uma amiga me chamou de "ateu por modinha"

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# set/12
· votar


McBonalds

Independente do assunto proposto, qual seria a relação entre modinha e estatística?
Modinhas podem ser segmentadas.

McBonalds
Veterano
# set/12
· votar


brunohardrocker
Nesse caso não. A menos que você ache lógico dizer que ser ateu é moda entre os ateus =)

brunohardrocker
Veterano
# set/12
· votar


McBonalds

Depende a condição. "Por modinha" é uma condição. "Por convicção" digamos que seja a outra condição.
Se a primeira existe, então em uma certa intensidade ela acontece. E é visível que muitos assumem uma posição por osmose e o ateísmo não está livre disso.

McBonalds
Veterano
# set/12
· votar


brunohardrocker
Se a primeira existe, então em uma certa intensidade ela acontece.

Não entendi o que você quis dizer.

wild.man
Veterano
# set/12
· votar


Em determinados meios sociais ser ateu é "modinha" sim.
Vide OT.

McBonalds
Veterano
# set/12
· votar


Pra mim o termo "moda" nunca fez sentido aplicado a uma minoria. Aqui mesmo no OT tem mais cristãos do que ateus, mas mas como os últimos costumam se manifestar mais que os primeiros, acabam passando a idéia de serem em maior número.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Acho que quando falam de moda, deve vir na cabeça do povão isso, que, apesar do nome que recebe, no máximo pode ser uma particularidade do significado real e geral da coisa, que seria isso.

A diversidade de sentidos que este termo adquiriu pôde ser percebida pelos posts aqui deste tópico:

Algumas pessoas usaram "modinha" com o significado original de moda.

Algumas pessoas aqui neste tópico usaram se referindo a uma particularidade do significado original, no caso, "modinha" seria a moda em uma população menor e enviesada que se difere da população maior que a contém.

Ex: Vamos supor que aqui no FCC tenha mais guitarristas metaleiros, então aqui a moda é essa. Vamos supor também que isso não seja verdade para uma população maior e mais distribuída, como a do Brasil por exemplo. Então, pelas nossas suposições, neste caso, ser guitarrista metaleiro é uma modinha do FCC.

Outras pessoas, parecem fundir diretamente esse conceito com o de se deixar influenciar pelos demais, ou o de absorver passivamente. Embora eu saiba que influência acontece, acho que contaminar este termo com este significado causa uma falha na comunicação, a ponto de algum dia alguém chegar e perguntar a relação entre modinha e estatística.

brunohardrocker
Veterano
# set/12
· votar


McBonalds

E emo também nunca foi estaticamente maior que o sertanejo ou o funk. No entanto, era a "moda" entre os jovens mais rebeldezinhos de um passado recente. Esse era o seguimento da moda emo. Atingia este publico.

McBonalds
Veterano
# set/12
· votar


brunohardrocker
E emo também nunca foi estaticamente maior que o sertanejo ou o funk. No entanto, era a "moda" entre os jovens mais rebeldezinhos de um passado recente. Esse era o seguimento da moda emo. Atingia este publico.

Exatamente. O termo "moda" só faz sentido se você delimitar um universo por amostragem. E qual seria o universo em que os ateus são a moda? Adolescentes revoltados? Intelectuais? Donas de casa?

Independente do assunto proposto, qual seria a relação entre modinha e estatística?

Como disse o Die Kunst der Fuge, moda tem tudo a ver com estatística.

brunohardrocker
Veterano
# set/12 · Editado por: brunohardrocker
· votar


McBonalds
E qual seria o universo em que os ateus são a moda?

"Os ateus", não. Tomo muito cuidado pra não falar desta forma, porque sei que existe uma reação de quem não está incluso "na modinha" por generalizações deste tipo.
Agora respondendo, acho que é bem visivel a diferença entre o grupo de ateus que levam a convicção a sério, depois de muito refletir, que teve bons motivos próprios para isso e aqueles mais "porra louca" que tem como maior motivo para isso a emoção interior ou algo parecido, de imitar alguma outra personalidade, mas continua sendo ateu do mesmo modo. Isso não quer dizer que eu esteja ignorando o fato do cristianismo ser lavado também como uma "modinha" (no significado popular do termo), mais especificamente o evangelismo neopentecostal, a teologia da prosperidade e eventos direcionados ao publico jovem.

Como disse o Die Kunst der Fuge, moda tem tudo a ver com estatística.
Na lingua existem expressões iguais que assumem sentidos diferentes em contextos diferentes. No caso, eu me baseei no sentido (popularizado do termo) proposto pelo tópico.
Nós não vivemos o tempo todo dentro de um ambiente acadêmico, com dicionários nas mãos, discutindo semântica. Somos humanos e podemos conversar no coloquial também e as vezes cometemos falhas, mas mesmo assim podemos compreender o que a pessoa está querendo dizer, se nos desprendermos de termos tecnicos por um momento.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


McBonalds
E qual seria o universo em que os ateus são a moda?

Não apenas ateus, mas não-crentes em geral serão moda se você fizer a amostragem em lugares ou eventos que reúnam pessoas inteligentes.

Já na população geral, a moda é ser crente.

=]

McBonalds
Veterano
# set/12
· votar


brunohardrocker

É que nesse caso eu quis puxar por esse lado "técnico" pra manter a discussão em alto nível. Senão chega um aqui e diz que ser ateu é "modinha", aí vem outro e diz que "modinha" mesmo é ser cristão, aí vira um bate-boca sem base nenhuma, só achismo.

The Laughing Madcap
Veterano
# set/12
· votar


moda tem tudo a ver com estatística.


cavaleiro hackeou geral

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


McBonalds
É que nesse caso eu quis puxar por esse lado "técnico" pra manter a discussão em alto nível.

Dava pra entender claramente, era só nos desprendermos dos coloquialismos.

brunohardrocker
Veterano
# set/12
· votar


McBonalds
eu quis puxar por esse lado "técnico" pra manter a discussão em alto nível.

Manter? Não havia discussão e tampouco o tópico era algo complexo a ponto de entrarmos em termos estatísticos. Então tu quis dizer "elevar"?

brunohardrocker
Veterano
# set/12
· votar


hahahah

Pra ver como existe a ambiguidade e é perfeitamente possivel usar o termo "moda" independente da estatística:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Moda

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


brunohardrocker

Olhe o que eu falei:

Acho que quando falam de moda, deve vir na cabeça do povão isso, que, apesar do nome que recebe, no máximo pode ser uma particularidade do significado real e geral da coisa

Olha a primeira frase da sua "contra-argumentação" que você nem deve ter lido:

"Moda é a tendência de consumo da atualidade. A palavra moda significa costume e provém do latim modus."

O restante do artigo é uma análise de tudo que já foi moda em outros momentos.

Se você não percebe que isso é englobado pelo significado estatístico da coisa (que foi o que eu disse), você deveria ler mais sobre o assunto.

brunohardrocker
Veterano
# set/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Não sei se tu tá me entendendo mal, mas os posts direcionados entre eu e o
McBonalds, ao menos pra mim, não passam de uma troca de ideias amigável. Não estou no coliseu degladiando entre a vida e a morte ligando para minha reputação.
Eu entendi perfeitamente o ponto dele, só questionei o uso dela no contexto do tópico.

O título:
uma amiga me chamou de "ateu por modinha"

Isso deixa muito claro o sentido da coisa. Não é no sentido estatístico, lógico que o ateísmo não é moda. Mas o uso do "por" já deixa bem claro que se refere a outra coisa.

"Moda é a tendência de consumo da atualidade.

"Tendência" não é o mesmo que "maioria". Esse é o ponto. Você tem uma minoria, mas que ela em si é uma certa tendência, está em ascensão, porém não é a moda no sentido estatístico, porém é a "nova moda do momento" ou "modinha" ou "tendência" no sentido popularizado, que o tópico propos.

Não precisamos ficar nos cutucando o tempo todo com indiretas, cara. Passou esse tempo infantil. Eu to de boa por aqui.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/12
· votar


brunohardrocker
"Tendência" não é o mesmo que "maioria". Esse é o ponto. Você tem uma minoria, mas que ela em si é uma certa tendência, está em ascensão, porém não é a moda no sentido estatístico, porém é a "nova moda do momento" ou "modinha" ou "tendência" no sentido popularizado, que o tópico propos.

Dá não, cara, esquece.

TimRiddley
Veterano
# set/12 · Editado por: TimRiddley
· votar


Die Kunst der Fuge
Não apenas ateus, mas não-crentes em geral serão moda se você fizer a amostragem em lugares ou eventos que reúnam pessoas inteligentes.

Já na população geral, a moda é ser crente.


Você está se envergonhando dizendo coisas como essa sem citar dados.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/12
· votar


TimRiddley

Você está se envergonhando caindo na trollagem =P

TimRiddley
Veterano
# set/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Já é a segunda vez que me zoam nesse fórum por não entender essas trollagens...

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


TimRiddley

Com o tempo você pega o jeito.

Mas olhe que maneiro:

http://www.stephenjaygould.org/ctrl/news/file002.html

brunohardrocker
Veterano
# set/12
· votar


Os hippies já foram popularmente chamados de "moda" no seu tempo, mas qual seria a percentagem de hippies na população?
Isso tem uma relação direta com a colocação do McBonalds na página anterior sobre os ateus não serem moda por corresponderem a cerca de 3%. Os hippies eram "moda" por serem falados, por terem atingido um certo publico, por estarem em evidência, mas não eram moda estatística. A questão aqui é a utilidade usar o termo (estatístico) dentro do contexto do tópico.

Die Kunst der Fuge
Dá não, cara, esquece.

Sem problemas.

McBonalds
Veterano
# set/12
· votar


brunohardrocker
Entendi o que você quis dizer até aqui. A amiga do cara questinou os motivos que levaram ele a ser ateu, e não o ateísmo em si.

Até porque o grau de atenção que o ateísmo recebe da mídia, em comparação aos movimentos religiosos é tão disparatado que a palavra em si nem faz sentido.

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Não apenas ateus, mas não-crentes em geral serão moda se você fizer a amostragem em lugares ou eventos que reúnam pessoas inteligentes.

Já na população geral, a moda é ser crente.


Que estranho, sempre achei que uma pessoa inteligente nunca refutaria algo além da compreensão dela

wild.man
Veterano
# set/12
· votar


Que estranho, sempre achei que uma pessoa inteligente nunca refutaria algo além da compreensão dela



por isso sou agnóstico

Cavaleiro
Veterano
# set/12
· votar


Serious Business:

"A palavra “moda” significa, no cotidiano, ser “muito usado” segundo Clegg (1995) expressa com propriedade o significado da moda estatística. Esta é o valor que se repete o maior número de vezes, num conjunto de valores, isto é, o mais freqüente.

São muito comuns expressões que mencionam a preferência por determinado produto, maior audiência entre emissoras, obras mais vendidas, candidato mais votado, numeração de calçados de maior procura e outras que passam a idéia de um valor mais freqüente, estatisticamente denominado moda.

A referência mais remota que se tem do uso da moda, citada por Wallis e Robert em sua obra Curso de Estatística, é a que se refere ao cerco dos plateus pelos peloponésios em 428 a.C. No inverno desse ano os plateus, juntamente com os atenienses, estavam sitiados pelos peloponésios e pelos beócios. Armaram um plano para escaparem forçando a passagem pelas muralhas inimigas.

Para construir escadas que alcançassem a altura da muralha inimiga muitas pessoas contaram e recontaram, ao mesmo tempo, as camadas de tijolos. Ainda que alguém errasse a contagem, a maioria haveria de ter acertado. Foi dessa forma que obtiveram o comprimento necessário para as escadas alcançarem o objetivo.

O termo moda foi utilizado pela primeira vez por Karl Pearson, em 1895, influenciado pela maneira de falar das pessoas ao afirmarem que tal objeto está na moda, com o significado de coisa mais freqüente (Gonçalves, 1978). Essa definição permite observar que um conjunto de valores pode possuir mais de uma moda."

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/12
· votar


tambourine man
Que estranho, sempre achei que uma pessoa inteligente nunca refutaria algo além da compreensão dela

Por isso todo homem inteligente é heterossexual, mas o mesmo não se aplica às mulheres heterossexuais.

Cavaleiro
Veterano
# set/12
· votar


Ou seja: quando falam que ser ateu é modinha, por exemplo, estão usando erroneamente a palavra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a uma amiga me chamou de "ateu por modinha"