Sobre o mercado de opções

    Autor Mensagem
    Cavaleiro
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Cavaleiro


    Leia esse tópico se você:

    - Quer ter toda a emoção de uma partida de roleta em Las Vegas no conforto da sua casa.
    - Está precisando de adrenalina mas é muito preguiçoso pra fazer esportes radicais.
    - É filho do Eike Batista
    - Está com uma vida muito monótona e precisa de fortes emoções.
    - Se seu lema é "it isn't about the money, it's about the game"

    O mercado de opções é o fim de muitos investidores do mercado de ações. Ela nada mais é que uma "aposta" em que você e outra pessoa se comprometem a comprar ou vender algum ativo (ações, commodities, títulos e etc) em um prazo futuro por um valor X.

    Segue um exemplo relacionado a opção de compra:

    A ação da empresa XPTO fechou cotada em R$ 30,00 hoje.

    Eu, achando que esta ação vai subir muito, compro o direito de comprar do Zézinho esta ação ao valor de R$ 32,00 daqui a 6 meses, para isto eu pago R$ 3,00 por direito para cada ação.

    Daqui há 6 meses se a ação estiver cotada em mais de R$ 32,00 eu vou exercer meu direito de compra, mas só vou lucrar se a ação estiver cotada em mais de R$ 35,00 (R$ 32,00 + R$ 3,00 do direito).

    A grande "vantagem" é que você pode comprar 10x mais ações que normalmente faria se comprasse diretamente as ações, e a grande desvantagem é que você pode perder todo o dinheiro do direito de compra das opções (R$ 3,00 por ação). Porque você tem o direito e não a obrigação de comprá-las depois de 6 meses, o vendedor sim tem a obrigação de vendê-las independente do valor da ação.

    O mesmo raciocínio, mas de modo inverso é feito para a opção de venda. Eu compro o direto de vender a ação da empresa XPTO de R$ 30,00 por 35,00 reais em 3 meses. Para isto eu pago R$ 3,00 por cada direito de venda. Se daqui há 3 meses o valor da ação for inferior aos R$ 35,00 eu exerço meu direito de venda, embora só "lucre" se o valor da ação estiver abaixo dos R$ 32,00. Não valeria a pena vender caso a ação tivesse valorizado.

    Apesar de toda a especulação, o mercado de opções também pode ser usado de maneira defensiva, trabalhando com hedge's "pré-fixados".

    Algumas considerações pessoais no mercado de opções:

    Eu ainda sou muito coxinha pro gamble do mercado de opções, mas se fosse investir chutaria o balde e pegaria uma empresa que possui um grande "beta". O que isso significa?

    O beta é uma variável do CAPM (capital asset pricing model / modelo de precificação de ativos financeiros) que mede a sensibilidade do ativo. Todo setor tem um beta. O setor de tecnologia, por exemplo, é historicamente conhecido por ter uma grande sensibilidade com a movimentação de mercado, suponha que o beta seja igual a 2. Isto significa que se o mercado como um todo crescer 1%, o setor de tecnologia tende a crescer 2% e se o mercado cair 1% o setor tende a cair 2%.

    Acontece que a sensibilidade não é linear para a probabilidade de queda ou subida de uma ação em relação ao seu valor atual, isto tem influência de uma infinidade de fatores, ela somente é responsável pelo quanto uma ação irá cair ou subir baseado no comportamento dos indivíduos, no caso da tecnologia, é uma das coisas que as empresas cortam investimentos quando o mercado está mal e que investem bastante quando as coisas vão bem, por isto esta sensibilidade do mercado.

    Oras, se em opções o meu direito de venda for R$ 0,01 inferior ao contratado eu já perdi tudo, mas quanto maior for o valor em relação ao contratado, mais eu ganho. Acho que já deu pra entender o raciocínio. É aí que muito investidor de ação peca na hora de migrar para o mercado de derivativos, tenta ser muito conservador, apostar nas "blue chips".

    O mercado de opções pode ser feito nos seguintes modelos (from wikipedia):

    Opções Americanas - Uma opção do tipo americana possui um direito que pode ser exercido a um determinado preço a qualquer momento até a data de exercício.
    Opções Européias - Uma opção do tipo européia possui um direito que poderá ser exercido somente na data de exercício.

    Os exemplos foram de acordo com as opções européias.

    Você também pode vender a sua opção para terceiros de acordo com a movimentação do mercado.

    O problema de opções é que você pode estudar muito análise gráfica, análise técnica, modelos de precificação e sensibilidade mas isto vai apenas mitigar parcialmente o seu risco, um professor costumava falar que este mercado só é interessante para os grandes players do mercado, aqueles que podem influenciar todo um setor de acordo com as suas decisões, ou aqueles que possuem informações privilegiadas sobre as informações do mercado (que é proibido, crimes de stockholders).

    Depois que for lembrando posto mais informações.

    Dissertem, ou não

    O poder é de vocês.

    Lucas Borlini
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Esse mercado de opções é tiro no pé.
    A variação de mercado é muito grande e no prazo de 6 meses muito coisa pode acontecer, jamais aplicaria meu dinheiro nisso aí.

    Cavaleiro
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Lucas Borlini

    É divertido dar "all in" em uma partida de poker sem saber quais são as cartas do flop.

    tambourine man
    Veterano
    # set/12
    · votar


    - Está precisando de adrenalina mas é muito preguiçoso pra fazer esportes radicais.

    prefiro correr risco real de vida

    Lucas Borlini
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Cavaleiro
    É divertido dar "all in" em uma partida de poker sem saber quais são as cartas do flop.

    Euhauehauheua, por isso que eu prefiro jogar Magic: The Gathering, la eu monto a minha estratégia.

    brunohardrocker
    Veterano
    # set/12
    · votar


    É divertido dar "all in" em uma partida de poker sem saber quais são as cartas do flop.

    ...quando estou com um par de Ás.

    -Dan
    Veterano
    # set/12
    · votar


    As premissas iniciais me impossibilitaram de ler o tópico... droga...

    Cavaleiro
    Veterano
    # set/12
    · votar


    brunohardrocker

    Mesmo com um par de Ás você tem 15% de chance de perder jogando contra outra pessoa e cada vez mais a medida que o número de jogadores aumenta.

    Por isto a analogia, você pode mitigar seu risco se for um gênio em análise de mercado ou encontrar alguma correlação estatística desconhecida como quantidade de chuva e crescimento no setor petrolífero, mas sempre vai correr risco.

    brunohardrocker
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Cavaleiro

    É pra quem quer emoção mesmo. hehe
    Caramba, o poker é o jogo que mais representa o capitalismo.

    -Dan
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Cavaleiro
    Por isto a analogia, você pode mitigar seu risco se for um gênio em análise de mercado ou encontrar alguma correlação estatística desconhecida como quantidade de chuva e crescimento no setor petrolífero, mas sempre vai correr risco.


    Foi uma boa analogia. Ainda mais se suas ações no mercado o puderem influenciá-lo, o que ocorre qdo vc da all in. Porem isso não acontece plenamente como no poker né..

    É pra quem gosta de emoção msm!

    Lucas Borlini
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Cavaleiro

    Ow, o que vc acha dos fundos de investimento imobiliário?
    Achei bem bacana, mas fico com receio da bolha brasileira.

    Benva
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Opção é coisa pra louco que quer perder casa, carro, mulher e ir morar debaixo da ponte.

    Cavaleiro
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Lucas Borlini

    Quero entender mais sobre, nunca investi.

    É, provavelmente só depois da copa que valha a pena investir. Espera estourar e depois faz.

    Konrad
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Só opero vendido.

    Konrad_MG

    Konrad
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Cavaleiro

    Só salientando que é uma aposta para o especulador. Esse mercado é a salvação do hedger, não muito diferente de um mercado de seguros.

    Cavaleiro
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Konrad

    Sim, coloquei isto ali, mas foquei na especulação mesmo.

    Lucas Borlini
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Cavaleiro
    Quero entender mais sobre, nunca investi.
    http://queroficarrico.com/blog/2010/10/05/fii-fundo-de-investimento-im obiliario/

    É, provavelmente só depois da copa que valha a pena investir. Espera estourar e depois faz.
    Pensei nisso mesmo, vai dar pra comprar bem barato até.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre o mercado de opções