Tópico sobre teses

Autor Mensagem
jbn1
Veterano
# mai/12


Bem eu nem sei bem o q é uma tese, mas sei q tem gente q passa anos defendendo uma(as vezes várias) elas parecem ser até legais quando a pessoa fica falando e defendendo em tese a tese.
Essas pessoas q defendem a tese se dedicam tanto q esquecem de viver haha
ai depois de sei lá quanto tempo escrevendo, ainda terá a revisão e depois a defesa da tese o loko. E depois da defesa a publicação da bendita o problema de tudo é quando a defesa da tese é apresentada ninguém entende o q essas pessoas falam hauhsuh

Mas o q eu quero saber é vcs já escreveram uma tese?
conhecem alguém q ja escreveu uma?
se fosse escrever uma tese sobre o q seria?

é isso ai eu se fosse fazer uma tese faria uma tese sobre a tese
então seria um baita tesão porq acho q a tese iria render.


Tópico em Homenagem a Snowwhite beijo sua linda!

jbn1
Veterano
# mai/12
· votar


Poxa povo sem coração ninguém quer falar da tese

Wanderer on the Offensive
Veterano
# mai/12
· votar


jbn1
Essas teses são o auge da ******* intelectual e inutilidade acadêmica. Eu nunca fiz uma, mas já fiz artigos e TCCs, que funcionam basicamente da mesma forma, só que sem tanta frescura.

Funciona assim, ó:

Fulano está fazendo um curso de doutorado ou o que for. Só que, é claro, os outros doutores não aceitarão o cara como um deles se ele, simplesmente, aprender o que era pra ter aprendido. Daí eles decidem encher o saco do cara, dos futuros estudantes e de quem mais eles puderem exigindo que o cara faça uma tese.

A tese em si não costuma ser nada de especial. 99% delas tem a única e exclusiva função de ser uma coisa que o cara tem que fazer pra conseguir o tal diploma. Mas ela tem alguns requisitos. Por exemplo, tens que citar o maior número de artigos, livros e outras teses que você conseguir, mesmo que isso não tenha utilidade alguma pro assunto. De preferência, cite coisas em várias línguas estrangeiras, que é pros doutos e zelosos carinhas que vão ler e avaliar não pensarem que você é burrim e só sabe o português. Quanto mais livros na bibliografia, melhor também. Uns 200 está de bom tamanho. Mesmo que você não tenha lido, e só abriu numa página aleatória e escolhido algo bonitinho pra citar.

Daí, é claro, tens que defender a tese numa banca. A banca é composta por outros Doutores. Funciona assim: eles vão ler o que você escreveu e te fazer perguntas sobre o tema, que é pra ver se foi você mesmo que fez o bagulho ou se pagou um estudante quebrado do sétimo período pra fazer. Não deixe eles acharem nenhuma falha na sua teoria que vc tá safo.

Pronto, agora você é um doutor, e pode se orgulhar por pertencer à única classe que produz conhecimento, mesmo que vc ganhe meio mal. E, é claro, nunca mencione pra ninguém que a única vez que você de fato exerceu sua profissão foi quando estava fazendo estágio, na época da graduação. :)

Wanderer on the Offensive
Veterano
# mai/12
· votar


Anexo: Escrevi o texto acima imbuído do mais profundo respeito e admiração por toda a comunidade acadêmica. :P

One More Red Nightmare
Veterano
# mai/12
· votar


Senhoras e Senhores, eu tenho uma confissão a fazer:

Acabo de concordar com o sr. Random Rampager.

Wanderer on the Offensive
Veterano
# mai/12
· votar


One More Red Nightmare
o.0
Acho que nos seis meses mais ou menos que eu frequento aqui, essa é a primeira vez que acontece isso, fi. :)

One More Red Nightmare
Veterano
# mai/12
· votar


Wanderer on the Offensive
Eu sei, por isso a pompa. Ok, agora vou tocar minha vida.

Au revoir

Wanderer on the Offensive
Veterano
# mai/12
· votar


One More Red Nightmare
"Hasta la vista, baby"1


Notas de rodapé:
1-Arnold Schwarzenegger, "Terminator 2: Judgement Day", 1991

One More Red Nightmare
Veterano
# mai/12
· votar


Wanderer on the Offensive
rsrsrs foi uma boa anedota.

Diablo Branco
Veterano
# mai/12
· votar


Eu defendo a tese de que Deus não existe, e que moramos dentro de um universo muito complexo, que forma outros seres que não temos conhecimento!!! E outros seres moram dentro de nós, ou seja, uma coisa bem maluca mesmo =]

Wanderer on the Offensive
Veterano
# mai/12
· votar


One More Red Nightmare
rsrsrs foi uma boa anedota.
o/

Eu fui obrigado a citar essas coisas até enjoar na faculdade e na pós. Pior que acho que essa foi a primeira vez na vida que eu citei "academicamente" algo realmente legal. :P

Alexander DeLarge
Veterano
# mai/12
· votar


Entrei no tópico porque li tetas. Perdi o interesse. Bye.

jbn1
Veterano
# mai/12
· votar


Wanderer on the Offensive
Ae Random agora q eu não gosto mesmo de tese
vish vc fez uma baita tese, quase não consigo ler hahaha
200 livros?
pode ter infantil tambem?
eles nem vão perceber
Esse foi o tópico mais chato q eu criei puxa

jbn1
Veterano
# mai/12
· votar


Diablo Branco
Eu defendo a tese de que Deus não existe, e que moramos dentro de um universo muito complexo, que forma outros seres que não temos conhecimento!!! E outros seres moram dentro de nós, ou seja, uma coisa bem maluca mesmo =]

Daaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhh
eu ja sabia de tudo isso, menos é claro essa parte em diz q Deus não existe

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


jbn1
Tópico em Homenagem a Snowwhite beijo sua linda!

nhóin agora que eu vi! =*

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Trabalho de conclusão de curso ( TCC ) é uma coisa. Geralmente é análise de caso ou alguma proposta nova em cima de algo que já existe. Já a Tese é uma defesa de algo totalmente novo, que se pauta pelo Método Científico.

TCC se apresenta. Tese se defende.

Eu só fiz TCC.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Diablo Branco

Eu defendo a tese de que Deus não existe, e que moramos dentro de um universo muito complexo, que forma outros seres que não temos conhecimento!!! E outros seres moram dentro de nós, ou seja, uma coisa bem maluca mesmo =]

Eu também defendo esta tese e outra muuito clichê: tem um unicórnio que vive na minha garagem.

Diablo Branco
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite

Hahahaa, não duvido não hem!!! Mas ele conversa contigo???

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Diablo Branco

Hahahaa, não duvido não hem!!! Mas ele conversa contigo???

Claro! Um unicórno mudo é um ser inútil. Eu já teria mandado passear!

Wanderer on the Offensive
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
Trabalho de conclusão de curso ( TCC ) é uma coisa. Geralmente é análise de caso ou alguma proposta nova em cima de algo que já existe. Já a Tese é uma defesa de algo totalmente novo, que se pauta pelo Método Científico.

TCC se apresenta. Tese se defende.

Eu só fiz TCC.

Tb só fiz TCC, mas já tive que ler várias teses. É quase a mesma coisa, fato.

jbn1
Ae Random agora q eu não gosto mesmo de tese
vish vc fez uma baita tese, quase não consigo ler hahaha
200 livros?
pode ter infantil tambem?

Tem que ser na maioria livros mais ou menos relativos ao tema. Outros nada a ver são aceitos tb, mas dentro de um contexto. Por exemplo, via de regra colocando algo de filosofia no meio demonstra que você é culto & erudito. Mas, se vc coloca algo que tem alguma utilidade, os acadêmicos podem achar que você é um cara da prática, o que é totalmente inaceitável no meio deles. :)

eles nem vão perceber
Sabedoria aí, moça.
Mas, vc não precisa de ler isso tudo. Pra fazer uma tese, um TCC, ou no geral qqr trabalho na faculdade, proceda assim:
1- pegue umas 3 teses com o tema meio parecido com o seu.
2- dê uma folheada nas teses e ache umas citações que vc pode usar.
3- copie as citações e a bibliografia no seu trabalho e o entregue.

Agora basta observar seu Professor Doutor elogiar seu trabalho na frente da sala e ficar insistindo com vc que vc tem grande futuro na área acadêmica. :P

Bob Mauley
Veterano
# mai/12
· votar


o aumentativo de tese é tesão?

muito polemico ( . )( . )

Wanderer on the Offensive
Veterano
# mai/12
· votar


Bob Mauley
o aumentativo de tese é tesão?
Acho que é tédio, mesmo. :P

ZakkWyldeEMG
Veterano
# mai/12
· votar


Aguardando o post do Bog.

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


Aguardando post do Viciado em Guaraná.

Wanderer on the Offensive
Veterano
# mai/12
· votar


Aguardando post do Black Fire. :P

Quase nada
Veterano
# mai/12
· votar


the origin of the theses

worldcupXphd

Wanderer on the Offensive
Veterano
# mai/12
· votar


Quase nada
Eu nem gosto de futebol, mas ri alto da foto 2. :P

Bog
Veterano
# mai/12
· votar


jbn1
Mas o q eu quero saber é vcs já escreveram uma tese?

Eu já.

conhecem alguém q ja escreveu uma?

Conheço vários alguéns.

Wanderer on the Offensive

Não sei qual a tua área, mas achei teu post bem fora da realidade.

simplesmente, aprender o que era pra ter aprendido.

Diferente de uma graduação, em um doutorado o que "era para ter aprendido" é fazer pesquisa. Só se aprende a fazer pesquisa fazendo. A tese é o resultado de uma pesquisa original que o doutorando fez.

tens que citar o maior número de artigos, livros e outras teses que você conseguir, mesmo que isso não tenha utilidade alguma pro assunto.

Bobeira. Minha tese tinha exatamente 60 referências.

cite coisas em várias línguas estrangeiras,

Na minha área (computação) isto é necessário simplesmente porque a esmagadora maioria do material está em inglês.

Quanto mais livros na bibliografia, melhor também.

Bobeira. Minha tese tinha exatamente 60 referências, a grande maioria de artigos, não livros.

pode se orgulhar por pertencer à única classe que produz conhecimento

Bobeira. Existe a pesquisa acadêmica e a pesquisa industrial. No Brasil, o segundo tipo é meio negligenciado (tirando um Embrapa aqui, uma Petrobrás acolá), mas é para existir.

nunca mencione pra ninguém que a única vez que você de fato exerceu sua profissão foi quando estava fazendo estágio, na época da graduação

Isso sim é algo com que eu posso semi-concordar. Conheci muitos professores que passaram o tempo todo fugindo do mundo real, sempre ficaram no mundo acadêmico - iniciação científica -> mestrado com bolsa, doutorado com bolsa -> professor de universidade pública. Eu evitei isso trabalhando em institutos de pesquisa aplicada, durante a graduação e o mestrado, e após o doutorado.

Mas na verdade, a natureza do meu trabalho não mudou muito nem durante o doutorado, e nem atualmente no posdoc. Eu sempre gostei mais de pesquisa aplicada. O meu projeto do doutorado foi feito em parceria com a Panasonic, e boa parte dele poderia ter sido feita se eu trabalhasse lá. Estou atualmente vendo os estágios iniciais de um projeto para uma companhia de distribuição de energia elétrica. Sempre mantive um pé no mundo real. Minha rotina de trabalho dentro e fora do mundo acadêmico não é muito diferente.

Agora, cuidado com as generalizaçoes imbecis. Da mesma forma que existem doutores que perdem a perspectiva das coisas e se enfiam na tal "torre de marfim", tem gente que olha de fora e acha que tudo o que doutores fazem é ********** intelectual. As duas visões são limitadas, não enxergam o todo. Falando especificamente da minha área, a inovação tecnológica depende da pesquisa aplicada, e a pesquisa aplicada depende da pesquisa básica. São todos partes essenciais de uma máquina maior.

Ah, lembrei também deste tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/234910/

Wanderer on the Offensive
Veterano
# mai/12
· votar


Bog
Não sei qual a tua área, mas achei teu post bem fora da realidade.
Direito. Pelo menos na minha área, é bem assim que funciona, não sei como é nas outras. =)

Diferente de uma graduação, em um doutorado o que "era para ter aprendido" é fazer pesquisa. Só se aprende a fazer pesquisa fazendo. A tese é o resultado de uma pesquisa original que o doutorando fez.
Humrum. O que, na minha área, costuma não servir pra nada na prática. :P

Na minha área (computação) isto é necessário simplesmente porque a esmagadora maioria do material está em inglês.
Na minha área o único material minimamente relevante está em português. Afinal (com excessões óbvias como Direito Internacional etc que não deve ser nem 1% dos temas), a lei aplicada aqui é só a brasileira. Mesmo assim, os caras acham super legal frescuras tipo "direito comparado", etc etc etc. Aplicação prática, nenhuma. Utilidade, idem. :)

Bobeira. Minha tese tinha exatamente 60 referências, a grande maioria de artigos, não livros.
Vai ler uma tese de Direito pra ver. :P

Bobeira. Existe a pesquisa acadêmica e a pesquisa industrial.
Existe. Mas a acadêmica se presta única e exclusivamente a subsidiar mais pesquisas acadêmicas. ;)

Isso sim é algo com que eu posso semi-concordar (...).
Pelo que você disse, vc não parece ser um cara 100% acadêmico. Também não sei como funcionam as coisas na sua área. Minha péssima impressão deste meio foi por ter observado como funcionam as coisas na minha. E, te falo, os piores professores que eu tive, tanto na graduação como na pós, foram exatamente os que tinham diplomas de doutorado e nenhuma experiencia prática.

Agora, cuidado com as generalizaçoes imbecis.(...)
É aquela, na minha área funciona desse jeito. O conhecimento prático e útil é produzido nos tribunais. Nessas teses, via de regra o que a gente vê são os caras explorando temas tão minúsculos e irrelevantes, na tentativa de criar algo "novo", que acaba sendo uma coisa tão específica que fica completamente imprestável na prática. :)

Fora a bajulação e puxa saquismo que rola nessas coisas, que é uma das coisas mais imbecis que eu já vi na vida. ^^

Ah, lembrei também deste tópico:
Depois leio. Preguiça. :)

tambourine man
Veterano
# mai/12
· votar


Wanderer on the Offensive

resumo: sua área á uma bosta e você culpa a academia por isso

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico sobre teses