O ser humano já nasce ruim ou é corrompido pela sociedade que lhe cerca?

Autor Mensagem
d.u.n.h.a.
Veterano
# set/12
· votar


Apesar de ser da SuperInteressante essa matéria é bem legal: http://super.abril.com.br/cotidiano/conheca-historia-criancas-ja-nasce m-686177.shtml

Pedro_Borges
Veterano
# set/12 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Todo ser nasce carregado de energias prositivas carregadas para o bem, porém trás consigo o instinto da sobrevivência. Aí é que a coisa começa a pegar quando ele enfrenta a competição. É daí para frente que acontece a transformação. Uns se transformam para mais e outros menos, depende da segurança/insegurança psicológica de cada um.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# set/12
· votar


Mas respondendo ao tópico, sim, eu acredito que, no geral, a pessoa é moldada dentro da sociedade em que vive, e que a mesma pessoa pode ser diferente sendo colocada em diferentes sociedades.

Mas também chega a ser utópico dizer que numa sociedade perfeita (que por si só já é utópica), não haveriam seres corrompidos. Acredito que existem aqueles pré-dispostos a corrupção.

Spect
Veterano
# set/12
· votar


E o que é ser "ruim"?

guizimm
Veterano
# set/12
· votar


Spect
tbm pensei isso

Spect
Veterano
# set/12
· votar


guizimm
tbm pensei isso

Definam:
1. Comportamento natural.
2. Comportamento exigido na sociedade.

Se o comportamento natural está correto dentro da sociedade, então ele nasce "bom" e é corrompido. Se o comportamento natural está errado dentro da sociedade, então ele nasce "ruim".

Vitalogy
Veterano
# set/12
· votar


d.u.n.h.a.

Nossa, essas duas histórias realmente impressionam pelo fato da idade deles, mas concorda comigo que uma criança bem cuidada, que teve amor e educação dos pais desde o nascimento, concorda que ela não terá motivos para exercer tal crueldade???

Agora pensa o oposto, uma criança nasce, desde pequena ela é espancada e vive num local cujo violência predomina... Essa criança tem tudo para se tornar uma pessoa agressiva, mesmo que ainda criança!!!

Tudo depende do que ocorre ao redor, não querendo julgar, mencionei favelas pode ter sido um gesto de preconceito, mas tudo vai da educação e o modo que criamos nossos filhos, somos o espelho deles =)

cafe_com_leite
Veterano
# set/12
· votar


Pedro_Borges
Todo ser nasce carregado de energias prositivas carregadas para o bem, porém trás consigo o instinto da sobrevivência. Aí é que a coisa começa a pegar quando ele enfrenta a competição. É daí para frente que acontece a transformação. Uns se transformam para mais e outros menos, depende da segurança/insegurança psicológica de cada um.
O professor falou algo parecido.
Spect
Se o comportamento natural está correto dentro da sociedade, então ele nasce "bom" e é corrompido. Se o comportamento natural está errado dentro da sociedade, então ele nasce "ruim".
Aí entra o negócio da ética x moral.
Vitalogy
Mas em casos em que dois irmãos são tratados da mesma forma, pela as mesmas pessoas, e acontece de um ser bom e o outro ruim? é bem difícil essa questão.

Atom Heart Mother
Veterano
# set/12
· votar


a dúvida é o combustível do mundo.

cafe_com_leite
Veterano
# set/12
· votar


Atom Heart Mother
a dúvida é o combustível do mundo.
Pode crê!

guizimm
Veterano
# set/12
· votar


Spect
eu acho(não que eu possa achar muito) que cada um tem certas tendências, e a gente nasce com isso, podemos reagir de determinadas formas em determinadas situações em quais as reações podem ser consideradas ruins, aí a pessoa teria nascido com essa tendência, mas a ''sociedade''(ou outros fatores, mas não saiamos do foco) que impôs ao sujeito essa situação.

guizimm
Veterano
# set/12
· votar


a dúvida é o combustível do mundo
pensei que fosse o dinheiro

d.u.n.h.a.
Veterano
# set/12
· votar


Vitalogy
Nossa, essas duas histórias realmente impressionam pelo fato da idade deles, mas concorda comigo que uma criança bem cuidada, que teve amor e educação dos pais desde o nascimento, concorda que ela não terá motivos para exercer tal crueldade???

Nem sempre cara. A maioria desses casos são de crianças psicopatas, que independente da criação vão se tornar monstrinhos impossíveis de se controlar.

cafe_com_leite
Veterano
# set/12
· votar


d.u.n.h.a.

Nem sempre cara. A maioria desses casos são de crianças psicopatas, que independente da criação vão se tornar monstrinhos impossíveis de se controlar.

Além de que tem casos de péssima criação e o sujeito consegue ser uma pessoa boa.

Les Guitar
Veterano
# set/12
· votar


Um rottweiler ou pit bull que são considerados como "cães ruins e malvados" pela sociedade, se bem tratados desde pequenos, jamais o atacarão quando adultos!!!

Até o instinto deles falar mais alto e eles arrancarem o teu braço fora.

Dave Mustarda
Veterano
# set/12
· votar


Jesse Pomeroy - Jesse Pomeroy, nascido em 29 de novembro de 1959

...

Morreu de causas naturais na idade de 72 anos.

Algo não faz sentido aqui...Mas realmente a historia é tensa =/

Quanto ao tema principal,eu acho que as pessoas nascem com tendência a serem más e a sociedades só dão uma "força".

cafe_com_leite
Veterano
# set/12
· votar


Jesse Pomeroy - Jesse Pomeroy, nascido em 29 de novembro de 1959

...

Morreu de causas naturais na idade de 72 anos.

Então estamos em 2031 certo?

Dave Mustarda
Veterano
# set/12
· votar


cafe_com_leite

Não,em 2031 as maquinas dominaram o mundo e nos colocaram na matrix.Na verdade estamos no ano de 2115 o/

Vitalogy
Veterano
# set/12
· votar


Aff só tem maluco nesse lugar /Ó.ò\

Vou até sair daqui e tomar um suquinho fresquinho que minha mãe fez =)

Roy.Mustang
Veterano
# set/12 · Editado por: Roy.Mustang
· votar


Lembrei da versão do Jeff Beck para Somewhere over the rainbow



Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/12
· votar


Tem gente que já nasce filho da puta.

suitsu
Veterano
# set/12
· votar


cafe_com_leite
Não sei se uma pessoa ja nasce com maldade, creio que ela seja corrompida pelos outros, pessoas que passam por cima de qualquer um para se dar bem, conheço muitas assim, o problema é saber se ter o que chamam de "maldade" é algo bom ou ruim... muita gente questiona os outros por não "terem maldade", falando como se aquilo fosse algo exencial pra se viver...

Viciado em Guarana
Veterano
# set/12
· votar


Die Kunst der Fuge
O Catra fala alguma coisa sobre isso?

cafe_com_leite
Veterano
# jan/13
· votar


Ontem me falaram um argumento interessante a respeito:
Algum pai ensina seu filho a mentir? Com certeza não, só se for pais desnaturados. Então como ele aprendeu a mentir?

guizimm
Veterano
# jan/13
· votar


cafe_com_leite
Então como ele aprendeu a mentir?
vendo os outros mentirem ué, não entendi aonde vc quer chegar

dibass
Veterano
# jan/13
· votar




cafe_com_leite
Veterano
# jan/13
· votar


Eu cheguei a conclusão que o ser humano nasce ruim, alguns a sociedade consegue controlar sua maldade, outros não.

koister
Veterano
# jan/13 · Editado por: koister
· votar


na verdade o próprio ser humano dá a definição de ruim, sem a nossa visão e perspectiva, a maldade não seria maldade, seria só uma maneira de interpretar uma ação.
Se a sociedade faz da ação ela boa ou ruim, ela que corrompe.
a sociedade é juiz , jurado e executor!

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# jan/13
· votar


O homem é produto do meio.

Rob_Nicolau
Veterano
# jan/13 · Editado por: Rob_Nicolau
· votar


cafe_com_leite
Mas é claro que todo pai e toda mãe mentem para os filhos!!!

Na verdade, nossa criação é baseada em mentiras!

Quando vc chora, alguém te diz que um Boi de Cara Preta vai te pegar por você ter medo de Careta.

Quando você quer algo perigoso, Te dizem que tal objeto faz Xixi na mão de criança.

Quando vc perde o primeiro dente-de-leite, Te dizem que uma fada vai trocar ppor moedinhas se você guardar embaixo do travesseiro

Quando alguém nasce, Te dizem que foi a Cegonha que trouxe..

Agora eu te pergunto... O que passa na tua cabeça quando você percebe que não foi uma boa criança e mesmo assim o papai noel te trouxe presentinho??? (Imagine numa comunidade pobre acontecendo o contrário) Cai a ficha: Era tudo mentira!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O ser humano já nasce ruim ou é corrompido pela sociedade que lhe cerca?