Redação elogiada pela Fuvest tem frase subliminar contra reitor da USP

    Autor Mensagem
    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # mai/12


    Uma das 29 redações selecionadas pela Fuvest como bons exemplos de textos escritos na prova do vestibular 2012 para a Universidade de São Paulo (USP) traz um protesto inusitado contra o reitor da instituição. Na redação de três parágrafos, um candidato ou candidata reforçou a escrita de diversas letras espalhadas pelo texto que, unidas na ordem em que foram destacadas, formam a frase "fora Rodas fora PM". O tema da redação da segunda fase da Fuvest 2012, que selecionou candidatos para a USP e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, foi "Participação política: indesejável ou superada?". Após ser procurada pelo G1 no início da tarde desta segunda-feira (21), a Fuvest retirou a redação do seu site oficial.

    Exemplos selecionados
    Na última quarta-feira, a Fuvest divulgou 29 textos do que considera as melhores redações (veja ao lado). Os nomes dos candidatos não são identificados. Os textos podem servir de exemplo sobre os padrões que agradam à banca corretora do vestibular. A redação com a mensagem subliminar é a de número 15.

    Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Fuvest afirmou que a mensagem subliminar não foi notada pela diretora-executiva da fundação, a professora Maria Tereza Fraga Rocco. A Fuvest disse ainda que as redações publicadas no site são consideradas "de bom nível" pela "construção de ideias", e que alguns dos textos possuem inclusive erros de grafia. Os autores das redações selecionadas não são identificados.

    A assessoria de imprensa da reitoria da USP afirmou que não fará nenhum comentário a respeito.

    Link para ver a redação.

    TROLL LEVEL 9000

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # mai/12
    · votar


    Que porcaria de texto, se isso aí é elogiado, fico imaginando o resto da cambada.

    tambourine man
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    like a hurricane

    QUARESMA
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    meninos tem penis meninas tem vagina HAHAHAHAHAHAHA
    peidoHAHHAHHAHAHAH
    PumHAHAHHAHAHHA
    ele solto pum HAHAHAHAAH
    aki aki ó BLPRRRRRRR HAHAHAHA



    puta merda.

    snowwhite
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    E porque este drama e polêmica todos por causa do que ela fez?Onde tá escrito que não pode? Não vejo no que ela ofendeu o reitor. Que palhaçada.

    Vick Vaporub
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Não tiram ponto por causa dessas letras em destaque? É rasura pra mim. Poderia ser interpretado até como forma de identificar o candidato e zerar a redação.

    snowwhite
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Vick Vaporub
    Não tiram ponto por causa dessas letras em destaque? É rasura pra mim.
    Penso que razura é riscar, remendar em cima da letra, inutilizando-a. Ela apenas as fez mais fortes. Não vejo problema nisto.

    Poderia ser interpretado até como forma de identificar o candidato e zerar a redação.

    Não entendi isto aqui.

    Vick Vaporub
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    snowwhite

    Não entendi isto aqui.
    A redação não pode ter qualquer tipo de identificação com símbolos, nomes, etc. afim de evitar fraudes. O candidato poderia ter dado destaque a tais letras como forma de indentificá-lo aos examinadores.

    GuitarHouse
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: GuitarHouse
    · votar


    snowwhite
    Poderia ser interpretado até como forma de identificar o candidato e zerar a redação.

    Não entendi isto aqui.


    Para ser imparcial, concursos/vestibulares não identificam nominalmente a redação dos candidatos, para não correr o risco de algum candidato conhecer alguém da banca e possa ser beneficiado com nota elevada.

    Nem assinatura pode.

    snowwhite
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Vick Vaporub
    GuitarHouse

    Tinha esquecido disto.

    Gansinho
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Pô, chamar de "subliminar" algo que está tão na cara assim?
    Isso aí é ridículo de fazer, só pegar as letras e destacar.

    Seria subliminar se a pessoa tivesse, por exemplo, usado as primeiras maiúsculas de cada frase pra fazer isso aí.

    Bizet
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Será que ninguém nesse mundo sabe diferenciar mensagem subliminar de mensagem secreta/escondida/código?

    Bob Mauley
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    ninguem vai fazer o favor de postar aqui o trecho que interessa?

    DrZaius
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Esse tipo de atitude teoricamente deveria ser desclassificada como tentativa de identificação.

    DrZaius
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Esse é o tipo de gente que o Basil inteiro custeia o estudo universitário.

    François Quesnay
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    pago mil cervejas pra esse bixo.



    balls of steel, dois palitos desclassificarem por qualquer merda no vestibular.

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    François Quesnay

    Eu nem acho que é bixo, certeza que é um estudante de Letras ali na FFLCH mesmo, que já manja bem fazer redação, e escreveu isso ai...

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    fui eu

    t@ sert00

    Wanderer on the Offensive
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    O povo cria tanto falatório por causa de tão pouca coisa...

    François Quesnay
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Meu filho ouvirá Classic Rock

    a redação tá bem chinfrim.


    por sinal, me motivou a prestar vestibular no fim do ano. to meio cansado de economia.

    Alexander DeLarge
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    que já manja bem fazer redação

    ...

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    François Quesnay
    economia

    curso difícil pacaraleo, séloko!

    Alexander DeLarge

    Eu tbm achei fraca, mas entrou pra top 29 da fuvs...

    wild.man
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Que redação fraca, vou prestar fuvest.

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    que já manja bem fazer redação

    ...

    (2)

    Lembrando que saber fazer redações de vestibular não diz nada sobre o sujeito saber escrever bem de um modo geral.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Redação elogiada pela Fuvest tem frase subliminar contra reitor da USP