arquitetura no Brasil é luxo?

Autor Mensagem
TASIVA
Veterano
# out/12
· votar


Grande parte do que se constrói no Brasil são casas populares subsidiadas integralmente pelo governo, com uma quantia tão pequena que mal pagaria um projeto arquitetônico de verdade. Já vi projetos com 50 casas iguais, em terrenos diferentes, sem nenhuma preocupação com coisas como posição solar e etc, valendo 600 reais a unidade pro profissional que assinava (projeto e execução), não tem como achar que alguém vá elaborar um projeto e acompanhar uma obra por um valor desses (no mercado só o projeto custaria uns 1500 reais pra uma dessas casas (40m²)).

é...eles não vão nem no terreno às vezes...o que mais tem é prédio que a porta da garagem fica de frente pra uma árvore existente...

nossa...isso é a mais pura verdade...o mercado ta foda...pior também são as imobiliárias que fazem apartamentos com medidas mínimas nos cômodos (todas padrões) e um varandão (que ilegalmente eles colocam na metragem de venda muitas vezes)...lembrando que a varanda não entra no ATE nem IAT, ou seja, não pagam essas áreas como construídas e ainda ganham dinheiro encima disso, e muito...é foda.

The Laughing Madcap
Veterano
# out/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


Grande parte do que se constrói no Brasil são casas populares subsidiadas integralmente pelo governo, com uma quantia tão pequena que mal pagaria um projeto arquitetônico de verdade. Já vi projetos com 50 casas iguais, em terrenos diferentes, sem nenhuma preocupação com coisas como posição solar e etc, valendo 600 reais a unidade pro profissional que assinava (projeto e execução), não tem como achar que alguém vá elaborar um projeto e acompanhar uma obra por um valor desses (no mercado só o projeto custaria uns 1500 reais pra uma dessas casas (40m²)).

é...eles não vão nem no terreno às vezes...o que mais tem é prédio que a porta da garagem fica de frente pra uma árvore existente...

nossa...isso é a mais pura verdade...o mercado ta foda...pior também são as imobiliárias que fazem apartamentos com medidas mínimas nos cômodos (todas padrões) e um varandão (que ilegalmente eles colocam na metragem de venda muitas vezes)...lembrando que a varanda não entra no ATE nem IAT, ou seja, não pagam essas áreas como construídas e ainda ganham dinheiro encima disso, e muito...é foda.


ilustrando os dois lados da moeda:




Gansinho
Veterano
# out/12
· votar


Esperando a explicação do Cavaleiro pra piada do LeandroP com relação a moda.

LeandroP
Moderador
# out/12
· votar


As plantas que vejo por aí de casas populares são ridículas. E de apertamentos então, nem se fala.

Quando vendia portas pras construtoras, cheguei a ver planta onde a porta de entrada tinha um vão de 70cm... Gezui Zamado, como entra com um fogão num apertamento desse?

Piano ON GRACE
Veterano
# out/12
· votar


As casas nos EUA tem muito mais gesso e madeira do que no Brasil...

LeandroP
Moderador
# out/12
· votar


Piano ON GRACE

Lá eles mudam de bairro e levam a casa de caminhão °.°

Black Fire
Gato OT 2011
# out/12
· votar


Post para ver os posts.

tambourine man
Veterano
# out/12 · Editado por: tambourine man
· votar


SODAPOP
mas sinceramente MESMO eu consigo viver sem um arquiteto

em uma merda de moradia, como é o caso da maioria das moradias brasileiras

Cavaleiro
Veterano
# out/12
· votar


LeandroP
Comassim?

Conhecia assim:

Dizem as más línguas que o arquiteto não é homem suficiente pra fazer engenharia civil e nem viado o suficiente pra fazer moda

testinogrosso
Veterano
# out/12
· votar


Faculdade de arquitetura deve ter uma pá de ninfetinha ein :p...
ou não D:

Enfim...
Eu gosto de arquitetura.
É uma faculdade que eu tenho em mente.
O que me desanima é a area no mercado de trabalho, parece que não tem muito espaço. sei lá.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12
· votar


testinogrosso
Eu gosto de arquitetura.
O que me desanima é a area no mercado de trabalho, parece que não tem muito espaço.

Na faculdade você aprenderá a aproveitá-lo.


apokasopaskopaskopaskopaskaspo

TASIVA
Veterano
# out/12
· votar


O que me desanima é a area no mercado de trabalho, parece que não tem muito espaço. sei lá
relaxa...a faculdade já faz você desistir muito antes

brunohardrocker
Veterano
# out/12
· votar


SODAPOP
mas sinceramente MESMO eu consigo viver sem um arquiteto

Já eu consulto ao arquiteto todos os dias.

tambourine man
Veterano
# out/12
· votar


TASIVA
e um varandão (que ilegalmente eles colocam na metragem de venda muitas vezes)...lembrando que a varanda não entra no ATE nem IAT, ou seja, não pagam essas áreas como construídas e ainda ganham dinheiro encima disso, e muito...é foda.

aí a varanda deixa a sala escura (rindo para não chorar)

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12
· votar


Em caso de desconforto ou irritação, o arquiteto deve ser consultado.

TASIVA
Veterano
# out/12 · Editado por: TASIVA
· votar


aí a varanda deixa a sala escura (rindo para não chorar)
mais ou menos....a varanda tem um grande papel no conforto de uma casa localizada aqui no Brasil...a questão é estudar a incidência de insolação nas fachadas de acordo com a implantação...aí entra a varanda na história (ou brises, marquises) onde se bate muito sol é importante que se use...só que por um senso as vezes de unidade estética, todas as fachadas acabam avarandadas...( ou de padrão de mercado, lógico)

TASIVA
Veterano
# out/12
· votar


http://www.fau.ufrj.br/apostilas/conforto/AMB20061CD3003.pdf tem que estudar essa parada toda ai ( trabalho de ótima professora da minha faculdade por sinal )

Cavaleiro
Veterano
# out/12
· votar


TASIVA

O quanto da arquitetura é arte e o quanto é técnica?

TASIVA
Veterano
# out/12
· votar


Cavaleiro
Não dá pra definir isso...é uma mistura que não tem medida exata nem limite

TASIVA
Veterano
# out/12
· votar


sem contar que o trabalho social da arquitetura e do urbanismo também é muito importante...vemos isso melhor em escalas urbanas...nós determinamos como vocês vão viver numa cidade :P (tipo assim o urbanismo modernista fez bastante isso)

Cavaleiro
Veterano
# out/12
· votar


TASIVA

Mas a pergunta é qualitativa mesmo. Se o trabalho é feito mais a partir de conceitos pré-definidos e com bases históricas ou se em todo novo projeto há um grande impacto da criatividade ou inovação.

Não precisa responder da arquitetura em geral, mas da sua percepção profissional (estou assumindo que seja arquiteta).

tambourine man
Veterano
# out/12
· votar


TASIVA
nós determinamos como vocês vão viver numa cidade :P

sim, desde que respeitem o retorno ao investimento e o retorno político nas urnas

tambourine man
Veterano
# out/12 · Editado por: tambourine man
· votar


Cavaleiro

arquitetura tem função, não dá para falar que é arte (que é inútil e não precisa de validação externa). Enfim, o terreno aqui é bem movediço e metafísico

Cavaleiro
Veterano
# out/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


tambourine man

Mesmo quando é paisagismo ou decoração de interiores?

E até mesmo a arte está sujeita ao ROI e a validação externa.

Embora ROI seja last week e se use mais EVA, VPL e TIR fora da contabilidade :D

TASIVA
Veterano
# out/12 · Editado por: TASIVA
· votar


Mas a pergunta é qualitativa mesmo. Se o trabalho é feito mais a partir de conceitos pré-definidos e com bases históricas ou se em todo novo projeto há um grande impacto da criatividade ou inovação.
então...isso aí se chama "partido" num projeto, seja arquitetônico ou urbano, paisagista etc...Não existe metodologia pré-definida.Pra você determinar como vai projetar depende também do local... Cada arquiteto tem uma forma de projetar, alguns gostam de focar no historicismo, outros em negá-lo. Alguns são mais técnicos, outros são mais artísticos (vide niemeyer com suas formas que não seguem função a não ser estéticas). Tem que ler muito de teoria da arquitetura pra entender (muitas vezes leituras muito pesadas, coisa de maconheiro mesmo), mas antes disso entendemos que a arquitetura não é uma ciência exata pra nenhum de nós. Não se pode determinar assim uma metodologia como absoluta.
Hoje o que temos em termos de inovação projetual é o que chamamos de parametricismo... http://www.projetoblog.com.br/assunto/parametricismo/
http://parametricismo.blogspot.com.br/ é um trozodiloko...

Se o trabalho é feito mais a partir de conceitos pré-definidos
Isso é tão arquitetura modernista hehehehe

TASIVA
Veterano
# out/12
· votar


arquitetura tem função, não dá para falar que é arte (que é inútil e não precisa de validação externa). Enfim, o terreno aqui é bem movediço e metafísico
meudeuso nao fale iso

tambourine man
Veterano
# out/12
· votar


Cavaleiro
paisagismo ou decoração de interiores

isso não tem função? Ou você fica 24/7 adimirando seus móveis e o espaço entre as construções?

E até mesmo a arte está sujeita ao ROI e a validação externa

o mercado de arte, mas não a arte em si

tambourine man
Veterano
# out/12
· votar


TASIVA

qual é o problema?

TASIVA
Veterano
# out/12
· votar


tambourine man
arquitetura é arte SIM
veja gaudi...

tambourine man
Veterano
# out/12
· votar


TASIVA

são pressupostos diferentes, não vamos entrar no debate "isso é arte?", por favor, pois ele não tem nenhum sentido depois das vanguardas modernistas

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a arquitetura no Brasil é luxo?