Argentinos ganham o direito humano de escolher seu sexo.

Autor Mensagem
Joseph de Maistre
Veterano
# mai/12


Por Valentine Pasquesoone

A Argentina, primeiro país da América Latina a legalizar o casamento homossexual, acaba de votar uma lei que autoriza os travestis e transexuais a escolher livremente seu gênero.

É uma iniciativa sem precedentes, que faz da Argentina um país pioneiro. Depois da autorização ao casamento homossexual em 2010, o Senado argentino aprovou na noite de quarta-feira um projeto de lei que permite aos travestis e transexuais escolher livremente seu gênero.

Tal texto autoriza os cidadãos a declarar o sexo de sua escolha e, assim, alterar sua personalidade civil a seu bel-prazer, sem necessitar da autorização de um médico ou de um juiz. A identidade de gênero só depende agora da “vivência interior e individual do gênero, tal como a própria pessoa o percebe”.

“Toda pessoa pode solicitar uma alteração de sexo, prenome e imagem, a partir do momento em que eles não correspondam ao gênero desta pessoa, tal como ela o percebe”, detalha a lei argentina. Nenhuma mudança física - cirurgia, uso de hormônios ou tratamento médico - será mais necessária para alterar a personalidade civil.

A pessoa somente precisará se dirigir ao Registro Nacional de pessoas com seu pedido em mãos, o que é “quase revolucionário”, afirma Anne-Gaëlle Duvochel, presidente do grupo de estudos sobre a transidentidade (Gest).

Até então, os cidadãos argentinos desejosos de alterar sua personalidade civil só o podiam fazer com a autorização de um juiz. Ao votar esta lei, “a Argentina institui o direito de escolher seu gênero de forma livre e flexível”, prossegue Anne-Gaëlle. “Qualquer que seja a sua história, se você disser que é uma mulher, receberá uma cédula de identidade de mulher”.

“Você não precisa mais se submeter a uma cirurgia para obter esta alteração”, explicava ainda no fim de abril Pedro Paradiso Sotille, membro do grupo LGBT Comunidad Homosexual Argentina, citado pela ABS-CBN News. “É um passo gigantesco para o movimento dos direitos LGBT na Argentina”. Pois é neste ponto que a lei marca uma verdadeira ruptura, tanto no nível nacional como internacional: o gênero do indivíduo tal qual consta em seus documentos será decidido unicamente pela avaliação da própria pessoa.

Fonte.

Joseph de Maistre
Veterano
# mai/12
· votar


Aguardo ansiosamente o dia em que algum Estado aprovará uma lei permitindo que eu escolha livre e desimpedidamente quantos impostos lhe pagarei para dar suporte a essas palhaçadas.

François Quesnay
Veterano
# mai/12
· votar


perfeito

não sei o que o Estado tem a ver com a orientação sexual de seus subordinados

Clara Schumann
Veterano
# mai/12
· votar


O dicionário não vale mais nada agora.

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


Legal, quando o Brasil importar essa lei pra atender a tendência da moda, vou me declarar mulher e me valer da lei maria da penha se a outra mulher me bater.

Roy.Mustang
Veterano
# mai/12
· votar


Se o cara bater num travesti argentino, cabe lei de agressão à mulher?

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


Roy.Mustang

Não sei na argentina, mas aqui, se o PL122 fosse aprovado, seria algo mais grave que bater em mulher, pois agregaria homofobia à pena.

Roy.Mustang
Veterano
# mai/12
· votar


brunohardrocker
Não sei na argentina, mas aqui, se o PL122 fosse aprovado, seria algo mais grave que bater em mulher, pois agregaria homofobia à pena.

Putz, se um travecão de 2,05m caçar briga contigo, tu vai ter q correr?

EternoRocker
Veterano
# mai/12
· votar


Se fosse aqui eu me declararia mulher...

Assim, pra mim isso não reflete nada e por um instante até pensei "que bobagem", mas pra um travesti e toda essa galera com transtornos de personalidade isso é importante.

Exemplo é a união dos gays... não sou gay, não me importa, mas pra parcela gay da sociedade é extremanente importante.

Em todo caso... vou tomar um café.

-Dan
Veterano
# mai/12
· votar


Joseph de Maistre

Aguardo ansiosamente o dia em que algum Estado aprovará uma lei permitindo que eu escolha livre e desimpedidamente quantos impostos lhe pagarei para dar suporte a essas palhaçadas.


Não entendi a despesa que isso gera. Refere-se ao gasto de pessoal pra formular uma politica dessas? Como a bola não é só sua, não é só vc que escolhe a brincadeira.

LeandroP
Moderador
# mai/12
· votar


Essa luta é antiga...

... aos 8min e 36seg

http://www.youtube.com/watch?v=hXfrXPp28yo

comédia

Bob Mauley
Veterano
# mai/12
· votar


malditos argentinos, MORRÃO TODUS!!!111ONZE

Strato_Master
Veterano
# mai/12
· votar


e eu que achava que esse negócio de ser homem ou mulher era genético... 0.o

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Eu não sei porque mas achei que se referia a poder escolher o sexo dos próprios filhos.

Atom Heart Mother
Veterano
# mai/12
· votar


e o que vocês tem haver com isso?

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Atom Heart Mother

e o que vocês tem haver com isso?

Deve ter gente enrustida por aqui também, como tem em qualquer clubinho.

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12
· votar


acho que deveria ter um controle maior... por aee é só o cara roubar a Argentina inteira e fazer a cirurgia...

tambourine man
Veterano
# mai/12
· votar


dá para ter o terceiro sexo (como no google +)?

Atom Heart Mother
Veterano
# mai/12
· votar


tava trocando um papo com meu tio enquanto ele fumava um cigarro eletrônico agora a pouco.

aí lembrei que é proibido no Brasil. Aqui não existe liberdade individual.

Gui
Veterano
# mai/12
· votar


uma conhecida conseguiu mudar até a certidão de nascimento, depois de brigar na justiça.

LeandroP
Moderador
# mai/12 · Editado por: LeandroP
· votar


Acho engraçado no vídeo que postei quando o cara diz "Eu quero me chamar Loreta. É direito de todo homem" heuahuheuahe E os dubladores são os mesmos que dublam o Chaves °;°

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


LeandroP
... aos 8min e 36seg

hahahahahahaha

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/12
· votar


Vixe, tomara que eles me escolham um sexo legal.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/12 · Editado por: KaTy
· votar


Credo!

Esse mundo está perdido, hein.
Nasceu com pinto: é homem
Nasceu com xereca: é mulher.
E ponto final.

Se querem se envolver com pessoas do mesmo sexo aí é outra história. que sejam felizes. Mas isso já tá virando putanagem.

LeandroP
Moderador
# mai/12
· votar


Antigamente homem fumar cigarro era bonito e homem dar a bunda era feio.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


LeandroP
Antigamente homem fumar cigarro era bonito e homem dar a bunda era feio.

Que bom que inverteu, pois homem dando a bunda não me incomoda e isto é algo que só se faz em particular, mas homem fumando perto de mim incomoda, e isso pode se fazer em público.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Não é questão de incomodar. É questão de ser bonito ou feio.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


KaTy

A questão ser bonito ou ser feio está relacionada com a popularidade de tal hábito e por conseguinte está relacionada com a maior ou menor probabilidade das pessoas realizarem tais atos.

Na época que o cigarro era bonito, o ato de fumar era bem mais comum, portanto, a probabilidade de alguém fumar perto de mim em um lugar público (até mesmo em lugares públicos fechados, como shoppings e etc) era maior. À partir do momento que se tornou um hábito feio - e inclusive com proibições de marketing - esta probabilidade diminuiu.

Isto tendo em vista que a popularidade dos hábitos está diretamente ligada à visão que a sociedade em geral tem de tais hábitos - bonito ou feio - seja pelo conhecimento popular, seja por propaganda. Deu pra sacar a relação?

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Deu pra sacar a relação?
Não dei não.

Aliás, você repetiu demais a palavra hábito(s). Não gostei!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


KaTy

É que não revisei o texto. Se fosse numa redação eu teria resolvido =P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Argentinos ganham o direito humano de escolher seu sexo.