Autor |
Mensagem |
Meu filho ouvirá Classic Rock Veterano |
# ago/12
Opa pessoal, tudo bom?
Infelizmente ocorreu esse fato. Um amigo me contou que perdeu a mãe recentemente, agora é ele (filho único) e o pai. Pelo o que ele me falou, a mãe dele tem duas contas bancárias com um pouco de dinheiro em cada uma. e uma casa no nome dela e do marido, porém a casa não tem escritura, somente o contrato de compra e venda do lote. Então qual o procedimento pra que eele tenha acesso às contas bancáras, e como proceder com relação a casa? Ele quer evitar fazer inventário pois os custos para o inventário o obrigariam a usar todo o dinheiro disponível nessas contas talvez ele precisa do dinheiro pra outras coisas.
Se alguém puder ajudar, por favor. Ele veio a mim pq eu estudo direito e tals, mas só fiz um semestre, mal tenho Direito em si na graduação (só Direito Civil) e só aprendi algumas coisas relacionadas a isso em Direito Romano, não sei se a legislação sobre herança de bens ainda seguem aqueles padrões. Pros queridos, fiquem tranquilos que é um amigo mesmo, comigo está tudo bem.
Valeu? Ajudem o amigo, por favor.
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# ago/12
· votar
não sei se a legislação sobre herança de bens ainda seguem aqueles padrões Claro que sim, todos os escravos ficam com o filho varão.
|
# ago/12
· votar
Black Fire
Cara, sem brincadeiras, por favor. É muito sério esse assunto.
|
Viciado em Guarana Veterano |
# ago/12
· votar
Então qual o procedimento pra que eele tenha acesso às contas bancáras
Basta ter o cartão, senha e as letras de acesso, não?
|
Aí dentro Veterano |
# ago/12
· votar
senha e as letras de acesso
A pessoa que tinha isso morreu.
|
# ago/12
· votar
up. por favor gente, é sério!
|
paulinho pc Veterano |
# ago/12
· votar
Meu filho ouvirá Classic Rock
Man, oriente o seu amigo a procurar um advogado, que seja de confiança. Agora, como é o relacionamento do seu amigo com o próprio pai?
|
# ago/12
· votar
Já descobri, as contas pra conseguir tudo certo é via alvará judicial, através de um advogado. Isso precisará de uma autorização de um Juiz, é um processo no fórum.
|
# ago/12
· votar
paulinho pc
Isso eu já orientei, mas muita coisa não precisa de advogado em primeiro momento.
Ele mora junto com o pai dele.
não sei se a legislação sobre herança de bens ainda seguem aqueles padrões Claro que sim, todos os escravos ficam com o filho varão. Aliás, problemas com falta de capacidade de leitura de texto e analfabetismo jurídico, visto que eu disse padrões, que de fato moldam o direito de quase o mundo inteiro, isso se resolva em outro tópico. Pra você es os infelizes que viram graça na brincadeira estúpida num tópico muito importante...
|
The Laughing Madcap Veterano |
# ago/12
· votar
Meu filho ouvirá Classic Rock
meu chapa, é nessa hora que você vai odiar estar fazendo direito.
será um processo e o inventário pode demorar indefinidamente para ser liberado, graças à maldita máquina burocrática.
e se não conseguir liberar e de alguma forma for declarada herança vacante, vai pro caixa da USP. Não sei se é possível ser declarada vacante a herança nesse caso, onde há herdeiros, mas tudo é possóvel naquela merda chamada judiciário com um pouco de semântica e burocracia.
Por isso é bom deixar um testamento.
|
paulinho pc Veterano |
# ago/12
· votar
Meu filho ouvirá Classic Rock Já descobri, as contas pra conseguir tudo certo é via alvará judicial, através de um advogado. Isso precisará de uma autorização de um Juiz, é um processo no fórum. Isso eu já orientei, mas muita coisa não precisa de advogado em primeiro momento.Ele mora junto com o pai dele.
Melhor assim. Que foda perder a mãe. Qual a idade do seu amigo?
|
paulinho pc Veterano |
# ago/12
· votar
The Laughing Madcap e se não conseguir liberar e de alguma forma for declarada herança vacante, vai pro caixa da USP
Isso, somente se não houvesse ninguém. Há o filho que é herdeiro direto, e o marido, que conforme a comunhão do casamento, é detentor das partes cabíveis. Não é isso?
|
# ago/12
· votar
paulinho pc
21.
The Laughing Madcap complicado, me senti um inútil aqui, ainda bem que meu pai veio me ajudar a aconselhar o cara (ele é bacharel, tá pra se aposentar já...)
será um processo e o inventário pode demorar indefinidamente para ser liberado, graças à maldita máquina burocrática. sim, normal.
e se não conseguir liberar e de alguma forma for declarada herança vacante, vai pro caixa da USP. Não sei se é possível ser declarada vacante a herança nesse caso, onde há herdeiros, mas tudo é possóvel naquela merda chamada judiciário com um pouco de semântica e burocracia.
A situação dele dá pra ser resolvida sim, o problema é os impostos que o governo pode querer cobrar sobre os valores/bens.
Por isso é bom deixar um testamento. Pois é, mas o mesmo não é imprescindível ^^
|
# ago/12
· votar
paulinho pc Há o filho que é herdeiro direto, e o marido, que conforme a comunhão do casamento, é detentor das partes cabíveis. Não é isso?
procede.
|
paulinho pc Veterano |
# ago/12
· votar
Meu filho ouvirá Classic Rock 21
foda hein man. Eu nunca perdi ninguém assim tão próximo, pai, mãe, irmãos...nem imagino a dor. Minha mulher perdeu um irmão. É tenso!
|
kiki Moderador |
# ago/12
· votar
Meu filho ouvirá Classic Rock recomendo ao inves de procurar aqui no forum, fazer amigos que estejam no 4º/5º ano da faculdade e perguntar, tem mais chance de boas respostas!
|
# ago/12
· votar
kiki
pedi auxilio pro meu pai, bacharel com décadas de vida jurídica. Não era o ramo dele, mas acho que ele manja mais que aqueles estagiários que estão bitolando pra entrar na OAB hahaha
|
Aí dentro Veterano |
# ago/12
· votar
Caralho, o The Laughing Madcap faz cosplay de Da Vinci.
|
qew Veterano |
# ago/12
· votar
Meu filho ouvirá Classic Rock Ele veio a mim pq eu estudo direito e tals
E aí vc vem aqui?!
Se tu faz direito seria mais interessante procurar um dos seus professores !
No mais, entendo que se não tem testamento a parada vai se estender por um longo tempo.
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# ago/12
· votar
pedi auxilio pro meu pai, bacharel com décadas de vida jurídica
parabéns.
|
One More Red Nightmare Veterano |
# ago/12
· votar
Porque era muito mais penoso perguntar a algum professor.
|
# ago/12
· votar
Porque era muito mais penoso perguntar a algum professor.
Porque eu estou no 1ºano e a metade dos meus professores não tem formação jurídica?
O professor mais adequado para me ajudar é o Direito Civil, mas ele só aparece lá de segunda e terça, ou seja, só semana que vem.
Mas enfim...
|
One More Red Nightmare Veterano |
# ago/12
· votar
Porque eu estou no 1ºano e a metade dos meus professores não tem formação jurídica?
sei la, to achando que tua faculdade é de mentirinha cara.
|