dos filhos da geração de 68

Autor Mensagem
tambourine man
Veterano
# set/12


Outro dia meu pai estava contando as histórias da rua Maria Antônia, as batalhas campais contra o mackenzie, a morte de um estudante da USP, José Dirceu discursando no meio da rua a plenos pulmões. Ele me contou que vários estudantes sumiram, outros enlouqueceram, e alguns pegaram em armas por puro desespero.

Minha mãe ia em passeatas e frequentava cursos de marxismo do partidão em um porão (pois marx foi banido depois do golpe e do isolamento da USP no campus do Butantã, como um projeto de universidade descolada da sociedade).


Discorram sobre a rebeldia ter virado mais um produto enlatado de consumo em massa, ao invés de ser somente mais uma fase da juventude a ser superada

Black Fire
Gato OT 2011
# set/12
· votar


Minha mãe ia em passeatas e frequentava cursos de marxismo do partidão

Não precisa sair expondo as vergonhas da família desse jeito.

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


Black Fire
Não precisa sair expondo as vergonhas da família desse jeito.

tá sussa, naquela época era moda, como a calça boca de sino

CindyFerrari
Veterano
# set/12
· votar


Discorram sobre a rebeldia ter virado mais um produto enlatado de consumo em massa, ao invés de ser somente mais uma fase da juventude a ser superada
E tem o que discorrer sobre isso, eu sinto vergonha alheia.

Atom Heart Mother
Veterano
# set/12
· votar




tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


Atom Heart Mother

remember when we were young?

Atom Heart Mother
Veterano
# set/12
· votar


tambourine man

a day before today?

or when you shone like the sun?

brunohardrocker
Veterano
# set/12
· votar


José Dirceu discursando no meio da rua a plenos pulmões.

Grande representante do nosso povo, da nossa cultura!!

The Laughing Madcap
Veterano
# set/12
· votar


tambourine man

^
criou o pótico para mostrar que vem de família underground

The Laughing Madcap
Veterano
# set/12
· votar


brunohardrocker

that was before he sold his soul, i presume

qew
Veterano
# set/12
· votar


minha mãe é de 68 o_O

One More Red Nightmare
Veterano
# set/12
· votar


Discorram sobre a rebeldia ter virado mais um produto enlatado de consumo em massa, ao invés de ser somente mais uma fase da juventude a ser superada


concordo com a primeira parte.

Joseph de Maistre
Veterano
# set/12 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


tambourine man
Minha mãe ia em passeatas e frequentava cursos de marxismo do partidão

Isso explica muita coisa.
/Sigmund.

Se bem que não.

Minha mãe, apesar de nunca ter se revoltado contra a moral tradicional, já flertou com literatura marxista (foi ela mesma quem me presenteou com os famigerados livros do Eric Hobsbawm no final da minha adolescência) e criticou Joseph Ratzinger (antes de ele se tornar Papa) por ele ter enquadrado o frade comunista brasileiro Leonardo Boff.

Meu pai, apesar de ser médico full-time e nunca ter parado para refletir seriamente sobre humanidades, sempre manifestou uma ideologia que eu classificaria hoje como “keynesianismo conservador” ou “proto-bolsonarianismo”: intervenção do Estado na economia, desdém de movimentos progressistas, nojo das novelas da Globo, etc. Quando eu era pequeno, perguntei-lhe quem ele achava que tinha sido o melhor presidente da História do Brasil e o velho, sem pestanejar, respondeu: “o General Médici”, embora ele não fosse viúva da ditadura e até falasse bem do Lulla e das greves do ABC.

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


qew
minha mãe é de 68 o_O

me refiro aos jovens do período, não os bebês

Joseph de Maistre

Eu tento imaginar o meu pai, caipira de uma cidade de mil habitantes caindo de paraquedas naquela putaria, a parada era muito tensa, ele falou que o pessoal batia boca na sala da aula, altas tretas.

One More Red Nightmare
concordo com a primeira parte.

o problema é que a transgressão vira um valor, e os jovens passam a nunca crescer (e a própria juventude vira um valor). Não confundir com a ousadia_MG

Atom Heart Mother




One More Red Nightmare
Veterano
# set/12
· votar


tambourine man
Não tinha pensado dessa maneira. De acordo.

mult
Veterano
# set/12
· votar


se fosse geração 69

Spect
Veterano
# set/12
· votar




tambourine man
Veterano
# out/12
· votar


caracas, meu pai abrigou um guerrilheiro por meses na casa dele, e minha mãe levava marmita para o cara (que disse que pularia pela janela do apartamento se a polícia chegasse)

Senti orgulho dos velhos

o/

.omni
Veterano
# out/12 · Editado por: .omni
· votar


*edit*

SODAPOP
Veterano
# out/12
· votar


véi, olhem pra vocês

Black Fire
Gato OT 2011
# out/12
· votar


Todo mundo tem alguém na família que sumiu

Eu não tenho. Só playboy tem.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/12
· votar


Além do mais, o Brasil tinha uns 90 milhões de habitantes na época, o número de desaparecidos ou assassinados pelo regime é menos de 500, não tem como todo mundo ter uma vítima na família, só se cada família tem umas 300 mil pessoas.

.omni
Veterano
# out/12 · Editado por: .omni
· votar


*Edit*

The Laughing Madcap
Veterano
# out/12
· votar


.omni

é o teroélio.

Bog
Veterano
# out/12
· votar


Apesar de não ter nada a ver com essa turma engajada de humanas e de ter surfado na onda do milagre econômico by Médici, meu pai passou uma noite preso por ter feito protesto junto com outros estudantes pés-rapados que faziam 2 refeições por dia no RU.

The Laughing Madcap
Veterano
# out/12
· votar


eu prefiro não me expor, mas meu avo foi bravo.

.omni
Veterano
# out/12
· votar


Me abstenho de futura argumentação.
Muito tempo sem entrar aqui, acabo esquecendo de que é inútil.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/12
· votar


.omni

Você não tem porque mora numa cidade de 200 mil habitantes, aposto que aí não fez ou faz a menor diferença o golpe ter acontecido.


nem pra você, porque não viveu absolutamente aquele período, só conhece de ouvir falar.

Como você pode me cobrar que me informe melhor se nem tem uma visão histórica minimamente realista?

Dizer que todo mundo tem um parente que sumiu é uma canalhice, os mortos e desaparecidos são estimados (por organizações de direitos humanos de esquerda) em menos de 500, acho que você está confundindo o regime militar com o terceiro reich. Ademais, o número de mortos do outro lado foi de 120, o que evidencia uma guerra e não um massacre de inocentes. Não consigo vislumbrar gente inocente colocando bomba em saguão de aeroporto.

The Laughing Madcap
Veterano
# out/12
· votar


Black Fire

cada um luta pelo que quer acreditar.

o que importa é dormir com um senso de realização.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/12
· votar


The Laughing Madcap


cada um luta pelo que quer acreditar.


Muito bom, mas pelo menos assuma as consequencias dessa crença. Da nojo ex-guerrilheiro do PC do B falando que lutava por "democracia".

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a dos filhos da geração de 68