tem alguém que saca de eletrônica on? como almenta a velocidade do meu carrinho?

Autor Mensagem
fgr
Veterano
# out/12
· votar


Tears Of Fire
aee, existe algum fotossensor que não tivesse regularização? apenas "0 e 1"?

Com um BC548 junto ao LDR vc monta uma forma de ativar com determinada quantidade de luz ou desativar.

Como o ZakkWyldeEMG disse, se for um projeto simples pra um determinado momento do curso nem valeria muito a penas incrementar muita coisa e acabar correndo o risco de não dar tempo ou da lei de murph te pegar na hora de apresentar o projeto.

Caso seja algo com um pouco mais de futuro, realmente eu começaria a ler algumas coisas de lógica pois esse campo de mecatrônica, robótica, automatizações e etc, hoje, é quase indispensável que se use microcontroladores ao invés de tantos componentes como portas lógcias e etc.

Pra vc ter uma idéia de como isso seria simples.. Sabendo que um microcontrolador ler o valor de um LDR com uma variação de 0 à 1024 e que ele consegue "dizer" pra um motor girar tantos passos pra um determinado lado ou pro outro. vc montaria um pequeno programa que faria seu motor estar sempre apontando pra um ponto de luz .

Mas o caminho correto é o que vc está passando agora. É muito importante que você entenda bem como funciona os transistores de uso geral, mosfets, efeito de campo e etc. Tem que saber utilizar resistores e capacitores com fluência e quando migrar pra um microcontrolador, vai pode fazer qualquer coisa.

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


uhum... vou dar uma olhada neste BC548... quero usar ele para ligar e desligar o motor traseiro, acho que colocarei um LDR a mais, só para fazer isso...

mas fazendo em um método analógico, este esquema montado pelo Zakk daria conta? o que acontece quando se tem luz nos dois LDR igual ou quando não há luz nos mesmos? as passagens se abririam? ou tem um 3º canal que eu não vi?
bem... agora vem a aula de eletricidade básica, com um engenheiro eletrônico... vou ver se ele tem alguma ideia que possa me ajudar....

fgr
Veterano
# out/12
· votar


Teoricamente funcionaria sim.

Ele usou dois opto-acopladores pra fazer o trabalho de ligar ou desligar com quando o ldr atingir determinado nível de resistência e adicionou duas portas lógicas pra dizer que quando um estiver ligado, o outro desligaria.

Não testei e não sei ao certo se funcionaria. Como eu disse, na teoria funcionaria sim mas.... eu acredito que vá ter problemas.

O grande problema vai ser na sensibilidade do LDR que como eu disse, ele vai ativar com um determinado nível de luz. Caso esse nível seja alto ou baixo demais. Qualquer foco de luz ou de escuridão irá fazer o circuito agir de forma estranha.. Até mesmo uma luz ambiente irá deixar o seu carrinho biruta.

Inevitavelmente você terá que usar um circuito pra calibrar essa sensibilidade.

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


Não testei e não sei ao certo se funcionaria. Como eu disse, na teoria funcionaria sim mas.... eu acredito que vá ter problemas.
que problemas?

O grande problema vai ser na sensibilidade do LDR que como eu disse, ele vai ativar com um determinado nível de luz. Caso esse nível seja alto ou baixo demais. Qualquer foco de luz ou de escuridão irá fazer o circuito agir de forma estranha.. Até mesmo uma luz ambiente irá deixar o seu carrinho biruta.
não tem algo tipo um Zenner que habilite a passagem de x V. até y V?

Inevitavelmente você terá que usar um circuito pra calibrar essa sensibilidade.
que tipo de circuito seria esse?

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


aee, ta aqui umas fotos do carrinho aberto... https://www.facebook.com/media/set/?set=a.238439756284457.54619.100003 553023436&type=3
acham que da para fazer isso?
há! fiquei sabendo que talvez o trabalho seja para janeiro!

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


fiquei sabendo que talvez

...

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


é que ainda não achei meu professor de Informática, um garoto de outra turma falou que é pro dia 16 de janeiro, mas o pessoal daqui é meio competitivo, então...

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


bem galera, conversei com um professor "antigo" de Introdução a Informática... ele falou que o esquema funcionara! se um tiver mais luz que outro, a porta se fechara para ela, e se mover para o outro lado, a porta fechara para a outra! resumindo, esquema aprovado! agora só falta o "regulador" da roda para que ela fique "reta" bem... acabei de ter uma ideia! um eletroímã para cada 4n25, quanto mais fraco eles estiverem, mais forte ficara o imã... com que equipamento eu faço isso?

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


o/

fgr
Veterano
# out/12
· votar


Ainda nao consegui entender esse lance do eletroimã. é mais fácil você montar um esquema com elásticos cara

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


ou camisinhas usadas

oh wait

fgr
Veterano
# out/12
· votar


ZakkWyldeEMG
rs..

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


Tears Of Fire
bem galera, conversei com um professor "antigo" de Introdução a Informática... ele falou que o esquema funcionara! se um tiver mais luz que outro, a porta se fechara para ela, e se mover para o outro lado, a porta fechara para a outra! resumindo, esquema aprovado! agora só falta o "regulador" da roda para que ela fique "reta" bem... acabei de ter uma ideia! um eletroímã para cada 4n25, quanto mais fraco eles estiverem, mais forte ficara o imã... com que equipamento eu faço isso?

Cara, faça o protótipo inicial funcionar antes de inventar "melhorias"

fgr
Veterano
# out/12
· votar


ZakkWyldeEMG
Cara, faça o protótipo inicial funcionar antes de inventar "melhorias"

É uma regra que quando respeitada você chega no ponto final com um conhecimento maior sobre tudo que é relacionado ao produto e consequentemente com um produto melhor.

Fui montar um controlador MIDI e pensei "Vai ser fácil..." .. jogo sinal MIDI num RS232 e pronto!! Vi que não tinha conhecimento suficiente de cristais e como ele era habilitado pelo sistema que programa o micro, vi também que precisa estudar mais sobre os conversores A/D e pra fechar a tampa da minha festa, vi que tinha que entender mais dos sinais MIDI rsrs..

Como eu tenho isso só como hobby, não consigo dedicar muito tempo a isso mas montei vários projetos menores que utilizam cristais.. depois montei uns esquemas com potenciometros pra entender melhor o ADMUX e etc.. E como não tenho osciloscópio, tenho penado pra conseguir fazer o sinal MIDI sair certinho. enfim, uma coisa de cada vez.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


fgr

Falou como um engenheiro agora =D

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


fgr

Tô com um kit bem legal aqui (esse) , ainda não tive tempo de mexer. Pretendo fazer alguns efeitos (chorus, delay,...) o/

fgr
Veterano
# out/12
· votar


ZakkWyldeEMG
Caraca cara esse kit deve ser violento!!!! Meu sonho é montar algo USB pra ver meu nome subindo do lado do relóginho do windows rsrsrsrs..

Montar um lance voltado pra áudio é pra me aposentar!!! rsrs seria como saber fazer os sweeps do Jason Becker, ter a digitação do Paul Gilbert e de quebra ainda tocar com tirando onda com as caras e bocas do Steve Vai rsrsrs .. Tipo, não teria mais pra onde ir, chegou no último nível rsrsrs!!!!!!!!

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


fgr

Não é exatamente poderoso, o DSP do kit trabalha com palavra de 16 bits em ponto fixo. Porreta são os C6000 e adiante, 32 bits, ponto flutuante, air bag lateral, rodas aro 20 liga leve =P

Mas deve quebrar um galho o/

Quer um projeto interessante, desafiante e muito útil (pra quem é pobre que nem eu e não dispõe de duas guitarras com afinações diferentes entre si)? Dá uma olhada nesse projeto -> http://www.guitarpitchshifter.com/index.html

fgr
Veterano
# out/12
· votar


ZakkWyldeEMG
Que isso cara!!!!!!! Esse site é uma aula!! Eu já tentei processar o sinal da guitarra direto no PC mas na época eu não tinha nem um computador com bom desempenho e nem conhecimento pra processar o tal sinal. Isso era lá pra 1997 quando eu estava estudando eletrônica e não tinha grana nem pra comprar uns efeitos pra guitarra. Depois eu acabei desistindo e só voltei a pensar nisso agora com um tablet.

Esse DSP parece ser bom demais! Quando montar algo grava um vídeo pra mostrar? Vai ficar manerão!!!

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


fgr
Ainda nao consegui entender esse lance do eletroimã. é mais fácil você montar um esquema com elásticos cara
não sei se caberia... e também pode quebrar...

ZakkWyldeEMG
Cara, faça o protótipo inicial funcionar antes de inventar "melhorias"
então acha que devo comprar as peças e montar o sistema no Prontoboard(como escreve isso?)? tem um problema, pelo menos o l293, não existe aqui onde moro... eu teria que comprar pelo ML... será que tem chance de vir fudido?
por acaso, não conhecem um programinha que consiga simular esses equipamentos, não? acho que ficaria mais fácil... mas acho que já vou providenciar esses componentes...
bem... então vamos finalizar a parte deste motor... agora vamos passar para o motor traseiro!
bem... preciso passar o máximo de energia para este motor.. meu professor falou para separar as pilhas, colocar só uma AAA indo para o motor de direção (afinal, ele só precisa de 1,5v, não?), e mandar o 2º soquete (2 pilhas AAA) para o motor de propulsão... achei a ideia boa.... ficaria até mais fácil que comprar o componente que dividiria a tenso, etc....
agora eu vou complicar! lol
bem, de um jeito ou de outro, ele vai ter que ser ligado, e ser ligado a um LDR para ser acionado... bem.. um LDR não queima se ficar segurando 3v por muito tempo, queima? se não, é até mais fácil, seria apenas ligar um LDR em cima do carro, quando se ver luz, teremos uma passagem de energia.... e claro, um interruptor para que ele não ligue a toa.... bem.. o que acham? aprovam?

fgr
E como não tenho osciloscópio, tenho penado pra conseguir fazer o sinal MIDI sair certinho. enfim, uma coisa de cada vez.
não tem um programa que faça isso?

ZakkWyldeEMG
Tô com um kit bem legal aqui (esse)
interessante, o que ser, exatamente, isso? um processador?

fgr
Montar um lance voltado pra áudio é pra me aposentar!!!
é... eu quero acabar o IFRO com um teclado montado!kkk quem sabe, tenho um pouco mais de 3 anos de escola ainda... deve dar tempo...

DrZaius
Veterano
# out/12
· votar


almenta
Marca de chiclete árabe.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12
· votar


DrZaius

Cuspi água no monitor.

Cavaleiro
Veterano
# out/12
· votar


http://www.justen.eng.br/Turiquinhas/Turiquinhas2.pdf ->construção
http://www.justen.eng.br/Turiquinhas/v2.tar.gz -> source code + esquema elétrico em fritzing

Pronto, carrinho de controle remoto controlado por wi-fi, interface web e webcam feito com arduino.

Arduino > microcontroladores do Zakk

The Laughing Madcap
Veterano
# out/12
· votar


técnica triunfa soberana neste pótico

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


fgr
Esse DSP parece ser bom demais! Quando montar algo grava um vídeo pra mostrar? Vai ficar manerão!!!


Vou tentar, problema atual é tempo

o/

Cavaleiro

Eu tava procurando a webcam do negócio, aí caiu a ficha que é o netbook inteiro em cima do carro haha

fgr
Veterano
# out/12
· votar


Tears Of Fire
Se o lance do eletroima funcinar, monta um video mostrando ele.

Pra simulaçoes e ate concretizaçao da ideia eu uso o proteus. Mas simulador eh simulador.

Um ldr p virar liga e desliga acho q eh meio desnecessario pois vc inevitavelmente ira ter q calibrar os ldrs frontais como eu disse acima e basta vc cinfigura-los para ter uma sensibilidade menor e entao voila, eles farao papel do liga e desliga funcionabdo apenas com determinada qt de luz.

Como eu disse, o proteus eh um simulador mas acabamos esbarrando com problemas externos. Ex. Midi usa uma frequencia muito alta e eu preciso fazer com q meu micro funcione com um cristal externo como clock ma pra eu poder usar esse clock eu tenho que, na hora de passar o programa pro micro, fazer uma combinacao de configuracoes pro micro funcionar com aquele tipo de clock com aquela determinada frequencia. Passado isso, eu preciso que o sinal midi esteja passando com a combinacao certa de caracteres. Como eu to fazendo isso de cabeçada, eu fico meio perdido em onde possa estar o problema.

Um teclado eh ate um pouco mais simples de se fazer pq a parte mais dificil seria gerar o som e pra isso existem modulos prontos em q vc acopla a um micro e prnto, basta ennviar o comando da nota.

fgr
Veterano
# out/12
· votar


Cavaleiro
Cara tenho maior duvida com o arduino.. tipo, depois q vc monta seu prototipo e ele ta legal, como faz p montar o produto final sem ter q manter todo hardware do arduino?

fgr
Veterano
# out/12
· votar


ZakkWyldeEMG
Tempo eh fogo neh cara... nos qndo muleques nao temos nem grana, conhecimento e maturidade p conceber algo mais exigente.. depois q a gente cresce, temos a grana, um pouco de conhecimento e vontade p fazer mas falta a porra do tempo... triste

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


Tears Of Fire
então acha que devo comprar as peças e montar o sistema no Prontoboard(como escreve isso?)? tem um problema, pelo menos o l293, não existe aqui onde moro... eu teria que comprar pelo ML... será que tem chance de vir fudido?

http://www.farnellnewark.com.br/searchresults.aspx?dskeyword=L293&idpr oducttype=0&idproductcolor=0&iddept=0&nupricerangestart=1&nupricerange end=9999999&type=2

http://www.blucolor.com.br/produto/001072/circuito-integrado-l-293-b

http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=lista_pro dutos&cdg=4689&sid=1p5o02b7ql5e97nm8pb1rth9p7-1351622348

Já comprei em todas, o cadastro na Farnell demora um tempo para aprovar. É só escolher.

ficaria até mais fácil que comprar o componente que dividiria a tenso, etc....

http://pt.wikipedia.org/wiki/Divisor_de_tens%C3%A3o

Ou seja, dois resistores =)

um LDR não queima se ficar segurando 3v por muito tempo, queima? se não, é até mais fácil, seria apenas ligar um LDR em cima do carro, quando se ver luz, teremos uma passagem de energia.... e claro, um interruptor para que ele não ligue a toa.... bem.. o que acham? aprovam?

A ideia parece OK, e você pode usar o LDR na base de um transistor NPN para acionar o circuito que liga o carro. Assim a corrente que passa pelo LDR será bem menor, minimizando as chances de queimá-lo.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


fgr

Além da falta de tempo, o que "complica" mais ainda é a quantidade de ferramentas e projetos/ideias disponíveis hoje, que antes não eram acessíveis ou nem existiam

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tem alguém que saca de eletrônica on? como almenta a velocidade do meu carrinho?