Brasil 5ª maior economia do mundo em 2012

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# mar/12


"A economia brasileira se tornou a sexta maior do mundo no ano passado, deixando para trás a britânica, e deverá alcançar a quinta posição ainda em 2012, ultrapassando a francesa, informa reportagem de Érica Fraga, publicada na Folha desta quarta-feira
Os prognósticos, da consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit), indicam que o país avança no ranking de maiores economias a um ritmo rápido.

"Esses desenvolvimentos pareceriam improváveis há cinco anos, mas refletem como as economias avançadas foram atingidas pela crise e como a brasileira tem se expandido, impulsionada pelas exportações de commodities", diz Robert Wood, economista sênior da EIU. "

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1058193-brasil-pode-passar-franca-e -ser-quinta-economia-em-2012.shtml

Quinta posição em 2012 é um marco assustador, bem antes que o Alan Greenspan, FMI ou CIA jamais sonharam e deve-se mais por demérito dos europeus do que nossa efetividade econômica.

Subimos o PIB mas a paridade de compra manteve-se praticamente a mesma, principalmente na classe média. Quais foram as mudanças mais significativas percebidas por você no país desde o início de 2000?

E até que ponto um crescimento baseado em venda de commodities é sustentável? (nada a haver com meio ambiente, sustentável no sentido de sustentar-se a longo prazo).

Darlan Felix
Veterano
# mar/12
· votar


Ficaria feliz com esta notícia se fosse:

"Brasil, 5º maior IDH do mundo em 2012"

qew
Veterano
# mar/12
· votar


Tem alguma projeção para ficar entre as tres maiores?

brunohardrocker
Veterano
# mar/12
· votar


E até que ponto um crescimento baseado em venda de commodities é sustentável?

Até os EUA expandirem os investimentos nas terras produtivas da Africa.


Eu pego como exemplo a cidade onde vivo, alcançou um espetacular desenvolvimento com base na agricultura. Cresceu 124% em 10 anos. Uma cidade de apenas 23 anos tem mais de 50 mil habitantes.
Mas porque o passo seguinte da agricultura é a industrialização. Sem industrialização a coisa não se mantém. Chega um momento em que para.

LeandroP
Moderador
# mar/12
· votar


Darlan Felix
Brasil, 5º maior IDH do mundo em 2012

+1

brunohardrocker
Veterano
# mar/12
· votar


E claro, sem esquecer de que teriamos que usar a grana que faturamos em Pesquisa e Desenvolvimento.

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/12
· votar


O Brasil arrecada muito mais investe pouco e quando investe, investe muito mal, se continuar do jeito que está alguns problemas internos já visíveis vão matar esse crescimento num piscar de olhos.
Crescemos rápido, mas de jeito nenhum a nossa economia é segura e estável (nem que seja o mínimo que possa ser alcançado).

Se falar que toda essa propaganda nacional pelo mundo está atraindo e vai atrair muitos imigrantes!

qew
Veterano
# mar/12
· votar


Viciado em Guarana
quando investe, investe muito mal

Exemplifique, por favor?

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/12 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


qew
Educação é o maior exemplo.
Já sofremos com falta de mão de obra qualificada hoje em dia, e o governo não investe nisso, imagine essa mesma situação a médio prazo.

Também temos a máquina de funcionarismo publico que devora muito dinheiro... o sistema de saúde que não aguenta nem os próprios brasileiros, então imagine essa situação com um monte de imigrantes vindo para cá no maior estilo "American Dream" devido a toda essa propaganda de "potencia mundial"!... etc... etc...

Cavaleiro
Veterano
# mar/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


qew
Tem alguma projeção para ficar entre as tres maiores?

Dos maiores economistas não, os materiais que eu vi traçavam a quinta posição, se um dia chegar na quarta, será um tanto inesperado.

Há três países com média de crescimento anual maior do que o Brasil (até por isto que BRIC começa com o B, é o quarto maior).

Mas terá que ser revisto. Pelo que eu lembro, o ranking pelo Greenspan (2025) era:

1- China
2- EUA
3 - Índia
4- Rússia
5- Brasil
6- Japão


Atualmente estamos assim:

1- EUA
2- China
3- Japão
4- Alemanha
5- França
6- Brasil
7 - Inglaterra
8 - Itália
9 - Índia
10 - Rússia

E com a possível subida do Brasil para quinto no lugar da França ainda este ano, Alemanha já é um pouco mais difícil, mesmo localizada na Europa está em uma situação mais favorável. A diferença de PIB é grande ainda: USD $ 3,707.790 trilhões - Alemanha, USD $ 2,616.986 trilhões. (dados de 2011)

jimmy vandrake
Veterano
# mar/12
· votar


A política de juros do Brasil implantada em 1994 junto ao plano Real tem sido sua maior vilã no resultado de crescimento proporcional aos países emergentes. Basta ver o PIB do ano passado, onde o Brasil teve um crescimento de apenas 2,7% atrapalhado pelas medidas tomadas logo no início do ano para conter uma provável ameaça de inflação. Resultado, o país cresceu pouco acima de países em crise como EUA, Italia, Alemanha entre outros.
Da mesma forma que tem surtido efeitos extremamente negativos na política cambial, onde o governo insiste em afirmar que há uma guerra cambial imposta por grandes economias, quando na verdade esta política é de grande atrativo para investidores internacionais que aproveitam tal política para investirem por aqui e que por consequencia desvaloriza o Dólar.
Como nosso governo há anos insiste em uma politica de juros e tributária alta não há como reverter os resultados sob o risco de perder o controle inflacionário.
O que vemos é nossa capacidade industrial completamente descontrolada, ora em alto giro ora parada, proporcionando meses de alto crescimento e períodos de estagnação que duram 3 ou 5 meses.
Não vejo por onde o Brasil possa se adequar tanto a juros como a uma carga tributária mais próxima de outros países. O resultado continuará sendo altos preços puxados por altos impostos onde as empresas do setor bancário continuarão sendo mais lucrativas do que a classe produtiva.

Cavaleiro
Veterano
# mar/12
· votar


Não vejo por onde o Brasil possa se adequar tanto a juros como a uma carga tributária mais próxima de outros países.

Tem que começar cortando a máquina do governo, atualmente as despesas do governo são maiores que a receita, que acaba resultando em aumento da SELIC para conseguir dinheiro a curto prazo (normalmente de investidores de outros países) e chega em um cenário parecido com o que você falou:

puxados por altos impostos onde as empresas do setor bancário continuarão sendo mais lucrativas do que a classe produtiva.


No caso, investimentos em finanças mais rentáveis e com menos riscos do que investimentos em produção.

Por isto que eu gosto do private equity, o investimento é no capital que será direcionado a uma empresa privada independente do governo (no limiar do possível) que está tentando fazer IPO.

Infelizmente o risco/retorno de títulos ainda compensa um pouco mais.

tambourine man
Veterano
# mar/12 · Editado por: tambourine man
· votar


Cavaleiro
Subimos o PIB mas a paridade de compra manteve-se praticamente a mesma, principalmente na classe média. Quais foram as mudanças mais significativas percebidas por você no país desde o início de 2000?

inflação galopante escondida por índices maquiados para concentrar a renda no melhor estilo da América Latrina

E até que ponto um crescimento baseado em venda de commodities é sustentável?

se isso nos levou até o 5o lugar, o céu é o limite. Basta desqualificar o discurso dos ambientalistas chatos e produzir biodiesel e etanol para um mundo sedento por energia. É só investir pesado em infraestrutura e dar uns pipocos nos manos do MST que já era!

BRASIL, AME-O ou DEIXE-O!

Geisel, eu te amo!

Cavaleiro
Veterano
# mar/12
· votar


tambourine man

Índice ou levantamento maquiado?

Porque você acha que o IPCA ou IGPM é maquiado, no levantamento ou composição?

Sabe quem faz o levantamento de dados e como é feito?

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


Cavaleiro

Não tenho ideia onde está o furo, isso é só uma impressão de uma pessoa que vê todos os preços subirem. Apostaria 100 reais que tem mutreta forte aí

jimmy vandrake
Veterano
# mar/12
· votar


Cavaleiro

A solução existe, porém vem da inciativa política que insiste me não mudar, praticamente desde 1994 (plano Real).
Eu já nem consigo mais comentar o que seria ideal, lógico, possível etc. . .
O PSDB errou nas medidas e o PT continua levando os erros a frente.
Gosto do Mantega, mas deixaram ele com as calças na mão, praticamente missão impossível mudar a política tributária e cambial com os mau acostumados a ganhar fortunas com muita facilidade.

Cavaleiro
Veterano
# mar/12
· votar


tambourine man
Então o que você acha do IBGE? E da FGV?

Cavaleiro
Veterano
# mar/12
· votar


Gosto do Mantega

Eu não.

Henrique Meirelles FTW!

tambourine man
Veterano
# mar/12 · Editado por: tambourine man
· votar


Cavaleiro

tudo uns pilantras mercenários FDP que legitimam um sistema ilegítimo. O Brasil vai trocar no mercado os seus recursos naturais por moeda forte para comprar iPhones até o esgotamento, os nossos filhos que se fodam. Taí uma boa estratégia, ainda bem que no longo prazo eu estarei morto.

qew
Veterano
# mar/12
· votar


Gosto do Mantega

Prefiro margarina ou nutella

Roy.Mustang
Veterano
# mar/12
· votar


Cavaleiro
Henrique Meirelles FTW!

tbm acho isso. Btw, o que é "ftw"? Sou péssimo com siglas

qew
Veterano
# mar/12
· votar


aproveitando: o que é btw? =/

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


Roy.Mustang
qew

o urban dicionary explica tudo

Roy.Mustang
Veterano
# mar/12
· votar


qew

by the way

Cavaleiro
Veterano
# mar/12
· votar


Roy.Mustang

ftw = for the win

qew

btw = by the way

tambourine man

Não tem mais moeda forte. Mas concordo em relação a vender commodities para comprar produto com valor agregado.

Roy.Mustang
Veterano
# mar/12
· votar


tambourine man

q sem graça. Pensei que fosse algo mais interessante do que "for the win". Seria melhor se fosse o "fuck the world"

qew
Veterano
# mar/12 · Editado por: qew
· votar


Roy.Mustang
Cavaleiro

Red Hot \o\

hahaha \m/

FTW = http://www.urbandictionary.com/define.php?term=ftw

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


Cavaleiro
Não tem mais moeda forte.

Não, eu fui para Europa e fui bem recebido com os meus BRL, nem precisei passar em uma casa de câmbio, as pessoas me imploravam para eu gastar os meus reais nos seus estabelecimentos

Roy.Mustang
Veterano
# mar/12
· votar


tambourine man

sério? O.o

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


Cavaleiro

esse negócio de valor agregado é balela, papo de comentarista de jornal. Commodities "agregam muito valor" na sua produção, pois é tecnificada em base mundial até o osso.

Botei entre aspas pois discordo do uso do termo valor desse modo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Brasil 5ª maior economia do mundo em 2012