tem alguém que saca de eletrônica on? como almenta a velocidade do meu carrinho?

Autor Mensagem
Tears Of Fire
Veterano
# out/12 · Editado por: Tears Of Fire


aee galera, to fazendo um Luzocta (robo/carro que segue luz), o negócio tá legal tenho uma ideia bem boa... mas tenho algumas duvidas...

no projeto original, o robo tem 2 motores que controlam a sua direção e sua velocidade... estou querendo usar 1 motor para faze-lo andar e 1 que o faça virar...
como quero fazer isso
os dois "olhos" (LDR's) do robo serão conectados no motor traseiro, fazendo com que ele ande sempre que captar luz,
cada LDR será conectado de maneira diferente no motor que fara o carro virar, sendo que se um LDR captar o motor rodara a roda de jeito que o carro vire para aquele lado e o outro será conectado de maneira invertida, fazendo com que ele rode para o outro lado...

bem... agora vem as duvidas....
1) o que acontecera se os 2 LDR's receberem luz (como se eu quisesse que ele ande pra frente...)? ele explodira? como soluciono? pensei em por uns diodos zener e duas molas, de modo que o motor não receba essas energias quando vierem juntas e quando o motor parar de receber energia, ele voltara para sua posição inicial... isso dara certo? tem algum meio mais fácil?

2) como o LDR capta luz?

3) existe algum meio que faça o motor traseiro rodar mais rápido? pensei em transformar a tensão em alternada, usar um transformador e retificar... mas acho que ficaria muito grande... e não caberia no carro...alguém conhece uma maneira que realize meu sonho?kk

4) no esquema original, os LDR's estão conctados (quase que diretamente, tem uns resistores no meio do caminho) com 2 transistor cada, no caso da minha modificação, devo levar os transistor junto do motor? pode ser esses mesmos que me especificaram? (no esquema falam que devo usar 4 tip125, mas no texto da revista Mecatrônica Fácil, fala que devo usar 2 TIP125 e 2 TIP120, qual a diferença?)

vlw galera!!!!!

Bob Mauley
Veterano
# out/12
· votar


almenta

SODAPOP
Veterano
# out/12
· votar


almenta

espero, de coração, que vc estava querendo digitar "alimenta" e esqueceu do "i"

Viciado em Guarana
Veterano
# out/12
· votar


Tears Of Fire
Tem como sim.
Mas você vai precisar de 2 fios de cabelo louro com mais de 20 cm, uma batata, 2 eletrodos e um punhado de paçoca.

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


SODAPOP Bob Mauley
na verdade era aumenta mesmo, na pressa, acabou saindo assim...kkk

Viciado em Guarana
é um carro de controle remoto e não um blindado do exercito....

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


oh galera, não tem ninguém que entenda disso não?

Atom Heart Mother
Veterano
# out/12
· votar


almenta

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH HHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


puts... o foda é que nem da para editar... o erro está no titulo... será que algum moderador pode fazer este favor? vlw!

bblmanda
Veterano
# out/12
· votar


Tears Of Fire
se superou hahahhahaha

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


bblmanda
até você mandah?

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


cada LDR será conectado de maneira diferente no motor que fara o carro virar, sendo que se um LDR captar o motor rodara a roda de jeito que o carro vire para aquele lado e o outro será conectado de maneira invertida, fazendo com que ele rode para o outro lado...

bem... agora vem as duvidas....
1) o que acontecera se os 2 LDR's receberem luz (como se eu quisesse que ele ande pra frente...)? ele explodira? como soluciono? pensei em por uns diodos zener e duas molas, de modo que o motor não receba essas energias quando vierem juntas e quando o motor parar de receber energia, ele voltara para sua posição inicial... isso dara certo? tem algum meio mais fácil?


Não entendi tua ideia aqui. Explique melhor. (se possível com esquemático)

2) como o LDR capta luz?


O LDR é composto de um material semicondutor, o sulfeto de cádmio. A energia luminosa desloca elétrons da camada de valência para a de condução (mais longe do núcleo), aumentando o número destes, diminuindo a resistência. A resistência varia de alguns mega-ohms, no escuro, até centenas de ohms, com luz solar direta.

3) existe algum meio que faça o motor traseiro rodar mais rápido? pensei em transformar a tensão em alternada, usar um transformador e retificar... mas acho que ficaria muito grande... e não caberia no carro...alguém conhece uma maneira que realize meu sonho?kk

Aumentando a tensão no motor, mas isso diminui o torque do mesmo. O ideal seria trocar o motor por um mais adequado as tuas especificações de projeto.



os LDR's estão conctados (quase que diretamente, tem uns resistores no meio do caminho) com 2 transistor cada, no caso da minha modificação, devo levar os transistor junto do motor? pode ser esses mesmos que me especificaram? (no esquema falam que devo usar 4 tip125, mas no texto da revista Mecatrônica Fácil, fala que devo usar 2 TIP125 e 2 TIP120, qual a diferença?)

O esquema elétrico mostra que os transistores utilizados são quatro, dois do tipo PNP (TIP125) e dois do tipo NPN (TIP120) (símbolo elétrico). Aconteceu um engano na legenda desses componentes no esquemático. Use o TIP125 na posição dos transistores localizados juntos aos resistores R3 e R6, e os TIP120 junto aos R4 e R7.

fgr
Veterano
# out/12
· votar


Nao sou expert em eletronica mas com o pouco q estudei, segue:

Primeiro, antes de tudo e mais importante, considere utilizar microcontroladores. Eles sao mais versateis e pro seu projeto em especifico eh o ideal.

Pras suas duvidas, a 1 e 2 :
- LDR eh basicamente um resistor que varia sua resistencia de acordo com a luz incidida nele. Nao lembro se ele aumenta qndo tem luz ou diminui. Caso aumente a resistencia com a luz, se ambos tiverem a mesma qtdade de luz, o motor teria corrente nula.

3 :
- corrente alternada nunca p motor dc. Qnto menor a resistenica neles, mais rapido vao girar.

4 :
- a diferença eh q um eh npn e o outro pnp. Todo transistor com seta pra dentro indica q eh pnp, caso do 125. Logo, ha um erro no esquema pois os de baixo com seta p fora sao npn, possivelmente o 120.

Uma das vantagens de se usar mivpcrocontrolador eh q vc pode usar motor pwm e usar os ldrs nos canais adc assim vc consegue identificar a intensidade de luz nos ldrs e ainda definir a velocidade de cada motor, tudo de forma muito simples e com poucos componentes.

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


ZakkWyldeEMG
Não entendi tua ideia aqui. Explique melhor. (se possível com esquemático)
vish... agora está difícil... tanto porque não a esquematização, tal como a minha internet impossibilita que eu fizesse um up de imagem...
o motor da frente sera usado para que o carro vire... se o LDR direito receber energia, o motor girara para as rodas virarem o carrinho para a direita. se o LRD da esquerda receber luz, o mesmo sera feito, mas invertidamente, ou seja a conexão de um ficara "+ -" e do outro ficara "- +", testes já foram feitos, o motor funciona dos dois jeitos... mas... se eu colocar uma luz no centro? os dois RLD's receberão luz! isso poderá dar curto? acho que tenho um jeito de solucionar isso... ams preciso saber antes como funciona o RLD...

A energia luminosa desloca elétrons da camada de valência para a de condução (mais longe do núcleo), aumentando o número destes, diminuindo a resistência. A resistência varia de alguns mega-ohms, no escuro, até centenas de ohms, com luz solar direta.
ou seja, a resistência varia com a intensidade da luz?

Aumentando a tensão no motor, mas isso diminui o torque do mesmo. O ideal seria trocar o motor por um mais adequado as tuas especificações de projeto.
uhum... será que seu colocasse de um jeito que a energia fosse gradualmente no motor, seria melhor? e qual seria a melhor solução de aumentar a tensão sem adicionar baterias?
é que não sei se acharei um motor solto por aqui....

O esquema elétrico mostra que os transistores utilizados são quatro, dois do tipo PNP (TIP125) e dois do tipo NPN (TIP120) (símbolo elétrico). Aconteceu um engano na legenda desses componentes no esquemático. Use o TIP125 na posição dos transistores localizados juntos aos resistores R3 e R6, e os TIP120 junto aos R4 e R7.
é... o próprio cara que me vendeu o transitors achou estranho... mas como só tinha a foto do esquema elétrico, acabou indo 4 TIP125 mesmo... mas os motores devem ficar conectados por 2 tipos de transistors cada mesmo?

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


fgr
Primeiro, antes de tudo e mais importante, considere utilizar microcontroladores. Eles sao mais versateis e pro seu projeto em especifico eh o ideal.
como assim? o problema maior é que tem que ser um carro comandado pela luz... esse microcontrolador seria o que? ele vai fazer a roda voltar a posição central ao receber energia nula? PERFECT!!!!!!

LDR eh basicamente um resistor que varia sua resistencia de acordo com a luz incidida nele. Nao lembro se ele aumenta qndo tem luz ou diminui. Caso aumente a resistencia com a luz, se ambos tiverem a mesma qtdade de luz, o motor teria corrente nula.
então ele realmente varia sua resistência de acordo com a intensidade de luz... deveras interessante....

corrente alternada nunca p motor dc. Qnto menor a resistenica neles, mais rapido vao girar.
eu to ligado, retificarei a corrente antes que chegue no motor. mas, como diminuo a resistência? e se eu colocar energia demais, ele entrara em curto?

ma das vantagens de se usar mivpcrocontrolador eh q vc pode usar motor pwm e usar os ldrs nos canais adc assim vc consegue identificar a intensidade de luz nos ldrs e ainda definir a velocidade de cada motor, tudo de forma muito simples e com poucos componentes.
uhm... mas, no caso, eu preciso configurar ele? como quanto custaria ao todo para fazer isso?
mas essa ideia do microcontrolador é muito boa! será que consigo aprender a montar (se for o caso)e configura-lo até terça, 6 de novembro?

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


Tears Of Fire
vish... agora está difícil... tanto porque não a esquematização, tal como a minha internet impossibilita que eu fizesse um up de imagem...
o motor da frente sera usado para que o carro vire... se o LDR direito receber energia, o motor girara para as rodas virarem o carrinho para a direita. se o LRD da esquerda receber luz, o mesmo sera feito, mas invertidamente, ou seja a conexão de um ficara "+ -" e do outro ficara "- +", testes já foram feitos, o motor funciona dos dois jeitos... mas... se eu colocar uma luz no centro? os dois RLD's receberão luz! isso poderá dar curto? acho que tenho um jeito de solucionar isso... ams preciso saber antes como funciona o RLD...


Saquei. O ideal seria você montar uma ponte H:

http://www.maxwellbohr.com.br/downloads/robotica/mec1000_kdr5000/tutor ial_eletronica_-_montagem_de_uma_ponte_h.pdf

Aí cada LDR pode ser usado para acionar o par de transistores correspondentes à direção desejada.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


ou seja, a resistência varia com a intensidade da luz?


correto.

e qual seria a melhor solução de aumentar a tensão sem adicionar baterias?

Usando um conversor Boost, mas aí é outro projeto (maior do que o teu carro-robô =P)


é... o próprio cara que me vendeu o transitors achou estranho... mas como só tinha a foto do esquema elétrico, acabou indo 4 TIP125 mesmo... mas os motores devem ficar conectados por 2 tipos de transistors cada mesmo?

Sim, o circuito só vai funcionar se os tr's de cima forem 125 e os de baixo 120.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


Microcontrolador é uma boa ideia, mas esqueça se você quer fazer isso para 6 de novembro.

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


ZakkWyldeEMG
Usando um conversor Boost, mas aí é outro projeto (maior do que o teu carro-robô =P)
bem... existe algo que seja menor e faça o mesmo?

Microcontrolador é uma boa ideia, mas esqueça se você quer fazer isso para 6 de novembro.

mas nem com um professor me ajudando? o que me sugere então? (não me fale para fazer aulas de português! kkkk)

fgr
Veterano
# out/12
· votar


Tears Of Fire
Sim, o ldr eh basicamente um resistor q varia de acordo com a luz. Na eletronica vc nao pode simplesmente aumentar a tensao ou corrente pra ter um resultado maior.. transistors trabalham com uma combinaçao certa de corrente e tensao e eh pra isso q existem os resistores ali. Se vc aumentar a tensao teria q mudar os restores tb.

O lance dos microcontroladores eh uma mao na roda.
Ele tem portas onde vc pode conectar interruptores, leds, motores de passo, ldr e muitas outras coisas. Dai vc programa ele dizendo como quer q ele se comporte com derteminadas interrupçoes, por exemplo....

Basicamente
Digamos q vc conecte um ldr na porta adc 1 e outro na porta adc 2. Entao um motor de passo na porta 5. Dai vc consegue, via programacao saber que valor digital tem na porta adc 1 e 2.. se n me engamo, no mega8 o adc varia de 0 a 1024 e tipo digamos q o ldr conectado a porta adc 1 recebeu luz com intensidade 400 e o outro ldr com valor 900. Vc pode montar facilmente um algoritimo q diga p ele virar tantos passos p esquerda no motor pwm ligado na porta 5 sacou?

O preço? Um microcontrolador como o mega8 q tem 4 portas adc vc encontra por uns 7 reais eu acho. O motor de passo eu nao sei mas bate mais ou menos com o preço de um motor dc e vc so vai precisar de uns 4 resistores e pronto. Sem o motor de passo esse seu projeto fic abaxo de 10,00 com a possibilidade de fazer seu carrinho andar p frente, p traz, buzinar e piscr farol respondendo a qqer estimulo

fgr
Veterano
# out/12
· votar


ZakkWyldeEMG
Tears Of Fire
Pois eh, com o microcontrolador vc faz seu carrinho dar até bom dia em 1 dia MAS so se vc ja tiver um certo conhecimento em programaçao e tiver um gravador de microcrontrolador e tal.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


fgr

O problema é que nem o preço reduzido nem o potencial que você tem com um microcontrolador e periféricos associados irão melhorar o deadline de 6 de novembro que o cara tem, fora o fato de ele ter que aprender o mínimo de linguagem C, um pouco da arquitetura do micro a ser usado, as ferramentas, a IDE... Se fosse pra um mês adiante, tudo bem, até conseguiria fazer algo num Arduino da vida.

Tears Of Fire
bem... existe algo que seja menor e faça o mesmo?


Duas baterias em série.

mas nem com um professor me ajudando? o que me sugere então?

Ponte H in this mobile bitch /o/

fgr
Veterano
# out/12
· votar


ZakkWyldeEMG
Eh, 6 d novembro eh brabo.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


http://blog.repeatdomiau.com.br/miadas/l293d-circuito-integrado-de-dup la-ponte-h

o/

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


fgr
esse gravador... acho que o meu professor tem ele...

ZakkWyldeEMG
O problema é que nem o preço reduzido nem o potencial que você tem com um microcontrolador e periféricos associados irão melhorar o deadline de 6 de novembro que o cara tem
bem cara... não me lembro quando é para ser entregue... eu chuto dia 6, mas pode ser depois... ou antes.kkk

Duas baterias em série.

além disso não tem? já tenho 3, e eu estou pensando em por 4 pilhas AAA em serie...

Ponte H
interessante... estou dando uma olhada...

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


eu ainda não precisaria do microcontrolador nesta ponte H?

fgr
Veterano
# out/12
· votar


Tears Of Fire
Vc tem algum conhecimento em alguma linguagem? Conhece algoritimo ou tem conhecimento em logica de programacao?

O arduino eh bem simplesao e vem com um modulo pre montado bastando vc acoplar seus compinentes "extras" nele como os ldrs o motor.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


Tears Of Fire
bem cara... não me lembro quando é para ser entregue... eu chuto dia 6, mas pode ser depois... ou antes.kkk


Porra, não sabe o deadline? Que tipo de engenheiro é você? =p

além disso não tem? já tenho 3, e eu estou pensando em por 4 pilhas AAA em serie...


Pode sim, testa aí e nos diga se funcionou.

Dê uma olhada nesse último link, com o CI L293. Este CI é uma ponte H integrada em um encapsulamento, talvez sirva pro teu projeto. Você precisa conferir na revista o consumo de corrente do circuito, se for menor que 1,5 A você pode usar o L293 no lugar dos TIPs conectados ao motor que controla a direção do veículo. Aí é só colocar os LDR em série com as entradas 2 e 10 e com uma tensão de 5V

o/

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12 · Editado por: ZakkWyldeEMG
· votar


Tears Of Fire
eu ainda não precisaria do microcontrolador nesta ponte H?


Não precisa, leia minha penúltima resposta.

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


ZakkWyldeEMG
http://blog.repeatdomiau.com.br/miadas/l293d-circuito-integrado-de-du p la-ponte-h
deixa eu ver se eu entendi, esse treco faria como se fosse 2 portas? e quando a energia é nula? o roda trava?

sabe, estudar divisão celular parece ser bom para isso, tive uma ideia, que parece ser boa...
coloco mais um LDR, nesta vez, no centro, e ligo ele num eletroímã, o meio do carrinho, estará grudado com um eletroímã de polo diferente, assim, ele voltara ao centro!, o que acham?

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


Tears Of Fire
quando a energia é nula? o roda trava?

O motor pára.

Você precisa se preocupar com isso: CUIDADO, não passe HIGH nos dois pinos que controlam o mesmo motor!!

Se ambos LDRs receberem luz, o circuito frita =/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tem alguém que saca de eletrônica on? como almenta a velocidade do meu carrinho?