o triunfo do pensamento helenista no Cristianismo. Como um helenista, Orígenes havia chegado às mesmas conclusões. Deus era um juiz por necessidade. Ele era obrigado a punir, a vingar, a mandar pessoas para o inferno.

Na vida futura, não será examinado se o cristão renunciou ao mundo pelo amor de Cristo, ou se ele distribuiu suas riquezas aos pobres, ou se jejuou ou manteve vigílias ou rezou, ou se chorou e lamentou por seus pecados, ou se fez algum bem nesta vida, mas será examinado com atenção se ele possui alguma semelhança com o Cristo, como um filho deve parecer com seu pai".

O Paraíso e o Inferno são um só e o mesmo rio de Deus, um fogo amoroso que abraça e cobre tudo com a mesma vontade benevolente, sem qualquer diferença ou discriminação. A mesma água vivificante é vida eterna para o fiel e morte eterna para o infiel; para o primeiro é o próprio elemento da vida, para o segundo é o instrumento de seu eterno sufocar; o paraíso para um é o inferno para o outro. Não ache que isso é estranho. O filho que ama seu pai irá se sentir feliz nos braços de seu pai, mas se não o ama, o abraço de seu pai será um tormento para ele. O mesmo ocorre quando amamos uma pessoa que nos odeia, é como verter carvão aceso e brasas quentes sobre sua cabeça."

Dissertem, preferencialmente em grego ou em eslavo eclesiástico, posts em romeno também serão tolerados.

Bizet
Veterano
# nov/12
· votar


huahua teologia

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/12
· votar


Mitologia Grega >>>>>>>>>>>>>>>>>>> Mitologia Cristã

tambourine man
Veterano
# nov/12
· votar


eu acho bem escrota a tradução que diz que temos que temer à deus. Respeito é digno, medo é o caminho para o lado escuro (yoda et al)

Atom Heart Mother
Veterano
# nov/12
· votar


nietzsche é melhor.

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar


Isso faria todo o sentido se não fosse completamente estúpido.

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


tambourine man
uma coisa que não entendo, deveríamos sentir medo ou respeito por deus, oh phai! ?

brunohardrocker
Veterano
# nov/12
· votar


temer

v. t.

Ter medo ou receio de.
Tributar grande respeito ou reverência a.
Fazer-se temer, tornar-se temido, causar temor.

(Do lat. timere)

cafe_com_leite
Veterano
# nov/12
· votar


O Paraíso e o Inferno são um só e o mesmo rio de Deus, um fogo amoroso que abraça e cobre tudo com a mesma vontade benevolente, sem qualquer diferença ou discriminação. A mesma água vivificante é vida eterna para o fiel e morte eterna para o infiel; para o primeiro é o próprio elemento da vida, para o segundo é o instrumento de seu eterno sufocar; o paraíso para um é o inferno para o outro. Não ache que isso é estranho. O filho que ama seu pai irá se sentir feliz nos braços de seu pai, mas se não o ama, o abraço de seu pai será um tormento para ele. O mesmo ocorre quando amamos uma pessoa que nos odeia, é como verter carvão aceso e brasas quentes sobre sua cabeça.


Pelo que eu entendi aqui, ele quis dizer que o inferno é o mesmo que o paraíso, só que visto de uma visão diferente de quem não ama a Deus.
Interessante... Está errado minha conclusão?

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/12 · Editado por: Black Fire
· votar


cafe_com_leite
É mais ou menos isso, para o homem justo (do ponto de vista teológico) um retorno a Deus seria uma recompensa, e ele estaria eternamente feliz, para o pecador ficar condenado a separação eterna da carne e a nunca mais realizar nenhum desejo desta seria um sofrimento eterno.

Sugiro este texto http://www.olavodecarvalho.org/semana/081128dc.html para melhor entendimento.

McBonalds
Veterano
# nov/12
· votar


O ateísmo é a negação, a negação de um Deus maligno.

Errado. O ateísmo é a negação (descrença) de todo e qualquer deus. Seja maligno, seja benigno.

Mas eu fiquei esperando o final do texto. O sujeito falou qual é a visão errada de Deus, mas não apresentou a visão que ele considera certa.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/12
· votar


McBonalds
Se você é o Root, ou outro cara sem iniciação a Teologia Ortodoxa, reserve-se a observar.

McBonalds
Veterano
# nov/12
· votar


Black Fire
Se você é o Root, ou outro cara sem iniciação a Teologia Ortodoxa, reserve-se a observar.


Ui! Ele é teólogo!

McBonalds
Veterano
# nov/12 · Editado por: McBonalds
· votar


No mais, não é preciso nenhum tipo de formação pra se debater as idéias de um pateta que não sabe nem a definição de ateísmo.

Até porque, como eu sempre digo a Teologia nada mais é do que a arte de dar nós em pingos d'água para se enfeitar um pavão imaginário.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/12
· votar


um pateta que não sabe nem a definição de ateísmo.

O ateísmo é a negação (descrença) de todo e qualquer deus. Seja maligno, seja benigno.

http://books.google.com.br/books?id=DUal7eYmEnEC&pg=PA110&lpg=PA110&dq =%22Atheism+had+its+origins+in+Ancient+Greece+but+did+not+emerge+as+an +overt+and+avowed+belief+system+until+late+in+the+Enlightenment.%22&so urce=bl&ots=d9GhuLn_wj&sig=kzmGrQUstRGIIndBqMw9GYokTSM&hl=pt-BR&sa=X&e i=tt6nUOW9MY6y9gS9lIDQAQ&ved=0CDAQ6AEwAg#v=onepage&q=%22Atheism%20had% 20its%20origins%20in%20Ancient%20Greece%20but%20did%20not%20emerge%20a s%20an%20overt%20and%20avowed%20belief%20system%20until%20late%20in%20 the%20Enlightenment.%22&f=false

Você nem entendeu o que o autor do texto disse. Mas você é totalmente analfabeto funcional, retire-se do meu tópico, vá pra esquina comprar balas esperantistas.

McBonalds
Veterano
# nov/12
· votar


O cara estuda toda a Teologia Ocidental para cair na argumentação ad hominem no primeiro questionamento. Agora botei fé (com o perdão do trocadilho).

Bizet
Veterano
# nov/12
· votar


O BF chamando o pessoal de analfabeto teológico é tão ofensivo quanto chamar de analfabeto em tolkien, não porque os dois são fantasia, e são, mas não é esse o ponto, é que teologia não passa de pura arte, semântica em geral (assim como boa parte da filosofia bosta de hoje) não passa de arte, com quase nenhum valor de verdade e muito joguinho de palavra inútil.

Enfim, o dennett é um sábio que enxergou isso (e ainda por cima tem o dawkins nos 2-3 min apresentando o dennett; se fode ae), começa aos 24 min



Meus pêsames por ter desperdiçado seu tempo na teologia, btw, a não ser que você trate esse "estudo" (huaheua) como baixar coisas de bach no piratebay. cheiro

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/12
· votar


Bizet
Não chamei de analfabeto teológico, chamei de analfabeto funcional, no sentido amplo da palavra.

Bizet
Veterano
# nov/12
· votar


Black Fire
Não me referi a essa confusão com o louco do esperanto, to falando dessa frase: Se você é o Root, ou outro cara sem iniciação a Teologia Ortodoxa, reserve-se a observar.

Bizet
Veterano
# nov/12
· votar


Btw, a crença do católicozão nordestino da década de 50 que entrava na capela pra confessar as matança de pexera e castigava o fio quando ele falava do diabo era muito mais válida e honesta que esses brothers aí. Alta classe é melovo

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/12
· votar


Black Fire
O Bizet está certo. Esqueça a teologia!
Essa porra não vai te ajudar a arrumar um emprego, você não tem carisma pra ser pastor.

Vá aprender algum curso profissionalizante no Senac!

Bizet
Veterano
# nov/12 · Editado por: Bizet
· votar


O Viciado em Guarana concordou comigo, eu provavelmente to errado. Continua aí, vai na fé

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/12
· votar


Bizet
hauahauhauhauhauahauahuahahauhauha! Maldito!

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar


McBonalds
Te xingar não é argumentação ad hominem, pare de trazer vergonha para os ateus.

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar


Btw, eu falei que é besteira não porque as idéias deles são besteiras, fazem todo o sentido, é besteira porque se baseia no cristianismo e o cristianismo é besteira.

SODAPOP
Veterano
# nov/12
· votar


Por que as pessoas não levam a serio teologia mas levam a serio economista tentando dar uma de filosofo e antropólogo?

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar


SODAPOP
Eu nem sei porque levam filosofia e antropologia a sério também... O mundo é cheio de mistérios...

SODAPOP
Veterano
# nov/12
· votar


Antropologia concordo, filosofia eh o que há e vc que eh um Zé ruela

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/12
· votar


Eu acho que a pobreza intelectual dos ateus em geral vem precisamente dos caras ignorarem a importância do desenvolvimento do pensamento teológico no desenvolvimento do pensamento em geral, principalmente no ocidente

Ilustrando:


O ateísmo é a negação (descrença) de todo e qualquer deus. Seja maligno, seja benigno.


O sujeito é incapaz de entender que o Dr. Kalomiros se referia às origens iluministas do ateísmo moderno como uma negação, segundo o autor, do Deus do ocidente (Católico Romano e Protestante) e tudo que ele representava na época, e derivada daí a negação dos deuses em geral (algo totalmente claro no texto), achou que o professor estava descrevendo o ateísmo como uma crença em deuses bons e negação de deuses maus. Ou isso, ou o sujeito padece de uma desonestidade intelectual que transcede esse mundo, e só pode ser entendida pelos anjos.

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar


SODAPOP
Pelo menos com Z maiúsculo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a teologia do Dr. Alexander Kalomiros.