Sobre o poder da matemática . . .

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/12
· votar


The Laughing Madcap
tá me proibindo de ser mainstream assim.

Sendo você um hipster, a ciência te mantém underground, logo, está te fazendo um bem! Olha como ela é boazinha \o\

não consigo investimentos nem visibilidade e ainda viro piada <o>

Nhá, vários cientistas também foram piada um dia. Pior, já teve gente indo pra fogueira. Força ae.

tambourine man
Veterano
# jul/12
· votar


Cavaleiro
Me mostre uma simples ideia de uma produção ou aplicação tecnológica qualquer que não envolva matemática

a trilha que ligava cuzco até o litoral brasileiro na época pré-colombiano serve?

Bog
Veterano
# jul/12
· votar


The Laughing Madcap
não consigo investimentos

Você não precisa de investimentos. Investimento é dinheiro, que no fim das contas é só um punhado de números sem uma entidade material correspondente. Se é para ser sem matemática, tem que ser sem investimentos também. =P

tambourine man
Veterano
# jul/12
· votar


Cavaleiro
Me mostre uma simples ideia de uma produção ou aplicação tecnológica qualquer que não envolva matemática.

fogo? Arco e flecha?

The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12
· votar


Como quais? Me mostre uma simples ideia de uma produção ou aplicação tecnológica qualquer que não envolva matemática.

Para provar é simples, basta criar por conta própria uma.


a sua própria concepção de tecnologia perpassa a matemática.

mas um exemplo de algo que funciona isento da matemática: energia psiquica

-Dan
Veterano
# jul/12
· votar


Dá pra fazer tudo isso que fazemos hoje, com toda essa tecnologia, usando só tomates.

Mas não vou dizer como.

tambourine man
Veterano
# jul/12
· votar


energia psiquica

M!

/dylan

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/12
· votar


a trilha que ligava cuzco até o litoral brasileiro na época pré-colombiano serve?

trollin

mas um exemplo de algo que funciona isento da matemática: energia psiquica

Hard trollin

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/12
· votar


dinheiro, que no fim das contas é só um punhado de números sem uma entidade material correspondente.

Malditos bancos! Estragou meu dia ='(

Cavaleiro
Veterano
# jul/12
· votar


tambourine man

É, meu pensamento está voltado para a engenharia e computação na concepção da palavra, mas você está correto em seus exemplos.

Mas o uso da matemática melhoraria até mesmo a construção de uma trilha ou de um arco e flecha.

The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12
· votar


mano, tem tanta coisa que fizeram sem nossa cultura empírica...

maias, incas, egípcios et al.

não podemos explicar hoje pela nossa ótica, mas eles fizeram de algum jeito bem alt.

-Dan
Veterano
# jul/12
· votar


Cavaleiro
Mas o uso da matemática melhoraria até mesmo a construção de uma trilha ou de um arco e flecha.

Melhoraria não. Melhorou.

Mas qual o objetivo do pessoal em ficar postando coisas que foram melhoradas com o uso da matemática. Confirmar o poder dela?

Bog
Veterano
# jul/12
· votar


The Laughing Madcap
maias, incas, egípcios et al.

Você está afirmando que eles construíram pirâmides e coisas do tipo sem saber contar ou medir?! O.o

Algo como "ah, corta umas pedras aí, em quantidade, formato e tamanho arbitrários, vai empilhando, e no fim sai uma pirâmide"?

Você está ciente de que um dos berços da geometria foi exatamente o antigo Egito, né?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/12
· votar


The Laughing Madcap
maias, incas, egípcios et al.

Todos estes tinham matemática, só em diferentes níveis de compreensão.

sem nossa cultura empírica...

Eles também usavam empirismo. Todo mundo usa empirismo no dia-a-dia, seria praticamente impossível fazer a trilha do Coltrane sem empirismo (que consistiria em percorrer a região várias vezes até achar o caminho, eliminando as direções erradas). A diferença é que o empirismo científico possui um rigor muito maior.

tambourine man
Veterano
# jul/12
· votar


-Dan
Mas qual o objetivo do pessoal em ficar postando coisas que foram melhoradas com o uso da matemática. Confirmar o poder dela?

estratégia discursiva: apelar para algo do lado de fora quando o barco está afundando

The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


Você está afirmando que eles construíram pirâmides e coisas do tipo sem saber contar ou medir?! O.o

Algo como "ah, corta umas pedras aí, em quantidade, formato e tamanho arbitrários, vai empilhando, e no fim sai uma pirâmide"?

Você está ciente de que um dos berços da geometria foi exatamente o antigo Egito, né?


na verdade sim, a escolha por triângulos, quadrados e outras formas que hoje foram apropriadas foi arbitrária. Eram formas sagradas.

estratégia discursiva: apelar para algo do lado de fora quando o barco está afundando

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/12
· votar


Sobre a questão das pirâmides, todo mundo sabe que foram os aliens que ajudaram. E este é um conhecimento tão válido quanto o da arqueologia.

Bog
Veterano
# jul/12
· votar


The Laughing Madcap

Hahahahahah....

Die Kunst der Fuge

Você está errado. Foram as Vozes que instuíram os egípcios sobre o tamanho e formato das pedras, assim como a ordem de empilhamento das mesmas. Eu sei porque as Vozes falam comigo. É um conhecimento tão válido quanto o dos aliens.

Claro que eu não preciso demonstrar nada do que digo, porque este conceito de demonstrar faz parte do empirismo que nos prende. As Vozes me libertaram. Agora deixa eu sair voando por aí, porque as Vozes me disseram que gravidade nada mais é que um conceito da ciência positivista que restringe o meu verdadeiro potencial.

-Dan
Veterano
# jul/12
· votar


tambourine man
estratégia discursiva: apelar para algo do lado de fora quando o barco está afundando


Vocês se agarram a cada coisa hein.

Vou fazer um tópico contra o jiló para vocês o defenderem.

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/12
· votar


Tudo é matemática!
Quem contesta o poder da matemática e a utilidade dela é tolo.

Tolo porque a matemática age na vida do sujeito independente da sua vontade, e ele ainda acha que pode mudar isso com um mísero pensamento que não vale nada.
Já que valor é relacionado a matemática e ele a nega.

tambourine man
Veterano
# jul/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Sobre a questão das pirâmides, todo mundo sabe que foram os aliens que ajudaram. E este é um conhecimento tão válido quanto o da arqueologia.

Digno, visto que a arqueologia não se baseia em totalmente em formalismos matemáticos

The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12
· votar


Tolo porque a matemática age na vida do sujeito independente da sua vontade, e ele ainda acha que pode mudar isso com um mísero pensamento que não vale nada.

eis que surge o schopenhauer da matemática

-Dan
Veterano
# jul/12
· votar


Viciado em Guarana
Tudo é matemática!
Quem contesta o poder da matemática e a utilidade dela é tolo.

Tolo porque a matemática age na vida do sujeito independente da sua vontade, e ele ainda acha que pode mudar isso com um mísero pensamento que não vale nada.
Já que valor é relacionado a matemática e ele a nega.


Não é pra tanto tb.

tambourine man
Veterano
# jul/12
· votar


-Dan

nem fala, trollagem a 2300% e subindo exponencialmente (ui, usei termos matemáticos, agora isso tem estatuto de verdade)

-Dan
Veterano
# jul/12
· votar


tambourine man

nem fala, trollagem a 2300% e subindo exponencialmente (ui, usei termos matemáticos, agora isso tem estatuto de verdade)


Admita. No inicio não era trollagem, mas a perda nos argumentos te fez fugir pela trollagem desenfreada.

The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


agora vou andar de skate um pouco e descer rampas disregarding maths.


fuck yeah



tambourine man
Veterano
# jul/12
· votar


-Dan
Admita. No inicio não era trollagem, mas a perda nos argumentos te fez fugir pela trollagem desenfreada.

Ninguém chegou perto de contestar os meus argumentos, qualquer um sabe que a matemática pura não tem conteúdo empírico, o pessoal tá discutindo o uso da matemática na ciência (matemática aplicada).

Ou seja: não estão discutindo matemática

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/12
· votar


^

que visão cartesiana atrasada.

O todo é maior que a soma das partes.

mjcmello
Veterano
# jul/12
· votar


amador_ssa
Imagina então Física.

Física é pior ainda, porque pra endendê-la têm que saber matemática.

mjcmello
Veterano
# jul/12
· votar


tambourine man

Mas a matemática surgiu exatamente dessa necessidade. Os povos primitivos precisavam contar as coisas. Surgiram os números. E por aí vai.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre o poder da matemática . . .