Acupuntura somente poderá ser exercida por médicos

Autor Mensagem
Jeehs
Gata OT 2012
# mar/12
· votar


-Dan
Leia os sites que o Gustoau indicou. Logo sua gastrite deve voltar.

Eu sei que vai, digamos é um tratamento não a cura completa =/

Bog
Veterano
# mar/12 · Editado por: Bog
· votar


(páginas 2 a 4)

snowwhite
impedir que gente sem estudo abra consultórios como se médicos fossem
existem 2 tipos de exercício da profissão de acupunturista: o que advém de cursos ministrados para médicos ( que tem discernimento para saber até que ponto estão fazendo besteira ou não) e os picaretas ( cursinhos ministrados sabe-se lá por quem e exercidos por charlatões).


Minha esposa tem 8 anos de formação, 3 deles exclusivamente em acupuntura. O COFFITO não permite que ela abra consultório como se fosse médica, mas permite que ela trabalhe como fisioterapeuta (os outros 5 anos da formação). Ela já não poderia tratar doenças nem retirar pessoas do tratamento convencional.

De acordo com o teu raciocínio, isso tudo não existe, minha esposa é uma picareta sem estudos que quer curar doenças, e por isso somente médicos deveriam espetar as pessoas por aí.

Gustoau
o bog é o principal representante da ciência aqui

Hahhaha, se eu sou o principal representante, coitada da ciência. =P

snowwhite
Universidades são consideradas como tal porque produzem e transmitem Ciência.

Isso não é verdade. Aliás, a maior parte do que se ensina em uma universidade não é ciência. Direito, história, e cursos de humanas em geral não são ciência. Engenharia, medicina e até ciência (!) da computação usam ciência, mas a prática não é ciência.

Gustoau
Não sou eu que to dizendo, é ISSO mesmo, a base do tratamento é corrigir as correntes de ki.

Por mais que isso também me cause coceiras, lembro que uma explicação completamente furada para um fenômeno não quer dizer que o fenômeno não existe.

SE (*big IF*) existirem evidências de que a acupuntura tem algum efeito fisiológico - como por exemplo aumento de pressão sanguínea - existe a poasibilidade de que todo esse papo de ki seja simplesmente uma explicação furada para um fenômeno real. Digo, "esse papo de Thor e martelo é absurdo" não é um bom argumento contra a existência de trovões, né?

Acho que a posição mais rigorosa não é questionar a explicação do ki ou bater no espantalho do "não cura doença". É simplesmente perguntar onde, se existem, estão os efeitos, como eles se manifestam, como podem ser medidos. Isso já mata a questão.

brunohardrocker
E já que falou do Bog, se não me falha a memória, a noiva/esposa dele faz acupuntura clínica.

Como dito, minha esposa é fisioterapeuta e acupunturista.

Isso não quer dizer que eu preciso acreditar na acupuntura, nem que eu preciso ficar todo dia fazendo um discurso para ela sobre o método científico e blablablablabla.

snowwhite
Daqui a pouco vão estar minsitrando cursos de Shiatsu também.

Só uma nota: shiatsu é um tipo de massagem. Independente de meridianos, ki, e blablabla, existe uma grande possibilidade de o shiatsu operar pelos mesmos mecanismos de uma massagem convencional (ler meu comentário acima sobre explicações furadas para fenômenos reais).

Eu já fiz shiatsu durante sessões de massagem, sem saber de todo esse papo místico (na verdade, sem saber que era shiatsu), e - com a reserva da evidência anedótica - me pareceu tão relaxante e prazeroso como todo o resto da massagem.

Então existem linhas de acupuntura?

Existem. Existe tradicional chinesa, a japonesa, e uma vertente mais preocupada com a aplicação da técnica e em tentar entender os mecanismos fisiológicos (se existirem) do que com fluxos de energia e coisas do tipo.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


2 longos posts depois:

*Independente* do funcionamento ou não da acupunutura, está mais do que na cara que a preocupação fundamental aqui não é com a saúde pública. Como já frisei, a acupuntura não se divide em médicos e picaretas sem estudo, e em áreas como farmácia e fisioterapia já existe regulamentação dos órgãos de classe. Estamos aqui falando em reserva de mercado, pura e simplesmente.

Vale ler as notas do Conselho Federal de Farmácia e do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional:

http://www.cff.org.br/noticia.php?id=792&titulo=Sa%C3%BAde+libera+R%24 +25+milh%C3%B5es+para+componente+pr%C3%A9-natal

http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=2218&psecao=7

Comuna CCCP
Veterano
# mar/12
· votar


reserva de mercado

A medicina tradicional está tão capenga para eles recorrem a isso?
As pessoas possuem crenças e eu acredito que nem todo serviço que compramos precisa ser embasado pelo método cientifico.

Aliás que nem é bem explicado para os leigos, a medicinal tradicional não é exata e pode trazer muitos malefícios para um grupo especifico. Então no final das contas você tem que entrar com a fé em qualquer tratamento.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Comuna CCCP
A medicina tradicional está tão capenga para eles recorrem a isso?

Não é questão de esstar capenga. A imensa maioria dos médicos não tem o menor interesse em praticar acupuntura. Talvez em abrir uma clínica, contratar um punhado de fisioterapeutas por uma mixaria, e ficar como "responsável".

Mas acredito mais que isso faz parte da divulgação da imagem (furada) de que os médicos - e SOMENTE os médicos - são Profissionais da Saúde, e que o resto é picareta. Os posts da snowwhite mostram exatamente onde isso pode chegar. Eu acho que 'mercado' da reserva não é o da acupuntura. É o da saúde.

brunohardrocker
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Como dito, minha esposa é fisioterapeuta e acupunturista.

Isso não quer dizer que eu preciso acreditar na acupuntura, nem que eu preciso ficar todo dia fazendo um discurso para ela sobre o método científico e blablablablabla.


Mas eu não quis chegar nesse ponto.

O ponto que eu quis chegar no tópico, é discutir se a acupuntura pode apresentar resultados sem depender das "energias", "ki" e etc. Talvez esses termos eram utilizados lá na antiguidade na China, mas atualmente a explicação seja outra, e vejo que provavelmente é mesmo.

E que ela pode ser equivalente a uma massagem relaxante ou algo do tipo, mas que apresente resultados, porém não tenha a mesma possibilidade de ser testada como os métodos da medicina convencional.

Mas não adianta, eu iria passar umas 10 paginas debatendo contra quem não iria largar mão de falar sobre o "ki e o chacra" e que formas alternativas que as pessoas podem buscar para tratar de alguns problemas se tratam de picaretagem.
Vlw pela paciencia.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Acho que a posição mais rigorosa não é questionar a explicação do ki ou bater no espantalho do "não cura doença". É simplesmente perguntar onde, se existem, estão os efeitos, como eles se manifestam, como podem ser medidos. Isso já mata a questão.

Concordo, só que isso ele já tinha esclarecido desde a primeira página:

CONCLUSIONS: A small analgesic effect of acupuncture was found, which seems to lack clinical relevance and cannot be clearly distinguished from bias. Whether needling at acupuncture points, or at any site, reduces pain independently of the psychological impact of the treatment ritual is unclear.


British Medical Journal, 2009

http://www.bmj.com/content/338/bmj.a3115.full

E a questão é a seguinte, se fosse detectado alguma eficácia na técnica, mesmo sem o conhecimento de como ela funciona fisiologicamente, e ela fosse ensinada nas universidades, o que espero é que o foco do ensino seja ensinada apenas a técnica, e não essas explicações míticas de Ki, hadouken, kamehameha... que isso seja apenas um adendo histórico.

Bog
Veterano
# mar/12 · Editado por: Bog
· votar


brunohardrocker
discutir se a acupuntura pode apresentar resultados sem depender das "energias", "ki" e etc

Exatamente. Embora eu não ponha minha mão no fogo por isso, acredito que é possível que exista um mecanismo real que não tenha nada a ver com "energias".

Die Kunst der Fuge
se fosse detectado alguma eficácia na técnica, mesmo sem o conhecimento de como ela funciona fisiologicamente, e ela fosse ensinada nas universidades, o que espero é que o foco do ensino seja ensinada apenas a técnica, e não essas explicações míticas

Na escola onde minha esposa estudou, a abordagem é esta. O foco está em "como usar", muito mais do que "de onde veio". E eles estão formando um pequeno grupo que quer seguir um caminho acadêmico, de estudar a acupuntura.

Todos

Vale lembrar que eu não sou contra a regulamentação da atividade de acupunturista. Só acho que "ser médico" está longe de ser um bom critério para isso.

Mas acho, por exemplo, que um fisioterapeuta deve restringir a prática à fisioterapia; e que um dentista não deve sair por aí dizendo que trata dor nas costas com acupuntura. Se funciona ou não, são outros 500, e não é uma discussão num fórum de Internet que vai fechar a controvérsia. Mas se é para fazer, que seja regulamentado, e com cada um dentro da sua área. Sem essa divisão binária (e irracional) entre médicos e picaretas.

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


Die Kunst der Fuge
o foco do ensino seja ensinada apenas a técnica

eu descanso minha valise

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


tambourine man
eu descanso minha valise


Admita, vc tremeu todo e esmagou algo com as mãos involuntariamente ao ler isso.

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Mas acredito mais que isso faz parte da divulgação da imagem (furada) de que os médicos - e SOMENTE os médicos - são Profissionais da Saúde, e que o resto é picareta. Os posts da snowwhite mostram exatamente onde isso pode chegar. Eu acho que 'mercado' da reserva não é o da acupuntura. É o da saúde.

Profissional é uma palavra muito vaga. O cara que trabalha com qualquer coisa relacionada à saúde pode ser considerado profissional. Resta saber se ele tem embasamento científico e acadêmico de qualidade para o exercício daquilo a que se propõe.

E eu nunca disse que só médico é profissional de saúde. Há enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas,farmacêuticos, biomédicos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e até professores de educação física.

Bog
Veterano
# mar/12 · Editado por: Bog
· votar


snowwhite
E eu nunca disse que só médico é profissional de saúde.

Você mesma dividiu os acupunturistas em médicos e picaretas:

existem 2 tipos de exercício da profissão de acupunturista: o que advém de cursos ministrados para médicos ( que tem discernimento para saber até que ponto estão fazendo besteira ou não) e os picaretas ( cursinhos ministrados sabe-se lá por quem e exercidos por charlatões).

Você está afirmando que um médico tem embasamento científico e acadêmico de qualidade para o exercício daquilo a que se propõe, mas um fisioterapeuta não tem, é isso?

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Minha esposa tem 8 anos de formação, 3 deles exclusivamente em acupuntura. O COFFITO não permite que ela abra consultório como se fosse médica, mas permite que ela trabalhe como fisioterapeuta (os outros 5 anos da formação). Ela já não poderia tratar doenças nem retirar pessoas do tratamento convencional.

3 anos de formação acadêmica?
Se ela tem 5 anos de formação em fisioterapia, ela é fisioterapeuta e só pode exercer esta profissão como tal, justamente. Resta saber se, como fisioterapeuta, ela tem permissão para aplicar métodos terapêuticos outros que não os aprendidos na faculdade que ela fez.

De acordo com o teu raciocínio, isso tudo não existe, minha esposa é uma picareta sem estudos que quer curar doenças, e por isso somente médicos deveriam espetar as pessoas por aí.

Infelizmente existe muito disto por aí. O que me deixa em dúvida é se os médicos concordam que acupuntura seja uma terapia com base científica, que não se trata de autosugestão e que não pode causar problemas secundários.

Só uma nota: shiatsu é um tipo de massagem. Independente de meridianos, ki, e blablabla, existe uma grande possibilidade de o shiatsu operar pelos mesmos mecanismos de uma massagem convencional (ler meu comentário acima sobre explicações furadas para fenômenos reais).
Sim, é uma massagem. Mas não é ciência. É só isto que eu quero dizer. E se não for bem feito, pode trazer problemas de saúde ao paciente como qualquer massagem mal feita. Quem minstra cursos de shiatsu? gente que aprendeu com outros que minsitram cursos de shiatsu. A coisa se espalhou e tá cheio de picareta por aí.

Isso não é verdade. Aliás, a maior parte do que se ensina em uma universidade não é ciência. Direito, história, e cursos de humanas em geral não são ciência. Engenharia, medicina e até ciência (!) da computação usam ciência, mas a prática não é ciência.
Universidades só o são porque tem o compromisso com o ensino e a trasfer~encia de pesquisa e conhecimento científico. O s cursos são Ciência Humanas e Ciências Sociais, além das exstas. Mas estou falando do método científico que já foi percorrido e continua ( visto que estas ciências evoluem) pelas Ciências médicas. Acupuntura - se não lida com trânsito de energia- lida com o quê? Enquanto as pessoas estiverem lidando com ela apenas como trânsito de energia, é tudo conjectura e crença.

Existem. Existe tradicional chinesa, a japonesa, e uma vertente mais preocupada com a aplicação da técnica e em tentar entender os mecanismos fisiológicos (se existirem) do que com fluxos de energia e coisas do tipo.


Tirando as duas primeiras, a terceira vertente trabalha em que tipo de meio científico? Apenas aplicando e vendo se funciona em termos do alívio dos sintomas? Continuo achando que isto é charlatanismo, me perdoe quem vive disto e a sua esposa.

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Você mesma dividiu os acupunturistas em médicos e picaretas:

Eu não. Eu estava discutindo se médicos tem formação para aplicar acupuntura e que parcela deles acha que isto é científico e compatível com o curso que eles fizeram ( Medicina tradicional).
Picareta é quem não é médico e nem estudou em um meio pautado pela ciência e se mete a tratar da saúde alheia como se médico ou deus fosse.


Você está afirmando que um médico tem embasamento científico e acadêmico de qualidade para o exercício daquilo a que se propõe, mas um fisioterapeuta não tem, é isso?

Como assim? Fisioterapeuta é uma coisa, acupunturista é outra.

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


snowwhite

adimiro sua fé na ciência, que te cega para qualquer outra coisa

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


tambourine man
adimiro sua fé na ciência, que te cega para qualquer outra coisa

Não existe fé na Ciência. A Ciência por si demanda questionamento. Quando vou ao médico e ele me dá um diagnóstico, eu não saio dali fazendo tudo o que ele manda. Eu o questiono e ouço outras opiniões. Tento um remédio e se não obtenho resultado, tento outro. Ou mudo de médico. Enfim.

Realmente a crença cega não é o meu forte. Precisa estar muito disposto a ser enganado pra acreditar em baboseiras sem pé nem cabeça.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


snowwhite
3 anos de formação acadêmica?

3 anos de formação em acupuntura - isso já formada em fisioterapia. Com aprovação em um exame aplicado pelo ministério da saúde do Japão ao fim. Mais do que um médico acupunturista mediano teria feito.

Você aparentemente está se guiando por uma imagem de que, se não é médico, o sujeito é um zé mané que aprendeu e trabalha num fundo de quintal. Esta imagem não condiz com a realidade.

Se ela tem 5 anos de formação em fisioterapia, ela é fisioterapeuta e só pode exercer esta profissão como tal, justamente. Resta saber se, como fisioterapeuta, ela tem permissão para aplicar métodos terapêuticos outros que não os aprendidos na faculdade que ela fez.

Talvez você não saiba, mas a prática da acupuntura em fisioterapia é regulamentada pelo COFFITO. Inclusive, mês que vem eles vão aplicar uma prova para especialidades em fisioterapia, e acupuntura é uma das modalidades. Uma amiga também prestou concurso para fisioterapeuta do Senado, e adivinha só: acupuntura era uma das exigências. O uso da acupuntura está previsto na regulamentação da profissão de fisioterapeuta no Brasil. E não tem nada a ver com se propor a curar doenças ou substituir tratamentos médicos.

O que me deixa em dúvida é se os médicos concordam que acupuntura seja uma terapia com base científica, que não se trata de autosugestão e que não pode causar problemas secundários.

Eu acho que já deixei bem clara minha posição quando disse que não coloco minha mão no fogo. Mas isso é irrelevante para a discussão. O que se está discutindo aqui é se "ser médico" é o critério apropriado para a regulamentação.

Quem minstra cursos de shiatsu? gente que aprendeu com outros que minsitram cursos de shiatsu.

Minha esposa aprendeu na universidade. O curso em questão é frequentemente citado como o 2o melhor do Brasil em fisioterapia. A hipótese de que este tipo de coisa não é ensinada em universidades não condiz com a evidência material. O método científico sugere que você reveja o modelo.

O s cursos são Ciência Humanas e Ciências Sociais, além das exstas

Já estamos desviando completamente do assunto, mas ciências humanas e ciências sociais não se enquadram no conceito moderno de ciência. Caso queria discutir isso mais a fundo, peço para que abra outro tópico para isso.

é tudo conjectura e crença.
Continuo achando que isto é charlatanismo

Eu já disse que não vou entrar nesta discussão. Em momento nenhum defendi a validade da acupuntura como tratamento nem afirmando que ela tem bases científicas. Dado que a tua resposta foi para mim, contra o que exatamente você está argumentando?!

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


snowwhite
Fisioterapeuta é uma coisa, acupunturista é outra.

Os dois podem ser a mesma coisa:

http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=1301&psecao=9

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


snowwhite
Sim, é uma massagem. Mas não é ciência. É só isto que eu quero dizer. E se não for bem feito, pode trazer problemas de saúde ao paciente como qualquer massagem mal feita. Quem minstra cursos de shiatsu? gente que aprendeu com outros que minsitram cursos de shiatsu. A coisa se espalhou e tá cheio de picareta por aí.

Então, nessa ótica, a massagem tb deve ser vedada aos não-médicos.

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


Ok. Depois de tudo que foi dito aqui eu chego a uma conclusão. Existe acupuntura ministrada nas universidades ( shiatsu pra mim é novidade, confesso) e acupuntura aprendida e feita em fundo de quintal.

O que eu defendo é, se é pra encarar a acupuntura como algo sério ( e não ponho minha mão no fogo) que seja aplicada por profissionais da área da saúde com embasamento anterior em medicina ou fisioterapia, pelo menos.

É o que eu acho.

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


snowwhite
Ok. Depois de tudo que foi dito aqui eu chego a uma conclusão. Existe acupuntura ministrada nas universidades ( shiatsu pra mim é novidade, confesso) e acupuntura aprendida e feita em fundo de quintal.

Existe medicina de fundo de quintal, existe manicure, massagem, restaurante e até gente que faz bombas nucleares no fundo de quintal. Não é desmérito particular da acupuntura.

O que eu defendo é, se é pra encarar a acupuntura como algo sério ( e não ponho minha mão no fogo) que seja aplicada por profissionais da área da saúde com embasamento anterior em medicina ou fisioterapia, pelo menos.

Concordo contigo quanto à regulamentação da coisa, mas que não seja tão restritiva, como está se verificando.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


snowwhite
O que eu defendo é, se é pra encarar a acupuntura como algo sério ( e não ponho minha mão no fogo) que seja aplicada por profissionais da área da saúde com embasamento anterior em medicina ou fisioterapia, pelo menos.

Existe também a especialidade em farmácia. Antes de concluir, vou repetir o que eu mesmo disse antes (deve ter passado batido nos textos gigantes):

Eu não sou contra a regulamentação da atividade de acupunturista. Só acho que "ser médico" está longe de ser um bom critério para isso.

Mas acho, por exemplo, que um fisioterapeuta deve restringir a prática à fisioterapia; e que um dentista não deve sair por aí dizendo que trata dor nas costas com acupuntura. Se funciona ou não, são outros 500, e não é uma discussão num fórum de Internet que vai fechar a controvérsia. Mas se é para fazer, que seja regulamentado, e com cada um dentro da sua área.


Dito isso, acho que - raridade - concordamos quanto à questão da regulamentação. Né?

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


-Dan
Então, nessa ótica, a massagem tb deve ser vedada aos não-médicos.

Nunca pensei nisto. Mas massagistas costumam saber lidar com grupos de músculos e tendões. Pelo menos os bons profissionais sabem. Mas acupunturista não é aquele que aplica agulhas em meridianos? O mesmo princípio é utilizado pelo shiatsu, pela eletroestimulação e pela moxabustão ( ou alguns destes métodos misturados). Um ponto do meridiano teria correspondência em alguns órgãos internos ( eu imagino que através de caminhos nevrálgicos inseridos na musculatura). Faz sentido, mas me parece muito paliativo.

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


resumo em ritmo de funk: cada um no seu quadrado

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Achei mó nada a ver restringir a prática ao pessoal da medicina.

Acho que o pessoal da fisioterapia tem total condição de realizar esta prática, tenho um amigo que faz curso de fisioterapia e já vi a grade deles, o estudo é sério.

Fora isso, restringir à medicina pode dar à prática, especialmente para o público mais desavisado, um status de tratamento/solução mais sério do que o conhecimento científico corrobora (ou seja, nada). Espero que os médicos sejam sinceros quanto a limitações da técnica neste campo.

Agora, se o cara quer levar uma agulhada pra sentir cosquinha, nervosinho, dorzinha gostosa, relaxar, o dinheiro é dele, e é até bom que quem ofereça este serviço seja alguém de competência atestada, coisa que o pessoal de fisioterapia possui total capacidade, pelas suas atribuições.

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


snowwhite
Nunca pensei nisto. Mas massagistas costumam saber lidar com grupos de músculos e tendões. Pelo menos os bons profissionais sabem. Mas acupunturista não é aquele que aplica agulhas em meridianos? O mesmo princípio é utilizado pelo shiatsu, pela eletroestimulação e pela moxabustão ( ou alguns destes métodos misturados). Um ponto do meridiano teria correspondência em alguns órgãos internos ( eu imagino que através de caminhos nevrálgicos inseridos na musculatura). Faz sentido, mas me parece muito paliativo.

Parto do principio que bons massagistas devem saber o que estão fazendo assim como bons acupunturistas.
Ser paliativo ou não não é foco, pois ao que me consta, ambas são atividades complementares.

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Dito isso, acho que - raridade - concordamos quanto à questão da regulamentação. Né?

Quando eu defendo que médicos ou fisioterapeutas seriam, sim, o melhor critério, talvez seja a melhor proposta que temos para que uma técnica destas tenha alguma base medicinal de fato.
O que eu não suporto é ver por aí gente abrindo consultório com pacientes e lidando com coisas como liberar o trânsito de energia.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


snowwhite
O que eu não suporto é ver por aí gente abrindo consultório com pacientes e lidando com coisas como liberar o trânsito de energia.

Eu sei. Mas aí vem o negócio: minha esposa também é contra isso. O ponto é que cria-se uma ilusão de que ou o sujeito é médico, ou faz isso que você disse. E isso não é o que acontece. *ESTE* é o ponto central na discussão sobre a regulamentação, que por sinal está rolando há mais de 10 anos na justiça, e provavelmente vai continuar rolando. A decisão que motivou a notícia *NÃO É* CFM x chinês que atende no fundo do quintal. É CFM x CFF+COFFITO.

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


Pelo jeito até psicólogo pode usar acupuntura.

Acupuntura e psicologia

Modalidade da acupuntura voltada para o tratamento de transtornos psicológicos e bem estar emocional. No Brasil, a resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 05/2002 reconhece a acupuntura como prática útil e eficiente ao trabalho do psicoterapeuta e permite ao psicólogo utilizar a acupuntura desde que seguindo as especificações técnicas e éticas adequadas.


snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Eu sei. Mas aí vem o negócio: minha esposa também é contra isso. O ponto é que cria-se uma ilusão de que ou o sujeito é médico, ou faz isso que você disse. E isso não é o que acontece. *ESTE* é o ponto central na discussão sobre a regulamentação, que por sinal está rolando há mais de 10 anos na justiça, e provavelmente vai continuar rolando. A decisão que motivou a notícia *NÃO É* CFM x chinês que atende no fundo do quintal. É CFM x CFF+COFFITO.

Entendi.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Acupuntura somente poderá ser exercida por médicos