O aprendiz 4 - veículo para futuros capitalistas predadores

    Autor Mensagem
    _JCM_
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: _JCM_


    'O Aprendiz 4' é veículo para futuros capitalistas predadores

    Mauro Trindade
    Antonio Chahestian/Record/Divulgação

    Roberto Justus apresenta O Aprendiz 4 - O SócioÚltimas de O Aprendiz 4 - O Sócio
    » Fábio desiste do programa para ver nascimento da filha
    » Com discussão entre participantes, Braga é demitido
    » 'O Aprendiz 4': Márcio erra no foco da tarefa e é demitido
    » 'O Aprendiz 4' é veículo para futuros capitalistas predadores
    Busca
    Saiba mais na Internet sobre: Ambiente Arqueologia Astronomia Clonagem Espaço Genética Paleontologia Publicações Científicas Saúde Tecnologia
    Faça sua pesquisa na Internet:

    O programa O Aprendiz 4 - O Sócio, exibido às terças e quintas, às 23h, pela rede Record, tenta ser um modelo de gestão empresarial. Não é. Antes funciona como uma antologia de personalidades na "fauna" do mundo empresarial, no qual as espécies que não se enquadram em um determinado perfil estão condenadas a extinção profissional.

    » Confira o especial sobre O Aprendiz 4 - O Sócio
    » Conheça os participantes

    O programa é apresentado por Roberto Justus, publicitário paulista que comanda há quatro edições a versão nacional de The Apprentice, importado da rede norte-americana NBC, com apresentação do empresário Donald Trump.

    O "reality business" tornou-se um sucesso imediato. Na segunda edição brasileira, chegou a 21 pontos de audiência e na atual já conquistou, mesmo que por alguns breves minutos, a liderança isolada do ibope. Há bons motivos para isso. Primeiro porque reproduz, no mundo dos negócios, a fama instantânea alcançada pelos participantes de programa semelhantes, como Big Brother e Ídolos.

    Motivados mais pela empatia do que por qualquer razão objetiva, telespectadores passam a acompanhar a trajetória dos concorrentes em busca de um prêmio de um milhão de reais. O valor atraiu, segundo a Record, 26 mil candidatos, dos quais foram selecionados apenas 16 concorrentes. O vencedor ainda se tornará sócio de Justus em uma nova empresa.

    Além disso, há uma importância "pedagógica" do programa. De maneira eficiente e com alcance incomparável, O Aprendiz ensina aos telespectadores como se comportar em reuniões, o que se espera deles em um ambiente de trabalho e como subir profissionalmente de maneira audaciosa. E aí começam os problemas. Todo o programa transforma a administração de uma vida de trabalho em um esforço de superar os concorrentes, ou seja, qualquer pessoa que possa realizar as mesmas atividades profissionais. É uma maneira atrasada de se lidar com o trabalho e, no fundo, com as próprias expectativas de vida.

    Há outras formas de se administrar empreendimentos e iniciativas que valorizam atitudes diametralmente opostas àquelas exploradas no programa. Carreira não é cadeia alimentar, na qual o único lugar aceitável é o topo onde, qual um "Tiranossauro Rex", o executivo eviscera as ameaças ao seu território e a sua sobrevivência.

    A visão piramidal da organização do trabalho é arcaica e pode ser contraposta a idéias de rede, de colaboração e partilhamento que se mostraram mais eficientes e estão cada vez mais presentes na economia mundial. Internet, empresas de software, de produção cultural e do setor terciário trabalham com sucesso com estas idéias. O coletivo funciona melhor que o particular.

    De qualquer maneira, não é preciso levar a sério demais um programa cujo grande momento é o da demissão de um dos participantes. O termo, aliás, é incorreto, já que não existe vínculo empregatício entre os concorrentes e Justus, no papel do chefe centralizador, onisciente e onipotente.

    O clímax semanal do programa sempre é o afastamento de um dos candidatos a milionário, de forma um tanto sádica e com ares de execração pública. Sequer isso corresponde à verdade. Um profissional que não se adapta numa empresa pode trabalhar muito bem em inúmeras outras e avaliações por resultados são tão subjetivas quanto quaisquer outras. É bom lembrar que trabalho é, antes de tudo, uma forma de se relacionar. E uma relação produtiva não é feita entre vencidos e vencedores. Parceria é o que conta.

    Fonte


    o q vcs acham deste programa? quem irá ganhar???

    abraços

    Rato
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    excelente ;)

    toty
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    O clímax semanal do programa sempre é o afastamento de um dos candidatos a milionário, de forma um tanto sádica e com ares de execração pública. Sequer isso corresponde à verdade. Um profissional que não se adapta numa empresa pode trabalhar muito bem em inúmeras outras e avaliações por resultados são tão subjetivas quanto quaisquer outras. É bom lembrar que trabalho é, antes de tudo, uma forma de se relacionar. E uma relação produtiva não é feita entre vencidos e vencedores. Parceria é o que conta.
    _JCM_ esse programa e mais uma jogada a midia para ter audiencia!!!! nada mais !!! inutilidade publica!!!!

    Cabeça De Balde
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Acho o Justus muito arrogante.

    maggie
    Veterana
    # mai/07
    · votar


    O programa O Aprendiz 4 - O Sócio, exibido às terças e quintas, às 23h, pela rede Record, tenta ser um modelo de gestão empresarial. Não é. Antes funciona como uma antologia de personalidades na "fauna" do mundo empresarial, no qual as espécies que não se enquadram em um determinado perfil estão condenadas a extinção profissional.
    A idéia do sócio foi interessante, mas não tiveram criatividade pra mudar o modelo em relação às edições anteriores.

    Assisto às vezes, mas já perdeu o efeito inicial.

    maggie
    Veterana
    # mai/07
    · votar


    Agora, se vocês acham esse programa apelativo, vejam a notícia desse reality show.

    Apelação TOTAL.

    Cabeça De Balde
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Esses holandeses são meio malucos.

    o_O

    _JCM_
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Rato

    excelente ;)

    \o/

    toty
    esse programa e mais uma jogada a midia para ter audiencia!!!! nada mais !!! inutilidade publica!!!!

    com ctz.. acho igual a um BBB.. soh q ali, mostra-nos um contexto empresarial... hj, como diz o texto, se não estamos no topo, não somos nada.. mas não acredito desta maneira.. acho q podemos ser felizes e realizados sem precisar pisar nos outros...

    Cabeça De Balde

    Acho o Justus muito arrogante.

    kkkkkkkkkkkkk.. eu tbem... mas pelo q se v, ele tem conhecimento pa caramba, mais naum justifica a arrogancia..

    maggie
    Agora, se vocês acham esse programa apelativo, vejam a notícia desse reality show

    vi ontem isso em dois jornais.. eh apelar demais neh?

    abraços..

    André_Decathlon
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    fico com a opção 3

    maggie
    Veterana
    # mai/07
    · votar


    Cabeça De Balde
    Esses holandeses são meio malucos.

    _JCM_
    vi ontem isso em dois jornais.. eh apelar demais neh?

    Ouvi hoje de manhã a notícia...
    Comentaram que, dos três candidatos, um só receberá. Os outros dois provavelmente terão pouco tempo de vida e morrerão.

    _JCM_
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    maggie

    Comentaram que, dos três candidatos, um só receberá. Os outros dois provavelmente terão pouco tempo de vida e morrerão.

    bah..disso eu não sabia...isso eh sensacionalismo puro! pelo menos pra mim...

    jimmy vandrake
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Acho que nem é futuro, isto já é presente mesmo. Como todo filme ou peça de teatro sempre há um pouco de exagero nas linhas de argumentação do roteiro mas raramente fogem a realidadade, o aprendiz é assim também força o exagero mas está baseado na realidade.
    Para quem quer saber como funciona o mundo executivo é desse jeitão aí mesmo.

    KaTy
    Miss Simpatia 2012
    # mai/07
    · votar


    » Fábio desiste do programa para ver nascimento da filha
    Tentou..... Mas ainda continua no programa

    _JCM_
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    KaTy

    Tentou..... Mas ainda continua no programa

    pelo q li hj, o "Dr. Topete" ficou doido com ele e mandou ele embora...

    jimmt vandrake

    Para quem quer saber como funciona o mundo executivo é desse jeitão aí mesmo

    com toda a ctz mano...é sempre um querendo pisar no outro...

    Dogs2
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Acho o Justus muito Injusto

    Dogs2
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    muitas vezes ele demite o cara por inveja

    ROTTA
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Assisto muito pouco a este programa (e TV em geral), mas conheço o conceito. Acho que o seguinte trecho resume a razão do sucesso de audiência:

    O clímax semanal do programa sempre é o afastamento de um dos candidatos a milionário, de forma um tanto sádica e com ares de execração pública.

    O povo gosta de ver os outros sendo punidos e "se ferrando". Com isto, descarrega suas próprias frustrações e, como olha de fora, se coloca no lugar do "julgador", e não dos "julgados". Ignora que seus próprios resultados, em igual empreitada, seriam provavelmente aquém daqueles dos participantes.

    Pelas poucas vezes que assisti, acho que o programa traz algumas dicas que podem ser úteis para quem se aventura no mundo coorporativo (especialmente em altos cargos, bem remunerados), mas que costumam estar muito fora de contexto por ser um programa de TV, e não a vida real. Afinal, é mais do que evidente para quem está inserido no mercado que os relacionamentos e o networking são pilares do cenário atual.

    Abraços.

    KaTy
    Miss Simpatia 2012
    # mai/07
    · votar


    _JCM_

    pelo q li hj, o "Dr. Topete" ficou doido com ele e mandou ele embora...

    Não, ele ainda está no programa
    só se mandou ontém :S
    Ontém o Paulo saiu, hauhauha

    No dia que o fábio pediu para sair, o InJustus deu uma chance para ele e pediu se ele tinha certeza do que tava pedindo, e que se ele se arrependesse ele poderia ficar, e mostrou uma gravação com a mulher dele, uma entrevista, ai ele resolveu ficar.

    _JCM_
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Dogs2

    q trocadilho...euauhuhuehaue

    Marco Alan Rotta

    O povo gosta de ver os outros sendo punidos e "se ferrando". Com isto, descarrega suas próprias frustrações e, como olha de fora, se coloca no lugar do "julgador", e não dos "julgados". Ignora que seus próprios resultados, em igual empreitada, seriam provavelmente aquém daqueles dos participantes.

    isso eh verdade cara..tenho acompanhado o programa e nos é proposto o papel de julgador..

    Pelas poucas vezes que assisti, acho que o programa traz algumas dicas que podem ser úteis para quem se aventura no mundo coorporativo (especialmente em altos cargos, bem remunerados), mas que costumam estar muito fora de contexto por ser um programa de TV, e não a vida real. Afinal, é mais do que evidente para quem está inserido no mercado que os relacionamentos e o networking são pilares do cenário atual.

    tudo q vemos deve ser filtrado.. na minha opinião, há algumas coisas ainda q podem nos trazer algum conhecimento..

    abraços..

    _JCM_
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    KaTy
    No dia que o fábio pediu para sair, o InJustus deu uma chance para ele e pediu se ele tinha certeza do que tava pedindo, e que se ele se arrependesse ele poderia ficar, e mostrou uma gravação com a mulher dele, uma entrevista, ai ele resolveu ficar.

    entaum, ateh achei estranho... mas pelo q vi Aqui ele saiu fora...

    eu vi esse episodio q ele viu a gravação da esposa..foi o que ele naum demitiu ninguem!

    abraços..

    KaTy
    Miss Simpatia 2012
    # mai/07
    · votar


    _JCM_

    eu vi esse episodio q ele viu a gravação da esposa..foi o que ele naum demitiu ninguem!

    Realmente, foi nesse dia.

    KaTy
    Miss Simpatia 2012
    # mai/07
    · votar


    _JCM_
    Ele é um imbecil.ok

    _JCM_
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    KaTy
    Ele é um imbecil.ok

    cada um tem a sua consciencia neh? axo q o mais importante pra ele era estar junto da sua filha...

    KaTy
    Miss Simpatia 2012
    # mai/07
    · votar


    _JCM_
    cada um tem a sua consciencia neh?
    concerteza!
    Porém, deveria então, ter se demitido mesmo aquele dia. Só que ele tinha grandes chances, iria longe.
    Mas eu entendo, ele é um cara que gosta da família e ama a mulher dele, queria ver o nascimento da primeira filha.

    _JCM_
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    KaTy

    Porém, deveria então, ter se demitido mesmo aquele dia. Só que ele tinha grandes chances, iria longe.
    Mas eu entendo, ele é um cara que gosta da família e ama a mulher dele, queria ver o nascimento da primeira filha.


    pois eh.. aih q entra a questão: até onde vale eu me sacrificar a ponto de perder momentos inesquecíveis e impagáveis? fica a questão...

    ele tinha altas chances cara.. e o Topete lah tinha confiança nele..
    fazer o q né?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O aprendiz 4 - veículo para futuros capitalistas predadores