tem alguém que saca de eletrônica on? como almenta a velocidade do meu carrinho?

Autor Mensagem
fgr
Veterano
# out/12
· votar


Nao entendi o lance de voktar ao centro? Cc quer q o carrinho retorne para algum local?

Qual a funcao de um eletroima com ldr??

fgr
Veterano
# out/12
· votar


ZakkWyldeEMG
Eh cara, por isso q eu curto mic rocontroladores. Com um blm algoritmo vc controla e evita esses pontos nulos. O correto seria as rodas ficarem retas qndo houver intensidade parecidas ambos ldr mas com um circuito analogico lah se vao mais alguns transistores pra fazer esse equilibrio funcionar sem estuprar as baterias

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


ZakkWyldeEMG
Porra, não sabe o deadline? Que tipo de engenheiro é você? =p
kkkk nenhum!!! sou um "cientista" segundo meu professor de Elt. Bás. kkkk
é que ele não passou, tenho certeza que é até o final daquela semana, como "originalmente" só tenho aula de introdução a informática (foi nesta matéria que o professor passou o projeto) na terça, chutei essa data...

Pode sim, testa aí e nos diga se funcionou.
farei isso! espero que até amanhã eu consiga postar umas fotos para vocês verem a merda que está aquilo...kkkk acho que já vou soldar o "porta-pilha" agora... aee, não tem perigo do motor queimar não, né?

Dê uma olhada nesse último link, com o CI L293
ah, sim, to com ele aberto! só não estou dando o valor devido, pois tenho que fazer minhas anotações de biologia, vou varar a noite se precisar, mas quero fazer isso e ter uma boa ideia montada para apresentar amanhã aos meu professores!!

se for menor que 1,5 A você pode usar o L293 no lugar dos TIPs conectados ao motor que controla a direção do veículo. Aí é só colocar os LDR em série com as entradas 2 e 10 e com uma tensão de 5V
e se for maior?

fgr
Veterano
# out/12
· votar


Cara, qual eh o briefing do projeto?

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


Tears Of Fire
farei isso! espero que até amanhã eu consiga postar umas fotos para vocês verem a merda que está aquilo...kkkk acho que já vou soldar o "porta-pilha" agora... aee, não tem perigo do motor queimar não, né?

Se você nunca queimou algo na bancada, não está fazendo correto =p

Se você só queima coisas, no entanto, também não está fazendo correto =o

e se for maior?

L298 no lugar do L293

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


fgr
O correto seria as rodas ficarem retas qndo houver intensidade parecidas ambos ldr mas com um circuito analogico lah se vao mais alguns transistores pra fazer esse equilibrio funcionar sem estuprar as baterias

É uma boa ideia, não tinha pensando nisso. Mas não vamos matar o pobre Tears of Fire antes da hora =p

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


ZakkWyldeEMG
Se ambos LDRs receberem luz, o circuito frita =/

é essa a minha preocupação!!! como faço para que eu não os frite?

fgr
Nao entendi o lance de voktar ao centro? Cc quer q o carrinho retorne para algum local?

Qual a funcao de um eletroima com ldr??

bem... se o motor parar, as rodas vão ficar na direção que ultimo motor deixar! por isso que eu quero que algo que as faça voltar ao centro... o eletroímã faria isso! quando ativo, o eletroímã travado chamaria o solto (que está preso em algo do sistema que faz o as rodas virarem...)

O correto seria as rodas ficarem retas qndo houver intensidade parecidas ambos ldr
é exatamente isso o que quero neste motor!!! então, quais seriam as minhas opsões de microcontroladores? este L293, se a tensão for menor que 1.5v e qual mais?
estamos chegando lá!!!! :D eu sinto isso!!

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


ZakkWyldeEMG
Se você nunca queimou algo na bancada, não está fazendo correto =p

Se você só queima coisas, no entanto, também não está fazendo correto =o

eu sei que para ser um bom eletrotécnico, eu devo não ter medo dessas coisas... mas tenho medo de não achar outros motores que encaixem!

L298 no lugar do L293
uhum... a diferença deles é apenas a tensão?

É uma boa ideia, não tinha pensando nisso. Mas não vamos matar o pobre Tears of Fire antes da hora =p
como eu já falei acima, eu vou varar a noite se for preciso (que nada seu bosta, vai é cair de sono lol kkkk)

fgr
Veterano
# out/12
· votar


Tears Of Fire
Sistemas com eletroima sao complicados pois exigem demais da fonte de alimentacao q no caso sao pilhas e chego a te garantir q ele n teria força suficiente p mover um eixo de roda.

O l293 acho q n eh um microcontrolador. Acho que eh um drive.

Microcontroladores sao os avr, microship e etc.

fgr
Veterano
# out/12
· votar


N sei q foi o briefing pra esse projeto mas se seu professor pediu algum circuito analogico, creio q usar microcontroladores n seria bacana.

Mas sugiro q aprenda C pois os microcontroladores fazem muitas coisas bacanas de forna simples como utilizar displays lcd, vc pode facilmente acoplar um modulo gps, infravermelho, rf, ultra som.. imagina vc montar seu corrinho com controle por gps e um sistema de ultra som q no o deixa bater em objetos.. rsrs.

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


fgr
uhmmm
no site do l293d fala que isso seria um circuito integrado de dupla ponte H
achei que fosse a mesma coisa, microcontrolador e circuito integrado...
ele resolveria o caso da roda da frente?

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


fgr
N sei q foi o briefing pra esse projeto mas se seu professor pediu algum circuito analogico, creio q usar microcontroladores n seria bacana.
e drivers? também não? até onde entendi, são a mesma coisa, mas este é muito compressado...

Mas sugiro q aprenda C pois os microcontroladores fazem muitas coisas bacanas de forna simples
meu professor quer nos ensinar essa linguagem mesmo... agora entendo melhor o porque...

imagina vc montar seu corrinho com controle por gps e um sistema de ultra som q no o deixa bater em objetos.. rsrs.

verdade, fazer um sistema de ultrasom que não deixa o carro bater! deve ser perfeito para fazer naqueles carros voadores...

fgr
Veterano
# out/12
· votar


Entao cara, existem alguns problemas qndo se precisa ter um ponto zero(rodas apontadas pra frente) em equipamentos mecanicos. Geralmente vc tem colocar alguma "gambiarra" p fazer o serviço.

Qndo se trabalha com motor dc vc tem apenas dois estados: girando e parado.
O q acontece eh q qndo houver luz ou a faltadela, o motor vai girar e nao vai parar num meio termo, ele vai sempre girar ate o fim certo? Qndo houver uma equivalencia de luz, o l293 ou qqer outro drive irá anular o giro do motor e isso vai fazer seu motor ficar parado no local em que está qndo deveria ter ido pro ponto zero.

Esse sera seu maior desafio... saber onde o motor esta(colado na esquerda ou colado na direita ou ate mesmo num meio termo) e entao fazelo girar o necessario para parar no centro... o q eu posso te dizer eh q isso eh muito complicado e por isso usamos motores de passo pois com ele a gente tem um controle de posiçao.

fgr
Veterano
# out/12
· votar


Tears Of Fire
L293 ou qqer outro cicrcuito integrado eh basicamente um conjunto de transistors q serve mais pra encurtar o trabalho do engenheiro. Continuam senxi analogicos.

Os microcontroladores sao componentes que comportam um codigo dentro. Eh um componente rodando um algoritmo dentro.

C eh fundamental. Aprenda e vera a facilidade de usar muitas coisas como lcd e motores de passo.

Po rsrs carros voadores???? Nao seriam avioes??? Helicopteros ou aero planadores ??? Rsrsrs bricncadeira.... hj vc monta quase tudo com microcontroladores!!!

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


por que ao invés de deixar o motor fazer o serviço de centralização, não faço ou segundo sistema fazer a centralização das rodas, como a ideia do eletroímã! para isso preciso de um driver que mande para um ''3º canal'', que será ativado se os dois LDR's estiverem com deixando passar energia igual, e que mande para para o seu devido canal quando um dos LDR's estiver dando mais energia que outro (acho que isso a programação em C deve solucionar...)... neste 3º canal acionara 2 eletroímãs, um fixo no centro e outro numa peça X (quando eu postar as fotos, mostrarei quem são...), estes 2 estarão com polaridades invertidas, ou seja, assim que acionados, eles se juntarão... o que acha? existe um drive que possa fazer o serviço?

quanto ao motor de prorpução(como se escreve isto?), será enviado ao motor navegador o necessário para que ele funcione, e suas perdas, serão direcionadas à este motor! agora preciso saber, como faço isso? existe algum divisor de corrente e ampere?

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


fgr
L293 ou qqer outro cicrcuito integrado eh basicamente um conjunto de transistors q serve mais pra encurtar o trabalho do engenheiro. Continuam senxi analogicos.
imaginei isso quando descobri que ele não era um microcontrolador...kkk

Po rsrs carros voadores???? Nao seriam avioes??? Helicopteros ou aero planadores ??? Rsrsrs bricncadeira.... hj vc monta quase tudo com microcontroladores!!!
kkkkkk é que tem uma empresa, não me lembro qual, que está recebendo esses trecos... talvez, se ainda não tiverem inventado os carros voadores, eu consiga montar algo que revolucione o mundo!!

Redes
Veterano
# out/12
· votar


EU fiz um projeto parecido com esse no meu curso.
Eram dois carrinhos ching-ling, um motor rodava mais que o outro. A solução não foi almentar a velocidade e sim diminuir a do outro botando um peso na engrenagem... Abraço!

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


Tears Of Fire

Isso é trabalho de curso técnico? Ou ensino médio?

Se sim, nem precisa complicar muito. Faça algo que funcione sem muitas frescuras e depois faça melhorias como hobby

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


quanto ao motor de prorpução(como se escreve isto?)

Nossa mãe do Bátima, o correto é propulsão

but not sure if trolling or...

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


Redes
A solução não foi almentar a velocidade e sim diminuir a do outro botando um peso na engrenagem
esse meu erro vai me perseguir para o resto da vida...kkk
o problema é que não tem como retirar o peso... no máximo, retira a capinha preta, mas a engrenagem do meio aprendera a voar...

ZakkWyldeEMG
Isso é trabalho de curso técnico? Ou ensino médio?

na verdade, os 2! faço o curso integrado no IFRO, junta os dois tipos de curso...

Se sim, nem precisa complicar muito. Faça algo que funcione sem muitas frescuras e depois faça melhorias como hobby
é... mais o professor vai promover um maratona desses trecos... será disputado 3 modalidades: Mais bonito, Mais leve e o que tem a Melhor performasse....

bem... agora tenho que me preparar para ir à escola... Obrigado fgr e ZakkWyldeEMG, me ajudaram mais do que bastante! Agora vou apresentar a ideia ao resto do grupo e aos professores... talvez eles até consigam me ajudar quanto a parte de configuração do driver....
bem...ainda sim, me sobraram algumas duvidas...
1) esse driver, l293 é o suficiente para me dar 3 canais de saída (direita, esquerda e centro)? Se não, qual outro que eu deveria por?
2) existe algum componente que divida a corrente?
3)esses drivers precisam que sejam configurados? naquele site parece que tenho que fazer algo parecido.... como faço isso? de eu preciso?

conforme o que eu falei, postarei as imagens hoje, assim que eu tiver um tempinho e uma máquina livre na biblioteca...
vlw pessoar!!!

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


Tears Of Fire
1) esse driver, l293 é o suficiente para me dar 3 canais de saída (direita, esquerda e centro)? Se não, qual outro que eu deveria por?

O L293 possui 2 saídas apenas.

Você quer que ele siga um ponto de maior luminosidade, correto?

Imagine a tua visão, em específico a detecção de luminosidade. E digamos que você está num quarto parcialmente escuro, se deslocando a fim de achar um ponto luminoso. O olho humano possui uma matriz de células chamadas bastonetes, que detectam a luminosidade.

O LDR funciona de maneira semelhante a um bastonete, ambos detectando luz e produzindo um estímulo em sua "saída" - o LDR reduz a resistência e o bastonete combina duas substâncias químicas - o efeito final em ambos é o transporte de um sinal elétrico, um impulso pelo bastonete e uma corrente pela resistência do LDR.

Só que o teu projeto só implementa 2 LDRs, enquanto que o olho humano possui milhões de bastonetes. Logo a resolução do segundo é muito maior, e consequentemente sua precisão para seguir pontos luminosos.

Pra fazer um esquema com maior precisão é mais fácil usar um microcontrolador. Aí você poderia usar mais LDRs para formar um "olho" e com o micro você faz a lógica para tratar as informações recebidas do ambiente pelos LDRs.

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


então, esse driver fecha uma porta quando recebe qualquer sinal? e quando 2 sinais são recebidos ele abre tudo?
2 LDR's são no projeto inicial, eu posso utilizar mais...

Você quer que ele siga um ponto de maior luminosidade, correto?
é... afinal, é capaz dos outros LRD's capitarem também... no driver não ficaria como uma continha não? tipo: LRD D recebe 7kw de luminosidade, RLD E recebe 1 kw de luminosidade, logo ele viraria para a direita, no caso acho que poderia ser adicionado 1 LRD, no centro, esse serviria para ativar a centralização das rodas (os eletrímãs)

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


aee, existe algum fotossensor que não tivesse regularização? apenas "0 e 1"?

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


Tears Of Fire
então, esse driver fecha uma porta quando recebe qualquer sinal? e quando 2 sinais são recebidos ele abre tudo?

Não, ele é uma ponte H, ou seja, se receber sinal na porta "esquerda" ele aciona dois transistores (um superior do lado esquerdo e um inferior do lado direito, por exemplo) e fecha o circuito, alimentando o motor, que gira para a esquerda. Se ele receber um sinal na outra porta, ele aciona os transistores superior direito e inferior esquerdo, invertendo a polaridade da tensão no motor em relação a tensão aplicada quando o sinal é recebido na porta "esquerda". Assim ele gira para a direita.

Se ele receber sinal em ambas as portas "direita" e "esquerda" ao mesmo tempo, todos os tr's são acionados e os tr's superiores curto-circuitam a fonte, o que muito provavelmente irá queimar teu circuito, tua fonte, etc....

é... afinal, é capaz dos outros LRD's capitarem também... no driver não ficaria como uma continha não? tipo: LRD D recebe 7kw de luminosidade, RLD E recebe 1 kw de luminosidade, logo ele viraria para a direita, no caso acho que poderia ser adicionado 1 LRD, no centro, esse serviria para ativar a centralização das rodas (os eletrímãs)

Mais ou menos isso, somente teria que mudar o motor por um motor de passo. Assim você pode fazer a mudança no sentido em passos conforme luminosidade captada pela matriz de LDRs. É um projeto legal para começar a entender eletrônica, robótica, programação, micros, controle, e assuntos correlacionados.

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


ZakkWyldeEMG
então eu preciso de um diodo... para que ele abra o circuito quando os 2 LRDs receberem luz... mas como faço isso?!

Mais ou menos isso, somente teria que mudar o motor por um motor de passo. Assim você pode fazer a mudança no sentido em passos conforme luminosidade captada pela matriz de LDRs. É um projeto legal para começar a entender eletrônica, robótica, programação, micros, controle, e assuntos correlacionados.

infelizmente, não creio que terei tempo suficiente... não existe um driver capaz de ter 3 saídas, 3 entradas, e que faça essa continha?
outra coisa que posso fazer, é tentar bloquear os LDR's para que apenas um possa ver a luz...

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


Tears Of Fire
outra coisa que posso fazer, é tentar bloquear os LDR's para que apenas um possa ver a luz...

Você pode usar optoacoplador (4N25) + porta NOT, para fazer o bloqueio da porta oposta

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


porta NOT,
cara, é exatamente isso que eu quero! algum comando lógico!
tenho isso anotado no meu caderno... vou tentar fazer algumas anotações uqando chegar na escola, lá eu tento descrever melhor, e estudar esse optoacoplador

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


Tears Of Fire

Vou desenhar o esquemático aqui pra você, guenta um pouco.

Depois faça o favor de comprar os componentes e testar isso numa protoboard o/

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


Pronto o/

http://img7.imageshack.us/img7/6100/temp1mc.png

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


ok, agora, traduza...kkkkk


bem..
como seria a priorização desses RLD? o ultimo vai ser o que dará o comando? ou isso consegue perceber qual está mais forte?
e como fara para que a roda ande para a frente?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tem alguém que saca de eletrônica on? como almenta a velocidade do meu carrinho?