República Evangélica, o nosso maior perigo

Autor Mensagem
yield
Veterano
# set/12 · Editado por: yield


‎"o que revolta no sofrimento não é o sofrimento em si, mas a sua falta de sentido. E as igrejas dão sentido a todo o sofrimento. O método porém é a hipnose e você sempre corre o risco de acordar desesperado"

Meu artigo mais recente sobre o cenário que se materializa com o candidato da igreja Universal liderando as pesquisas em São Paulo: nosso próximo presidente vai ser um pastor evangélico.

Se alguém se sentir ofendido com o conteúdo do artigo, não foi a minha intenção. Que todo mundo seja livre pra acreditar no que quiser.

Enfim, quem gostar e concordar, é aquela coisa, ajuda bastante curtir (na página Van Filosofia) e compartilhar. Quem não gostar e quiser me xingar ou tiver qualquer dúvida eu respondo lá pela página tb. Abçs, que o profeta Maomé e todos os outros profetas, santos e milagreiros em geral os abençoe ;).

República Evangélica, o nosso maior perigo


Não se enganem. Marcelo Freixo é de direita. Eduardo Paes é de direita. Russomano, Crivella, Haddad, Dilma e Garotinho também. Até o Partido Comunista no Brasil é de direita. Como isso é possível eu também não sei. Mas não se enganem. A nova ordem política que se estabelece nessas eleições tem outros polos: de um lado estão os evangélicos, do outro a sanidade.

Existem hoje no Brasil duas culturas bastante distintas e é nessa disputa que se definirá o rumo político do país. Pois se os católicos já conseguem abstrair parte da demência do Vaticano e seguir suas vidas como pessoas quase equilibradas, os evangélicos tendem a se isolar na própria loucura, a desenvolver aspectos tribais que os definem e os separam culturalmente do restante da população. Eles escutam música gospel, se vestem diferente, seus hábitos são diferentes. Mas nada contra a diferença, pelo contrário, na verdade são eles que querem te converter e tem conseguido bastante sucesso. Mantida a perspectiva atual, num futuro próximo, nosso presidente será um líder evangélico.

É o que de certa forma já aconteceu nos Estados Unidos. Os republicanos representando tudo de reacionário, conservador e dogmático, enquanto os democratas se esforçam pra não demonstrar o desprezo que eles merecem. Mesmo quando alguns querem ensinar nas escolas Adão e Eva ao invés do Evolucionismo.

Mas resta muito pouco a ser dito sobre o assunto desde que Nietzsche escreveu a Genealogia da Moral, Além do Bem e do Mal e o O Anticristo. O problema é que a massa só lê Nietzsche no twitter, então o jornalismo ainda tem algum poder de mudar opiniões com superficialidades e profecias. Por isso aí vai mais uma: os evangélicos de hoje serão o que os seus antepassados cristãos já foram para Roma: a causa da sua ruína.

O mecanismo é assustadoramente o mesmo. Há uma luta de classes, uma parcela da população é oprimida por aqueles que detêm o poder, é subjugada e explorada, não tem acesso à educação. Sofre tanto e é tão incapaz de exercer a sua humanidade, a sua vontade de potência, de amor, de realização dos seus desejos, que prefere abandonar esse mundo, imaginar que o mundo de verdade só existe depois da morte. Um paraíso eterno, mas que pra ser alcançado é necessário seguir exatamente o que dizem aqueles que viram nisso um bom negócio e o inventaram.

A partir daí invertem a questão, passam a se considerar poderosos ao invés de subjugados, os únicos filhos de Deus dignos desse paraíso - que na sua mente perturbada é uma imagem opaca justamente do mundo daqueles que lhes oprimem. Um mundo também em que o seu ódio pode se realizar. E ninguém odeia mais do que o cristão. Precisaram até criar um inferno pra consumir toda essa sede de vingança (misturada à impotência e ressentimento) contra aqueles a quem julgam responsáveis por fazê-los sofrer. E ah como eles gozam em imaginar nossas pobres almas pagãs ardendo no fogo do inferno! É uma de suas maiores satisfações, já que o prazer em si, todo prazer saudável e afirmativo, faz com que se sintam culpados. A ideia de pecado é uma de suas invenções mais engenhosas e cruéis.

E assim seguem pela vida, cansados dessa vida, desprezando esse mundo e à espera de promessas e da morte, que por mais absurdo que pareça ainda é muito temida e seus enterros são verdadeiras tragédias. Mas isso seria absurdo não fosse a sua própria fé uma mentira em que se esforçam a vida inteira para acreditar, porém nunca conseguem de fato. O que conseguem é se tornar mansos.

Prova disso, é que é raro hoje no Brasil alguém limpar a privada dos outros e receber um salário mínimo sem ser evangélico. Nas agências de emprego de faxineiras, as crentes também levam grande vantagem, assim como ex-presidiários conseguem emprego muito mais fácil se tiverem se convertido a alguma religião. Parece que isso nos dá mais segurança. Nada mais perigoso do que um pobre ateu. E ainda não inventaram nada melhor do que a fé no além para frear qualquer possibilidade de revolta da massa explorada. Assim como de doentes e desgraçados em geral, ou seja, o público-alvo de toda igreja. Podemos tentar imaginar a dor dessas pessoas, e então lembrar o célebre diagnóstico feito por Nietzsche: "o que revolta no sofrimento não é o sofrimento em si, mas a sua falta de sentido".

As igrejas dão sentido a todo o sofrimento. O método porém é a hipnose e você sempre corre o risco de acordar desesperado. Para os que já acordaram, superando ou não o desespero, existe um outro problema: o da democracia. Já são muitas privadas a serem limpas, só em shoppings há milhões. E nós, meio intelectuais e meio de esquerda, não somos mais a maioria. Acredito que nunca fomos e isso sempre tenha sido necessário. O quê? Talvez a dúvida. Mas o poder agora será entregue aos evangélicos. Que o profeta Maomé nos proteja! Que o Uruguai receba de braços abertos nossos refugiados. Amém.

Msess
Veterano
# set/12
· votar


Li tudo.

Vitalogy
Veterano
# set/12
· votar


Não li tudo

paulinho pc
Veterano
# set/12
· votar


vou esperar o resumo do resumo, ainda mais sobre o assunto.

Eric Clapton
Veterano
# set/12
· votar


não sei se vou ler

Eric Clapton
Veterano
# set/12
· votar


talvez sim

Eric Clapton
Veterano
# set/12
· votar


talvez não

Vitalogy
Veterano
# set/12
· votar


paulinho pc

Por favor, e não me venha com esses seus resumos satânicos!!!

paulinho pc
Veterano
# set/12
· votar


Vitalogy

Pra fazê-lo, é necessário ler o texto...=P

The Laughing Madcap
Veterano
# set/12
· votar


é tipo uma sopa de lero lero envolvendo a mofada luta de classes (já abandonada a um tempo pelos marxistas sem esclerose), niti e o caralho a 4

0/10

Piano ON GRACE
Veterano
# set/12
· votar


Eric Clapton

talvez sim

Eric Clapton

talvez não


voce quis dizer 'talvez talvez'

Snakepit
Veterano
# set/12 · Editado por: Snakepit
· votar


Evangelicos não são nada pelo dos muçulmanos.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/12
· votar


Parabéns, mais um texto estúpido carente de qualquer embasamento.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# set/12
· votar


The Black Madcap fez a fusão neste tópico

fechando em ....

yield
Veterano
# set/12 · Editado por: yield
· votar


The Laughing Madcap

O que tá mofada na luta de classes é q ela nao é mais suficiente pra explicar o que Deleuze batizou de sociedade de controle. Em que nós somos explorados por nós mesmos e por uma ideia equivocada de progresso, que passa a ocupar o lugar dos ídolos do passado, ou seja, a religião e os deuses. Porém a desigualdade continua, e é esse o ponto do artigo q pode ter alguma referência a Marx

Black Fire

Obrigado, era justamente essa a intenção, causar essa reação em gente como vc. Infelizmente a unica coisa que gente como vc é capaz de causar em gente como eu é desgosto.

-Dan
Veterano
# set/12
· votar


yield

Legal seu texto.

Tem um pouco de cliche, mas achei interessante.

Benva
Veterano
# set/12
· votar


Prova disso, é que é raro hoje no Brasil alguém limpar a privada dos outros e receber um salário mínimo sem ser evangélico.

É trollagem ou você acredita realmente nisso?

leo2505
Veterano
# set/12
· votar


Vou esperar o filme

Simonhead
Veterano
# set/12
· votar


yield

Gostei do texto - um ou outro lance aqui e ali, mas está bem escrito.

brunohardrocker
Veterano
# set/12
· votar


Não se enganem. Marcelo Freixo é de direita. Eduardo Paes é de direita. Russomano, Crivella, Haddad, Dilma e Garotinho também. Até o Partido Comunista no Brasil é de direita.

Todo esquerdista caricato fala essas coisas, como se existisse alguma Direita hoje em dia.

É simples, ele pega figuras caricatas da própria esquerda ou que tenham algum escândalo de corrupção na ficha e diz que o sujeito segue a ideologia contrária.

O mesmo acontece com o outro lado, como se existisse alguma esquerda.
Na boa, só li merda. Merda de quem tem medinho de evangélicos e que não se diferem em nada daqueles que tem medinho de ateus. Gente cheia de medo e repulsa, infantil pra caralho.

kami_hiey_bakura
Veterano
# set/12
· votar


texto com mais de 30 linhas...muito tempo perdido.

McBonalds
Veterano
# set/12
· votar


Não li o texto todo, até pela quantidade de besteiras que eu encontrei no que li. Mas eu concordo plenamente com o título e digo mais: muito em breve o Brasil será uma teocracia cristã aos moldes do que é hoje no oriente médio com o Islã. A Bancada Evangélica é só o começo.

Para ilustrar:
http://noticias.gospelmais.com.br/pastor-marco-feliciano-revela-presid ente-evangelico-brasil-32343.html

londrer
Veterano
# set/12
· votar


Acho impressionante como as pessoas adoram falar que um texto é estúpido, mas não se dão ao trabalho de dizer o porquê dele ser estúpido.

Acho q o texto é um pouco tendencioso, mas basta olhar ao redor, a massa evangélica crescente está sim cada vez com mais representantes legais q não pensam na diversidade, nas diferenças, mas sim na verdade única... a deles.

TimRiddley
Veterano
# set/12 · Editado por: TimRiddley
· votar


Veja bem o que disse o The Laughing Madcap.

brunohardrocker
Veterano
# set/12 · Editado por: brunohardrocker
· votar


londrer
Acho impressionante como as pessoas adoram falar que um texto é estúpido, mas não se dão ao trabalho de dizer o porquê dele ser estúpido.


Cara, leia esse texto e depois leia as teorias da conspiração.

São a mesma coisa, mas com focos contrários. Repleto de leviandades, neuroses e citações de intelectuais numa busca relutante para afirmar a superioridade de uma forma de pensar incomum. De quem vive procurando motivos para se emputecer com o mundo.

Olhe para o mundo lá fora. O cara ali simplesmente alegou que uma nação toda, sua mãe e seu pai são "dementes". Neurose pura véi. Duvido que ele fique trancado no quarto para não ter contato com todas as pessoas as quais ele considera dessa maneira. A massa pode ser ignorante, desinformada, mas não corresponde ao tipo de julgamento que sai da boca desses caras que escrevem esses textos.

Roy.Mustang
Veterano
# set/12
· votar


Prova disso, é que é raro hoje no Brasil alguém limpar a privada dos outros e receber um salário mínimo sem ser evangélico.

wtf?

Scrutinizer
Veterano
# set/12
· votar


Prova disso, é que é raro hoje no Brasil alguém limpar a privada dos outros e receber um salário mínimo sem ser evangélico.
Pô, isso é um comentário meu no meio de uns amigos sobre uma seqüência de coincidências (as últimas empregadas que conheci eram crentes), mas isso num artigo "sério" é risível.

Mas, pô, gente, pelo menos ele não tentou fazer """humor"""...

my_blackhair
Veterano
# set/12
· votar


Achei um texto bem escrito, concordo em algumas partes, porém meio clichê conspiratório. Não é algo "fácil" hoje em dia estabelecer em um país com estado supostamente "laico" um nova inquisição, ainda mais por evangélicos. Mas é fato que um presidente evangélico barraria muitas coisas que não são de seu interesse (principalmente em questão de direitos dos homossexuais). Mas também não é nada insano e horrível termos um presidente evangélico (visto também que não é exatamente o presidente que """manda""" no país).

Porém concordo que não seria algo bom para o Brasil um evangélico no poder.

yield
Veterano
# set/12 · Editado por: yield
· votar


brunohardrocker

Na boa, só li merda. Merda de quem tem medinho de evangélicos e que não se diferem em nada daqueles que tem medinho de ateus. Gente cheia de medo e repulsa, infantil pra caralho

Eu tenho muito medo de evangélico mesmo. Saio correndo quando vejo na rua.

Olhe para o mundo lá fora. O cara ali simplesmente alegou que uma nação toda, sua mãe e seu pai são "dementes". Neurose pura véi. Duvido que ele fique trancado no quarto para não ter contato com todas as pessoas as quais ele considera dessa maneira. A massa pode ser ignorante, desinformada, mas não corresponde ao tipo de julgamento que sai da boca desses caras que escrevem esses textos.

Sim, logicamente são dementes. Mas isso não é dito no sentido de uma ofensa, é um simples artifício retórico e lógico. Mas vc coloca a questão de um ponto de vista que realmente não me dá paciência pra discutir. É muito bobo

Pô, isso é um comentário meu no meio de uns amigos sobre uma seqüência de coincidências (as últimas empregadas que conheci eram crentes), mas isso num artigo "sério" é risível.

Mas, pô, gente, pelo menos ele não tentou fazer """humor"""...


Scrotonizer, quer dizer que dizer pra amigos pode, escrever num artigo "sério" (alias, quem disse q é serio?) não? E "coincidência"? Rsrs. Enfim, abraços, vc eh muito nojento e eu te desprezo há tempo, não vou responder. Pode parar de ler meus textos

Scrutinizer
Veterano
# set/12 · Editado por: Scrutinizer
· votar


Scrotonizer, quer dizer que dizer pra amigos pode, escrever num artigo "sério" (alias, quem disse q é serio?) não?

Exatamente isso. Principalmente considerando que é apenas um comentário sobre observações pessoais e que generalizar isso é uma burrice tremenda. E eu coloquei sério entre aspas, o artigo não é sério em nenhum aspecto, é uma piada, mas pensei que retratasse sua opinião. Que bom que não!

Enfim, abraços, vc eh muito nojento e eu te desprezo há tempo
Obrigado, era justamente essa a intenção, causar essa reação em gente como você.

não vou responder
Bom pra você. Mas pelo menos leia isso: Perceba que qualquer ser pensante do ot sabe que você escreve muita besteira, até quem gosta da sua escrita... just sayan

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a República Evangélica, o nosso maior perigo