O Julgamento do Mensalão

Autor Mensagem
Konrad
Veterano
# out/12
· votar


Sephiro
Muita injustiça esse julgamento.

Engraçado que mesmo quando algo funciona é possível encontrar quem tenha pensamento divergente.


Fui irônico.... só para constar.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/12
· votar


Em Agosto eu escrevi isso aqui:

meu pai acabou de me falar que a Época lançou uma edição falando sobre as relações dó Lewandowski com o Lula

Hoje achei a tal reportagem:

A república de São Bernardo

O prefeito Luiz Marinho, o ministro Ricardo Lewandowski, o empresário Laerte Demarchi e o ex-presidente Lula fazem parte do mesmo círculo de amigos – e voltaram a ser muito próximos

ALBERTO BOMBIG E VINÍCIUS GORCZESKI

Em janeiro do ano passado, o município de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, ganhou um morador ilustre: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele ocupa a cobertura de um edifício residencial na Avenida Prestes Maia, no bairro Santa Teresinha, próximo ao centro da cidade em que se projetou, nos anos 1980, como líder do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. De lá para cá, a visibilidade do município – e sua prosperidade – só tem crescido. É de São Bernardo o prefeito Luiz Marinho, escolhido por Lula para ser o articulador político de seu grupo dentro do PT. No dia 5 deste mês, Marinho recebeu a visita de Dilma Rousseff na inauguração de uma unidade de saúde – ele foi o único prefeito petista candidato à reeleição que teve a oportunidade de posar para uma foto com a presidente. Marinho é amigo do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, que nasceu no Rio de Janeiro e foi criado em São Bernardo. Lewandowski foi o revisor do processo do mensalão e participa do julgamento que mobilizará o país a partir do dia 2 de agosto. Os três – Marinho, Lewandowski e o próprio Lula – são frequentadores do restaurante São Judas Tadeu e amigos do dono, Laerte Demarchi, um são-bernardense da gema. Laerte se orgulha de ter assistido, no estabelecimento famoso pelo frango com polenta, ao nascimento do partido político que há dez anos governa o Brasil.

Marinho, Lewandowski, Demarchi e Lula pertencem a um mesmo círculo de amigos – e o relacionamento dos quatro vem se estreitando nos últimos tempos. O prefeito Marinho é um homem afeito a celebrações públicas. Nos últimos dois anos, organizou três homenagens a Lewandowski, cuja família fez história em São Bernardo. Lewandowski esteve presente a todas. A mais recente foi no dia 28 de março, na Faculdade de Direito de São Bernardo, controlada pelo município. Lewandowski, com Marinho a seu lado, deu uma aula magna a um auditório lotado e foi saudado como o mais ilustre ex-aluno e ex-professor da faculdade. Um mês antes, Marinho inaugurara uma escola de educação infantil com o nome da mãe do ministro, Karolina Zofia Lewandowska, morta em 2010. Em 2011, Marinho já homenageara Lewandowski por ele ter sido o primeiro presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc) do município.

Lewandowski ingressou na vida pública pelas mãos dos Demarchis. Quando Walter Demarchi, irmão de Laerte, era vice-prefeito de São Bernardo, entre 1983 e 1988, ele convidou o então advogado a ocupar a Secretaria de Assuntos Jurídicos. O então prefeito, Aron Galante, mal conhecia Lewandowski. Ele recorda: “Foi a família Demarchi que indicou o secretário jurídico. Disseram: ‘Nós temos o Lewandowski’. Eu respondi: ‘Traz ele aqui’. Nem o conhecia direito”.

As famílias Lewandowski, de origem suíça, e Demarchi, sobrenome italiano, se conheceram em São Bernardo no final do século passado e se estabeleceram no mesmo pedaço de terra que hoje abriga o bairro Demarchi. Os Lewandowskis tinham um sítio onde fica hoje o condomínio de alto padrão Swiss Park, ao lado do restaurante e onde os Lewandowskis mantêm uma casa. A família Demarchi se orgulha de ter sugerido o nome de Lewandowski quando surgiu uma vaga no Supremo. “O único favor que pedimos ao Lula, que foi meu irmão Laerte quem pediu, foi para que ele colocasse o Ricardo como ministro, porque não sei que ministro ia se aposentar (era Carlos Velloso). O Lula falou: ‘Tudo bem’”, afirmou Walter Demarchi a ÉPOCA. E Lewandowski se tornou ministro em 2006.

Quis o destino que ele fosse o revisor do processo do mensalão, o maior escândalo político do governo Lula. ÉPOCA passou quase um mês visitando a cidade e conversando com interlocutores do presidente, do prefeito e de seus amigos. Todos reverberam a “preocupação do Lula e do Marinho com o uso político” do julgamento – e relatam a pressão, de forma direta ou indireta, sobre Lewandowski. Laerte Demarchi diz que a família do ministro anda preocupada com a pressão sobre “Ricardo”. Ele relatou uma conversa que teve com Anita Lewandowski no dia 30 de junho, quatro dias depois de o ministro ter apresentado seu voto revisor do mensalão após uma reprimenda pública do presidente do Supremo, Carlos Ayres Brito. Anita desabafou: “Vocês viram o que estão fazendo com o Ricardo?”.

Laerte respondeu: “Mas não é isso o que ele queria, ser ministro do Supremo? Agora, aguenta. Por que ele está preocupado? Se não tem nada (para condenar os réus), então não tem nada. Não vai ter problema”. A conversa foi relatada por Laerte a ÉPOCA numa mesa do restaurante. Ele torce pela absolvição do ex-deputado José Dirceu, um dos réus no processo: “Podem falar o que quiserem, mas eu realmente acredito nesse homem”. Sobre o julgamento, Walter Demarchi afirmou: “Lewandowski não passará um réu no moedor de carne sem ter certeza de sua culpa”. ÉPOCA perguntou aos irmãos Laerte e Walter se haviam conversado com o amigo Lewandowski sobre o assunto. Os dois disseram que não. Apesar de as famílias se frequentarem e os Lula da Silva também serem próximos de Lewandowski e de sua irmã. Lula e Laerte Demarchi também passaram juntos parte das férias de julho numa chácara.


Prosperidade
O município de São Bernardo, que ostenta em sua bandeira a figura de um bandeirante e de um indígena, vive um bom momento não apenas pelo protagonismo de seus filhos e moradores ilustres na vida pública brasileira. Há também prosperidade na área das verbas públicas. No primeiro semestre deste ano, São Bernardo ganhou R$ 79,3 milhões em transferências da União, R$ 20 milhões a mais que Guarulhos, cidade também administrada pelo PT, porém com quase 500 mil habitantes a mais que o município comandado por Marinho.

Além de dinheiro, Marinho tem poder. Ele foi encarregado por Lula de cuidar das costuras políticas com os diretórios do PT e aliados. Foi ele quem ajudou a convencer Lula a posar para a já famosa foto ao lado do deputado federal Paulo Maluf em São Paulo. Marinho também negociou a aproximação do PT com Gilberto Kassab (PSD), seu parceiro em São Bernardo. Segundo um dirigente do PSD ouvido por ÉPOCA, Marinho “aproximou” Kassab a Lewandowski no momento em que o STF analisava o pedido do partido de Kassab para ter direito ao tempo gratuito de TV nas eleições neste ano – a causa foi vitoriosa. Transformar Marinho num líder nacional do PT é hoje uma obsessão de Lula. Foi ele quem pediu a Dilma que ela participasse da inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no dia 5 deste mês. O evento conferiu o prestígio que faltava a Marinho, hoje identificado dentro do partido como “o homem que conversa com o Lula”. À medida que ele, ex-sindicalista como Lula, se fortalece como administrador e articulador, o ex-presidente ganha um ator fiel a seu projeto de não perder o controle do PT para o grupo rival – aquele que começa a se formar em torno de Dilma e tem como estrelas os ministros mais próximos da presidente, como Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Aloizio Mercadante (Educação). Marinho também é uma opção de Lula para a disputa do governo de São Paulo em 2014.

A aliança entre Lula e Marinho causa desconforto em petistas paulistanos, que não aceitam a intromissão de Marinho no comando da candidatura de Fernando Haddad a prefeito de São Paulo. Segundo eles, Lula quer impor um líder assim como impôs Haddad candidato. A confiança de Marinho na própria reeleição é tamanha, e seus projetos tão mais amplos, que ele diz: “Abro mão da presença dele, Lula (na minha campanha), para que ele possa ir a Santo André, Mauá e São Paulo”. Se o projeto de Lula e Marinho der certo – e se o voto de Lewandowski acompanhar os vaticínios dos irmãos Demarchi –, a vitória poderá ser creditada à “República de São Bernardo”.

http://revistaepoca.globo.com/tempo/noticia/2012/07/republica-de-sao-b ernardo.html

Sephiro
Veterano
# out/12
· votar


Konrad
Droga, não percebi o sarcasmo! /o\

Snakepit
Veterano
# out/12
· votar


Resumindo, agora é oficial: a quadrilha do PT!

Kirk Hetfield
Veterano
# out/12
· votar


O Joaquim Barbosa também tem relações com o Lula, foi indicado por ele para ser ministro do STF, mesmo assim ele condenou quase todos os réus. Eu acompanho o julgamento, e eu vejo que o Revisor condena muito pouco, mas vejo que essa quadrilha do PT não consegue manipular todos, ainda bem

Snakepit
Veterano
# out/12 · Editado por: Snakepit
· votar


Kirk Hetfield

Como o PT está no poder a 10 anos, praticamente todos são indicados pelo PT. Que eu lembre apenas 2 não são, o Marco Aurelio, parente do Collor, indicado pelo mesmo, e o Gilmar Mendes, do FHC. Acho que tem mais um do Sarney tmb.

Felizmente alguns depois de assumir não se tornaram empregados do PT. Os unicos 2 que gritantemente trabalham diretamente a favor do PT são o Lewandvski e o Toffoli, que era advogado do PT antes de assumir, além de ter sido assessor do José Dirceu enquanto este era da Casa Civil. Ou seja, ele provavelmente participou do mensalão em si. Uma vergonha.

GuitarHouse
Veterano
# out/12
· votar


Marcos Valério acusa LULA no STF. Agora sim parece que a cobra vai fumar!!!!!!!!!!

http://g1.globo.com/politica/mensalao/noticia/2012/10/advogado-de-vale rio-diz-que-lula-era-interessado-no-mensalao.html

brunohardrocker
Veterano
# out/12
· votar


Com a condenação de Marcos Valério por cinco crimes no julgamento do processo do mensalão, a defesa do operador do esquema de pagamento de propina a parlamentares tenta demonstrar aos dez ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que os principais interessados na compra de apoio político no Congresso seriam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Partido dos Trabalhadores (PT).

E quem mais seria interessado?

Snakepit
Veterano
# out/12
· votar


brunohardrocker
Pois é, mas provar que 1 + 1 é 2 ta dificil hoje em dia!

Tem gente que ainda acredita que o Lula não sabia de nada. Pior, tem gente que ainda acha que o mensalão é invenção da Veja.

luckitto
Veterano
# out/12
· votar


Lula havia garantido a Zé Dirceu que falaria pessoalmente com o Ministro Carlos Ayres Britto, presidente do STF e indicado ao cargo por ele próprio, para não levar à frente esse julgamento do mensalão.

Estaria o ex-presidente NADA SEI, digo, Lula, "matando dois coelhos numa só cajadada": Salvando seu "pupilo" e ajudando seus "companheiros" nas eleições municipais.

Lula foi pessoalmente ao apartamento de Britto dar a ordem, digo, fazer o pedido e saiu de lá com um simples "NÃO".

Afinal, o que deu na cabeça desse sergipano - que foi filiado ao PT - candidato a deputado federal mais votado anos atrás, que só não tomou posse por culpa do tal "coeficiente eleitoral"?

Esse cara deve ter endoidado ou eu não estou entendo mais nada.

E o futuro presidente do STF e atual relator do "mensalão", Ministro Joaquim Barbosa? Também chegou ao cargo indicado pelo então presidente Lula.

O Ministro Ricardo Lewandowski, foi advogado do PT, antes de ser indicado por Lula e está lá lutando com "unhas e dentes" para salvar seus "companheiros" desse constrangimento (sim, porque cadeia todo mundo sabe que não vai rolar... hehehe). O que esse cara tá fazendo é ridículo, mas reconheçamos que faz sentido. Mas Ayres Britto e Barbosa?

Nos bastidores comenta-se que Lula está muito arrependido por ter indicado o "azarão" do sergipano Carlos e o "maluco" do mineiro Joaquim. Dilma está fazendo de conta que nem conhece mais seu "padrinho" e ameaça até "desobedecê-lo" (como vem fazendo sistematicamente) e candidatar-se a reeleição. Será?

O mensalão vai acabar em pizza, ninguém duvide, mas assim mesmo, estão de parabéns os sergipanos e mineiros que nos brindaram com filhos íntegros e com um mínimo de amor a essa terra "de ninguém" chamada Brasil.

Essa é a minha opinião pessoal, OK galera?

Flwww....

Snakepit
Veterano
# out/12
· votar


luckitto
O Ministro Ricardo Lewandowski, foi advogado do PT

Não achei essa informação no Wikipedia, tem certeza? Só se foi nos anos 80, pois em 90 ele virou magistrado, entrando pela porta dos fundos.

O Dias Toffoli sim era advogado do PT e assessor do Dirceu na Casa Civil.

Mas concordo com o que vc escreveu, menos a parte da pizza. Me surpreendi e muito com o julgamento. Mesmo se ninguém parar na cadeia a vida de muitos deles esta arruinada, principalmente os que não são da cupula do PT.

Vão passar o resto da vida recorrendo sabendo que a qualquer momento a casa pode cair, gastando uma verdadeira fortuna com advogados. No caso dos PTistas, o apadrinhamento isenta eles desses custos, mas não do peso na consciência de que algum magistrado pode a qualquer momento mandar executar a pena.

luckitto
Veterano
# out/12
· votar


Snakepit
O Ministro Ricardo Lewandowski, foi advogado do PT

Não achei essa informação no Wikipedia, tem certeza? Só se foi nos anos 80


Pow cara, foi mal. Você tem razão, me confundi. A amizade de Lula com a Família Lewandowski
é até mais "cabeluda" do que ter sido um simples advogado do PT.

E tem mais: A Sra. Karolina Zofia Lewandowski, conhecida como Dona Carla, mão do Ministro, presenteou Lula com uma bela chácara no condomínio Swiss Park em São Bernardo, SP, onde mora o vulgarmente conhecido Lulinha, filho do ex-presidente.

Mas fora isso, só amizade pura mesmo... hehehe ....

Buenos a todos!!!

Sephiro
Veterano
# out/12 · Editado por: Sephiro
· votar


Snakepit
luckitto

Eu concordo com o Snakepit, acho que não dá pra dizer que não houve mudança. Até o Maluf foi obrigado a devolver o dinheiro, processo que se arrasta há tempos.

O problema do pessoal aí do poder é que o cargo de ministro do supremo é vitalício, eles não têm como serem punidos tendo suas posições retiradas. Se por acaso der na cabeça deles de simplesmente fazer a coisa certa, eles não podem ser retaliados, tipo de coisa que pode acontecer facilmente no meio político.

Eu não sei, mas como existe previsão de algumas pessoas pegarem cadeia mesmo, pode ser que a coisa espirre para o lado do Lula.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12
· votar


Lewandowski tá jogando agora no Borussia contra o Real.

http://globoesporte.globo.com/temporeal/futebol/24-10-2012/borussiador tmund-realmadrid/

brunohardrocker
Veterano
# out/12
· votar


Snakepit

Numa comunidade de humanas do facebook tinha gente endeusando o Lewandovsky e charges dizendo que o Barbosa fundamentava as provas em acusações infundadas da Veja.

brunohardrocker
Veterano
# out/12
· votar


""ESSE Lewandowski não perdoa." (Mauro Beting)

Comentário após o gol de Robert Lewandowski, jogador polonês do Borussia Dortmund, contra o Real Madrid, agora há pouco.

Curti. Rsmqrsmq."

Via Maquiavélico é a mãe.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/12
· votar


brunohardrocker
Die Kunst der Fuge

Eles estavam discutindo sobre o Lewandowski bom e o ruim, no Jogo Aberto, programa do Neto na Band SP. Aliás, o Neto colocando pilha foi hilário!

Bizet
Veterano
# out/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Essa pergunta vai soar retardada, mas esse Neto é o mesmo que é comentarista?

Snakepit
Veterano
# out/12 · Editado por: Snakepit
· votar


http://www1.folha.uol.com.br/poder/1177950-pedido-de-valerio-pode-ser- estrategia-para-tira-lo-da-cadeia-dizem-ministros.shtml

Abre a boca em quanto é tempo!!!

Prevejo o fim do Marcos Valerio no mesmo estilo do PC Farias.

brunohardrocker
Veterano
# out/12
· votar


"O sistema entrega a mão para salvar o braço"

(goodcop Cap. Nascimento)

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/12
· votar


Bizet

sim hahaha

Ch4p0L1N
Veterano
# out/12
· votar


http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/julgamento-do-mensalao/no ticias/0,,OI6268111-EI20760,00-Presidente+do+PT+diz+que+partido+nao+pu nira+condenados+no+mensalao.html

claro, o que se podia esperar da gentalha?

que magavilha, julgado, culpado e na proxima eleição o povo ta elegendo

tambourine man
Veterano
# out/12
· votar


post para o companheiro dirceu e sua queda perante a farsa da justiça burguesa

The Laughing Madcap
Veterano
# out/12
· votar


mas o partido não precisa concordar com os caras de capa

tambourine man
Veterano
# out/12
· votar


The Laughing Madcap

o partido não precisa concordar com nada, ele é a marcha de deus sobre a terra

partido > você

The Laughing Madcap
Veterano
# out/12
· votar


tambourine man

claro, afinal é um partido que representa os redentores do universo e eventuais universos paralelos até no nome.

é sem dúvida também um partido revolucionário fervilhando de constantes idéias novas e onde todos tem alergia a mofo.

LeandroP
Moderador
# out/12
· votar


O mensalão serviu pra pagar o quê pra quem e por quê?

The Laughing Madcap
Veterano
# out/12
· votar


LeandroP

serviu pra vender Veja e obscurecer o código florestal

Snakepit
Veterano
# nov/12
· votar


LeandroP
O mensalão serviu pra pagar o quê pra quem e por quê?

Diversos projetos foram aprovados ca Camara com o apoio de parlamentares que receberam dinheiro do mensalão. Se eles votariam no mesmo sentido sem receber o dinheiro é criterio subjetivo, mas eles receberam a porpina e votaram a favor.

Joaquim Barbosa chegou a levantar suspeitas sobre a validade dessas votações, mas eu acho melhor não seguir esse caminho. Se for atras e invalidar essas votações poderá haver um caos jurídico, uma insegurança jurídica enorme. Diversas matérias e legislações deverão ser votadas novamente, muitas em áreas estratégicas como o setor de energia. Melhor deixar quieto mesmo.

GuitarHouse
Veterano
# nov/12 · Editado por: GuitarHouse
· votar


Snakepit
Já está dando "problema".

Um juiz federal de MG declarou a inconstitucionalidade incidental da emenda constitucional da Reforma da Previdência por vicio de decoro, por causa do mensalão. Com isso, ele afastou a redução causada pela EC e aumentou a pensão do sujeito..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Julgamento do Mensalão