O jonarlismo de interesses

Autor Mensagem
Comuna CCCP
Veterano
# ago/11


É impressionante a repercussão da reportagem de três minutos exibida no "Jornal Nacional" de sábado (13) a respeito da investigação policial sobre irregularidades no contrato para a realização do amistoso entre Brasil 6 a 2 Portugal, ocorrido em 2008.

Trata-se de um caso antigo, noticiado pela primeira vez em 2009. A investigação envolve diretamente Ricardo Teixeira, presidente da CBF, e alguns de seus amigos e aliados no mundo da política e do futebol.

Se a investigação, em si, não constitui novidade, o mesmo não se pode dizer do fato de a Rede Globo ter dedicado tempo de seu mais importante noticiário a ela. Por esta razão, a repercussão da notícia não foi o conteúdo em si, mas as especulações sobre os motivos que levaram o veículo a dar a informação.

Estranho? Não. Parceira comercial da CBF, a Globo vinha sendo bastante comedida há anos na área do jornalismo em investigações próprias ou mesmo na reprodução de notícias de conhecimento público desfavoráveis a Teixeira.

Na famosa reportagem da revista "Piauí", o presidente da CBF sente-se à vontade para dizer que não teme nenhuma crítica, com exceção daquelas apresentadas pelo "Jornal Nacional".

Aqui no UOL, o leitor encontrou diferentes interpretações para o gesto da Globo, nos blogs de Juca Kfouri, Perrone e Bruno Voloch, além do que saiu na coluna Painel FC, da "Folha".

As divergências se dão em relação ao impacto da notícia dentro da CBF, se provocou ou não preocupação, e nas razões que a Globo teria para levar ao ar o assunto.

Mais do que os motivos que levaram a Globo a tratar do caso, para o espectador interessa saber se a emissora tratará regularmente, e com profundidade, das diferentes denúncias envolvendo a CBF e o seu presidente. Só fazendo isso, não causará surpresa quando noticiar algo a respeito.

Tags: jornal nacional, rede globo, ricardo teixeira


Fonte: da Junventude

No mundo dominado pela acumulação de lucro o Jornalismo é vendido e a mídia porca...

Comuna CCCP
Veterano
# ago/11
· votar


Você pode não concordar, mas pelo menos não é um tópico sobre o Murillo Wendel ou sobre ser Pai, Avó, Cachorro, Tio e etc...

Sedunk
Veterano
# ago/11
· votar


Comuna CCCP
No mundo dominado pela acumulação de lucro o Jornalismo é vendido e a mídia porca...

Descobriu isso hoje?

Jornalismo é interesse.

Fight!

Comuna CCCP
Veterano
# ago/11
· votar


Descobriu isso hoje?

Não... mas é sempre bom relembrar as pessoas...

marcosshrp
Veterano
# ago/11
· votar


Você quis dizer Record
Google sobre isso

Pé de chinelo
Veterano
# ago/11
· votar


A globo defendia a ditadura na época...precisa falar mais o q?

Comuna CCCP
Veterano
# ago/11
· votar


marcosshrp
Você quis dizer Record

Mas é sobre a Globo que a reportagem está falando... O.o

Nem leu né? :/

Benva
Veterano
# ago/11
· votar


Comuna CCCP
Você pode não concordar, mas pelo menos não é um tópico sobre o Murillo Wendel ou sobre ser Pai, Avó, Cachorro, Tio e etc...

Tópico digno! =)

marcosshrp
Você quis dizer Record
Google sobre isso


Olha, quero que me digam UM dos grandes conglomerados de comunicação do Brasil que não fazem isso. É triste, mas é o que acontece...

Comuna CCCP
Veterano
# ago/11
· votar


Pé de chinelo
A globo defendia a ditadura na época...

Mas ai pode rolar a desculpa do Governo obrigar... complicado mesmo foi elegerem e tirarem co Collor do poder!

Bob Mauley
Veterano
# ago/11
· votar


nao concordo com essa baboseira

/nemli

Benva
Veterano
# ago/11
· votar


Pé de chinelo
A globo defendia a ditadura na época...precisa falar mais o q?

A própria Globo assume que o Marinho era simpático à ditadura.

Pé de chinelo
Veterano
# ago/11
· votar


Comuna CCCP

Pois é, mas acho q eles num tinham problema nenhum em apoiar a ditadura

Odeio essas novelinhas ridiculas da globo e a manipulação dos horários do futebol...... futebol quarta a noite no Brasil não tem hora, é quando acabar a novelinha dumb

dibass
Veterano
# ago/11
· votar


O jonarlismo de interesses

isso acontece, sempre aconteceu e sempre vai acontecer.

Não há nada que possa mudar.

Comuna CCCP
Veterano
# ago/11
· votar


Benva
Marinho era simpático à ditadura.

Marinho era do nível de Walt Disney e Frank Sinatra...

Pé de chinelo
Veterano
# ago/11
· votar


Não há nada que possa mudar.

Pode sim, boicote...

eu já começei a algum tempo a não assistir a globo..... só de vez em quando vejo o jornalismo..... o padrão de entretenimento dessa emissora pra mim já ta falido, acho tudo uma B*&*a

Benva
Veterano
# ago/11
· votar


Pé de chinelo

Eu não leio mais Folha. E olha que me considero de direita. Mas as reportagens são muuuuuuito tendenciosas.

Comuna CCCP
Veterano
# ago/11
· votar


Não há nada que possa mudar.

Se as pessoas não pensassem desse jeito, acredito que existem milhões de coisas que você possa fazer para mudar.

Hoje, por meio de outros canais além da TV, você pode se informar e não ser tão manipulado... Agora os bitolados em Globo e Record vão ficando para trás.

Só acho que mais triste do que o pobre ignorante que é manipulado e nem sabe são as pessoas que tem consciência disso e tratam o fato como normal...

marcosshrp
Veterano
# ago/11 · Editado por: marcosshrp
· votar


Comuna CCCP
Mas é sobre a Globo que a reportagem está falando... O.o

Nem leu né? :/


Foi um comentário dizendo que a Record faz isso mas na cara dura, sem as táticas e esquemas que camuflam como a globo faz...

Benva
Olha, quero que me digam UM dos grandes conglomerados de comunicação do Brasil que não fazem isso. É triste, mas é o que acontece...
Todos, mas a cultura faz pouco pelo menos..e pra mim a cultura tem o melhor jornal de todos!! Principalmente o jornal da cultura

Na boa, eu sei que isso é errado e tudo mais, mas eu classifico boa parte das pessoas que eu convivo pelo canal que ela assiste, primeiro cultura, depois sbt.. da globo pro resto eu já fico meio de pé atrás

PS.: Se for Record, eu nem converso..

dibass
Veterano
# ago/11
· votar


Comuna CCCP
Só acho que mais triste do que o pobre ignorante que é manipulado e nem sabe são as pessoas que tem consciência disso e tratam o fato como normal...

O problema é: como que pessoas pobres vão ter acesso a informação não tendenciosa?
Os canais de TV aberta são as únicas mídas que eles tem contato.

informação "pura" custa caro. Nem todos podem ter skype em casa

Benva
Veterano
# ago/11
· votar


Comuna CCCP
Se as pessoas não pensassem desse jeito, acredito que existem milhões de coisas que você possa fazer para mudar.

Hoje, por meio de outros canais além da TV, você pode se informar e não ser tão manipulado... Agora os bitolados em Globo e Record vão ficando para trás.

Só acho que mais triste do que o pobre ignorante que é manipulado e nem sabe são as pessoas que tem consciência disso e tratam o fato como normal...


Não sei se adianta, mas sempre procuro notícias em diferentes meios, que possuem tradicionamente visões diferentes. Acredito que assim dá pra filtrar um pouco melhor o que é a informação propriamente dita e o que é lixo.

BuBu Vodka
Veterano
# ago/11
· votar


Comuna CCCP
Bom o Pótico...

sim.. alem desses interesses em ter as informações meio que pra si...afinal ele moldam os fatos... são manipuladores de opinião...

por isso não assisto tv.. me irrita

Pé de chinelo
Veterano
# ago/11
· votar


da globo pro resto eu já fico meio de pé atrás

PS.: Se for Record, eu nem converso..


po mas aí é hipocrisia...... globo e record são farinha do mesmo saco

Comuna CCCP
Veterano
# ago/11
· votar


dibass
informação "pura" custa caro. Nem todos podem ter skype em casa

O jornalismo nunca vai ser imparcial, mas pelo menos com a internet você tem muito mais opção... e se parar para pensar melhor ainda, você lê uma reportagem (que obviamente tem opiniões pessoais) e logo abaixo tem os comentários de qualquer leitor que quiser se manifestar!!

Benva
mas sempre procuro notícias em diferentes meios
Eu acho que essa é uma grande solução... se fosse só pela Globo vc iria achar o que do Ricardo Teixeira?


BuBu Vodka
por isso não assisto tv.. me irrita²

Benva
Veterano
# ago/11
· votar


dibass
informação "pura" custa caro. Nem todos podem ter skype em casa

Os únicos a terem informação pura são os que presenciam determinado fato. A partir daí existem os secundários, terciários... até que a informação chega a você.

Nunca estamos expostos à informação pura diretamente.

marcosshrp
Veterano
# ago/11
· votar




Benva
Veterano
# ago/11
· votar


Comuna CCCP
Eu acho que essa é uma grande solução... se fosse só pela Globo vc iria achar o que do Ricardo Teixeira?

Eu iria falar: Ricardo quem? Não falam tanto dele, e quando falam, é bem.

Tempos atrás a Record fez isso, aí quando não conseguiu o Brasileirão passou a descer o cacete nos cartolas...

Essas coisas me lembram muito o livro 1984. As coisas mudam e as pessoas nem percebem.

Pé de chinelo
Veterano
# ago/11
· votar


Acho que não faz sentido a globo defender um corrupto..

mas também não faz sentido a Record dedicar horas de seu jornalismo só pq o corrupto é da concorrente...

mas errado por errado, acho a globo mais errada

BuBu Vodka
Veterano
# ago/11
· votar


Comuna CCCP
Hoje, por meio de outros canais além da TV, você pode se informar e não ser tão manipulado... Agora os bitolados em Globo e Record vão ficando para trás.

então isso eu já não acho... boa parte das 'emissoras', acho q no caso são canais mesmo... de tv a cabo por exemplo ´pe da globo... a propria TV cultura é um braço da rede globo...
alem de tudo é um puta monopolio

Comuna CCCP
Veterano
# ago/11
· votar


Pé de chinelo
Acho que não faz sentido a globo defender um corrupto..

Sentido faz, eles conseguem exclusividade para os jogos de futebol, escolher os horários para não atrapalhar a novela e ganham milhões com isso...

O mesmo para a Record...

Pé de chinelo
Veterano
# ago/11
· votar


Comuna CCCP

Pensando 'capitalisticamente' sim , faz sentido..

mas dps os mesmos vem falar de criança esperança

dai me diz que moral tem uma empresa que defende o roubo e a manipulação pra falar de honestidade e solidariedade? é f*#a

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O jonarlismo de interesses