Acupuntura somente poderá ser exercida por médicos

Autor Mensagem
Gustoau
Veterano
# mar/12 · Editado por: Gustoau
· votar


snowwhite
Especialização em Acupuntura recebe inscrições

O Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS ( IGG) recebe até 30 de abril as inscrições para o curso de especialização em Acupuntura.


Caralho.

Evidências científicas mostram que exerce importante efeito analgésico e ação antiinflamatória.

Caralho²

Velho, eu nunca vi nada disso em jornal de medicina importante nenhum no mundo, como pode... pqp

Só três exemplos logo:
The New England Journal of Medicine
British Medical Journal
Journal of the American Medical Association

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


Engraçado que ate o CFM reconhece como medica essa "picaretagem" que vcs dizem e até universidades ensinam essa picaretagem que o Goku usa pra mandar magia.

Msess
Veterano
# mar/12
· votar


o ot é melhor que o JN.

brunohardrocker
Veterano
# mar/12
· votar


Gustoau
Não to vendo a contradição, você ainda não conseguiu me explicar onde que ela tá. O perfil ideal de um cientista é um cara que aceita testar hipóteses que apresentam bons argumentos, não um cara que aceita qualquer bosta que falarem por aí.

Ninguém falou em aceitar.

A decisão de ridicularizar ou não as hipóteses idiotas é mera questão de personalidade, não de perfil científico.

É assumir uma posição filosófica e travesti-la de ciência.

É uma falsa ciência.

Interprete os termos.
Não ser e ser falso tem uma grande diferença.

Mas se for o único jeito de tentar resolver algo, é óbvio que é melhor tentar isso que não tentar nada, se não apresentar riscos. Isso não torna a acupuntura menos "doidice com agulhas". Ela não é nem um método diferente de descobrir as coisas, é um chute, um mero chute de não sei quantos mil anos atrás que virou tradição, sem evidência nenhuma pra suportá-la de forma minimamente convincente, apenas relatos de experiências pessoais... é energia, cara. Energia, corrente de ki. Igualzinho a faith healing, 0 de evidência. Você acha ridículo um pastor dizer que cura? Pois é, é exatamente a mesma coisa.

Por que não argumentou dentro do que eu disse sobra a psicologia e sobre a acupuntura sem ki, sem chacra e etc?

Você achou um livro que correlaciona ciência e acupuntura no nome.

Acupuntura clínica, você pode afirmar se ela é inválida?

Massagens já foram testadas...

E estão no mesmo patamar de pílulas manipuladas?

Clínica sem ser científica(no sentido de se basear em ciência, óbvio; a prática da medicina não é científica em caso nenhum)? Pelo amor de deus. É esse o meu problema com esse negócio.


É possivel?
Vc tem na mão os materiais: paciente, agulhas e demais ferramentas. Vc não tem o ki nem o chacra. Mas tem os materiais.

Msess
Veterano
# mar/12
· votar


quem nunca foi fazer acupuntura favor nao post.

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


Gustoau
Tem muita coisa sobre acupuncture nesses sites.

A maioria, em um olhar, me parecem evidencias inconclusivas da prática:

"A small analgesic effect of acupuncture was found, which seems to lack clinical relevance and cannot be clearly distinguished from bias. Whether needling at acupuncture points, or at any site, reduces pain independently of the psychological impact of the treatment ritual is unclear."

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


REcentemente vi anuncios inclusive de acupuntura veterinaria. Parece que o "placebo" tá afetando até mente dos cães hehehe

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


Gustoau

Acho que as federais não ministram este curso, será que ministram?
Nas PUCs têm cursos de espiritualidade também. Coisa sinistra.

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


-Dan
REcentemente vi anuncios inclusive de acupuntura veterinaria. Parece que o "placebo" tá afetando até mente dos cães hehehe
Também já vi usarem acupuntura em cães. Pior que eles não falam se melhoraram dos sintomas, então fica tudo por isto mesmo.

Gustoau
Veterano
# mar/12
· votar




Gustoau
Veterano
# mar/12
· votar


Wtf, meu texto não saiu.

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


Try again

Gustoau
Veterano
# mar/12 · Editado por: Gustoau
· votar


-Dan
REcentemente vi anuncios inclusive de acupuntura veterinaria. Parece que o "placebo" tá afetando até mente dos cães hehehe

http://skeptico.blogs.com/skeptico/2006/07/no_point_to_acu.html

Tem muita coisa sobre acupuncture nesses sites.

A maioria, em um olhar, me parecem evidencias inconclusivas da prática:

"A small analgesic effect of acupuncture was found, which seems to lack clinical relevance and cannot be clearly distinguished from bias. Whether needling at acupuncture points, or at any site, reduces pain independently of the psychological impact of the treatment ritual is unclear."


Presta atenção na parte sublinhada.

É minha última participação no tópico, então aproveita.

brunohardrocker
Veterano
# mar/12 · Editado por: brunohardrocker
· votar


snowwhite
Agora quem não entendeu a comparação fui eu.

Significa que o curso de muita coisa não depende de estar nas universidades para ser ministrado, como o de cabeleireiro, essa é a comparação.

Mas como após isso você esclareceu que estava se referindo ao curso estar presente na PUC... blz, continua sem muito proveito o argumento. É curso de especialização como qualquer outro.
Você pode me dizer se o curso utiliza o ki e o chacrá? Pelo menos essa informação. Se não utilizar, se ela utilizar apenas os materiais, daí podemos ao menos entrar em acordo que seria o mesmo que a universidade oferecer um curso pra cabeleireiro.

Gustoau
Veterano
# mar/12
· votar


snowwhite
Acho que as federais não ministram este curso, será que ministram?

Espero que não, mas nunca ouvi falar.

Nas PUCs têm cursos de espiritualidade também. Coisa sinistra.

Caíram no meu conceito.

Try again

Pior que eu devo ter usado o truquezinho de mandar post em branco, sempre quis fazer isso e fiz sem querer :(

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


Gustoau
Presta atenção na parte sublinhada.

É minha última participação no tópico, então aproveita.


Vai deixar de agraciarnos com sua vasta cultura?

Mostrarei isso pra minha namorada. Acho que amanhã ela volta ao normal e deve dar uma piorada. Daí posto aqui.

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


brunohardrocker
Mas como após isso você esclareceu que estava se referindo ao curso estar presente na PUC... blz, continua sem muito proveito o argumento. É curso de especialização como qualquer outro.
Você pode me dizer se o curso utiliza o ki e o chacrá? Pelo menos essa informação. Daí podemos ao menos entrar em acordo que seria o mesmo que a universidade oferecer um curso pra cabeleireiro.


Não sei qual o conteúdo e a linha da tal acupuntura ministrada na PUC. Mas acho estranho médicos entrarem nesta de Ki e chacra. Daqui a pouco vão estar minsitrando cursos de Shiatsu também. A única coisa que me passa pela cabeça é que as particulares perderam a noção do que é científico e apostam num mercado sedento por curas milagrosas. Especialmente se tratando de PUC que tem curso de Espiritualidade.

brunohardrocker
Veterano
# mar/12
· votar


snowwhite
Não sei qual o conteúdo e a linha da tal acupuntura ministrada na PUC.

Então não deveria emitir juízos.

Mas acho estranho médicos entrarem nesta de Ki e chacra.

Como concluiu isso sem saber?

A única coisa que me passa pela cabeça é que as particulares perderam a noção do que é científico e apostam num mercado sedento por curas milagrosas. Especialmente se tratando de PUC que tem curso de Espiritualidade.

Vamos fazer assim, primeiro você se informa se o curso é sobre curas milagrosas. Não precisa nem ser como a medicina, de arrancar rins e mexer com a bagaceira. Mas dá pelo menos o desconto de ver se são rituais de magia ou não.

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


brunohardrocker
Então não deveria emitir juízos.

Então existem linhas de acupuntura?

Como concluiu isso sem saber?

Não concluí nada. Estou conjecturando as hipóteses que existem.


Vamos fazer assim, primeiro você se informa se o curso é sobre curas milagrosas. Não precisa nem ser como a medicina, de arrancar rins e mexer com a bagaceira. Mas dá pelo menos o desconto de ver se são rituais de magia ou não.

É obvio que a PUC não vai admitir que nãos e trata de ciência.
Se não houver método científico e publicações sérias a respeito, continua sendo um curso não-científico.

brunohardrocker
Veterano
# mar/12
· votar


snowwhite
Então existem linhas de acupuntura?

Existe, a clínica.
Ou uma universidade católica vai ensinar através de alguma cultura chinesa?

Não concluí nada. Estou conjecturando as hipóteses que existem.

Então não se refere ao curso da PUC nesse trecho? E nem quer dizer que os médicos realmente vão usar ki e chacrá?

É obvio que a PUC não vai admitir que nãos e trata de ciência.
Se não houver método científico e publicações sérias a respeito, continua sendo um curso não-científico.


Mas não foi isso que eu perguntei, eu perguntei sobre o que você havia afirmado, que o curso seria sobre curas milagrosas. E aí?

Random_Rampager
Veterano
# mar/12
· votar


Bom, se rolar msm vai ficar mais caro pra quem precisa e algumas pessoas vão morrer de fome. De resto, a vida continua.

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


brunohardrocker
Existe, a clínica.
Ou uma universidade católica vai ensinar através de alguma cultura chinesa?

Não sei. A PUC misnistra cursos de especialização em espirtualidade.

Então não se refere ao curso da PUC nesse trecho? E nem quer dizer que os médicos realmente vão usar ki e chacrá?

Refiro-me à PUC e a qualquer universidade tida como séria que ensine técnicas alternativas em seus bancos acadêmicos ( que deveriam se pautar pelo ensino da Ciência). Quanto aos médicos, há médicos espíritas que até acreditam na cura do homossexualismo através da evolução espiritual.

Mas não foi isso que eu perguntei, eu perguntei sobre o que você havia afirmado, que o curso seria sobre curas milagrosas. E aí?

E aí o que? Eu afirmei que se um curso é sobre matéria não publicada nos meios científicos reconhecidos mundialmente está na fase do placebo ou no terreno da crença.

brunohardrocker
Veterano
# mar/12
· votar


snowwhite
Não sei.

Tente ficar sabendo.

A PUC misnistra cursos de especialização em espirtualidade.

Todo padre faz teologia.

universidade tida como séria que ensine técnicas alternativas em seus bancos acadêmicos ( que deveriam se pautar pelo ensino da Ciência). Quanto aos médicos, há médicos espíritas que até acreditam na cura do homossexualismo através da evolução espiritual.

Porra, o cara se forma em medicina e o caralho, aí tem o desejo de se especializar em acupuntura e não pode só porque é alternativa?
A questão não é ser alternativa, é vocês demonstrarem até onde conhecem para atestar a sua invalidade.

E aí o que? Eu afirmei que se um curso é sobre matéria não publicada nos meios científicos reconhecidos mundialmente está na fase do placebo ou no terreno da crença.

Tá errado, você está se apegando a autoridade dos "meios reconhecidos mundialmente" tendo isso como argumento válido e arriscando ser injusta com algo que não conhece, tratando como cura milagrosa sem o conhecimento de como funciona o curso.
E não adianta, enquanto fugir eu vou continuar teimando nisso. Ou se quiser abandonar tudo por aqui, abandonamos.

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


brunohardrocker

Vou encerrar chegando à minha conclusão de que existem 2 tipos de exercício da profissão de acupunturista: o que advém de cursos ministrados para médicos ( que tem discernimento para saber até que ponto estão fazendo besteira ou não) e os picaretas ( cursinhos ministrados sabe-se lá por quem e exercidos por charlatões).

Fim de papo.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Vou cair de paraquedas na discussão. Post longo abaixo.

Antes de tudo: entendo que a acupuntura é uma prática para lá de controversa, e não colocaria minha mão no fogo por ela. Tenho cá minhas reservas.

Também concordo que a prática, funcione ou não, não pode simplesmente ficar livre por aí. Dito isso...

snowwhite
Tá cheio de picareta botando em risco a saúde das pessoas.
os médicos (...) pelo menos eles têm embasamento pra saber onde estão enfiando as agulhas.
o acupunturista não entende de diagnóstico. Ele ouve a queixa e aplica agulhinhas.

Gustoau
Mas se for pra agulhar mesmo, que fique com quem entende de saúde, pra não fazer merda.

Acupunturistas não se dividem em médicos que entendem de saúde e místicos que acendem incenso. Apesar de toda aura de sapiência que envolve os médicos, existem outras categorias de profissionais de saúde: só para ficar no caso que eu conheço melhor, cito os fisioterapeutas. Minha esposa é fisioterapeuta, estudou por 3 anos em uma escola japonesa de acupuntura, tem inclusive licença para atender no Japão (para isso, precisou passar por uma prova, não foi só "fiz um cursinho de 4 meses, posso atender"). Colocar uma pessoa com esta formação no mesmo balaio dos místicos que acendem incensos só porque ela não é médica é totalmente descabido. Na verdade, tenho plena certeza de que uma agulhada da minha esposa é muito mais segura do que a de um médico mediano com os mesmos 8 anos de formação que ela teve. Médicos não são sobre-humanos, não detêm todo conhecimento na área de saúde, não são capazes de aprender em 1 ano mais do que outros seres humanos aprenderiam em 10.

Notem que isso é independente de a acupuntura funcionar ou não. Estou falando da idéia - completamente furada - de que a formação em medicina, e somente ela, dá alguma segurança à prática.

Gustoau
dizendo que curam alguma coisa

snowwhite
pode fazer com que a pessoa retarde alguns tratamentos sérios e tenha a doença complicada.

Pelo menos dentro da regulamentação da acupuntura pelo conselho de fisioterapia e terapia ocupacional, um acupunturista já não pode prometer a cura para qualquer doença, nem convencer um paciente a abandonar o tratamento convencional.

Neste ponto, a prática da acupuntura é igual a outras práticas dentro da fisioterapia. Nenhum fisioterapeuta pode se botar a tratar lesões no menisco com drenagem linfática e massagem. Menisco rompido exige cirurgia. Mas isso não descarta o papel da fisioterapia no pós-operatório. O papel da acupuntura é o mesmo - novamente, ignorando por hora o seu funcionamento ou não.

vitaoma
A acupuntura já é comprovada cientificamente

Infelizmente não é. Gostaria que fosse, não porque "tenho fé", mas sim porque seria mais uma ferramenta no arsenal da saúde.

Gustoau
Nem pra dor ela serve direito, imagina pra curar doença de verdade.

É bom aqui tomar cuidado com o espantalho. O fato de que a acupuntura não cura doenças NÃO É um bom argumento para descartá-la como apoio, da mesma forma que massagem na coxa também não cura meningite.

Existem questionamentos muito mais "substanciais" que podem ser feitos sobre a acupuntura. Espantalhos do tipo "não cura doença" são contra-producentes à discussão.

snowwhite
o problema é quando estas técnicas caem em mãos erradas e não um existe um órgão responsável por algum dano maior.

No caso da acupuntura aplicada à fisioterapia, existe um órgão responsável sim. É o COFFITO.

Se bem que acho que agulhinhas não podem causar grandes danos se não forem enfiadas dentro do olho.

Podem causar danos sim. Existem casos (incomuns, mas existem) de perfuração de pulmão (pneumotórax). Existem também casos (mais comuns) de agulhas esquecidas no paciente, que pode ter uma perfuração profunda caso apoie o corpo em uma superfície sem notar que a agulha está lá. E existem todas as questões referentes a higiene e transmissão de doenças. Por conta disso, a acupuntura praticada por fisioterapeutas deve seguir diversos procedimentos de segurança, e recomenda-se o uso de material descartável.

É, pode te parecer incrível, mas não são somente os médicos que têm um conselho federal e que seguem protocolos de segurança e higiene.

(fim da página 1)

Comuna CCCP
Veterano
# mar/12
· votar


Acharia mais interessante discutir o porque do CRM impedir tantos profissionais, não só os acupunturistas, de fazer seu trabalho.

Jeehs
Gata OT 2012
# mar/12
· votar


Olha só, eu faço acupuntura com o fisioterapeuta que trabalha aqui na escola, e sinceramente me ajuda!

Tenho Gastrite nervosa e nenhum remédio fez essa mierda melhorar, e depois que comecei a fazer acupuntura estou vendo resultados ótimos ;D

Bem tem muitos picaretas por ai, como em todas as profissões, mas tem gente que leva as coisas a sério acho que esse lei não vai ajudar!
Os médicos vão meter a faca para esse tratamento e ficará inacessível para algumas pessoas!

Aaah na classe dos médicos também tem muitos picaretas!

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Pelo menos dentro da regulamentação da acupuntura pelo conselho de fisioterapia e terapia ocupacional, um acupunturista já não pode prometer a cura para qualquer doença, nem convencer um paciente a abandonar o tratamento convencional.

Neste ponto, a prática da acupuntura é igual a outras práticas dentro da fisioterapia. Nenhum fisioterapeuta pode se botar a tratar lesões no menisco com drenagem linfática e massagem. Menisco rompido exige cirurgia. Mas isso não descarta o papel da fisioterapia no pós-operatório. O papel da acupuntura é o mesmo - novamente, ignorando por hora o seu funcionamento ou não.


Martelei isso aos outros amigos do forum. Acaba que quem tá levantando a bandeira da cura pela acupuntura aqui é quem a critica.

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


Jeehs
Tenho Gastrite nervosa e nenhum remédio fez essa mierda melhorar, e depois que comecei a fazer acupuntura estou vendo resultados ótimos ;D

Leia os sites que o Gustoau indicou. Logo sua gastrite deve voltar.

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


a acupuntura exige um treinamento que é diametralmente oposto ao da medicina convencional, nada mais justo que os médicos monopolizem uma prática que vai contra os seus princípios. Acho muito coerente



not

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Acupuntura somente poderá ser exercida por médicos