Reacionarismo como herança afetiva

    Autor Mensagem
    Wanton
    Veterano
    # 27/fev/23 11:21 · Editado por: Wanton


    Esse vídeo é importante para a compreensão do tópico, o assunto começa em 1:55.



    Antônio Luiz Cagnin morreu em 2013, com 83 anos de idade. Nando moura tinha 28 anos.

    Lelo Mig
    Membro
    # 27/fev/23 12:26
    · votar


    Wanton

    Esse é o prisma, a ótica do Nando, enviesada por suas convicções (ou interesses). Não sei se significa grande coisa.

    Nando não têm nada a ver com o Antônio Luiz. Luiz era um homem calmo, extremamente dócil e um intelectual altamente competente em sua área. Foi candidato a vereador em Embú (assumiu como suplente) pelo Partido Verde. Andava decepcionado com o PT após muitas lambanças que o Partido e políticos que ele apoiava fizeram. (coisa absolutamente comum em se tratando de político, já que a maioria não presta). Normal.

    Nando não herda quase nada das características de seu pai, muito menos a sabedoria e prudência. Além do mais, há uma diferença enorme de idade, Luiz tinha idade para ser avô do Nando e acho que (neste caso nem o culpo) Nando não foi capaz de entender seu pai.

    brunohardrocker
    Veterano
    # 27/fev/23 14:29
    · votar


    Lelo Mig

    Luiz era um homem calmo, extremamente dócil e um intelectual altamente competente em sua área. Foi candidato a vereador em Embú (assumiu como suplente) pelo Partido Verde. Andava decepcionado com o PT após muitas lambanças que o Partido e políticos que ele apoiava fizeram.

    Parece um pouco a história do saudoso Eduardo Jorge.

    Wanton
    Veterano
    # 27/fev/23 14:42
    · votar


    Lelo Mig
    Nando não herda quase nada das características de seu pai, muito menos a sabedoria e prudência.

    Tenho quase certeza de que já li alguma coisa do Cagnin. Tenho o livro baixado aqui para revisar. O velho era um acadêmico respeitado, mas veja como o Nando transformou a indignação de seu pai com um episódio pontual em uma regra antipetista.

    Não sei como o velho era no dia a dia, talvez nem o Nando tivesse capacidade à época para compreender suas posições políticas. Todavia, vejo discursos de anciãos daquele tempo e noto uma certa ingenuidade com a política. Mesmo figuras sagazes, como Darcy Ribeiro, faziam discursos idealizados sobre política, incompatível com as engrenagens da prática.

    Não duvido que Cagnin estivesse meio desorientado no fim da vida, o que importa é o efeito que a perda do pai causou no Nando Moura. Do ponto de vista financeiro, acredito que tenha sido positivo. Ser um idiota público na internet é algo bastante rentável, Monark que o diga. Mas há outros tantos Nandos Mouras por aí que não tiveram a mesma sorte, são só idiotas tentando preservar o reacionarismo de gerações passadas em nome do elo afetivo com a memória de um ente que se foi.

    Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 27/fev/23 15:39
    · votar


    como alguém que perdeu o pai, no meu caso bem mais cedo que ele, é de se entender (nao necessariamente concordar) a azia que ele tem do partido

    Lelo Mig
    Membro
    # 27/fev/23 15:45 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Wanton

    "Ser um idiota público na internet é algo bastante rentável..."

    Monark era meio inocente, despreparado. Moleque que nunca saiu do quarto, sua experiência de vida era jogar Minecraft e fumar maconha. Nunca se importou de ser burro. Quando começou a ganhar dinheiro e ter fama com o Flow, sabia que continuava sendo apenas um lesado burro mas passou a acreditar que sua opinião têm alguma relevância, afinal tanta gente o segue.

    Já Nando nunca me pareceu um idiota inocente. Muito pelo contrário, entrou no Youtube prá ser grande, me parece bastante ambicioso. E me parece, também, que nunca precisou trabalhar. Desde que iniciou fica nítido que mora numa bela casa, num condomínio de alto padrão. Seu pai deve ter deixado uma situação bem confortável.

    Nando começou com um canal de guitarra, mais um entre centenas. Sabemos que se o cara não tiver um diferencial muito grande não emplaca com canal de música... e Nando nunca teve diferencial algum. Ele percebeu isso e sacou novo destino (não sei se seguindo a cartilha Olaviana); passou a criticar pesado os Youtubers grandes da primeira geração; Kéfera, Cauê Moura, PC Siqueira, Jou Jout e etc. Ele "escalou" seu sucesso as custas de criticar Youtubers famosos. Sabia que essa gente, tinha milhares de seguidores, e estes iriam notá-lo, nem que fosse para xinga-lo nos comments.

    Nessa época o Youtube era terra sem lei. Nando entrou muito pesado e muito agressivo, ódio puro. Ele chamava as Youtubers de puta... era daí prá pior. Por isso atraiu a galera hater em peso.

    Quando as regras foram surgindo, processos foram rolando, ele foi amenizando o discurso. Ele é desonesto. Estes vídeos agressivos e os que ele fala bosta sobre assuntos que não entende (como quando explica Física Quântica, tudo errado) ele tirou do ar.

    O que mais me incomoda no Nando, nem é sua posição política Liberal, conservadora, reacionária. Mas o fato dele ser desonesto. Também têm o costume de falar sobre assuntos que não entende nada, com ar de autoridade, é metido a culto, mas é enganador. Ele é mal caráter.

    Skider
    Veterano
    # 28/fev/23 09:04
    · votar


    Lelo Mig
    Também têm o costume de falar sobre assuntos que não entende nada, com ar de autoridade, é metido a culto, mas é enganador. Ele é mal caráter.

    Como a maioria dos youtubers populares da primeira geração.

    Lelo Mig
    Membro
    # 28/fev/23 09:42
    · votar


    Skider

    "Como a maioria dos youtubers populares da primeira geração."

    Eu não sou autoridade no assunto porque não assisto muito estes tipo de canal, porém, quando esse pessoal surgiu, eu as vezes assistia um ou outro vídeo e não tenho essa impressão não.

    Independente de gostar ou não, de o conteúdo ter alguma relevância, Kefera, Jout Jout, PC Siqueira, Cauê Moura, Felipe Neto e etc., faziam mais vídeos sobre comportamento. Falavam de suas próprias vidas, seus relacionamentos, davam pitaco sobre um outro fato em destaque (assim como quem conversa com um colega)... não me recordo de alguém, além do Nando, querer explicar física quântica, geopolítica, economia e etc.

    Mas posso estar enganado.

    Wanton
    Veterano
    # 28/fev/23 10:45
    · votar


    Jonas Kahnwald
    é de se entender (nao necessariamente concordar) a azia que ele tem do partido

    Mas não era o partido, era o partido em Embu das Artes. E a treta era com um político do partido, não com o partido todo. É muita ingenuidade achar que só tem santo nos partidos, partido é um ambiente propício para ratos se criarem.


    Lelo Mig
    desonesto
    enganador
    mal caráter

    Ele é tudo isso, não há dúvidas. Como você notou, nenhum YouTuber daquela geração se promoveu usando de um expediente tão sórdido. O que me instiga, contudo, é o quanto do personagem que ele criou é produto de sua relação afetiva com as crenças do pai. O reacionarismo é uma desconexão com o próprio tempo. Ninguém é reacionário sem criar algum vínculo com valores do passado.

    Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 28/fev/23 11:00
    · votar


    Wanton
    Mas não era o partido, era o partido em Embu das Artes. E a treta era com um político do partido, não com o partido todo. É muita ingenuidade achar que só tem santo nos partidos, partido é um ambiente propício para ratos se criarem.

    Sim, digamos que ele supervalorizou um caso como esse.
    Mas sobre a corrupção, esse é o principal motivo pra eu me manter muito contente longe da política.

    Eu entendo quando vc fala sobre ingenuidade e etc com relação a esperar que eles sejam honestos. Mas no meu caso não é ingenuidade, pelo contrário, eu realmente sei que a grande maioria é um bando de safado. O que na verdade, reforça meu ponto de vista.

    Pq nao vou pelo caminho de criticar fulano ou ciclano em específico, mas criticar o sistema como um todo, e de acordo com minhas crenças, esperar por aquele que realmente merece confiança

    brunohardrocker
    Veterano
    # 28/fev/23 12:13
    · votar


    Lelo Mig
    PC Siqueira
    Cauê Moura
    Felipe Neto

    Sempre posaram e ainda posam de super entendidos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reacionarismo como herança afetiva