Sobre o poder da matemática . . .

Autor Mensagem
murilo97
Veterano
# jul/12 · Editado por: murilo97
· votar


1+1+1+1+1+1+1+1+1+1+1+1x0= ??

tambourine man
Veterano
# jul/12
· votar


tudo na vida pode ser explicado com números

LOL

tambourine man
Veterano
# jul/12
· votar


murilo97

tá em base decimal?

mjcmello
Veterano
# jul/12
· votar


1+1+1+1+1+1+1+1+1+1+1+1x0= ??



= 11

CindyFerrari
Veterano
# jul/12
· votar


Acho um saco, sério. Até hoje não consegui achar utilidade pra fórmula de Báskara pra minha vida. Mas as empresas vivem de resultados financeiros, lucros e tals, então tenho que usar, mas e pudesse contrataria alguém pra fazer isso por mim.

=)

mjcmello
Veterano
# jul/12
· votar


Até hoje não consegui achar utilidade pra fórmula de Báskara pra minha vida.

Vc pode não achar utilidade na sua vida, mas alguém precisou usar pra colocar os satélites que vc utiliza pra ver televisão, pra fazer as pedaleiras que o o pessoal utiliza nos intrumentos aqui do forum, pra fazer os celulares funcionarem, etc.

Bog
Veterano
# jul/12
· votar


Minhas perguntas ao pessoal que acha matemática inútil ou perda de tempo:

1. Estamos falando da matemática como um todo ou de partes específicas?

2. "Inútil" seria num sentido de uso direto ou como um todo? Por exemplo, técnicas de controle de pragas na agricultura não têm utilidade direta para mim, que não sou produtor rural, mas têm um impacto gigante na minha vida, já que eu preciso comer. Esta "perda de tempo" seria neste sentido, de "eu não uso isso no meu dia a dia"?

Cavaleiro
Veterano
# jul/12
· votar


Tem que ser muito imbecil e/ou alienado para dizer que a matemática é inútil.

CindyFerrari
Veterano
# jul/12
· votar


mjcmello
Meu professor de física falava a mesma coisa... Minha concepção de "inútil" nesse caso é o que o Bog falou, não uso no dia a dia, então pra mim é irrelevante. Sei que os engenheiros precisaram pra construir minha casa, planejar meu bairro e por aí vai...

Não me considero nem nunca vou considerar no grupo mbecil e/ou alienado que o Cavaleiro citou - e não estou dizendo que ele me incluiu. Reconheço a utilidade das ciências exatas como um todo, e até acho massa, mas não gosto, sério mesmo.

mjcmello
Veterano
# jul/12
· votar


CindyFerrari
Não me considero nem nunca vou considerar no grupo mbecil e/ou alienado que o Cavaleiro citou

Também não quis dizer isso ... rsrsrs

e até acho massa, mas não gosto, sério mesmo.

As vezes o gostar ou não gostar depende de muitas coisas. O próprio método do ensino da matemática é culpado disso. Muitas pessoas acabam não entendendo porque não sabem sair da abstração pra realidade. E com isso é natural que as pessoas não gostem mesmo.

tambourine man
Veterano
# jul/12
· votar


Cavaleiro

Se a matemática tivesse existência real ela até poderia ser útil.

ops

mjcmello
Veterano
# jul/12
· votar


tambourine man

Pois justamente a matemática é uma abstração para se "modelar" o mundo real.

tambourine man
Veterano
# jul/12
· votar


mjcmello

Não. Isso já é sua aplicação, e não a sua natureza

mjcmello
Veterano
# jul/12
· votar


tambourine man

Você disse que a matemática não é real. Ela é uma abstração, não?

É uma abstração para se entender o mundo real.

amador_ssa
Veterano
# jul/12
· votar


Aos colegas que acham matemática inutil ou detestam ela, se não fosse a matemática vocês não poderiam insulta-la por meio da internet. Excetuo a CindyFerrari que apesar de não gostar de tal materia reconheceu a importancia da mesma. Normal, ninguem é obrigado a gostar de matemática, mas ela é últil.

mjcmello

Muitas pessoas acabam não entendendo porque não sabem sair da abstração pra realidade

Imagina então Física... Eu ate gostava, mas as vezes não conseguia compreender certas coisas, simplismente aceitava as fórmulas kkkk, fazer o que? O sistema de educação não quer saber se eu realmente entendi, o sistema quer que eu tire uma nota mínima pre estabelecida que, a depender da escola pode ser na forma de marcar X no lugar certo e/ ou ter um esforço maior, aplicando fórmulas e desenvolvendo corretamente.

tambourine man
Veterano
# jul/12
· votar


mjcmello
É uma abstração para se entender o mundo real

aí é você que está dando uma finalidade para algo que, a rigor, não tem finalidade nenhuma

The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12
· votar


vale ressaltar que a ótica da explicatio mundi empírica na qual a matemática reina, é apenas mais uma ótica, tão válida quanto qualquer outra.

se você prefere produzir conhecimento através de relações matemáticas esquizofrênicas, bom para você buddy.

tambourine man
Veterano
# jul/12
· votar


The Laughing Madcap

like a hurricane

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/12
· votar


é apenas mais uma ótica, tão válida quanto qualquer outra.

Tão válida quanto a ótica da tola parcialidade humana?

The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12
· votar


Aos colegas que acham matemática inutil ou detestam ela, se não fosse a matemática vocês não poderiam insulta-la por meio da internet.

o que lhe garante isso?

é perfeitamente plausível que chegassemos ao mesmo nível tecnológico através de outras ferramentas de produção de conhecimento

isso, claro, se o jihad do método científico deixasse.

The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12
· votar


Die Kunst der Fuge

ali foi só pra me incluir no grupo.


undercover sabotage plv

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/12
· votar


Ah, essa foi mais clara \o/

Scrutinizer
Veterano
# jul/12
· votar


>mfw quando até álgebra abstrata tem utilidade prática no mundo.
:O
Ainda procuro uma área da matemática que não tem utilidade, alguém tem uma dica?

Cavaleiro
Veterano
# jul/12
· votar


O site que vocês estão postando, o próprio computador e a possibilidade de utilizar a energia elétrica veio de relações matemáticas esquizofrênicas

tambourine man

Não tô afim de reativar o tópico da discussão sobre a matemática sendo comprovada através da utilização prática em outras áreas.

Algumas puramente, como a mecânica quântica.

The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


O site que vocês estão postando, o próprio computador e a possibilidade de utilizar a energia elétrica veio de relações matemáticas esquizofrênicas

é perfeitamente plausível que chegassemos ao mesmo nível tecnológico através de outras ferramentas de produção de conhecimento

isso, claro, se o jihad do método científico deixasse.


embora "mesmo nível" é só uma simplificação em uma casca de noz.


seria diferente, obviamente.

Cavaleiro
Veterano
# jul/12
· votar


Ainda procuro uma área da matemática que não tem utilidade

Só pesquisar alguma com correlação estatística positiva com uso de entorpecentes e desempregabilidade.

tambourine man
Veterano
# jul/12
· votar


Scrutinizer
alguém tem uma dica?

a geometria não euclidiana era perfeitamente inútil até a relatividade. Tente descobrir o que rolou em matemática pura depois dos espaços de Hilbert. Que tal?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


The Laughing Madcap

Dude, esta tal "jihad do método científico" não está te proibindo de ir construir a caixa de madeira do Bog ou qualquer outra tecnologia utilizando conhecimentos não-científicos. Sério mesmo, fique à vontade pra experimentar.

Cavaleiro
Veterano
# jul/12
· votar


The Laughing Madcap
é perfeitamente plausível que chegassemos ao mesmo nível tecnológico através de outras ferramentas de produção de conhecimento

Como quais? Me mostre uma simples ideia de uma produção ou aplicação tecnológica qualquer que não envolva matemática.

Para provar é simples, basta criar por conta própria uma. Vai ser engraçado ver um computador funcionando a base de desvaneios de Derrida ou críticas ao capital.

The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12
· votar


Dude, esta tal "jihad do método científico" não está te proibindo de ir construir a caixa de madeira do Bog ou qualquer outra tecnologia utilizando conhecimentos não-científicos. Sério mesmo, fique à vontade pra experimentar.

tá me proibindo de ser mainstream assim.

não consigo investimentos nem visibilidade e ainda viro piada <o>

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre o poder da matemática . . .