onde está o objeto da ciência

Autor Mensagem
tambourine man
Veterano
# mar/12 · Editado por: tambourine man


A problemática da medida é bem conhecida na física, uma vez que todo dado experimental deve ser expresso tomando em conta o erro do instrumento de medida.

"O número de algarismos significativos de uma grandeza medida ou um valor calculado é uma indicação da incerteza: mais algarismos significativos, menor a incerteza no valor. Assim, se for apresentado o valor de uma grandeza medida com 3 algarismos significativos, indica que o valor do 3º algarismo tem uma incerteza menor ±0,5ºC. Se for apresentada uma temperatura como 32ºC (2 significativos), está indicado que a temperatura está entre 31,5 e 32,5ºC. Caso ela for apresentada como 32,5ºC (3 significativos), está indicado que a temperatura está entre 32,45 e 32,55ºC."

http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema003/significativos.htm

Desse modo, os instrumentos de medida devem ser continuamente aperfeiçoados para dar conta de uma teoria cada vez mais exigente que se envereda por escalas muito grandes ou muito pequenas.

A medida real de qualquer objeto nunca será alcançada, dado que cada objeto é singular e sempre escapa do instrumento de medida. À ciência não interessa o objeto real, somente a interpretação ou leitura dada pelo instrumento de medida.

Dado que a ciência não trata de singularidades, temos algumas opções:
1. Ela simplesmente não tem objeto possível.
2. Ela não pode ser objetiva.
3. ??? [completem]

Refutem em forma de balada em Lá maior

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


post para root, bog e neologist

Cavaleiro
Veterano
# mar/12
· votar


A medida real de qualquer objeto nunca será alcançada

E qual a utilidade da medida real?

Somente com um número inteiro consegue-se ter uma noção da temperatura, números após a vírgula são praticamente imperceptíveis para nós.

Precisa ser utilizado somente para processos/áreas que realmente necessitem, e nenhuma vai precisar da temperatura exata com ~infinitas casas após a vírgula.

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


Cavaleiro
E qual a utilidade da medida real?

nenhuma

nenhuma vai precisar da temperatura exata com ~infinitas casas após a vírgula

O grau de precisão depende da escala no que se trabalha.

François Quesnay
Veterano
# mar/12
· votar


porra domingo de manhã, vai tomar uma cerveja e fumar um cigarro contemplando o que quer que seja a vista da sua janela.

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/12
· votar


Não ouça ao Excelion, keep trolling/rocking

Atom Heart Mother
Veterano
# mar/12
· votar


keep on no getting pussy

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


François Quesnay

fiz o pótico ontem, agora eu vou ouvir os pássaros em um dia de sol [acho que a luz do outono tá chegando]

_o_

François Quesnay
Veterano
# mar/12
· votar


[acho que a luz do outono tá chegando]

senti isso também.

o abençoado vento ligeiramente frio /o/

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/12
· votar


A ciência quando em seu espaço delimitado, ao meu ver, é correta e absoluta. Como Cavaleiro e Coltrane bem acordaram, a medida exata de um objeto, bem como a ínfima incerteza inerente ao instrumento de medida é irrelevante. A ciência cumpre o seu papel de estudar a natureza quando recolhe os dados e as informações para concluir-se algo maior. O Problema é quando esse amontoado de evidências, dados e categorias descritas é aglutinado à guisa de formar um corpo de conhecimento sólido e definitivo. Quer dizer, sou ignorante nesse ponto, não sei como funciona isso em áreas como a física, por exemplo, mas tenho para com meus botões que esse tipo de posicionamento positivista não serve pra porra nenhuma quando se trata de estudar algo mais interessante e complexo, como o ser humano.

François Quesnay
Veterano
# mar/12
· votar


One More Red Nightmare

por exemplo, mas tenho para com meus botões que esse tipo de posicionamento positivista não serve pra porra nenhuma quando se trata de estudar algo mais interessante e complexo, como o ser humano.


ler sobre: análise econômica

após ler, ficará com essa cara.

François Quesnay
Veterano
# mar/12
· votar


e o engraçado é que até hoje é como você consegue a merda feita em economia. Nenhum chefe quer uma análise do contexto socioeconômico que não leve a porra nenhuma usando dialética marxista.


é só técnica bro.

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/12
· votar


François Quesnay
Ta se referindo à Praxeologia?

François Quesnay
Veterano
# mar/12 · Editado por: François Quesnay
· votar


One More Red Nightmare

agora que você falou, também.

mas primeiramente, disso.

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/12
· votar


François Quesnay
Ainda bem que eu vivo só pela masturbação. Se toda essa busca pela verdade tivesse algum impacto relevante na minha vida cotidiana eu estaria fodido.

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


One More Red Nightmare
um corpo de conhecimento sólido e definitivo

É sólido no sentido de ter uma estrutura, mas certamente não é definitivo

Cavaleiro
Veterano
# mar/12
· votar


tambourine man

Converta-se ao pragmatismo utilitarista e pegue minas das ciências sociais ao invés de humanas/exatas (física/matemática).

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


Cavaleiro

as mina pira?

Cavaleiro
Veterano
# mar/12
· votar


tambourine man

pira

Só não falar que é filosofia que as mina pira.

Bog
Veterano
# mar/12 · Editado por: Bog
· votar


Computadores pessoais representam senóides com precisão limitada. Os senos e cosenos usados por um computador são meramente aproximações de entidades matemáticas abstratas.

Em pontos distintos no tempo (com coordenadas aproximadas e medidas com uma precisão de segundos):

- Um desenvolvedor de games usa o computador e as tais aproximações para modelar espaços tridimensionais que aparentemente convencem como espaços tridimensionais.

- Um engenheiro civil usa o computador e as tais aproximações para projetar pontes e prédios que, a despeito das aproximações, ficam em pé. Quase sempre.

- Bog usa o computador e as tais aproximações para encontrar linhas de texto em fotografias de documentos tiradas sem que o fotógrafo enxergasse o que estava fotografando.

- Coltrane usa o computador para criar um tópico no OT sobre as implicações filosóficas do fato de que os senos e cosenos que usamos são aproximações. Fala da ciência e de supostas impossibilidades diante de tal fato.

- Um engenheiro eletrônico usa o computador e as tais aproximações para criar a estrutura de comunicação que viabiliza a postagem do tópico do Coltrane.

E o universo, alheio a tudo isso, segue adiante.

SODAPOP
Veterano
# mar/12
· votar


Arnaldo Jabor

brunohardrocker
Veterano
# mar/12
· votar


SODAPOP

Sério?

Eu esperava que fosse do Érico Veríssimo.

neologist_
Veterano
# mar/12
· votar


Já que passou a preguiça...

neologist_
Veterano
# mar/12
· votar


brunohardrocker
As autorias são atribuídas indevidamente ao horrível Luis Fernando Verissimo, na verdade.

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


neologist_
Já que passou a preguiça...

tá lá

o/

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# mar/12
· votar


Não sei o que eu levo mais a sério. Os posts ou o tópico.

tambourine man
Veterano
# mar/12 · Editado por: tambourine man
· votar


Bog

sim, as máquinas funcionam, e isso não não tem nada a ver com o tópico. E se elas fossem tão boas assim, os físicos conseguiriam usar elas para afirmar se o universo está expandindo ou contraindo (a medida é inconclusiva)

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


tambourine man
sim, as máquinas funcionam

Elas e os modelos que descrevem os fenômenos usando senóides com um grau limitado de precisão.

e isso não não tem nada a ver com o tópico

Ou assim parece a alguém que se põe a discorrer sobre um assunto usando uma abstração como se fosse o próprio assunto. E olha que ironia: o objeto do discurso está em um lugar ainda mais intangível que o objeto da ciência.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


tambourine man
E se elas fossem tão boas assim, os físicos conseguiriam usar elas para afirmar se o universo está expandindo ou contraindo (a medida é inconclusiva)

Claro! Da mesma forma que se a penicilina fosse tão boa assim, os médicos conseguiriam usar ela para curar a AIDS.

Viva os espantalhos!

Cavaleiro
Veterano
# mar/12
· votar


Bog

Tu ainda dá ouvidos pro Coltrane?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a onde está o objeto da ciência