Quando a ideologia esbarra nos interesses pessoais

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# mai/12


No seu caso, qual vence?

Dissertem, ou não.

O poder é de vocês.

Jeehs
Gata OT 2012
# mai/12
· votar


....

mikia
Veterano
# mai/12
· votar


Tell me more.
Diga-me um exemplo de quando uma ideologia esbarra em um interesse pessoal?

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


Os interesses pessoais formam a minha ideologia.

Wanderer on the Offensive
Veterano
# mai/12
· votar


brunohardrocker
Os interesses pessoais formam a minha ideologia.
Por aí, tb.

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/12
· votar


Os interesses pessoais formam a minha ideologia.
Kamém!

Lucas Borlini
Veterano
# mai/12
· votar


Depende da situação.

Alexander DeLarge
Veterano
# mai/12
· votar


Minha ideologia forma o meu interesse pessoal.

CindyFerrari
Veterano
# mai/12
· votar


brunohardrocker
Os interesses pessoais formam a minha ideologia.
Acho que o questionamento é em cima de um possível confronto entre os dois. O que vc faz quando vc se encontra num situação onde seus interesses pessoais são maiores que seus ideais?

DrZaius
Veterano
# mai/12
· votar


Tá planejando arrumar uma teta no funcionalismo?

Cavaleiro
Veterano
# mai/12
· votar


Exemplo: Você acha uma mala de dinheiro na rua contendo R$ 300.000,00 e está com o endereço e nome do proprietário.

Cavaleiro
Veterano
# mai/12
· votar


DrZaius

Nunca, é pergunta em caráter exploratório mesmo, sem qualquer ligação pessoal.

Cavaleiro
Veterano
# mai/12
· votar


brunohardrocker
Os interesses pessoais formam a minha ideologia.

Na verdade, os seus interesses pessoais são formados pela sua necessidade e sua ideologia pela sua criação/ambiente.

EX: Se teu filho tá morrendo de fome, talvez você passe até mesmo pela sua ideologia cristã e familiar de não roubar.

Cavaleiro
Veterano
# mai/12
· votar


Na verdade a resposta sempre deveria ser depende, então vamos trabalhar com os dois exemplos:

Caso1: Você acha uma mala de dinheiro na rua contendo R$ 300.000,00 e está com o endereço e nome do proprietário.

Caso2: Você roubaria ou mataria para que seu filho não morresse? (sendo esta a única alternativa);

CindyFerrari
Veterano
# mai/12
· votar


Caso1: Você acha uma mala de dinheiro na rua contendo R$ 300.000,00 e está com o endereço e nome do proprietário.
Devolvo.

Caso2: Você roubaria ou mataria para que seu filho não morresse? (sendo esta a única alternativa);
Sim.

LeandroP
Moderador
# mai/12
· votar


É uma boa pergunta.

Acho que quando isso acontece, temos a oportunidade de conhecer melhor a gente mesmo.

brunohardrocker
Veterano
# mai/12 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Cavaleiro

Devemos levar em conta uma coisinha: podemos passar por cima da ideologia em prol de um interesse pessoal sim, isso é muito fácil de acontecer em determinadas situações.

Mas a pergunta que fica é: qual o teor desse interesse pessoal? Ele é imoral (totalmente adverso a sua ideologia) ou é por uma boa causa?

Existiria uma diferença de intenções entre eu torrar o dinheiro da mala e sair roubando pois seria a ultima alternativa para alimentar um filho. Então aqui entra uma questão de "bem maior" ou somente interesse pessoal.


Ps: Já tenho uma devolução de carteira perdida no curriculo, então eu devolveria a mala se houvesse comprovação do proprietário.

Bizet
Veterano
# mai/12
· votar


Caso1: Você acha uma mala de dinheiro na rua contendo R$ 300.000,00 e está com o endereço e nome do proprietário.

Eu usaria 10 e devolveria 290.

Caso2: Você roubaria ou mataria para que seu filho não morresse? (sendo esta a única alternativa);

Acho que todo mundo faria isso :S

Clara Schumann
Veterano
# mai/12
· votar


Ideologia

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


Eu quero uma pra viver

Kensei
Veterano
# mai/12
· votar


Meus interesses pessoais são convergentes com minha ideologia.

SODAPOP
Veterano
# mai/12 · Editado por: SODAPOP
· votar


Não tenho uma ideologia certinha e definidinha, estrita e escrita com letras legíveis (e nem quero ter): interesses pessoais é o que me movimenta
A gente fica numa piração sem sentido de buscar o que a gente é, uma essência do ser e blá blá blá... e isso significa na prática impor limites a algumas vontades, ou relativiza-las, troca-las por algo mais fácil ou mais aceito.
Nego não consegue assumir pra si que é sua natureza é contraditória mesmo... que nós somos universos enormes, espaçosos e expansivos. A gente é feliz e triste ao mesmo tempo, feio e bonito ao mesmo tempo, inteligente e burro ao mesmo tempo.
Hoje em dia é pior ainda: tudo tem que ser uma vitrine. Não bastam os produtos, as pessoas também fazem propaganda de si, querem incorporar adjetivos e qualidades pra si próprios. Tem até uma propaganda do Itaú (da Maria Gadu e Milton Nascimento) que o camarada fala assim: "Ela não faz as coisas porque quer. Ela faz as coisas porque é". Ah, na moral, que porcaria. Chega a ser nojento o grau de auto-ludibriação

Eu não quero porque sou, mas eu sou porque quero.

e VAMOS ACEITAR O AGRIDOCE (hauhuahu ressucitei)

jbn1
Veterano
# mai/12
· votar


Caso1: Você acha uma mala de dinheiro na rua contendo R$ 300.000,00 e está com o endereço e nome do proprietário.

Caso2: Você roubaria ou mataria para que seu filho não morresse? (sendo esta a única alternativa);


Muito dificil responder a 1ª com certeza devolveria porq não era meu mesmo
ja a 2ª eu roubaria só se ninguem quisesse fazer programa comigo ( brincadeira), a gente ganha dinheiro p/ doar sangue? então não sei é tão dificil, vc rouba ou mata p/ seu filho sobreviver ai é preso e seu filh ficará sozinho e a merce da morte mais uma vez, seria só adiar a morte dele.

Clara Schumann
Veterano
# mai/12
· votar


Dogs é um bom filósofo

Scrutinizer
Veterano
# mai/12
· votar


Você acha uma mala de dinheiro na rua contendo R$ 300.000,00 e está com o endereço e nome do proprietário.
Contrato um assassino na deep web pra matar uma anta dessas. O mundo seria um lugar melhor assim.

Você roubaria ou mataria para que seu filho não morresse?
Sei lá, não tenho filho.

elyts
Veterano
# mai/12
· votar


muitas, MUITAS vezes tenho que escolher entre um e outro, infelizmente quase sempre escolho meus interesses, mas estou tentando "mudar de lado" e deixar minhas idelogias em primeiro lugar.

François Quesnay
Veterano
# mai/12
· votar


Contrato um assassino na deep web

for a fair share of bitcoins, there is no problem that can't be solved.

snowwhite
Veterano
# mai/12 · Editado por: snowwhite
· votar


Ideologia = Valores pessoais?

Acho que ideologia é mais como um conjunto de princípios institucionalizado e compactado, onde não cabe muito a maleabilidade.

Meus valores são maleáveis de acordo com a situação. Em casos extremos, a valoração precisa ser transgredida, como no caso da vida de um filho.
No caso da mala, é preciso saber qual a origem e finalidade dele. Se eu não pudesse saber para que fins ele se destina, provavelmente ficasse com o dinheiro apenas se fosse em caso de vida ou morte de um filho. Mas não sei o que faria se houvesse uma criança na mesma situação do outro lado da mala...

François Quesnay
Veterano
# mai/12 · Editado por: François Quesnay
· votar


ainda nessa de ideologia x interesses pessoais, tava vendo The Five.


programa sensacional, mais engraçado que Monty Python

Wanderer on the Offensive
Veterano
# mai/12
· votar


Cavaleiro
Caso1: Você acha uma mala de dinheiro na rua contendo R$ 300.000,00 e está com o endereço e nome do proprietário.
Isso são dinheiros bem relevantes. Eu ficaria com o cash. Se o dono fosse um desafeto ou algo assim ainda mandava um bilhetinho anônimo assim "Aqui é o cara que achou sua mala. Muito obrigado". :P

Caso2: Você roubaria ou mataria para que seu filho não morresse? (sendo esta a única alternativa);

Eu não quero ter filhos. :P
Mas, se fossem meus pais ou algo assim e essa fosse a unica alternativa, eu faria sim. :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quando a ideologia esbarra nos interesses pessoais