Dicas para auto escola

Autor Mensagem
Quase nada
Veterano
# jul/12
· votar


Já tenho carteira B, e quero tirar a A. Será que preciso fazer aquele curso de CFC de novo?

Denayse
Veterano
# jul/12
· votar


Viciado em Guarana
aaaaaaah, difícil escolher.
Vejamos.... acho que o Charmander. Apesar do meu preferido ser o Ônix. Mas, o que isso tem a ver com auto escola? '-'

Cavaleiro
hahahaha, que bom então :)

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/12
· votar


Denayse
Vejamos.... acho que o Charmander.

Casa comigo! Sua linda! *-*

The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12
· votar


Quase nada

não, só a parte prática que é bico e a prova que é mais fácil ainda.

Bob Mauley
Veterano
# jul/12
· votar


não tire a carta

Denayse
Veterano
# jul/12
· votar


Viciado em Guarana
hahahahaha

Bob Mauley
Eu não queria pra falar a verdade. Mais um carro no trânsito, mais uma novata...
Só que ficar dependendo dos pais pra ficarem levando nos lugares, não dá mais. E o transporte público, não é aquelas coisas.

Cavaleiro
Veterano
# jul/12
· votar


Denayse

O pior é ter que ficar fazendo compra de supermercado pros pais no começo.

Bob Mauley
Veterano
# jul/12
· votar


Denayse

foi uma piada sobre voce ser mulher...volante... sabe?

fail huahuahua

Denayse
Veterano
# jul/12
· votar


Bob Mauley
hahahahahahahaha, por isso eu coloquei o ...
Não podia deixar você ganhar essa. Só camuflei o mulher :)

Bob Mauley
Veterano
# jul/12 · Editado por: Bob Mauley
· votar


Denayse

Tranquilo, voce nao deve ser tao ruim no volante, afinal tu escolheu o charmander, que é o mais trú \o

Qualquer coisa é só pagar o quebra, é assim que 99,5% das moleres conquistam o CNH por aqui riariariarai

Edit: Digo, qualquer coisa é só NÃO pagar o quebra

Quase nada
Veterano
# jul/12
· votar


The Laughing Madcap
não, só a parte prática que é bico e a prova que é mais fácil ainda.
Ahn, maravilha. Vou tirar esse ano.. para o desespero da família.

tambourine man
Veterano
# jul/12
· votar


Cavaleiro
Você dirige?

sim, mas evito ao máximo

tambourine man
Veterano
# jul/12
· votar


compra uma bike. Para as mulé eu recomendo a specialized mikia

mikia
Veterano
# jul/12
· votar


Denayse
Mas não tem aquele 'limite' de deixar o carro morrer? Algumas pessoas me falaram que roda.
ah meo.. vc vai deixar o carro morrer muitas vezes na aula, mas as aulas não contam como prova, tem no mínimo 20 aulas práticas até vc fazer a prova com a mulher que avalia, até lá vc já vai ter aprendido a fazer tudo certo

Denayse
Veterano
# jul/12
· votar


mikia
Ops, confundi aula com a prova. Esquece o que eu disse.

mikia
Veterano
# jul/12
· votar


tambourine man
Para as mulé eu recomendo a specialized mikia
why

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


Eu passei na prova prática terça-feira passada uaaau!

Ridícula, na boa. Tú só reprova se estiver nervosa.

E baliza é a parte mais fácil do exame. Se seu instrutor te ensinar certinho, vai ver que é tudo técnica. É só seguir os passos que é impossível errar. Durante minhas aulas eu não errei nenhuma. O máximo que precisei foi algumas vezes fazer o concerto e ai ficava certo.

O que eu achei mais treta foi a porra do meio-fio na subida. Acho que foi meio que sorte eu ter acertado no exame, se mandarem eu fazer hoje na rua não sei se acertaria não hahaha

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


Quase nada
Já tenho carteira B, e quero tirar a A. Será que preciso fazer aquele curso de CFC de novo?

Não, mas tem que refazer o exame médico.

Denayse
Veterano
# jul/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
hahahahahahahaha, pois é. Acho que é só ansiedade mesmo.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


E deixar o carro morrer é só tomar cuidado que ele não morre. Na hora de sair do meio fio pra continuar o percurso é uma hora que precisa de atenção.

E depois na baliza, que tú só fica na embreagem e freio, ali ele pode morrer se tú comer bola.

O carro morre se:

- Você vai parar o carro, pisa no freio mas não pisa na embreagem;
- Tira o pé bruscamente da embreagem quando você tá bem devagar, saindo com o carro (se ele estiver andando dá um tranco nervoso, mas não morre);
- Tirar o pé da embreagem na baliza. Ali tú vai estar em 1ª marcha, fazendo o carro se movimentar sem pisar no acelerador, só na embreagem (na aula vc vai entender). Ai tu tem que deixar a embreagem pressionada 50% (o que meu instrutor chamava de "meia embreagem") e o carro vai se movimentar. Quanto mais você vai soltando, mais rápido o carro vai indo. E é ai que tem que tomar cuidado. Se soltar demais ele morre. Mas dá pra perceber se ele vai morrer pelo barulho do motor, porque ele começa a ficar muito barulhento antes de morrer. Quando você perceber isso, pisa mais na embreagem que o barulho some e ele não morre. Precisa ter atenção. Mas fora isso é tranquilo...

Eu agora preciso fazer as 20 aulas (no mínimo) de moto e passar na prova, só então vou poder receber minha carta =/

mikia
Veterano
# jul/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
vc nao fez as aulas de moto e carro juntas? assim demora muuuito mais...

Denayse
Veterano
# jul/12 · Editado por: Denayse
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Baah ;/ Essa espera que mata.
Quanto tempo durou as aulas?

Obrigada pelas dicas :)

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12 · Editado por: Meu filho ouvirá Classic Rock
· votar


mikia

Não, na minha auto escola eles disseram que primeiro eu tinha que fazer tudo de carro e passar na prova, só então poderia fazer as aulas de moto. Não sei o porque disso, mas enfim, é a política dos caras, a mim só cabe respeitar...

Denayse

Baah ;/ Essa espera que mata.
Quanto tempo durou as aulas?


Depende da agenda da auto escola, da disponibilidade deles e sua.
Mas marcando duas aulas por dia, em 11 dias seguidos (Domingo auto escola não funciona) você acaba as aulas, e ai na outra semana já faz a prova.

Eu entrei no CFC teórico no final de Fevereiro, ai passei na prova e entrei em provas na facul, ai eu só estudava então não fiz aulas durante esse período. Fui fazer as aulas no começo de Maio, ai bateram um dos carros da auto escola e tive que ir lá remarcar todas as minhas aulas. Enfim, fiz aula até a primeira semana de Junho, marquei a prova pro meio de Junho. No dia da prova eu tava com uma gripe animal, de ter que ir no hospital levar injeção na veia. Perdi a prova, remarquei ela pra ultima terça (mas com atestado, não tive que pagar nada o/), ai fiz e graças a Deus passei. Tá foda mas tô indo hehehe

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


té ir evoluindo e pegar uma estrada.

Eu não peguei estrada no meu hahaha

O máximo que eu fiz foi nas aulas noturnas ir pro centro, mais movimentado.

Na verdade por aqui a porra do Detran não autoriza andar em lugar algum que não seja aqueles bairros vazios. O centro eu ia de noite pq nem tinha fiscalização. Se fosse de dia e um amarelinho pegasse, eu e meu instrutor estaríamos fudidos...

É foda pq andando naqueles bairros sem ninguém, vc aprende a dirigir, mas não a se situar no trânsito. E eu ainda tive uma pequena experiência em trânsito, mas muito pequena...

O fato é que você ali só aprende a fazer o carro andar e algumas regras. Aprender TUDO mesmo é só no dia-a-dia, não pense que vai sair da auto escola manjando tudo que não vai. A maioria dos instrutores nem se quer ensina os alunos a passar da 2ª marcha...

DrZaius
Veterano
# jul/12
· votar


A prova é fácil. É só não ter nervosismo na hora.

Praticamente nada que é ensinado na autoescola serve pra vida (a não ser a técnica de baliza). Isso é bom, já que, se você dirifir na prova como na rua, vai ser reprovada fácil.

E lemvre-se: direção defensiva. Mesmo um acidente não seja sua culpa, não significa que você não poria evitá-lo.

tambourine man
Veterano
# jul/12
· votar


mikia
Para as mulé eu recomendo a specialized mikia
why


é o nome da bike

Aí dentro
Veterano
# jul/12
· votar


Para aulas e prova prática: faça tudo com bastante calma e, mentalmente, mande o instrutor/fiscal à merda (quando ele for um apressadinho que não quer formar um motorista, mas um piloto de corridas ou um delinquente) e siga sua aula/prova tranquilamente.

Digo isso porque quando fui tirar minha carteira o meu instrutor, involuntariamente e indiretamente, me encorajava a guiar o carro da forma que eu guiaria 'na rua', que é bem diferente da forma exigida pelo Detran para a avaliação. E mesmo os fiscais do Detran a vezes te estimulam a correr desnecessariamente, ultrapassar veículos desnecessariamente e etc... pode ser que seja um tipo de teste ou que ele esteja apenas querendo terminar logo a prova e ir almoçar, mas de qualquer forma fiz todo o percurso sem ultrapassar 40km/h :]

A prova de garagem é bem mais tranquila que a baliza. Se você for sorteada pra fazer garagem, já é uma ajuda. Eu peguei garagem e na hora de fazer esqueci todos os pontos de espelho que havia aprendido na autoescola. Tive, então, que fazer tudo baseado em noção de espaço (a primeira vez que fiz isso, mesmo depois de 20 aulas) e consegui, surpreendendo a mim mesmo, fazer em muito menos que os 3 minutos que eles dão.

A meia-embreagem, que é tida como bicho de sete cabeça pelo senso comum, na verdade não é tão assustadora assim. Pra ser sincero, é bem simples. Preste atenção mesmo a pequenos detalhes, como ao entrar no carro: travar a porta, ajustar o banco, ajustar os espelhos, colocar o cinto, pedir para o fiscal colocar, caso ele não já o tenha feito, verificar se o câmbio está em ponto morto, ligar o carro, verificar no painel se bateria, óleo, combustível e temperatura estão ok; pisar no freio, tirar o freio de mão, pisar na embreagem, engatar a primeira, dar seta de que vai sair, tirar o pé do freio, ir tirando bem de leve o pé da embreagem (sem encostar no acelerador) até o carro começar a se mover. Nesse momento você trava o pé da embreagem onde ele estiver e começa a pisar, tão levemente quanto, no acelerador. Assim que o carro andar alguns metros, tire o pé do acelerador ao mesmo tempo em que pisa completamente na embreagem. Aí então engate a segunda marcha e aí é só alegria.
Atenção também para não estar com o pé na embreagem ao passar por lombada.

Boa sorte.

DrZaius
Veterano
# jul/12
· votar


Aí dentro

A meia-embreagem

Nem lembro mais o que é isso.

Denayse
Veterano
# jul/12
· votar


Aí dentro
Noção de espaço, mulheres não tem isso desenvolvido. Vai ser um problema.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


DrZaius
A meia-embreagem
Nem lembro mais o que é isso.


Fazer o carro andar na 1ªmarcha pisando só na embreagem, sem acelerar...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas para auto escola