Sobre Parto Humanizado

Autor Mensagem
KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/12 · Editado por: KaTy


O que é parto humanizado

Uma importante questão a ser esclarecida é que o termo "Parto humanizado" não pode ser entendido como um "tipo de parto", onde alguns detalhes externos o definem como tal, como o uso da água ou a posição, a intensidade da luz, a presença do acompanhante ou qualquer outra variável.
(...)
O termo “humanização” carrega em si interpretações diversas. A qualidade de “humano” em nossa cultura quase sempre se refere à idéia arraigada na moral cristã de ser bom, dócil, empático, amável e de ajudar o próximo. Nesse contexto, retirar a mulher de seu “sofrimento” e “acelerar” o parto através de medicações e de manobras técnicas ou cirúrgicas e é uma tarefa nobre da medicina obstétrica e assim vem sendo cumprida.
Mas há um porém neste tipo de intervenção. Um olhar mais atento na prática atual da assistência ao parto revela uma enorme contradição entre as intervenções técnicas ou cirúrgicas e as suas conseqüências no processo fisiológico do parto e na saúde física e emocional da mãe e do bebê. Um olhar ainda mais atento nos processos culturais, emocionais, psíquicos e espirituais envolvidos no parto revelam novos e norteadores horizontes, tal qual a importância, para mãe e filho, de vivenciar integralmente a experiência do parto natural.
A qualidade de humano que se quer aqui revelar envolve os processos inerentes ao ser humano, os processos pertinentes ao ciclo vital e a gama de sentimentos e transformações que a acompanham. O processo de nascimento, as passagens para a vida adolescente e adulta, a vivência da gravidez, do parto, da maternidade, da dor, da morte e da separação são experiências que inevitavelmente acompanham a existência humana e por isso devem ser consideradas e respeitadas no desenrolar de um evento natural e completo como é o parto. Muitas e muitas mulheres ao relatarem seus partos via cesariana mostram a frustração de não terem parido naturalmente, com as próprias forças, os seus filhos. Querem e precisam vivenciar o nascimento de seus filhos de forma ativa, participativa, inteira. Viver os processos naturais e humanos por inteiro muitas vezes envolve dor, incômodo, conflito, medo. Mas são estes mesmo os “portais” para a transição, para o crescimento, para o desenvolvimento e amadurecimento humano.
A humanização proposta pela ‘humanização do parto’ entende a gestação e o parto como eventos fisiológicos perfeitos (onde apenas 15 a 20% das gestantes apresentam adoecimento neste período necessitando cuidados especiais), cabendo a obstetrícia apenas acompanhar o processo e não interferir buscando ‘aperfeiçoá-lo’.

Humanizar é acreditar na fisiologia da gestação e do parto.
Humanizar é respeitar esta fisiologia, e apenas acompanhá-la.
Humanizar é perceber, refletir e respeitar os diversos aspectos culturais, individuais, psíquicos e emocionais da mulher e de sua família.
Humanizar é devolver o protagonismo do parto à mulher.
É garantir-lhe o direito de conhecimento e escolha.

(Eleonora de Moraes)




Então, qual a opinião de vocês a respeito?
Homens, acompanhariam suas esposas no parto humanizado? Qual a opinião de vocês?

*Eu não faria.

Link pra notícia sobre a mulher do vídeo que fez o parto humanizado

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


Facepalm.

Lìív
Veterano
# mai/12
· votar


Nah, não faria.
Não tem motivo de deixar a mãe sentir dor, quando há anestesia para isso e técnicas que fazem o bebê "sair" de uma maneira mais fácil.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Justifique sua resposta.

Lìív
Veterano
# mai/12
· votar


Aff a mulher do vídeo tá viajando. Falando pro bebê que nem nasceu sobre a "missão" dele e pra ele não ter medo :s

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/12
· votar


Lìív
Na verdade ela está querendo convencer ela mesma: "ai essa é minha missão. Não posso ter medo."

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Um olhar ainda mais atento nos processos culturais, emocionais, psíquicos e espirituais envolvidos no parto revelam novos e norteadores horizontes, tal qual a importância, para mãe e filho, de vivenciar integralmente a experiência do parto natural.
A qualidade de humano que se quer aqui revelar envolve os processos inerentes ao ser humano, os processos pertinentes ao ciclo vital e a gama de sentimentos e transformações que a acompanham. O processo de nascimento, as passagens para a vida adolescente e adulta, a vivência da gravidez, do parto, da maternidade, da dor, da morte e da separação são experiências que inevitavelmente acompanham a existência humana e por isso devem ser consideradas e respeitadas no desenrolar de um evento natural e completo como é o parto.



Blablabla de quem gosta de ver mulher urrando de dor.

Tudo pro inferno.

Viva a humanização ( nada a ver com o cristianismo, seu idiota!)!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


Lìív
Falando pro bebê que nem nasceu sobre a "missão" dele e pra ele não ter medo :s

Pelas justificativas apresentadas no texto, não me surpreende que seja esse o tipo de pessoa que se proponha a fazer este tipo de parto.

KaTy

Pô, preguiça.
O facepalm é mais prático.

Bizet
Veterano
# mai/12
· votar


Não vou falar de idiotice porque todo mundo tem o direito de ser masoquista sem motivo.

tambourine man
Veterano
# mai/12
· votar


Lìív
KaTy

o segundo filho do meu amigo nasceu de parto de Lotus (nao é cortado o cordao umbilical , ele permanece unindo placenta e bebê até cair naturalmente sem corte)

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Lìív
Nah, não faria.
Não tem motivo de deixar a mãe sentir dor, quando há anestesia para isso e técnicas que fazem o bebê "sair" de uma maneira mais fácil.


1 ponto pra você.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Humanizar é devolver o protagonismo do parto à mulher.

ARGH!


É garantir-lhe o direito de conhecimento e escolha.

Exatamente. Só não venha com este papo insidioso de que o parto natural é mais bonitinho.

Lìív
Veterano
# mai/12
· votar


E eu não gostaria de ter meu parto filmado e colocado no youtube para 238472497249247 pessoas verem.

KaTy
Achei viajado do mesmo jeito.

Die Kunst der Fuge
É, eu também esperava esse perfil da moça.

tambourine man
(nao é cortado o cordao umbilical , ele permanece unindo placenta e bebê até cair naturalmente sem corte)
E a mulher fica com o cordão saindo dela até cair? Eew.

tambourine man
Veterano
# mai/12
· votar


Lìív
E a mulher fica com o cordão saindo dela até cair? Eew.

a placenta sai junto com o bebê, né. (Da xoxota, lembra?)

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Lìív
E a mulher fica com o cordão saindo dela até cair? Eew.

hahaha. A parte que fica na mulher está ligada à placenta que é extraída depois que a criança nasce. Não pode ficar nada disto dentro do útero.

Lìív
Veterano
# mai/12
· votar


tambourine man
Nossa, verdade! Mas mesmo assim é meio "eew" de imaginar :s

Lìív
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
HAHA, é, escrevi sem pensar direito. Tiram todas as coisas depois do parto.

tambourine man
Veterano
# mai/12
· votar


Homens, acompanhariam suas esposas no parto humanizado?

sim

Qual a opinião de vocês?

Que as pessoas não vivenciam mais os processos fisiológicos, se tornaram estranhas de seus próprios corpos (que agora se reduzem a questão médicas-farmacológicas-higienistas-mimimi).

somente mais um reflexo de um mundo tomado pela técnica

Spect
Veterano
# mai/12
· votar


Um olhar mais atento na prática atual da assistência ao parto revela uma enorme contradição entre as intervenções técnicas ou cirúrgicas e as suas conseqüências no processo fisiológico do parto e na saúde física e emocional da mãe e do bebê.

Sim. Fazer a mãe e a criança passarem por dificuldades atualmente desnecessárias e aumentar o risco de problemas com certeza é melhor para a saúde física e emocional da mãe e do bebê.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


Eu gostaria de dizer que existe uma teoria que diz que a placenta se originou nos primatas graças à incorporação de um gene de um vírus ao genoma de um ancestral mamífero.

Olhem que fofo:

http://web.expasy.org/spotlight/back_issues/050/

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


Homens, acompanhariam suas esposas no parto humanizado?

Sim.

Raskólhnikov
Veterano
# mai/12
· votar


Eu não tenho nada contra ter filhos assim, mas se eu fosse mulher eu ia querer o máximo de anestesias que eu pudesse tomar =)

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


As mulheres são bem criativas pra inventar mulherzices.
Neste ponto elas são melhores que os guitarristas para inventar guitarrices.

Lìív
Veterano
# mai/12
· votar


parto de Lotus

Quanto tempo demora para o cordão cair?

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Spect
Sim. Fazer a mãe e a criança passarem por dificuldades atualmente desnecessárias e aumentar o risco de problemas com certeza é melhor para a saúde física e emocional da mãe e do bebê.

Até estes naturalistas bobos retrógrados chatos voltarem com estas teorias pseudo-humanizadoras se sabia que o parto natural ( antes chamado de normal, como qualquer outro fosse anormal) era traumático para mãe e filho. Não é porque é natural que não é traumático, vide os processos que antecedem a morte.
Eles defendem a dor como se ela fosse benéfica e necessária e citam argumentos relativos à saúde física e emocional que não tem embasamento algum que se mostre verdadeiro.
O que se sabe é que as mortes e complicações para mães e bebês por partos eram muito maiores quando as mulheres tinham filhos em casa, com parteiras e sem assistência médica em ambiente preparado para quaisquer emergências que ocorram - e ocorrem.
Pra que correr riscos?

tambourine man
Veterano
# mai/12
· votar


Lìív

uns 3 dias, aí vc enterra no quintal.

tr00

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


Eu só seria terrivelmente contra o aborto, de resto o que a mulher escolhesse eu iria apoiar.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Lìív
Quanto tempo demora para o cordão cair?

Não sei. Para cicatrizar o toco - que é isolado por um tipo de clip, dura em torno de 7 dias. E tem que cuidar dele pra não infeccionar ao contato com urina e umidade.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


brunohardrocker
Homens, acompanhariam suas esposas no parto humanizado?

Sim.


Dá até pra dar risada, segundo ela.

tambourine man
Veterano
# mai/12 · Editado por: tambourine man
· votar


snowwhite

O que se sabe é que as mortes e complicações para mães e bebês por partos eram muito maiores quando as mulheres tinham filhos em casa

e também não existia pré-natal

Pra que correr riscos?

risco é tomar anestesia e ter choque anafilático ou depressão respiratória, infecção hospitalar etc. Gravidez não é doença, parto não é um procedimento médico (só em poucos casos)

A dor faz parte da vida, evitar ela é coisa de criança

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre Parto Humanizado