Quando colide na traseira de outro veiculo. Quais os meus direitos?

Autor Mensagem
mult
Veterano
# abr/12


Seguinte, eu sei que estou errado afinal eu acertei por trás.
Então, a briga na justiça não é pra ver quem tá certo ou errado, pois isso eu já sei.
Estou querendo saber quais são meu direitos. Por exemplo, o dono do carro que eu bati quer que eu pague um valor exorbitante de uma nota fiscal superfaturada que ele possui.
Mas eu possuo três orçamentos com datas anteriores a dá nota fiscal dele, mas ele alega que eu tenho que ir na oficina que ele quer, mas sei que não é assim, pois eu sei que tenho direito a três orçamentos onde eu quiser, mas eu quero saber onde diz isso. Quero saber aquelas paradas de lei, artigo, parágrafo. o numero de tudo isso, pra mim me defender.

Se alguém quiser acrescentar mais alguma coisa que eu esqueci de perguntar fique a vontade.

Também quero saber se tem como eu provar que a nota fiscal dele é superfaturada. Eu peguei ela na mão, não tem selo da sefaz nem nada. só o nome da empresa e os dados e valores escrito de caneta, parece mais um recibo. Isso tem algum valor perante o juiz?

tambourine man
Veterano
# abr/12
· votar


mult

pense bem: ir atrás dessa informação pode te custar mais do que paga o que o cara pede e pronto

Simonhead
Veterano
# abr/12
· votar


A pessoa cujo carro levou a porrada tem seguro?

Eu peguei ela na mão, não tem selo da sefaz nem nada. só o nome da empresa e os dados e valores escrito de caneta, parece mais um recibo.

Hummm, isso ai não ajuda muito hein?

Roy.Mustang
Veterano
# abr/12
· votar


Quando colide na traseira de outro veiculo. Quais os meus direitos?

só terá direitos se vc engravidar, o que eu duvido mto

Espero ter ajudado

ROTTA
Veterano
# abr/12 · Editado por: ROTTA
· votar


mult

Não sou advogado, mas vou opinar sobre a interpretação e a abordagem que eu usaria.

1. Você é obrigado a reparar os danos que causou. Este reparo deve recuperar plenamente o bem, ou seja, não pode ser qualquer gambiarra ou serviço de má qualidade.
2. Um reparo mau feito, entendo eu, poderia ser recusado pela vítima.
3. Se fizer o serviço por conta dela, a vítima deve lhe apresentar uma nota válida/legal. Recibo não vale. Mas ele facilmente cobrará esta despesa de você na justiça, especialmente se você demorou ou enrolou.
4. Se existe superfaturamento na nota dele, você deverá questionar isto na justiça, e acredito que com alguns orçamentos idôneos seja fácil evidenciar isto. Neste caso, o juiz pode arbitrar um valor menor.
5. Ele pode te cobrar os valores na justiça, especialmente se você foi omisso (e não sugeriu uma oficina, deixando que ele tivesse que correr atrás por conta própria, por exemplo), e neste mesmo processo caberia o recurso citado no item 4.
6. Entenda que em um processo desses você vai perder de uma forma ou de outra, e terá que arcar com custas e honorários. Costuma ser bem caro.
7. Sinta-se aliviado se ele não lhe processar por danos morais, especialmente se você está sendo negligente ou "enrolando".
8. E considere seriamente fazer um seguro. Já bati em outro carro por culpa minha, e a única incomodação que tive foi ligar para o meu corretor. Nunca mais vi o sujeito...

Abraços.

mult
Veterano
# abr/12
· votar


tambourine man

cara é mais por birra minha mesmo. o cara quer me roubar na cara de pau.
Meu orçamento ficou em R$ 230,00 e o cara vem com uma nota fiscal superfaturada no valor de R$ 1009,00. Isso não existe, por causa de um arranhão no para-choque dele. Pesquisei e se eu fosse comprar um para-choque novo ia ficar em R$ 540,00.

Ele me deixou com raiva. É aquele ditado:
"dou um boi pra nao entrar numa briga, mas dou uma boiada pra nao sair"

agora eu vou até o fim, nem que eu gaste o dobro do que ele tá pedindo. Estou disposto a arcar com os custos processuais pra não pagar esse valor pra ele.

Headstock invertido
Veterano
# abr/12
· votar


Tu é de Aracaju?

mult
Veterano
# abr/12
· votar


Simonhead
A pessoa cujo carro levou a porrada tem seguro?

tem nada.


Hummm, isso ai não ajuda muito hein?
pq?

mult
Veterano
# abr/12
· votar


ROTTA

cara gostei das dicas, mas o item 7 não tem perigo. pois desde o inicio me prontifiquei a levar o carro nos meus conhecidos e ele sempre recusou, e meus orçamentos são de meses antes da "nota fiscal" dele ser emitida, o que prova que eu estava indo atras de resolver o problema e que não é como ele alega, pois ele diz que teve que concertar o carro pq eu não quis acordo.

mult
Veterano
# abr/12
· votar


lá no juizado me disseram que eu não posso levar advogado por que o valor da causa é inferior a 20 salários mínimos. isso é verdade?

disseram que eu poderia fazer uma procuração e assinar, nomeando um advogado pra me representar, mas nesse caso eu não poderia ir. É assim mesmo que funciona ou o funcionário está mau informado?


É que eu quero ir, afinal, eu vi como foi o acidente e sei como é a historia toda, mas quero levar meu advogado.

GuitarHouse
Veterano
# abr/12 · Editado por: GuitarHouse
· votar


mult
Já tem processo? Ele já mandou consertar ou é apenas orçamento?


lá no juizado me disseram que eu não posso levar advogado por que o valor da causa é inferior a 20 salários mínimos. isso é verdade?

Esclareço: advogado é opcional até 20 S.M, e obrigatório acima de 20. S.M. Vc pode ter confundido ou o cara lá falou besteira. Mesmo para cobrar 1 real vc pode (e é recomendado) ir com advogado.


disseram que eu poderia fazer uma procuração e assinar, nomeando um advogado pra me representar, mas nesse caso eu não poderia ir. É assim mesmo que funciona ou o funcionário está mau informado?

Mentira. Advogado é por procuração e vc DEVE ir. É OBRIGATÓRIA a sua ida nas audiências, senão o processo acaba e vc tem de pagar custas (uma das exceçoes quanto à gratuidade do Juizado Especial). no Juizado se vc não comparece, sendo autor, ocorre a "contumácia" e o processo acaba.

É que eu quero ir, afinal, eu vi como foi o acidente e sei como é a historia toda, mas quero levar meu advogado.
Enfim, vc PODE e DEVE (recomendação) ir com o adv., principalmente porque a outra parte deve levar um também e vc poderá comer mosca em muita burocracia do processo que te prejudicará.

mult
Veterano
# abr/12
· votar


GuitarHouse

já teve a primeira audiência de conciliação.
ele diz que teve que concertar o carro pq eu não quis acordo, o que não é verdade, mas eu nem vi o carro consertado.
Só vi essa nota fiscal dele, no minimo suspeita.

Snakepit
Veterano
# abr/12 · Editado por: Snakepit
· votar


Isso iria pro juizado especial das pequenas causas, não tem honorários pois não precisa de advogado. Mas isso cabe a outra parte, pois ela que foi lesada.

O certo seria dar um parachoque novo, pois antes do acidente ele não tinha um parachoque remendado, mas sim um em perfeitas condições. Então não é correto ele ficar com um remendado, que provavelmente é o caso do teu orçamento de R$230.

Acho que o mais sensato a fazer é levar em autorizada. Voce vai ter que pagar de qualquer maneira, então eu preferiria pagar o valor mais caro na autorizada pois pelo menos o cara não vai pegar dinheiro por fora. Pode custar caro, mas ele não vai te sacanear.

Diz pra ele levar em autorizada, grava a conversa, se ele recusar manda ele te processar. Ele vai levar.

mult
Veterano
# abr/12
· votar


Na verdade, advogado é opcional até 20 S.M, e obrigatório acima de 20. S.M. Vc pode ter confundido ou o cara lá falou besteira. Mesmo para cobrar 1 real vc pode (e é recomendado) ir com advogado

acho que o cara se confundiu na hora de me explicar isso aí.


Mentira. Advogado é por procuração e vc DEVE ir

então mesmo que eu vá junto, tenho que fazer uma procuração?

Chapeletta
Veterano
# abr/12
· votar


Não faz nada. Espera ele ajuizar a ação, e ali você rebate os orçamentos. Se ele juntar a nota fiscal fria você argue incidente de falsidade documental na contestação. Se for falsa mesmo você pede a condenação em litigancia de má fé e acho que ainda rola um danos morais, sem falar ainda nos reflexos na seara criminal.

GuitarHouse
Veterano
# abr/12 · Editado por: GuitarHouse
· votar


mult
Já teve conciliacao? E a defesa? Vc tem 15 dias desde a audiência para apresentar defesa, senão, salcu fufu e ele ganha (salvo se marcou audiência de instrução)

Ele tem de apresentar notas de mais de um lugar. Não existe na lei esse lance de 3 orçamentos....é coisa de entendimento da justiça que tem de ser mais de 1, para demonstrar um mínimo de idoneidade da nota. Tem juiz que aceita 2 orçamentos.

Tem boletim de ocorrência ou algo que demonstre o que houve no acidente? Não basta o orçamento se não tiver fundamento tb...afinal, no orçamento pode constar coisas que nada tem a ver....

Vc disse que tem orçamentos...são do carro dele?

742617000027
Veterano
# abr/12
· votar


pow nem sempre que bate na traseira é o culpado!! as vezes o cara da frente para de vez! o que o de traz pode fazer?

Snakepit
Veterano
# abr/12
· votar


742617000027
pow nem sempre que bate na traseira é o culpado!! as vezes o cara da frente para de vez! o que o de traz pode fazer?

Manter distancia.

GuitarHouse
Veterano
# abr/12
· votar


Chapeletta
incidente de falsidade documental na contestação
Foi pro Juizado...e isso nem cabe lá então.


mult
então mesmo que eu vá junto, tenho que fazer uma procuração?
Depede. Vai ter outra audiência ou não?(de instrução - para testemunhas etc)..

mult
Veterano
# abr/12
· votar


Snakepit
Acho que o mais sensato a fazer é levar em autorizada. Voce vai ter que pagar de qualquer maneira, então eu preferiria pagar o valor mais caro na autorizada pois pelo menos o cara não vai pegar dinheiro por fora. Pode custar caro, mas ele não vai te sacanear.

até pensei em fazer isso, mas o safado disse que já arrumou.
E esse valor que eu disse que custa um novo (RS 540,00) é na autorizada, e a nota fiscal dele é de uma oficina de fundo de quintal e com um valor de R$ 1009,00, por isso fiquei puto.

GuitarHouse
Veterano
# abr/12
· votar


mult
A dele mostra que foi apenas o para-choque?

Se sim, apresente na defesa orçamento de outros lugares e da autorizada, demonstrando quando custa um parachoque. Se o orçamento dele diz que foi só o parachoque ai fica moleza.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


mult

E esse valor que eu disse que custa um novo (RS 540,00) é na autorizada, e a nota fiscal dele é de uma oficina de fundo de quintal e com um valor de R$ 1009,00, por isso fiquei puto.

Putz você tá coberto de razão e o fdp tá superfaturando. Eu me negaria a pagar e deixaria ele entrar na justiça.

mult
Veterano
# abr/12
· votar


GuitarHouse
de instrução - para testemunhas

isso!

Já teve conciliacao? E a defesa?
sim mais foi marcado outra audiência, ele pediu pra que trouxesse um cara que tava junto com ele. Não sei pra que!
E ele ficou amarelo quando eu levantei a possibilidade de uma pericia na nota fiscal dele, nem sei se isso existe, falei só pra assustar ele...kkkk

Tem boletim de ocorrência ou algo que demonstre o que houve no acidente?

tem sim, mas que me ajude, lá só diz que eu acertei a traseira dele pq ele parou com o semáforo na luz verde.

mult
Veterano
# abr/12 · Editado por: mult
· votar


GuitarHouse
A dele mostra que foi apenas o para-choque?

para-choque R$ 1000,00
4 parafuso de fixação R$ 9,00

total: R$ 1009,00

é só isso que tem na nota fiscal dele.

mult
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite
Eu me negaria a pagar e deixaria ele entrar na justiça

pois é. isso que eu fiz!

mult
Veterano
# abr/12
· votar


GuitarHouse

uma conhecida minha que trabalha no setor de reclamação do juizado me disse pra mim entrar com uma ação contra ele, obrigando ele a aceitar o valor que eu quero pagar.

isso existe?

GuitarHouse
Veterano
# abr/12
· votar


mult
E ele ficou amarelo quando eu levantei a possibilidade de uma pericia na nota fiscal dele, nem sei se isso existe, falei só pra assustar ele...kkkk
Existe, mas não no Juizado Especial...lá não cabe perícia técnica desse grau.

Nesse caso vc tem de apresentar defesa até essa audiência, se não foi marcado prazo na ata da primeira audiência (geralmente não fica).
Contrate advogado para fazer a defesa e ele te instruirá do que fazer... procuração, documentos etc.

A questão parece ser boa para seu lado pois a nota diz que é apenas o parachoque.

O Juiz não é idiota e é ser humano. Ele tem ideia de que esse tipo de sacanagem nas notas existem. E todos sabem que na autorizada é mais caro.
Logo, junte na defesa outros orçamentos de parachoques do carro do sujeito. Isso é coisa "objetiva", e não subjetiva como consertar lataria etc.

Assim, se vc levar uns 3 orçamentos de 350 e um da autorizada de 540, o juiz verá que os 1000 estão estranhos e deverá condenar vc no MAIS BAIXO, se considerar que os da "não-autorizada" é idoneo.

Isso porque existe uma regra no direito que o prejudicado tambem deve zelar pela minoracao do seu próprio dano, ou seja, deveria ter pesquisado outros lugares e pagou 1000 reais porque quis, se houvesse outros lugares que fizessem o mesmo serviço....ainda mais quando a AUTORIZADA é metade do preço.

GuitarHouse
Veterano
# abr/12 · Editado por: GuitarHouse
· votar


mult
uma conhecida minha que trabalha no setor de reclamação do juizado me disse pra mim entrar com uma ação contra ele, obrigando ele a aceitar o valor que eu quero pagar.

isso existe?

Ela é estagiária?

Em teoria talvez, na prática não. Caso vc entrasse, esses processos andariam juntos e o mesmo juiz julgariam os 2 ao mesmo tempo. A sua defesa terá o mesmo objetivo e fundamento e será suficiente.

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


E a traseira do outro, arrebentou muito?

mult
Veterano
# abr/12
· votar


GuitarHouse

gostei, valeu cara. tem um advogado aqui que presta serviço pra empresa, ele tá viajando de ferias, quando ele chegar vou ver tudo isso com ele.
só uma duvida, a audiência de instrução foi marcada pro dia 17/05, antes disso eu tenho que fazer tudo isso que você falou e levar lá, ou eu vou juntando provas e orçamentos e etc e guardando pro dia da audiência?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quando colide na traseira de outro veiculo. Quais os meus direitos?