Autor |
Mensagem |
brunohardrocker Veterano |
# jul/12 · Editado por: brunohardrocker
Deserdação é o ato, de caráter unilateral, através do qual o testador exclui da sucessão um herdeiro necessário, mediante uma disposição testamentária fundada, obrigatoriamente, em disposição legal. O instituto da deserdação apenas tem aplicabilidade com relação ao herdeiro necessário, ascendente ou descendente, na sucessão testamentária e pelos motivos impostos na Lei: O artigo 1.961 do Código Civil aduz que: Art. 1.961. Os herdeiros necessários podem ser privados de sua legítima, ou deserdados, em todos os casos em que podem ser excluídos da sucessão. A redação do dispositivo afirma, então, que todos os herdeiros necessários poderão ser deserdados se incorrerem em uma das situações elencadas no artigo 1.814 do Código Civil, vejamos: Art. 1.814. São excluídos da sucessão os herdeiros ou legatários: I - que houverem sido autores, co-autores ou partícipes de homicídio doloso, ou tentativa deste, contra a pessoa de cuja sucessão se tratar, seu cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente; II - que houverem acusado caluniosamente em juízo o autor da herança ou incorrerem em crime contra a sua honra, ou de seu cônjuge ou companheiro; III - que, por violência ou meios fraudulentos, inibirem ou obstarem o autor da herança de dispor livremente de seus bens por ato de última vontade. Art. 1.962. Além das causas mencionadas no art. 1.814, autorizam a deserdação dos descendentes por seus ascendentes: I - ofensa física; II - injúria grave; III - relações ilícitas com a madrasta ou com o padrasto; IV - desamparo do ascendente em alienação mental ou grave enfermidade. Art. 1.963. Além das causas enumeradas no art. 1.814, autorizam a deserdação dos ascendentes pelos descendentes: I - ofensa física; II - injúria grave; III - relações ilícitas com a mulher ou companheira do filho ou a do neto, ou com o marido ou companheiro da filha ou o da neta; IV - desamparo do filho ou neto com deficiência mental ou grave enfermidade.
---------------------------------------------------------------------- -------------
Você deserdaria um filho?
Você concordaria com a existência de um "divórcio" entre pais e filhos, com ambos ainda em vida, sendo que o filho possui mais de 18 anos, então um pai ou uma mãe decide, seja qual o motivo, deixar de ser seu pai/mãe?
|
Eric Clapton Veterano |
# jul/12
· votar
E quando o pai é pobre?
Vai deserdar o que?
As dívidas?
|
snowwhite Veterano |
# jul/12
· votar
Eu deserdaria um filho FDP ( mau, ladrão, traficante, criminoso, mau caráter).
Graças a deus não preciso me preocupar com isto porque não tive filho FDP e porque não terei grandes heranças pra deixar.
|
snowwhite Veterano |
# jul/12
· votar
Você concordaria com a existência de um "divórcio" entre pais e filhos, com ambos ainda em vida, sendo que o filho possui mais de 18 anos, então um pai ou uma mãe decide, seja qual o motivo, deixar de ser seu pai/mãe?
Isto aqui é assunto pra outro tópico e já há jurisprudência sobre tal assunto, não sei se no Brasil. No caso que me lembro foi o filho que pediu o divórcio dos pais e era menor de idade. Mas eu concordo sim. Assim, ambas as partes ficam desobrigadas de suas responsabilidades porque tiveram motivos para tal.
|
elyts Veterano |
# jul/12
· votar
Se seu filho é um imbecil, significa que ele precisa de sua ajuda para mudar a cabeça dele...eu não deixaria de ser pai nunca.
Ta lgduH?
|
snowwhite Veterano |
# jul/12 · Editado por: snowwhite
· votar
elyts Se seu filho é um imbecil, significa que ele precisa de sua ajuda para mudar a cabeça dele...eu não deixaria de ser pai nunca.
Quando o cara já se transformou em alguém capaz de enfiar a mão no patrimônio da família é porque o pepino já tá torto há muito tempo. O negócio é deserdar antes que ele acabe com tudo e deixe a família em maus lençóis. O dia que ele melhorar, refaz o testamento.
|
elyts Veterano |
# jul/12 · Editado por: elyts
· votar
Não falei que não deserdaria, eu so não deixaria de ser pai.
EDIT: Ser pai é bem mais que um cargo que alguem ocupa...
|
snowwhite Veterano |
# jul/12
· votar
elyts Não falei que não deserdaria, eu so não deixaria de ser pai.
EDIT: Ser pai é bem mais que um cargo que alguem ocupa...
Isto é outra discussão. O sentimento de pai e mãe pode ser profundamente abalado por um filho(a) traidor ou desonesto. E às vezes é melhor para todos um certo distanciamento. Nem todo pai e mãe são bons apenas por que o são, assim como nem todo filho merece ser tratado como tal. São seres humanos que podem não fazer jus ao destino que tiveram de estar ligados entre si. Infelizmente.
|
Viciado em Guarana Veterano |
# jul/12
· votar
Você pode deserdar o desgraçado mas isso nunca mudará o fato de que ele saiu do seu saco ou da sua buça.
É um fato!
|
Atom Heart Mother Veterano |
# jul/12
· votar
i'm a child of the univeeerse
|