Sobre os protestos estudantis que tomam conta do Chile

    Autor Mensagem
    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # ago/12


    Estava eu num rápido acesso ao Globoesporte.com para ver notícias sobre o Santos que começa a decidir hoje no Chile a Recopa Sulamericana contra a La U.

    Eis que me deparo com a seguinte notícia:

    Em meio a protestos estudantis, Santos decide Recopa contra La U
    Estudantes espalhados pela capital do país protestam contra os preços cobrados pelas faculdades e a qualidade do ensino, que consideram ruim. Além disso, pleiteiam universidades públicas, que, no momento, não existem. Entre as várias escolas e universidades tomadas pelos estudantes, está a Casa Central da Universidad de Chile, que tem o mesmo nome do adversário do Peixe. O local, aliás, está ocupado há três dias e alguns manifestantes fazem até greve de fome.

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2012/08/em- meio-protestos-estudantis-santos-decide-recopa-contra-la-u.html

    Pra esclarecer melhor o caso:
    No Chile, protesto de estudantes leva a confrontos com policiais e 139 prisões
    BRASÍLIA - Na semana passada, as escolas foram ocupadas não só na capital, mas também no interior do Chile...

    Uma nova série de protestos, liderados por estudantes secundaristas, levou na última quinta-feira (16) à prisão 139 pessoas no Chile, em meio a confrontos entre manifestantes e os chamados carabineiros (policiais urbanos). Os estudantes exigem do governo mudanças na legislação educacional e ocupam algumas escolas em Santiago, a capital, para fazer pressão. Eles querem garantias do ensino superior gratuito e a estatização de todas as escolas de ensino fundamental e médio.

    Na semana passada, as escolas foram ocupadas não só na capital, mas também no interior do Chile. Diego Mellado, um dos líderes do movimento, disse ter participado de três ocupações. "Tentamos fazer um protesto pacífico. Nós já ocupamos três vezes e fomos expulsos também três vezes”, contou.

    O movimento estudantil conta com o apoio da Assembleia Coordenadora de Estudantes Secundaristas (Aces) e da Federação Nacional dos Estudantes Secundários (Cones), além da Confederação de Estudantes do Chile (Confech), que reúne os professores. O ministro da Educação do Chile, Harald Beyer, apelou para a busca de diálogo.

    A porta-voz da Confech e vice-presidente da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FEQ), Camila Vallejo, alertou sobre os riscos de o governo liderar as retiradas de estudantes das escolas. A prefeitura de Santiago é que promoveu a retirada dos estudantes que ocupavam os colégios da capital.

    Desde o ano passado, o Chile vive frequentes protestos em defesa de mudanças na legislação de ensino do país.

    http://www.dci.com.br/internacional/no-chile,-protesto-de-estudantes-l eva-a-confrontos-com-policiais-e-139-prisoes-id307880.html

    E eu me pergunto, aqui no Brasil a greve comendo solta, mas e as reivindicações estudantis, os protestos fora de redes sociais, onde estão?

    Porque até agora não vi nenhum grande movimento de estudantes contra essa paralização fora do Facebook. Os caras estão fazendo até greve de fome, aqui o povo tá dormindo esperando algum dia as aulas voltarem. Até quando, Brasil?

    ...

    brunohardrocker
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Atenção para mais um clássico Brasil x Chile

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Tudo comunista.

    brunohardrocker
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    pleiteiam universidades públicas, que, no momento, não existem.

    E ainda estão reclamando.

    TWT ICE
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    culpa da globo?

    Redes
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Se no Chile tivesse facebook, eles não iriam brigar nas ruas...

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Segundo este ranking, eles não parecem estar tão mal de Universidades não:

    http://www.usnews.com/education/worlds-best-universities-rankings/best -universities-in-latin-america

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Pois é, e mesmo assim eles cobram melhorias.

    Brasileiro que é acomodado mesmo...

    mvrasseli
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Esses estudantes do Brasil são realmente uma piada!! Vamo protestar gente, eu tenho que pegar meu diploma ainda esse ano, tou a dois anos só pegando certificado porque essa porra de Instituto Federal tá de greve!!!!!!!!!!!!!!

    Eric Clapton
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    O bom do Brasil é quem aula vaga pra jogar truco o/






    Que que que foi?

    Você nunca fez isso também? ¬¬

    Shredder_De_Cavaquinho
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    E eu me pergunto, aqui no Brasil a greve comendo solta, mas e as reivindicações estudantis, os protestos fora de redes sociais, onde estão?

    Porque até agora não vi nenhum grande movimento de estudantes contra essa paralização fora do Facebook. Os caras estão fazendo até greve de fome, aqui o povo tá dormindo esperando algum dia as aulas voltarem. Até quando, Brasil?


    Eu fui em meia duzia de atos, alguns com pelo menos 15 mil pessoas e 1 com quase 80 mil, e você? Não se informar direito e ficar por aí cagando em cima do movimento é muito facil.

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Shredder_De_Cavaquinho
    Eu fui em meia duzia de atos, alguns com pelo menos 15 mil pessoas e 1 com quase 80 mil, e você? Não se informar direito e ficar por aí cagando em cima do movimento é muito facil.

    Grandes merda, 80 mil não é nada perto do número de estudantes em UF's no Brasil.

    E qual efeito prático essas ações causaram?

    Shredder_De_Cavaquinho
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Grandes merda, 80 mil não é nada perto do número de estudantes em UF's no Brasil.

    Beleza, fornece logistica aí pra gente juntar todos estudantes do Brasil em um lugar só.

    E qual efeito prático essas ações causaram?

    Para as federais? Não sei. Com certeza fortaleceram o movimento, vide a recente ocupação do canecão pela UFRJ. No caso da UERJ, onde eu estudo, já há a garantia do aumento da bolsa, ampliação do RU e revogação de algumas ações do reitor.

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Shredder_De_Cavaquinho
    Beleza, fornece logistica aí pra gente juntar todos estudantes do Brasil em um lugar só.

    não falo em lugar só, mas pelo menos um desses em cada capital no mesmo dia já seria algo notável.

    Tá rolando um evento do tipo no Facebook:

    http://www.facebook.com/groups/230915617002965/335060389921820/?ref=no tif&notif_t=group_activity#!/events/419407941439537/

    mais de 240 mil convidados, mas só 21 mil confirmam presença, e mesmo assim não é garantia de nada...

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Eric Clapton
    Eu não sei jogar truco! <o>

    Me ensina?
    Eu te pago 5 paçoca!

    Snakepit
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Snakepit
    · votar


    Meu filho ouvirá Classic Rock
    E eu me pergunto, aqui no Brasil a greve comendo solta, mas e as reivindicações estudantis, os protestos fora de redes sociais, onde estão?

    Ruim sem eles, pior COM eles.

    Estudantes e sindicatos no Brasil são unicamente massa de manobra na mao de pessoas com carater e intensoes duvidosas.

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Educação superior tem que ser pública e idealmente abrigaria todos.

    não tem como uma universidade ser autônoma se sua única função é lucrar.

    nem um aluno é livre com uma mensalidade nas costas

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    haha, faculdade.

    Shredder_De_Cavaquinho
    Veterano
    # ago/12
    · votar




      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre os protestos estudantis que tomam conta do Chile