Amar sua família: isso vem da sociedade ou do instinto animal do ser humano?

Autor Mensagem
Villts
Veterano
# abr/12


Segue a questão.

One More Red Nightmare
Veterano
# abr/12
· votar


indiscernível.

One More Red Nightmare
Veterano
# abr/12
· votar


indiscernível.

Villts
Veterano
# abr/12
· votar


Porque?

One More Red Nightmare
Veterano
# abr/12
· votar


porque sim, zequinha

Villts
Veterano
# abr/12
· votar


One More Red Nightmare
Porque sim não é resposta?

/zequinha

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Amar é se orgulhar, empatizar, sentir que pode compartilhar, se sentir acompanhado, se sentir pertencente de forma reconfortante.
Nem todo mundo ama sua família porque nem toda famílai é struturada em cima destes preceitos.

Bebês são potencialmente dependentes de quem cuide deles. Com o tempo sentirão prazer ou não na companhia daquelas pessoas. E o amor ou o desafeto vão surgir do desenrolar deste relacionamento que se constrói, não surge do vínculo consanguíneo.

jbn1
Veterano
# abr/12
· votar


Do instinto animal

snowwhite
Veterano
# abr/12 · Editado por: snowwhite
· votar


jbn1
Do instinto animal

Se fosse assim todo mundo amaria sua família. Muita gente odeia ou não sente afinidade alguma. E crianças adotadas costuma sentir alguma coisa pelas pessoas que as adotaram.

Villts
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite
Bebês são potencialmente dependentes de quem cuide deles. Com o tempo sentirão prazer ou não na companhia daquelas pessoas. E o amor ou o desafeto vão surgir do desenrolar deste relacionamento que se constrói, não surge do vínculo consanguíneo.

E a mãe em relação ao filho? Digo, isso vem desde que ela sabe que o bebê tá na barriga, o que mostra ser social, mas o instinto de proteção não forma esse "amor"?

Acho que não consegui me expressar bem <o>

Villts
Veterano
# abr/12
· votar


Ao som de:

http://www.youtube.com/watch?v=2aRC3YY3svs&feature=related


snowwhite
Veterano
# abr/12 · Editado por: snowwhite
· votar


Villts
E a mãe em relação ao filho? Digo, isso vem desde que ela sabe que o bebê tá na barriga

Não não vem. Tem mulher que só vai sentir apego ao filho bem depois de nascido. E algumas os rejeitam.
Instinto de proteção é muito forte, mas pode tb não aparecer. Tem mulher que doa o filho ( ou até jogar fora) sem sentir muito com isto. Claro que isto é uma minoria, mas o amor mesmo surge do relacionamento, do dia-a -dia, do círculo de afeto que se forma entre as partes, da cumplicidade com o pai da criança e toda a célula familiar ( ou apenas do casal com a prole).

Villts
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite
Então isso é mais interessante do que eu imaginava.

jbn1
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite

Sim e é por isso mesmo q é pelo instinto animal, igual quando uma cadela adota um gato como seu filhote e o ama como a todos os outro. Todos ou quase todos, temos um pouco de animal irracional.

crianças adotadas costuma sentir alguma coisa pelas pessoas que as adotaram.


Exato, porque as pessoas que as adotaram teve o instinto de as amar mesmo elas não sendo suas .

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Villts

Então isso é mais interessante do que eu imaginava.

É as coisas no ser humano não são assim tão simples. Nunca conversou com ninguém que disse ter a sensação de estranheza com realçao à própria família? Como se houvesse em algum lugar do mundo uma outra família à qual se ajustasse melhor e que pudese realmente amar.

snowwhite
Veterano
# abr/12 · Editado por: snowwhite
· votar


jbn1
Sim e é por isso mesmo q é pelo instinto animal, igual quando uma cadela adota um gato como seu filhote e o ama como a todos os outro. Todos ou quase todos, temos um pouco de animal irracional.

crianças adotadas costuma sentir alguma coisa pelas pessoas que as adotaram.


Exato, porque as pessoas que as adotaram teve o instinto de as amar mesmo elas não sendo suas .


Ma eu acho que a proposta do tópico é discutir se o laço consaguíneo é o que faz o amor surgir. E não é porque você stá com aquela família que você vai amá-los ou vai ser amado.

Villts
Veterano
# abr/12 · Editado por: Villts
· votar


snowwhite
Nunca conversou com ninguém que disse ter a sensação de estranheza com realçao à própria família? Como se houvesse em algum lugar do mundo uma outra família à qual se ajustasse melhor e que pudese realmente amar.

Eu fiz essa pergunta justamente por isso.

Minha família é mto gente fina mas são mto diferentes de mim (todos) e eu me vejo "boiando", me sinto como ovelha negra, e as vezes com aversão a algumas coisas e pessoas mto frequentemente... então pairou a pergunta

jbn1
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite

Então o instinto animal significa o laço sanguíneo ? O que vem da sociedade significa o q?

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


Tenho uma teoria, de que talvez o amor tanto paterno quanto materno, surjam da convivência com a criança, com acompanhar o seu processo de crescimento, e não necessariamente com a gestação. Não acredito que o amor tenha uma relação direta com os laços sanguíneos, acredito que surge muito mais da convivência e as relações estalecidas, relações essas, que ao invés de ocasionar o amor, podem também ocasionar o ódio, mesmo dentro do ambiente familiar. Também tem que se levar em questão o que seria uma família para o ser humano, pois ela não precisa ser necessariamente proveniente do parentesco, mas o seu conceito pode ser mais abrangente. Lembrei até de uma frase que ouço muito: ás vezes um amigo, pode valer muito mais que um irmão.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Villts

Minha família é mto gente fina mas são mto diferentes de mim (todos) e eu me vejo "boiando", me sinto como ovelha negra, e as vezes com aversão a algumas coisas e pessoas mto frequentemente... então pairou a pergunta

Eu tb =)

Villts
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite
Pelo que eu vejo vc postar (e sempre vi, desde tempos atrás) vc tem uma puta semelhança cmg no ceticismo haha

Kirk Hetfield
Veterano
# abr/12
· votar


e do instinto natural e antigo do ser humano

esse instinto já teve ter 2 milhões de anos

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


jbn1

Então o instinto animal significa o laço sanguíneo ? O que vem da sociedade significa o q?

Não.. O instinto animal pode ser tanto consanguíneo como por adoção. O que eu quero dizer é que o amor, o sentimento de pertencimento e apaixonamento mesmo surge quando as pessoas encontram afinidade e reciprocidade que se se mostra gratificante através do tempo. O social está em tudo isto, é o resultado desta convivência.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Villts

Pelo que eu vejo vc postar (e sempre vi, desde tempos atrás) vc tem uma puta semelhança cmg no ceticismo haha

Pode ser mesmo =)

jbn1
Veterano
# abr/12
· votar


Villts

Minha família é mto gente fina mas são mto diferentes de mim (todos) e eu me vejo "boiando", me sinto como ovelha negra, e as vezes com aversão a algumas coisas e pessoas mto frequentemente

Eu já me senti assim, mas nem por isso deixei de amá- los, não pelo fator sangue e sim por eles serem simplesmente como são, por agirem como são e por me amarem como sou. Mas há outro fator muito importante, passo a amar as pessoa com facilidade ou eu não sei o que é o amor?

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/12
· votar


Instinto.
Mas a sociedade explora muito isso!

jbn1
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite

É eu entendi tudo isso,e concordo. Acho q interpretei esse tópico de uma forma totalmente diferente.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


g.wilhelms

Tenho uma teoria, de que talvez o amor tanto paterno quanto materno, surjam da convivência com a criança, com acompanhar o seu processo de crescimento, e não necessariamente com a gestação.

Posso atestar que sim. =)

Eu acho que quando a gente se depara consigo próprio cuidando, protegendo e "construindo" um outro ser tão pequeno ( e complexo, além de semelhante à gente) é cmo se nos descobríssemos com um potencial enorme de amor e isto gera uma autoestima muito grande ( no sentido de força e de superação) e uma contínua vontade de dar e receber. O vínculo se estabelece e as trocas o fortalecem.

Não acredito que o amor tenha uma relação direta com os laços sanguíneos, acredito que surge muito mais da convivência e as relações estalecidas, relações essas, que ao invés de ocasionar o amor, podem também ocasionar o ódio, mesmo dentro do ambiente familiar. Também tem que se levar em questão o que seria uma família para o ser humano, pois ela não precisa ser necessariamente proveniente do parentesco, mas o seu conceito pode ser mais abrangente. Lembrei até de uma frase que ouço muito: ás vezes um amigo, pode valer muito mais que um irmão.

Concordo com tudo isto.

snowwhite
Veterano
# abr/12 · Editado por: snowwhite
· votar


Viciado em Guarana

Instinto.
Mas a sociedade explora muito isso!


O que eu acho mais provável é que o instinto seja forte, mas ele não é o suficiente e neme xclui a possiblidade de uma família mal estruturada se odiar. Ou seja, consaguinidade não é garantia de afinidade e muito menos de amor.
O que a sociedade explora é a coisa do amor incondicional e 100% verdadeiro entre os familiares. Isto é mito.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


jbn1

É eu entendi tudo isso,e concordo. Acho q interpretei esse tópico de uma forma totalmente diferente.
=)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amar sua família: isso vem da sociedade ou do instinto animal do ser humano?