Quanto se gasta em comida numa semana?

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge


    O livro "Planeta com Fome - O que o Mundo Come" compara 600 refeições na vida de 30 famílias, oriundas de 24 países.

    É por demais sabido que vivemos num Mundo de significativas disparidades sociais, no que toca ao poder de compra, disponibilidade de alimentos e qualidade de vida. Nos países do Hemisfério Norte (Estados Unidos, Canadá, União Europeia e Japão) e na Austrália e Nova Zelândia, são pouco os que têm consciência do privilégio de ter água potável nas torneiras, electricidade para iluminação (e ligar frigoríficos, televisões, computadores e toda a restante panóplia de electrodomésticos), habitações condignas (até com elevador) e estradas asfaltadas para circular de viatura particular em toda a segurança (assistência médica e hospitalar incluídas).

    Na outra metade do Mundo (África, América Latina, Ásia e Oceânia), a grande maioria da população não tem acesso a todas estas comodidades (e alguns luxos), a começar pela água, saneamento básico e alimentação. Enquanto uns até comem mais do dobro do que um homem necessita para se manter saudável, outros não chegam sequer a um nível aceitável de subsistência e, em boa verdade, morrem de fome. Uma refeição principal (almoço ou jantar) no Ocidente seria perfeitamente suficiente para um dia inteiro nos países do Hemisfério Sul.

    No livro intitulado "Hungry Planet - What the World Eats" ("Planeta com Fome - O que o Mundo Come"), Peter Menzel and Faith D'Aluisio, dão um extraordinário exemplo comparativo de 600 refeições, na vida de 30 famílias, de 24 países. O perfil de cada família inclui uma descrição detalhada das suas compras alimentares e fotografias tiradas em casa, nos mercados e nas respectivas comunidades.

    Distinguido como "Melhor Livro do Ano", em 2006, pela Fundação James Beard, este livro testemunha igualmente as mudanças das dietas alimentares em consequência de fenómenos como a globalização, o turismo de massas e a expansão das multinacionais da agro-indústria, que enchem as prateleiras dos supermercados de comidas enlatadas e congeladas e as ruas com restaurantes das cadeias de fast food e take-away.

    Nas fotos reproduzidas abaixo, reparem bem na dimensão da família, na dieta alimentar de cada país, no tipo de alimentos colocados em cima da mesa (ou no chão) e no orçamento semanal

    1- Alemanha

    Família Melander de Bargteheide.
    Despesa com alimentação em 1 semana: 375.39 Euros / $500.07 dólares

    2- Estados Unidos

    Família Revis da Carolina do Norte
    Despesa com alimentação em 1 semana: $341.98 dolares

    3- Itália

    Família Manzo da Secília
    Despesa com alimentação em 1 semana: 214.36 Euros / $260.11 dolares

    4- Mexico

    Família Casales de Cuernavaca
    Despesa com alimentação em 1 semana: 1,862.78 Pesos / $189.09 dólares

    5- Polônia

    Família Sobczynscy de Konstancin-Jeziorna
    Despesa com alimentação em 1 semana: 582.48 Zlotys / $151.27 dólares

    6- Egito

    Família Ahmed do Cairo
    Despesa com alimentação em 1 semana: 387.85 Egyptian Pounds / $68.53 dólares

    7- Equador

    Família Ayme de Tingo
    Despesa com alimentação em 1 semana: $31.55 dólares

    8- Butão

    Família Namgay da vila de Shingkhey
    Despesa com alimentação em 1 semana: 224.93 ngultrum / $5.03 dólares

    9- Chade

    Família Aboubakar do campo de refugiados de Breidjing
    Despesa com alimentação por semana: 685 Francos / $1.23 dólares

    Matéria completa aqui

    Dissertem con brio.

    Beijão pro Dental Floss Tycoon.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Só sei que, julgando apenas pelas fotos, fiquei com a impressão de que conforme o dinheiro gasto vai diminuindo, a alimentação vai melhorando em qualidade, exceto pela falta de carnes.

    Redes
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Eu tinha um livreto com essa pesquisa...
    As imagens são bem boladas!

    Triste ver que a maioria dos States possuem uma alimentação tão ruim.
    Mais triste ainda é ver o pouco de comida no Chade, e derivados.

    Enfim, de valor a comida.

    Bob Mauley
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Só sei que, julgando apenas pelas fotos, fiquei com a impressão de que conforme o dinheiro gasto vai diminuindo, a alimentação vai melhorando em qualidade, exceto pela falta de carnes.


    Julius aprova este post

    snowwhite
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Nossa. Que tópico...bonito. Em todos os sentidos. Muito pra pensar e comparar com nossas próprias realidades.

    testinogrosso
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    De uma coisa eu sei, eu pegava a Polonesa deitada no sofa!

    snowwhite
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Mas enfim, o que se come nem sempre é questão de escolha. e o custo da comida depende de vários aspectos econômicos para além do valor em dolar. É questão de valor dos alimentos em cada local, que variam dentro do próprio país, dependendo das dificuldades logísticas, da intermediação, dos impostos, dos regimes sazonais ( e a necessidade de armazenamento), dos subsídios governamentais etc. Não se trata apenas de cultura e hábitos o que se leva pra mesa.

    Bizet
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    A da família americana obviamente cheia de plástico. Acho que eu me sentiria podrão comendo só essas coisas aí...

    E a da família alemã é a melhor, não pelo dinheiro, mas porque tem bastante carne e o que parecem ser duas das três melhores bebidas (vinho e cerveja).

    True é olhar a diferença no tamanho das famílias.

    snowwhite
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Bizet

    E a da família alemã é a melhor, não pelo dinheiro, mas porque tem bastante carne e o que parecem ser duas das três melhores bebidas (vinho e cerveja).

    Tem uma coisa que não gosto muito na cozinha alemã: muita batata e carnes embutidas. Acho meio pesado. Cerveja nem gosto, mas vinho prefiro a combinação com as comidas francesa e italiana.

    Bizet
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    snowwhite
    Eu não conheço comida de lugar nenhum, mas po, batata? É bom pra caralho!

    E nem curto muito bebidas alcoólicas comendo, prefiro separado.

    snowwhite
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: snowwhite
    · votar


    Bizet
    Eu não conheço comida de lugar nenhum, mas po, batata? É bom pra caralho!

    Não é que batata não seja bom de vez em quando. Mas batata na salada, batata frita, batata no purê, torta de batata, pão de batata...Tem tanta coisa mais interessante pra comer também...

    Bizet
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    snowwhite
    Houve um período em que eu comia todo dia pelo menos um prato com batata feita de algum jeito, fosse frita, cozida dentro d'água, no vapor, o que fosse. Gosto muito ><

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Não tem o Brasil não?

    snowwhite
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Viciado em Guarana

    Não tem o Brasil não?


    Foi impuçíveu xegar a auguma concluzão çobri o Braziu causque tem muinta mal distribuissauam de renda, entaum uns come poco outrus come muinto...

    snowwhite
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Bizet

    Houve um período em que eu comia todo dia pelo menos um prato com batata feita de algum jeito, fosse frita, cozida dentro d'água, no vapor, o que fosse. Gosto muito ><

    Gosto da dieta mediterrânea, que pelo que consta é uma das mais saudáveis do mundo, pelo menos em termos dos indicadores quanto à observação de baixos índices de algumas doenças degenerativas e longevidade. Pena que as pessoas não adotam muito por aqui.

    Nai drummmeeeeeeeer
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    snowwhite
    Foi impuçíveu xegar a auguma concluzão çobri o Braziu causque tem muinta mal distribuissauam de renda, entaum uns come poco outrus come muinto..
    exatameeeeeeeente

    Les Guitar
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Nai drummmeeeeeeeer

    Pô, avacalhou o layout.

    Rafa-Ban
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Eu curti a dieta dos Egípcios, precisou eu adoecer pra aprender a apreciar melhor verduras e legumes. Pena ter que restringir frutas, que é algo que eu consumia muito

    ROTTA
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Quanto se gasta em comida numa semana?

    Em uma semana normal, eu gasto de R$200 a R$300 em alimentação (refeições fora de casa, supermercado e tele-entregas).

    Abraços.

    tambourine man
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    panóplia
    condignas

    PQP, foi o jones que escreveu isso?

    Die Kunst der Fuge
    conforme o dinheiro gasto vai diminuindo, a alimentação vai melhorando em qualidade

    também notei isso, mas comparar em dólares é meio complicado, tem que ver a renda do país também.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Achei curioso a forma de comer pelo Butão.

    Piano ON GRACE
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Só sei uma coisa. até Butão dá para se alimentar bem, Pelo que eu vi. mas em Chade passaria fome.(ou demoraria para acustumar-se)...

    só eu pensei assim?

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Quanto se gasta em comida numa semana?