Ato de Quintanilha faz Renan controlar seu próprio julgamento

    Autor Mensagem
    Basser-Shelter
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Basser-Shelter


    Por Natuza Nery

    BRASÍLIA (Reuters) - O futuro do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) só depende dele mesmo e dos outros seis integrantes da Mesa Diretora do Senado. Sem consultar nenhum membro do Conselho de Ética, o presidente do órgão, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), devolveu para a Mesa o processo disciplinar contra o presidente do Congresso.

    Na prática, o ato do aliado de Renan, pode fazer com que o processo por quebra de decoro volte à estaca zero. A Mesa, comandada pelo peemedebista, tem poder para tudo, inclusive para arquivar a representação, movida pelo PSOL há mais de um mês.

    "Receio que o Conselho de Ética esteja sendo confiscado. É provável que estejam querendo apagar o incêndio usando um líquido pouco apropriado, álcool ou gasolina", avaliou o senador Valter Pereira (PMDB-MS), correligionário de Renan.

    No quadro atual, Renan recupera, inclusive, a possibilidade de renunciar a seu mandato sem perder os direitos políticos. A lei impede a manutenção desse benefício quando um processo disciplinar já foi admitido pelo Conselho de Ética.

    "O presidente do Conselho de Ética entregou a solução do caso para o investigado", reagiu o líder do Democratas, senador José Agripino (RN).

    Além da possibilidade de influenciar o andamento do processo, Renan passa a ser o dono do tempo: caberá a ele decidir quando a Mesa irá deliberar o assunto. Compõem o órgão, além do presidente, os senadores Tião Viana (PT-AC), Papaléo Paes (PSDB-AP), Efraim Morais (DEM-PB), Gerson Camata (PMDB-ES), Cesar Borges (DEM-BA) e Magno Malta (PR-ES).

    "Decido remeter a representação à consideração da Mesa do Senado Federal para que, reunida em sessão, delibere quanto à admissibilidade desta, (.) e para que proceda o saneamento dos demais vícios, como o referente à legitimidade para solicitar de órgãos externos a apuração de fatos e de responsabilidade, o que pode levar à anulação de todo o procedimento", diz Leomar Quintanilha em seu ato.

    O processo por quebra de decoro foi movido pelo PSOL no último 29 de maio. Na ocasião, foi o próprio Renan Calheiros quem recebeu a ação, decidindo encaminhá-la ao Conselho de Ética sem convocar a Mesa. Agora, ele se beneficia de seu próprio ato, considerado incorreto pelo regimento da instituição do qual é supremo porta-voz.

    Provocada por Leomar Quintanilha, a consultoria legislativa da Casa havia questionado este e outros procedimentos relativos à competência do conselho em julgar a representação. A análise acabou subsidiando a decisão do peemedebista.

    O Conselho de Ética protagonizou ao longo das últimas quatro semanas uma série de idas e vindas. Sem concluir a investigação, coleciona um saldo de renúncia de dois relatores e de um presidente.

    "Hoje, estamos sendo surpreendidos por uma decisão unilateral do senador Leomar Quintanilha", lamentou o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), membro do Conselho de Ética.

    O petista afirmou que cabe recurso à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.



    O que eu acho: Esse filho da puta, assim como todos os outros, vai ficar com tudo que tem e ainda roubar um pouco mais e se fosse preso, daria ordens de dentro da sua confortável cela com TV de plasma de 42" e seu motorola V9 sempre tocando.

    maggie
    Veterana
    # jul/07
    · votar


    Sem comentários. PQP.

    Coldplay
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Sabem o Jabuti que foi encontrado em cima da árvore?
    Pois é, mas jabuti não sobe em árvore!
    Conclusão: o colocaram lá para desviar a atenção sobre outro assunto!
    o Senado vive disso

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Eu particularmente não tinha expectativa alguma em relação a isto. Desde os escândalos da quadrilha do lula que não deram em absolutamente nada, ficou muito claro que qualquer um faz o que bem entender, da forma que quiser, sem ter que dar satisfações a ninguém, e pronto. Estranho por que tanto alarde em relação ao Renan, era mais do que claro que este seria o final.
    lembram que o lula também tinha um empresário que pagava suas contas pessoais ?
    Há ! e tem a continuação disto, mesmo sem moral alguma ele vai continuar presidindo o senado, e o brasil (b minúsculo neste caso), vai continuar maravilhosamente bem, muito bem governado obrigado.
    Agora vai começar o PAN e pronto, Renan está livre, não ficará na memória de ninguém.

    Coldplay
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Desde os escândalos da quadrilha do lula que não deram em absolutamente nada, ficou muito claro que qualquer um faz o que bem entender, da forma que quiser, sem ter que dar satisfações a ninguém, e pronto.

    Desde o Lula não, desde a ditadura, principalmente

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Coldplay
    Na verdade sabemos que todos os governos aprontaram, e não foi pouco, o que quiz dizer é que quando a coisa se torna pública e demasiadamente aberta, como foi no caso do PT, e o cara vira e simplesmente diz que não sabia de nada, só 2 foram caçados, é no mínimo subestimar nossa inteligência. COmo o exemplo do Maluf, que vira e diz que o dinheiro não é meu, e arrogantemente ainda se acha no direito de direcionar uma verba que segundo ele não lhe pertence à alguma isntituição caso fosse apreendida.

    Devil Boy
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Excelente!

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    ALiás o título deveria ser ' Ajuda de quintanilha. . . "

    Rato
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    na boa,

    do que adianta ele se afastar e ser condenado se em uma próxima eleição, nós, o povo, iremos colocá-lo lá outr avez?

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Rato
    O que é verdade, o povo simplesmente elege estes FDP como se eles fossem Pop Stars, e não políticos.

    maggie
    Veterana
    # jul/07
    · votar


    up

    sumiu das manchetes hein

    Rato
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    haha


    esse Renan aí deve ter feito algum pacto com o Diabo. Tudo conspira a favor. Ninguém sequer lembra dele haha

    vai se safar fácil

    never_ever
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    PAN!PAN!PAN!

    maggie
    Veterana
    # jul/07
    · votar


    Rato
    vai se safar fácil
    É Fróids.

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    E depois quando um verme destes morre, é aplaudido pelo povo, como por exemplo, ACM !!

    Nós brasileiros poderiamos fazer uma vaquinha, e pagar um jantar para todos os´deputados e senadores num restaurante em São Paulo, com Vôos fretados pela TAM, pousando em congonhas num dia chuvoso.

    Iguana-machocabra
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    É.... como disse um cabra aqui que eu não lembr o nome:
    Mais ou menos assim
    "O problema é que as leis são interpretadas de modo alternativo, tirando das palavras benefícios para os réus, e sendo ignorada a excência que as palavras representam"- Vide o que nosso impoluto amigo Calheiros esta fazendo...



    Alias, ha alguma dúvida quanto a isso? Os bois deles foram supostamente vendidos a 927 rais, enquanto aqui no Sul, um gado muito bem cotado no mundo, é vendido a mais ou menos 700 pilas.... Alem dos açougues estarem localizados em comunidades pobres, sem aparentar ter dinheiro para pagar pelo produto, alem de ter um passado criminoso, na venda de notas fiscais frias... E porque ele não abre a conta dele pra mostrar pra todos que ele ta limpo...
    Muitas duvidas...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ato de Quintanilha faz Renan controlar seu próprio julgamento