A casa dos meus sonhos!

Autor Mensagem
Eric Clapton
Veterano
# jun/12 · Editado por: Eric Clapton


Ae pessoal, não sei se estou amadurecendo ou é apenas uma paranóia, mas sempre tive a "casa dos meus sonhos" em minha mente.

De um ano para cá comecei a economizar uns trocos e abri uma caderneta de poupança exclusiva para essa finalidade.

Sei que apartamento é mais prático, mas meu sonho é uma casa. Como eu trabalho registrado desde os 15 anos (inicialmente como aprendiz) eu estou com um FGTS razoável para entrada ou a compra de um terreno.

Sou uma pessoa com hábitos e anseios até que de certa forma humildes. Mas nunca deixei de tirar a casa dos meus sonhos da minha mente. Incrível que esse pensamento não teve em nenhum momento algum cunho para investimento ou para tirar lucro revendendo depois, é apenas realização pessoal.

Já vi uns lotes no interior de SP, lotes em condomínio aberto e fechado. Mais especificamente em São João da Boa Vista, em São Paulo, quase divisa com Poços de Caldas, já no Estado de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira. Sempre sonhei em morar lá. Ter um lar lá e construir uma família ou simplesmente tirar meus pais da Capital Paulista e ir para São João, onde a qualidade de vida é muito acima da média. É a cidade dos meus sonhos.

Por ser um loteamento, a infraestrutura básica fornecida pela prefeitura está em ótimas condições, como ruas com cartografia planejada e asfaltadas, 100% da rede de esgoto, abastecimento de água e de energia elétrica já implantados. O preço dos terrenos são muito mais baratos nestes tipos de loteamentos, pois as habitações ainda são poucas e os lotes são grandes.

Enfim. Fico com muito medo de estar planejando errado em dar meu FGTS e minha economia que eu poupei com tanto sacrifício em um terreno ao invés de financiar uma casa já pronta. Mas para realizar meu sonho, não existe outra forma.

Com a ajuda da Bubu Vodka pelo msn, que estuda arquitetura, fui pegando dicas de como desenhar minha casa, apenas para transpor as idéias da minha mente para o papel e ir adequando a realidade.

Como kiki e a Ana Clara, que também estudam ou estudaram arquitetura, não entram mais no msn, fico um pouco perdido, pois as vezes a bubu não está dispónivel para tirar minhas dúvidas e ainda acho desnecessario no momento pagar um profissional para desenhar por mim, sendo que ainda não comprei e nem tenho fundos suficientes para construir de imediato. Eu queria apenas um auxilio para ir fundamentando ainda mais as ideias da minha casa para o papel. Mas claro. Para conclusão desse projeto, será fudamental o trabalho desses profissionais.

Sei que o próximo passo seria um contato com um engenheiro civil, para saber mais detalhes sobre a forma mais "pesada" da construção. Adrianodevil, Black Fire e Rafael Walkabout, vocês poderiam me dar uma luz para eu não fazer merda?


Minha intenção é ousada, mas não quero ser pretensioso. Estou procurando lotes de 900 a 1200m². Queria saber qual o máximo permitido para a área construída. Para a área de lazer e essas coisas. Se existem recúos específicos para essa área ou isso é definido pela legislação da cidade, etc.

Pela arquitetura. Eu sempre sonhei com casas no estilo americano com aquele jardim na frente, sem grades e portões, com aqueles telhadinhos e tal. Mas depois que comecei a viajar pelo Brasil e ver as casas que estão sendo construídas, pelo estilo modermo e criativo, comecei a ficar obcecado por um determinado estilo, linhas estéticas mais retangulares, quase assim..

Se alguém, profissional ou não área, puder me dar uma orientação mais racional do que se fazer e de como se fazer para eu não sonhar muito e acabar fazendo caquinha de neném... Pois sinto que esses pensamentos sobre minha casa, estão sendo os mais racionais e adultos que já tive. Pensando assim, sinto que deixei de ser uma criança e me tornei um homem de verdade.


Mexe que mexe <o>

Eric Clapton
Veterano
# jun/12
· votar


Desculpe pelo texto longo. Mas foi preciso. Eu necessitava desabafar.

=/

Eric Clapton
Veterano
# jun/12 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Já tenho um croqui, na verdade está mais para um esboço do desenho. Quando tomar mais forma eu scaneio e posto aqui.

Estou desenhando de acordo com os terrenos e os preços que vou vendo na internet. Simultaneamente hehehe... Não sei se é assim que se faz, mas está dando certo hauehuae

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


Linda casa. É meu sonho de consumo também. Boa sorte no seu intento. Persevera e triunfarás!

Eric Clapton
Veterano
# jun/12 · Editado por: Eric Clapton
· votar


snowwhite

Estou me esforçando muito tia. Você não tem noção do sacrifício que estou tendo para guardar dinheiro.

Só estou inseguro de fazer merda.

brunohardrocker
Veterano
# jun/12
· votar


Eric Clapton
Bubu Vodka
kiki e a Ana Clara
Adrianodevil, Black Fire e Rafael Walkabout


E quanto aos pedreiros? Quem vai pegar pra bater laje ai?

Eric Clapton
Veterano
# jun/12 · Editado por: Eric Clapton
· votar


brunohardrocker

Pelos pedreiros temos fortes candidatos:

BrunoRardiRoqui
ZaquiAiuldiEMEGÊ
Ian Anderson
Chespirito
Cavaleiro
Anderson Wesley
Roy Mustang
Marcio Zav
e o Bob Mauley,esse último, pedreiro por profissão mesmo


Pra essa galera ai, ao invés de feijoada ou churrascão depois de bater lage, vai ser um sanduíche de metro feito de salame hihihi

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# jun/12
· votar


Vc também pode financiar uma casa na planta. Daí vc pode fazer do jeito que vc quiser. Mas vc precisa ter a planta, e ter um profissional da área. Se quiser, murillo, eu não entro mais no msn, mas eu ainda uso o gmail. Se tiver alguma coisa em que eu possa ajudar, me manda um email ou me chama lá no talk.

Rafa-Ban
Veterano
# jun/12
· votar


è isso ai Mumu, vai em frente que vc terá seu sonho de tijolos manolo! Eu já tenho meu terreno aqui no bairro mais simples da cidade, só falta a grana pra eu começar a construir \o

Eric Clapton
Veterano
# jun/12 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Mary Lennox

Então Ana, Eu vou contratar um profissional na área para a realização do meu projeto.

Mas antes que quero ter noção e base do que estou fazendo e me metendo.

Quero aproveitar ao máximo o espaço que eu for adquirir. Por exemplo. Com o terreno, que é o principal e o fundamental, é o que eu tenho que ter em mente. Ai sim eu posso trabalhar mais especificamente na construção da casa. Provavelmente eu vou contratar uma construtora para fazer.

Minha familia já teve muitas decepções e prejuízos com pedreiros que se diziam "profissionais". Não quero passar por isso de novo.

Eric Clapton
Veterano
# jun/12
· votar


Rafa-Ban

Valeu man.

Vamas ser praticmente vizinhos ^^

Talvez um 80 km de distância um do outro heheheh

Eric Clapton
Veterano
# jun/12
· votar


Me tirem uma duvida galera.

Se eu compro o terreno e mesmo assim não tem nada construído, eu pago imposto por ele?

tambourine man
Veterano
# jun/12
· votar


Eric Clapton

cara, vale mais a pena consultar um profissional do local. Ou pelo menos alguém que more na cidade para te dar alguma luz, comprar sem fazer isso é osso.

Eu aconselharia comprar um terreno em um local alto (menos mosquito e mais vento) e com a frente voltada para o sul (para virar a casa para o quintal ensolarado). E se for para os velhos tem que fazer tudo que eles precisam no térreo, para que não tenham que subir escadas.

tambourine man
Veterano
# jun/12
· votar


Se eu compro o terreno e mesmo assim não tem nada construído, eu pago imposto por ele?

sim, mas deve ser bem pouco

Eric Clapton
Veterano
# jun/12 · Editado por: Eric Clapton
· votar


tambourine man


cara, vale mais a pena consultar um profissional do local. Ou pelo menos alguém que more na cidade para te dar alguma luz, comprar sem fazer isso é osso. Eu aconselharia comprar um terreno em um local alto (menos mosquito e mais vento) e com a frente voltada para o sul (para virar a casa para o quintal ensolarado). E se for para os velhos tem que fazer tudo que eles precisam no térreo, para que não tenham que subir escadas.

Nossa mano.

Eu fui lá esses dias, apenas para ver como é.

Não sei que procuro algum lote em codomínio aberto ou fechado. A diferença de preço é enorme. E tenho que ficar esperto, pois o preço dos lotes estão mais em conta. A partir do momento em que o pessoal for construindo casas espetaculares por ali, o preço do terreno vai subir muito. E quero aproveitar o espaço do terreno para uma área de lazer com piscina, churrasqueira e tal. E sei que por condomínio, existem regras de metragem para a área construída.

Eu fiquei de cara com esse aqui, se liga:

http://www.sequoia.imb.br/site/emp-serra-do-prata.html

Eric Clapton
Veterano
# jun/12
· votar


tambourine man

sim, mas deve ser bem pouco

Então não é prejuízo comprar o terreno, para garantia, e esperar mais um pouco para a entrada de recursos para a construção da casa?

Há algo que impeça isso?

brunohardrocker
Veterano
# jun/12
· votar


Eric Clapton
Se eu compro o terreno e mesmo assim não tem nada construído, eu pago imposto por ele?
tambourine man
sim, mas deve ser bem pouco

Não sei como é aí, pois o IPTU é municipal, mas até onde sei, o terreno vago paga IPTU mais alto, justamente por não ter nada construído.

Mas não sei se isso varia de cidade em cidade.

Murillo, já foi atrás de ver os financiamentos da Caixa?
Eles tem uma condição que também pode incluir o terreno.. ou se vc já paga um terreno em parcelas, a Caixa quita a divida e refinancia já com a construção inclusa.

tambourine man
Veterano
# jun/12
· votar


Eric Clapton


Cara, já passei várias vezes por SJ da Boa vista a caminho de Caconde. O clima da região é ótimo, é bem diferente do interior-padrão de SP mesmo

Eric Clapton
Veterano
# jun/12
· votar


brunohardrocker
Murillo, já foi atrás de ver os financiamentos da Caixa?


Velho, estou correndo de financiamento e juros.

Se eu tiver condições de pagar o terreno à vista, eu pago. Pago com o que tiver, FGTS, poupança, étc.

Mas empréstimo e financiamento, em primeiro plano, está fora de cogitação.

Por isso estou estudando muito a relação de comprar só o terreno em loteamento "fantasma"

tambourine man
Veterano
# jun/12
· votar


Eric Clapton
Então não é prejuízo comprar o terreno, para garantia, e esperar mais um pouco para a entrada de recursos para a construção da casa?

Há algo que impeça isso?


Se for em condomínio vai ter uma taxa a mais, vai começar a ficar pesado. Se o terreno for valorizar, vai ser um investimento, e não uma perda, né?

Mas tem que ver a perspectiva de valorização, e isso só uma pessoa que conhece o local pode te dizer

Eric Clapton
Veterano
# jun/12
· votar


tambourine man

Eu particularmente, acho o lugar lindo. Tranquilo.

O lugar tem comércio, industrias, universidades. De carro eu chego em qualquer lugar. Clima agradável...

Por metas, em primeira estância, está a compra do terreno. A construção estaria em médio prazo. Você acha que dessa forma está certo?

brunohardrocker
Veterano
# jun/12
· votar


Eric Clapton

Sei, mas o financiamento quando não é muito alto, quando vc tem uma boa entrada, não se torna ruim não.
Mas serve no caso de você precisar reforçar a grana mesmo. Muito melhor que financiamento de veículo.

Eric Clapton
Veterano
# jun/12 · Editado por: Eric Clapton
· votar


tambourine man
Se o terreno for valorizar, vai ser um investimento, e não uma perda, né?


Sim. Mas um investimento a longo prazo. A curto prazo eu só vou ter gastos, eu acho. Pq mesmo sem área cosntruída, eu vou ter que pagar IPTU e condomínio.

Mas condomínio residencial é um investimento excepcional. Apesar que em São João, morar no bairro mais humilde deve ser true.

Eric Clapton
Veterano
# jun/12
· votar


Mary Lennox

Eu posso te mandar um e-mail depois para você me mostrar uns projetos residenciais?

CindyFerrari
Veterano
# jun/12
· votar


Eric Clapton
Poxa cara, que massa!

Eu não entendo nada de construção e tals, mas boa sorte ae o/

Eric Clapton
Veterano
# jun/12
· votar


CindyFerrari


Valeu!

Sempre sonhei em ter uma casa sem grades, portões ou muros (na parte frontal). Acho que isso só será possível em condomínio fechado mesmo.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jun/12
· votar


Parabéns Mumu!

Kiki e Adriano é tudo que a USP pode te oferecer pra fazer uma casa top hahaha

Cavaleiro
Veterano
# jun/12
· votar


Manda teu e-mail que depois posso trocar umas ideias a respeito contigo.

Jeehs
Gata OT 2012
# jun/12
· votar


Eric Clapton

posso morar com você?

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jun/12
· votar


eu ofereceria meu bracinhos pra ajudar a carregar cimento, mas tú ta ligado que com meu físico filé de borboleta fica difícil =/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A casa dos meus sonhos!