liberdade de expressão X censura

Autor Mensagem
tambourine man
Veterano
# nov/12


Ainda não entendi porque as pessoas estão dispostas a abrir mão de sua liberdade de expressão para terem suas palavras governadas pelo estado. Me disseram que palavras podem ser violentas e incitar ao ódio, mas eu prefiro acreditar no discernimento das pessoas em separar o certo do errado.

Elas não entendem que liberdade é um princípio não negociável e que, abrindo mão dele, podem abrir precedentes para outras formas de repressão? Não acreditam nas pessoas e pensam que elas devem ser tuteladas?

dissertem

tambourine man
Veterano
# nov/12
· votar


post contra a lei da homofobia ou qualquer outro lixo correlato

Cavaleiro
Veterano
# nov/12
· votar


mas eu prefiro acreditar no discernimento das pessoas em separar o certo do errado.

Aqui está o nosso erro. Não ideológico, mas prático.

Bizet
Veterano
# nov/12 · Editado por: Bizet
· votar


Eu tenho medinho de discurso de ódio quando ele é direcionado a minorias absolutas, ou grupos que não sejam minorias, mas sejam relacionados estatisticamente a menor poder aquisitivo.

Mas isso não chega nem perto do medo que eu tenho de censura. Tem que deixar o cara falar merda se ele quer falar merda. Quer escrever um livro lixo dizendo que "negros e latinos querem transformar meu país numa ditadura comunista", que escreva, w/e, vai ter gente escrevendo coisas muito melhores sobre o assunto.

Benva
Veterano
# nov/12
· votar


Logo teremos uma estatal encarregada de cuidar para que ninguém ofenda ninguém.

tambourine man
Veterano
# nov/12
· votar


Benva

é o DOPS da esquerda

Benva
Veterano
# nov/12
· votar


tambourine man
é o DOPS da esquerda

Na boa, faz tempo que PT não é esquerda.

tambourine man
Veterano
# nov/12
· votar


Benva

tô trollando, esse negócio de esquerda-direita para mim é metafísica pura

Headstock invertido
Veterano
# nov/12
· votar


Todo mundo é a favor da liberdade plena quando lhe convém e/ou quando ela ainda não lhe bateu a porta pra trazer problemas, para si ou ente-queridos.

No mais, a liberdade está aí, cada um faz ou fala o que quer, ninguém tem coleira. Consequências são outros quinhentos.

Bizet
Veterano
# nov/12
· votar


No mais, a liberdade está aí, cada um faz ou fala o que quer, ninguém tem coleira. Consequências são outros quinhentos.

Porra, assim você tá me zoando.

Benva
Veterano
# nov/12
· votar


tambourine man
tô trollando, esse negócio de esquerda-direita para mim é metafísica pura


Agora conta uma novidade?!
=P

Headstock invertido
Todo mundo é a favor da liberdade plena quando lhe convém e/ou quando ela ainda não lhe bateu a porta pra trazer problemas, para si ou ente-queridos.

No mais, a liberdade está aí, cada um faz ou fala o que quer, ninguém tem coleira. Consequências são outros quinhentos.



Aí que tá: é a liberdade de poder dizer merda e, quem sabe, se ofender alguém, sofrer as consequências. Não pode haver uma instituição que gere as consequências antes mesmo da divulgação de algo.

tambourine man
Veterano
# nov/12
· votar


Headstock invertido
Todo mundo é a favor da liberdade plena quando lhe convém e/ou quando ela ainda não lhe bateu a porta pra trazer problemas, para si ou ente-queridos.

minha vó é racista, devo mandar prender ela?

tambourine man
Veterano
# nov/12
· votar


Bizet
Benva

tô confuso, nicks muito parecidos

Headstock invertido
Veterano
# nov/12
· votar


Benva
Concordo. Mas esse antes mesmo da divulgação só exste por opção. O que o gera é o medo da certeza da punição.

Bizet
É só masturbação semântica. Sei que, na prática, a liberdade que se almeja é plena, absoluta e livre de reações, o que eu acho que faria da sociedade um tumor ainda mais cancerígeno do que o que já é.

Headstock invertido
Veterano
# nov/12 · Editado por: Headstock invertido
· votar


tambourine man
Você não entendeu meu ponto ao me dar esse exemplo, mas ok.

minha vó é racista, devo mandar prender ela?

Mas quem sou eu pra responder algo assim? Se eu fosse o detentor do poder de ditar o que deve ser punido ou não, não, sua vó não deveria ser presa em hipótese alguma apenas por ser racista.

Mas essa discussão é delicada, pois a distância entre o que um considera fazer merda e o que o outro considera é gigantesca.
A suposta merda que a sua vó faz e deveria ter o direito pleno de fazer é simplesmente ser racista. E quando o direito de fazer merda almejada pelo cidadão vai além?

brunohardrocker
Veterano
# nov/12
· votar


Podemos usar as palavras como queremos. Um exemplo disso é dizer que nossas palavras estariam sendo "governadas" pelo Estado.

Outro pode vir aqui e dizer que o Estado serviria como mantenedor da ordem para que não façamos o mal uso da liberdade de expressão (a conversa já fica diferente, com outra interpretação).

E eu acho que é muito factual que somos incapazes de lidar com qualquer liberdade, por isso precisamos de mediadores. Eu não deposito fé alguma em "pessoas" como se refere o tópico. Pessoas TEM que ser governadas.

Bizet
Veterano
# nov/12
· votar


Headstock invertido
É só masturbação semântica. Sei que, na prática, a liberdade que se almeja é plena, absoluta e livre de reações, o que eu acho que faria da sociedade um tumor ainda mais cancerígeno do que o que já é.

Não é por isso, não precisa nem ser livre de reações, só de reações legais. E a gente tá falando de palavras, cara.

Mas essa discussão é delicada, pois a distância entre o que um considera fazer merda e o outro considera é gigantesca.

Por isso que a liberdade de expressão tem que ser plena, pra evitar esse "partidarismo da liberdade de expressão". Aliás, essa é das poucas coisas que eu admiro nos EUA.

Headstock invertido
Veterano
# nov/12
· votar


Caralho! Esqueci do expressão no título. Me desconsiderem.

Nesse caso, concordo, em partes, com o autor do tópico.

tambourine man
Veterano
# nov/12
· votar


brunohardrocker
Eu não deposito fé alguma em "pessoas" como se refere o tópico. Pessoas TEM que ser governadas.

eu achava que você era um homem de fé

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/12
· votar


Headstock invertido

Você está a dois passos de se tornar anarquista, só precisa conhecer o axioma da não agressão e o direito de propriedade.

Headstock invertido
Veterano
# nov/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Anarquismo me lembra o Black Fire. É muito tormento pra levar pra vida.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/12
· votar


Headstock invertido

É, não tenho como contra-argumentar =/

brunohardrocker
Veterano
# nov/12
· votar


tambourine man

Em pessoas não.

E eu sou muito coxinha, admito. Não consigo ter uma opinião extremista sobre muita coisa. :(

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/12
· votar


Bizet
Porra, assim você tá me zoando.

Véi... não fala isso!

Bizet
Veterano
# nov/12
· votar


Viciado em Guarana
Oi?

Roy.Mustang
Veterano
# nov/12
· votar


mas eu prefiro acreditar no discernimento das pessoas em separar o certo do errado.

déts de point

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


de apoio! bora fazer uma passeata protestando contra isso!!!

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar


mas eu prefiro acreditar no discernimento das pessoas em separar o certo do errado.

Eu sempre me divido quando chego nessa parte... E a experiência me diz que não devo acreditar...

The Laughing Madcap
Veterano
# nov/12
· votar


mas eu prefiro acreditar no discernimento das pessoas em separar o certo do errado.

existe um mundo além da universidade

brunohardrocker
Veterano
# nov/12
· votar


The Laughing Madcap
x
tambourine man

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a liberdade de expressão X censura