Compartilho minha felicidade enóloga com vocês

Autor Mensagem
Headstock invertido
Veterano
# set/12
· votar


mal alumiada

Achei que só se falava assim aqui no NE

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


charuto é muito ruim, e olha que eu sou ex-fumante

TG Aoshi
Veterano
# set/12
· votar


tambourine man
huaha! Ta aí uma coisa que não tenho a mínima vontade de experimentar

Cavaleiro
Veterano
# set/12
· votar


Eu ainda tô com umas 9 garrafas de casillero del diablo lá em casa.

Tomo só com queijo, de preferência emmental ou brie.

Benva
Veterano
# set/12
· votar


Caralho, como tem gente refinada nesse forum.

dibass
Veterano
# set/12
· votar


Cavaleiro
Eu ainda tô com umas 9 garrafas de casillero del diablo lá em casa.
É um dos que mais gostei em relação ao Cabernet Sauvignon. Estou com uma garrafa em casa de Santa Carolina Reserva. Vinho modesto mas bem gostoso.

Ken Himura
Você poderia dar sugestões de vinhos que custem até uns 60R$ aqui no Brasil. Normalmente compro Vinhos no Paraguay. E como em casa só eu que tomo, raramente um ou outro, pra mim acaba saindo até barato. Haja vista que lá é possível achar vinhos com média de 60% do valor dos preços aqui.

E também, queria uma sugestão de vinhos um pouco mais adocicados. Tinto, não sei. Sou um super leigo em relação a isso. Gosto muito do Cabernet, mas normalmente as mulheres preferem alguma coisa mais adocicada, menos forte. (mãe e namorada, no caso hehe)

Caps lock
Veterano
# set/12
· votar


O negócio é tomar vinho "canção".

As que tinham na festa eram a Bohemia e a Itaipava.

Ai sim hein.

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


Benva
Caralho, como tem gente refinada nesse forum.

tem até neguinho que ouve estática esteticamente

Benva
Veterano
# set/12
· votar


tambourine man
tem até neguinho que ouve estática esteticamente


Uahuheuaheua
Li uns papos disso aí... música estocástica ftw.
Ou não.

Eric Clapton
Veterano
# set/12
· votar


Compartilho minha felicidade enóloga


Juro que pensei que era alguem que tinha tomado muito sal de fruta e descobriu poderes alucinógenos.

Adler3x3
Veterano
# nov/12
· votar


Ken Kimura

Eu adoro vinho.
Gosto de abrir uma garrafa nos finais de semana sábado a noite, quando entro madrugada adentro tocando teclado/violão ou no home studio.
E vinho combina com música.
Não sou profundo conhecedor das várias espécies de vinho.
Mas o Malbec é um dos meus favoritos, tem um Chileno acho que Santa Helena, que é maravilhoso.
E os vinhos Argentinos Malbec também estão muito bons, acho que até melhor do que os da Europa.
E muitas vezes tomo vinho da colônia Italiana daqui de Curitiba e de Colombo.
Semana passada e esta semana tive que fazer exames médicos e não podia beber nada, mas semana que vem vou apreciar um bom vinho.

Ken Himura
Veterano
# dez/12
· votar


Adler3x3
Pois é, temos este hobby em comum também.

E também tenho achado os malbecs argentinos melhores que os europeus. Talvez seja coisa das safras que tenho experimentado.

---
Este fim de semana experimentei um Salton Lunae Frisante Branco Demi-Sec (foto). Um vinho super leve, ligeiramente adocicado (demi-sec = meio seco) e fermentado pelo método charmat (o método para fazer prossecos), que gelado cai muito bem nos dias e noites de calor.

Paguei 13 Reais. Desceu MUITO BEM, até a minha patroa elogiou (ela não curte vinho). Deixei na geladeira por uma meia hora e depois num balde de gelo por mais meia hora, mas me servi um pouco depois de colocar no balde. No rótulo, diz que a temperatura ideal é entre 7 e 6°C, acho que estive perfeito então.

SUPER RECOMENDADO PARA ESTE VERÃO. Já vou comprar mais uns 2 esta semana porque tá um calor do caralho. Cai bem pra substituir aquela cerva gelada de sempre pra fazer uma graça ou com comidas leves: massas suaves, queijos leves, sopas, frutos do mar, sorvetes etc.

Tomar na piscina vale à pena, hein!

Ken Himura
Veterano
# dez/12
· votar


dibass
Pô, essa das dicas é boa, cara. Pensei até em montar um blog sobre isto. Não sou enólogo profissional, nem sem bem ao certo identificar todos os sabores do espectro pelo paladar e olfato, mas gosto de apreciar o vinho e o seu ritual.

Como raramente eu tenho grana pra comprar uma garrafa acima dos 60$, acho que estas experiências que faço servem como uma fonte de dicas ehhehe.

dibass
Veterano
# dez/12
· votar


Ken Himura
muito bom! hehe
Quero comprar um vinho diferente dos que tenho tomado. O que me indica até uns 50/60 R$?
- Cabernet Sauvignon

.omni
Veterano
# dez/12
· votar


Eu gosto de vinho seco e forte, pra molhar o pão e comer.
Working class since 7000 B.C

sallqantay
Veterano
# dez/12
· votar


verão é fod4 mesmo, só rola tomar esses vinhos de mulézinha mesmo

dibass
Veterano
# dez/12
· votar


.omni
vinho com pão caseiro é uma delícia!!

sallqantay
No verão eu gosto de tomar vinhos Rosé. Uma dica bacana é congelar uvas e colocá-las na taça quando for servir. Deixa o vinho geladinho e ao contrário do gelo não deixa aguado.

sallqantay
Veterano
# dez/12
· votar


dibass

meu mulézimêtro explodiu aqui

Ken Himura
Veterano
# dez/12
· votar


dibass
Até 60$? Já tentou o Salton Talento? 60% Cabernet sauvignon, 30% merlot e 10% tannat. Um dos melhores tintos nacionais, se pá o melhor. Custa por volta dos 60. Esse é a joia da coroa da Salton, todo mundo cobre de elogios. Acho que vale à pena!

Adler3x3
Veterano
# dez/12
· votar


Ken Kimura

Vinho com sanduiches também fica bom.
Não me refiro a Hamburger, e sim a sanduiches criativos.

dibass
Veterano
# dez/12
· votar


Ken Himura
hummm me despertou curiosidade

dibass
Veterano
# dez/12
· votar


Ken Himura
o que gostaria de aprender é sobre a relação X tipo de vinho combinado a Y tipo de queijo.
Dizem que é uma maravilha

Ken Himura
Veterano
# dez/12
· votar


dibass
Pois é, eu também. Sei algumas só, de cabeça. Outro dia desses, acabei vendo no facebook uma imagem que sistematizava um pouco isso, acho que pode ajudar:

Queijos e Vinhos

Ken Himura
Veterano
# abr/13
· votar


Provei esta semana duas garrafas da marca Catania, ambas de cabernet sauvignon com merlot, só que uma demi-sec e outra seco.

Ambas são Vinho deliciosos, leves, super fáceis de harmonizar e apreciar. Comprei ambas por 11 Reais no WalMart.

No demi-sec eu não percebi tanto, mas no seco é bem nítida a presença do toque de frutas vermelhas e dos tonéis de carvalho onde o vinho envelhece. Um dos melhores vinhos brasileiros abaixo da marca dos 50 Reais! Recomendadíssimo!

Tem também uma versão suave do mesmo vinho, mas não experimentei ainda. Porém, dei uma garrafa de presente ao meu sogro e ele adorou - a patroa também, e ela não gosta muito de vinho!

Fotos:
Suave

Demi-Sec

Seco

As embalagens são iguais, só muda a cor. A foto do seco eu não consegui, mas é a embalagem na cor preta e branca, moleza de identificar.

Ken Himura
Veterano
# abr/13
· votar


dibass
No verão eu gosto de tomar vinhos Rosé. Uma dica bacana é congelar uvas e colocá-las na taça quando for servir. Deixa o vinho geladinho e ao contrário do gelo não deixa aguado.

Experimentei isso, cara! Ficou ótimo!

Congelei um lote de uvas e experimentei com o Salton Lunae Rosé, um rosé demi-sec de moscato e cabernet sauvignon - irmão daquele outro Lunae que postei lá em cima. (Foto)

Me senti tomando aqueles prossecos de 100 reais! Hahahaha

Ken Himura
Veterano
# mai/13
· votar


No dia do trabalho, quarta passada, minha patroa resolveu fazer uma pasta ao molho branco, com um toque de gorgonzola.

Aproveitei o ensejo e criei uma desculpa para degustar um novo vinho. Após aquela habitual dúvida sobre o que combinar com o macarrão, cheguei a um dilema: ou um merlot + c.sauvignon argentino ou um frisante branco nacional. O nacional ganhou a parada, até porque foi um dia bem quente.

Era ele um Almadén Sunny Days White (foto).

Comprado por 12 Reais no Extra. Muito parecido em leveza que o Salton Lunae Branco, referido lá em cima. Corte de uvas Chenin Blanc, Gewurztraminer e Sauvignon Blanc, da Campanha Gaúcha. Servi a uns 6ºC, senti leves notas de abacaxi e melão. Entre os dois, não tenho como escolher um melhor, prefiro beber ambos hahaha. Mas acho válida a experiência de trocar o frisante para dar uma variada no paladar. Ótimo praqueles dias de calor, pra tomar no lugar da cerva - pesa menos no estômago e pega bem mais rápido.

A harmonização com o macarrão não foi 100% perfeita, porque era um vinho bem leve, acabava sumindo um pouco no molho, mas mesmo assim, foi uma bela refeição. Tomei a garrafa praticamente sozinho, pois a patroa só bebeu uma taça e, de nossos convidados, só rolou outra taça para um deles.

Muito recomendado!

Buja
Veterano
# mai/13
· votar


Ahh vinho é sempre bom. Outro dia desses tomei um chapinha (tava mais barato que o campo largo)
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Que boooosta

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compartilho minha felicidade enóloga com vocês