Sobre deserdar filhos

    Autor Mensagem
    brunohardrocker
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: brunohardrocker


    Deserdação é o ato, de caráter unilateral, através do qual o testador exclui da sucessão um herdeiro necessário, mediante uma disposição testamentária fundada, obrigatoriamente, em disposição legal. O instituto da deserdação apenas tem aplicabilidade com relação ao herdeiro necessário, ascendente ou descendente, na sucessão testamentária e pelos motivos impostos na Lei:
    O artigo 1.961 do Código Civil aduz que:
    Art. 1.961. Os herdeiros necessários podem ser privados de sua legítima, ou deserdados, em todos os casos em que podem ser excluídos da sucessão.
    A redação do dispositivo afirma, então, que todos os herdeiros necessários poderão ser deserdados se incorrerem em uma das situações elencadas no artigo 1.814 do Código Civil, vejamos:
    Art. 1.814. São excluídos da sucessão os herdeiros ou legatários:
    I - que houverem sido autores, co-autores ou partícipes de homicídio doloso, ou tentativa deste, contra a pessoa de cuja sucessão se tratar, seu cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente;
    II - que houverem acusado caluniosamente em juízo o autor da herança ou incorrerem em crime contra a sua honra, ou de seu cônjuge ou companheiro;
    III - que, por violência ou meios fraudulentos, inibirem ou obstarem o autor da herança de dispor livremente de seus bens por ato de última vontade.
    Art. 1.962. Além das causas mencionadas no art. 1.814, autorizam a deserdação dos descendentes por seus ascendentes:
    I - ofensa física;
    II - injúria grave;
    III - relações ilícitas com a madrasta ou com o padrasto;
    IV - desamparo do ascendente em alienação mental ou grave enfermidade.
    Art. 1.963. Além das causas enumeradas no art. 1.814, autorizam a deserdação dos ascendentes pelos descendentes:
    I - ofensa física;
    II - injúria grave;
    III - relações ilícitas com a mulher ou companheira do filho ou a do neto, ou com o marido ou companheiro da filha ou o da neta;
    IV - desamparo do filho ou neto com deficiência mental ou grave enfermidade.


    ---------------------------------------------------------------------- -------------

    Você deserdaria um filho?

    Você concordaria com a existência de um "divórcio" entre pais e filhos, com ambos ainda em vida, sendo que o filho possui mais de 18 anos, então um pai ou uma mãe decide, seja qual o motivo, deixar de ser seu pai/mãe?

    Eric Clapton
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    E quando o pai é pobre?

    Vai deserdar o que?

    As dívidas?

    snowwhite
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Eu deserdaria um filho FDP ( mau, ladrão, traficante, criminoso, mau caráter).

    Graças a deus não preciso me preocupar com isto porque não tive filho FDP e porque não terei grandes heranças pra deixar.

    snowwhite
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Você concordaria com a existência de um "divórcio" entre pais e filhos, com ambos ainda em vida, sendo que o filho possui mais de 18 anos, então um pai ou uma mãe decide, seja qual o motivo, deixar de ser seu pai/mãe?

    Isto aqui é assunto pra outro tópico e já há jurisprudência sobre tal assunto, não sei se no Brasil. No caso que me lembro foi o filho que pediu o divórcio dos pais e era menor de idade. Mas eu concordo sim. Assim, ambas as partes ficam desobrigadas de suas responsabilidades porque tiveram motivos para tal.

    elyts
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Se seu filho é um imbecil, significa que ele precisa de sua ajuda para mudar a cabeça dele...eu não deixaria de ser pai nunca.

    Ta lgduH?

    snowwhite
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: snowwhite
    · votar


    elyts
    Se seu filho é um imbecil, significa que ele precisa de sua ajuda para mudar a cabeça dele...eu não deixaria de ser pai nunca.

    Quando o cara já se transformou em alguém capaz de enfiar a mão no patrimônio da família é porque o pepino já tá torto há muito tempo. O negócio é deserdar antes que ele acabe com tudo e deixe a família em maus lençóis. O dia que ele melhorar, refaz o testamento.

    elyts
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: elyts
    · votar


    Não falei que não deserdaria, eu so não deixaria de ser pai.

    EDIT: Ser pai é bem mais que um cargo que alguem ocupa...

    snowwhite
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    elyts
    Não falei que não deserdaria, eu so não deixaria de ser pai.

    EDIT: Ser pai é bem mais que um cargo que alguem ocupa...


    Isto é outra discussão. O sentimento de pai e mãe pode ser profundamente abalado por um filho(a) traidor ou desonesto. E às vezes é melhor para todos um certo distanciamento. Nem todo pai e mãe são bons apenas por que o são, assim como nem todo filho merece ser tratado como tal. São seres humanos que podem não fazer jus ao destino que tiveram de estar ligados entre si. Infelizmente.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Você concordaria com a existência de um "divórcio" entre pais e filhos, com ambos ainda em vida, sendo que o filho possui mais de 18 anos, então um pai ou uma mãe decide, seja qual o motivo, deixar de ser seu pai/mãe?

    Você pode deserdar o desgraçado mas isso nunca mudará o fato de que ele saiu do seu saco ou da sua buça.

    É um fato!

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    i'm a child of the univeeerse



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre deserdar filhos