A "injustiça" contra os ricos

Autor Mensagem
fabricio92
Veterano
# ago/12 · Editado por: fabricio92


Vejo bons argumentos --tantos legais como acadêmicos-- entre os que questionam a medida aprovada no Congresso de criação de uma cota de 50% para os alunos de escolas públicas nas universidades federais. Particularmente, prefiro um sistema de bônus nas notas do que cotas. Difícil não ver nessa medida uma invasão na autonomia universitária.

O que me incomoda, porém, é que a elite grita contra essa medida que considera injusta, mas quase ninguém grita contra a maior das injustiças do ensino superior público --o de que ele é bancado com o dinheiro dos pobres, mas poucos pobres entram. A universidade pública já tem garantida uma cota para os ricos que, além da vaga, ganham a gratuidade.

O correto seria cobrar dos mais ricos e, com esse dinheiro, dar bolsa aos pobres, além de investir mais recursos para pagar melhor os professores.

Em toda essa greve das federais, não ouvi um sindicato dizendo que, talvez, quem sabe, uma forma de financiar as universidades também seja a mensalidade de quem passou a vida toda pagando caras escolas privadas.

Na maioria das vezes, as universidades veem a aproximação com as empresas, capazes de trazer financiamentos, como uma contaminação, não colaboração. Outros atacam as fundações das universidades públicas (onde se arrecadam recursos privados) como um desvio --e essa deveria ser a rota.

Folha



CindyFerrari
Veterano
# ago/12
· votar


Eu acho que universidade pública deveria ser só para estudantes oriundos de escola pública.

Segunda fui na UECE e senti uma dor no coração ao ver aqueles carrões no estacionamento próximo ao bloco de medicina.

Spect
Veterano
# ago/12
· votar


Cota para alunos de escolas públicas? Ok, mas por que não tiram agora a cota racial?

fabricio92
Veterano
# ago/12
· votar


Cota para alunos de escolas públicas? Ok, mas por que não tiram agora a cota racial?

da uma lida no livro do Darcy Ribeiro e olha como os indios e negros foram prejudicados ao longo dos séculos...

Spect
Veterano
# ago/12
· votar


fabricio92
da uma lida no livro do Darcy Ribeiro e olha como os indios e negros foram prejudicados ao longo dos séculos...

Por favor, explique para mim.

Gansinho
Veterano
# ago/12 · Editado por: Gansinho
· votar


fabricio92
ele é bancado com o dinheiro dos pobres, mas poucos pobres entram.

Se poucos pobres entram, não é por culpa dos ricos. A oportunidade existe pras duas classes. A culpa é do governo que não faz um ensino gratuito de base de qualidade. Os ricos não devem ser "penalizados" por isso.

da uma lida no livro do Darcy Ribeiro e olha como os indios e negros foram prejudicados ao longo dos séculos...

E o que que isso tem a ver? Vamos dar vantagens pros índios e negros agora só porque eles foram injustiçados na história? Isso é ridículo.

O correto seria cobrar dos mais ricos e, com esse dinheiro, dar bolsa aos pobres, além de investir mais recursos para pagar melhor os professores.

Essa é uma asneira sem tamanho. A constituição diz que somos todos iguais. Você não pode cobrar de um e usar esse dinheiro pra fazer com que outros obtenham o serviço de graça. Isso é discriminação.

Essa questão de cotas é ridícula. Eu até aceito cotas (pequenas) para pobres. Mas cota racial é completamente ridícula.

Roy.Mustang
Veterano
# ago/12
· votar


Cota racial é idiotice. Sou a favor de que as universidades públicas fossem apenas para quem tivesse feito todo o EM em escolas públicas.

CindyFerrari
Veterano
# ago/12
· votar


Gansinho
Concordo demais com vc!

Les Guitar
Veterano
# ago/12
· votar


O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou a aprovação. “É uma reparação de anos e anos de exclusão racial e social. Não é justo que o preto e pobre trabalhe de dia para pagar a universidade e estudar à noite enquanto o branco descansa o dia todo.” O petista concluiu dizendo que “a minoria que é contra o projeto infelizmente tem o poder e é bem articulada”.

http://m.estadao.com.br/noticias/vidae,senado-aprova-cota-de-50-em-uni versidades-e-escolas-tecnicas-federais,912890.htm

Até porque branco e pobre está em falta ultimamente. Também não é justo pagar uma caralhada de impostos e não ter um ensino básico que preste.

Edson Caetano
Veterano
# ago/12
· votar


Você se sentiria mais segura sendo operada do coração por um Médico que saiu da escola pública, destas que tem aprovação continuada? só porque são pobres??

Escola pública tem bons alunos, que se esforçam, que correm atrás, e que passam em universidades publicas, sem precisar de cota ou ajuda, porque eles conseguem?

Agora vão discriminar o Rico... não é culpa dele poder ter a chance de estudar em uma escola boa, mas se não aproveitar não vai passar tambem

Separar cotas, para escolas publicas, para raças, tudo isso para mim é discriminação do próprio grupo, afirmar que não ser rico é não ter chances e se acomodar, quem quer consegue, simples assim

Mas esperar que caia uma vaga no colo, porque eu faço parte do grupo dos músicos pobres, é dose

Charles Noir
Veterano
# ago/12
· votar


Acho que cotas raciais não deveriam existir.
Não acho bom colocar uma cota de 50% para estudantes de escola pública, isso parece que é tapar o sol com peneira, mascarando a deficiencia do ensino público do Brasil.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# ago/12
· votar


mas quase ninguém grita contra a maior das injustiças do ensino superior público --o de que ele é bancado com o dinheiro dos pobres, mas poucos pobres entram

expliquem isso, porque para mim não faz o menor sentido

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/12
· votar


O correto seria acabar com o ensino superior gratuito.

CindyFerrari
Veterano
# ago/12
· votar


Edson Caetano
Agora vão discriminar o Rico... não é culpa dele poder ter a chance de estudar em uma escola boa, mas se não aproveitar não vai passar tambem
Ok, se o riquinho não estudar ele tbm não vai passar, mas não existe comparação entre a estrutura das escolas particulares e das públicas. Pode ter um liceu aqui outro ali com uma estrutura física/pedagógica bacana, mas é exceção... O cara da escola pública, além de se matar de estudar, ainda tem que conviver com estrutura precária, greves, etc.

fabricio92
Veterano
# ago/12
· votar


Spect

ta aqui o livro

Gansinho
Veterano
# ago/12
· votar


Black Fire
O correto seria acabar com o ensino superior gratuito.

Rapaz, é uma coisa a se pensar. Nos EUA é assim, e parece que funciona bem. Ensino de base é realmente mais importante que ensino superior.

Spect
Veterano
# ago/12
· votar


fabricio92
ta aqui o livro

Mas eu queria que você explicasse com seus argumentos.

Cavaleiro
Veterano
# ago/12
· votar


Tinham que dar cota também pra quem prefere ir pro funk ao invés de estudar. Estamos sendo preconceituosos com as suas escolhas.

Foquem na equidade como oportunidade em um ponto de partida, não em uma equalização forçada depois com sistema de cotas. O cara pode até entrar na universidade, mas o curso vai virar uma bosta porque vai ser balizado em relação a estes alunos ou eles vão simplemente ocupar a vaga de outro e desistir. (é isto que tem acontecido na UFSC pelo menos, em ambos os casos é uma bosta).

TASIVA
Veterano
# ago/12
· votar


mas quase ninguém grita contra a maior das injustiças do ensino superior público --o de que ele é bancado com o dinheiro dos pobres,
que eu saiba, não é só pobre que paga imposto.

The Laughing Madcap
Veterano
# ago/12
· votar


quanto mais diversa a universidade, melhor

e cotas são um bom curativo

Cavaleiro
Veterano
# ago/12
· votar


TASIVA

Na verdade eles pagam até menos impostos, visto que a maior taxação está associada a produtos de luxo. Os itens básicos de consumo que formam o IPCA tem subsídios.

Cavaleiro
Veterano
# ago/12
· votar


The Laughing Madcap
quanto mais diversa a universidade, melhor

Multiculturalismo relativista ftw

faith_girl
Veterano
# ago/12
· votar


eu acho uma injustiça ser pobre isso sim

CindyFerrari
Segunda fui na UECE e senti uma dor no coração ao ver aqueles carrões no estacionamento próximo ao bloco de medicina.
KKKKKKK eu sei como é isso...
fazer o q se são eles q tem condições de fazer esse curso,pelo menos n vai ter desculpa p ser um médico ruim.

Cavaleiro
Veterano
# ago/12
· votar


Também acho injusto que as pessoas tenham um QI diferente, devíamos fazer um programa para diminuir as oportunidades de quem tem QI, QE alto para deixar todo mundo igual.

Fatores sociais são tão aleatórios quanto fatores genéticos no início da vida, a diferença é que os fatores sociais tem maior mobilidade, sendo assim, o foco dos igualitários deveria estar na padronização genetica dos seres humanos.

TASIVA
Veterano
# ago/12
· votar


O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou a aprovação. “É uma reparação de anos e anos de exclusão racial e social. Não é justo que o preto e pobre trabalhe de dia para pagar a universidade e estudar à noite enquanto o branco descansa o dia todo.”
Lindo discurso...como se mudasse alguma coisa enquanto o ensino de base não melhora...isso resulta no sucateamento do ensino superior público, por consequência da mão de obra...

não existe comparação entre a estrutura das escolas particulares e das públicas. Pode ter um liceu aqui outro ali com uma estrutura física/pedagógica bacana, mas é exceção... O cara da escola pública, além de se matar de estudar, ainda tem que conviver com estrutura precária, greves, etc.

E as universidades públicas estão como? Bem? Vão encontrar a mesma coisa por lá...e não vão ter condições alguma de se sustentar...mesmo sem pagar mensalidade, se bancar numa universidade pública não é pra qualquer um, infelizmente. Não é a toa que 59 universidades federais estão em greve sabe...

-Dan
Veterano
# ago/12
· votar


Gansinho

Ate compartilho da sua visão, eu acho. Mas argumentar dizendo que não porque é ridiculo, é supimpa.

snowwhite
Veterano
# ago/12
· votar


da uma lida no livro do Darcy Ribeiro e olha como os indios e negros foram prejudicados ao longo dos séculos...

AFE AFE AFE

Isto nunca vai acabar porque a safadeza é grande.

snowwhite
Veterano
# ago/12
· votar


Cavaleiro

Vou apoiar, colocando em negrito.

Também acho injusto que as pessoas tenham um QI diferente, devíamos fazer um programa para diminuir as oportunidades de quem tem QI, QE alto para deixar todo mundo igual.

Fatores sociais são tão aleatórios quanto fatores genéticos no início da vida, a diferença é que os fatores sociais tem maior mobilidade, sendo assim, o foco dos igualitários deveria estar na padronização genetica dos seres humanos.


TASIVA
Veterano
# ago/12
· votar


Também acho injusto que as pessoas tenham um QI diferente, devíamos fazer um programa para diminuir as oportunidades de quem tem QI, QE alto para deixar todo mundo igual.

Fatores sociais são tão aleatórios quanto fatores genéticos no início da vida, a diferença é que os fatores sociais tem maior mobilidade, sendo assim, o foco dos igualitários deveria estar na padronização genetica dos seres humanos.

hahahaha eu ri...queria cota pra canhoto...pior preconceito de todos

DrZaius
Veterano
# ago/12
· votar


O fim da universidade pública resolveria facilmeten esse problema.


Segunda fui na UECE e senti uma dor no coração ao ver aqueles carrões no estacionamento próximo ao bloco de medicina.


Qualquer um pode sentar a bunda na cadeira, estudar, passar e estacionar seu fusca velho ou bibicleta lá. Mas é mais fácil roubar vaga dos outros.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A "injustiça" contra os ricos