Lucro do Itaú no 1º semestre é maior que a economia de 33 países

    Autor Mensagem
    landlord
    Veterano
    # jul/13


    O lucro de R$ 7,055 bilhões do Itaú Unibanco no primeiro semestre é maior do que toda a economia de 33 países.
    De acordo com um levantamento feito pelo UOL com dados do Banco Mundial, os ganhos do maior banco privado brasileiro apenas no primeiro semestre (cerca de US$ 3,11 bi) são maiores do que o PIB (Produto Interno Bruto) de Aruba, Cabo Verde e Butão, por exemplo.

    Os 33 países mais pobres do mundo ficam principalmente na África, Oceania, Ásia e América Central. O ranking do Banco Mundial compara a economia de 190 países.

    Em 2012, a economia brasileira foi considerada a sétima maior do mundo, atrás de Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, França e Reino Unido.

    Bradesco 'ganha' de 30 países; Santander, de 21
    O segundo maior banco privado brasileiro teve lucro líquido de R$ 5,86 bilhões no primeiro semestre, no maior ganho de sua história.

    Esse resultado é maior do que a economia de 30 países, segundo dados do Banco Mundial.

    O Santander, por sua vez, registrou no primeiro semestre lucro de R$ 2,929 bilhões (cerca de US$ 1,29 bilhão) apenas no Brasil. Esse resultado é maior do que o PIB de 21 países, também segundo informações do Banco Mundial.

    Bancos brasileiros estão entre os que mais ganham com juros no mundo
    Os juros cobrados pelos bancos brasileiros são um dos fatores que fazem os lucros serem cada vez maiores.

    Segundo um levantamento do blog Achados Econômicos, o Itaú, apesar de ser só o 39º maior banco do mundo no ranking geral da revista britânica "The Banker", é o 13º quando o assunto é cobrança de juros.

    O conglomerado financeiro recebeu US$ 27,687 bilhões com empréstimos no ano passado.

    Os três maiores bancos do país (Itaú, Banco do Brasil e Bradesco) ganharam, juntos, US$ 72 bilhões com juros em 2012.

    Entenda como é feito o cálculo do PIB
    O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços produzidos em um país durante certo período. Isso inclui do pãozinho até o apartamento de luxo.

    O índice só considera os bens e serviços finais, de modo a não calcular a mesma coisa duas vezes. A matéria-prima usada na fabricação não é levada em conta. No caso de um pão, a farinha de trigo usada não entra na contabilidade.

    Um carro de 2011, por exemplo, não é computado no PIB de 2012, pois o valor do bem já foi incluído no cálculo daquele outro ano.

    O primeiro fator que influencia diretamente a variação do PIB é o consumo da população. Quanto mais as pessoas gastam, mais o PIB cresce. Se o consumo é menor, o PIB cai.

    O consumo depende dos salários e dos juros. Se as pessoas ganham mais e pagam menos juros nas prestações, o consumo é maior e o PIB cresce. Com salário baixo e juro alto, o gasto pessoal cai e o PIB também. Por isso os juros atrapalham o crescimento do país.

    Os investimentos das empresas também influenciam no PIB. Se as empresas crescem, compram máquinas, expandem atividades, contratam trabalhadores, elas movimentam a economia. Os juros altos também atrapalham aqui: os empresários não gastam tanto se tiverem de pagar muito pelos empréstimos para investir.

    Os gastos do governo são outro fator que impulsiona o PIB. Quando faz obras, como a construção de uma estrada, são contratados operários e é gasto material de construção, o que ele eleva a produção geral da economia.

    As exportações também fazem o PIB crescer, pois mais dinheiro entra no país e é gasto em investimentos e consumo.

    Fonte

    landlord
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Só com cheque especial e cartão de crédito dos otários aqui o Itaú consegue ser melhor que 32 países... tenso...

    john s mill
    Membro
    # jul/13
    · votar


    só não ser otário e não usar cheque especial e nem cartão de crédito.

    GuitarHouse
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Sou cliente do Itaú, mas uso pouquíssimo.

    Os gerentes são caras-de-pau e avisam que pretendem bater metas. Já tentaram várias vezes me passar a perna para assinar "atualização de dados cadastrais" e quando lia direito tinha contratações de serviços embutidos, capitalização, mudança de pacote.

    Das agências eu passo longe.

    werckmeister harmóniák
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Olha o naipe dos países tbm.

    landlord
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    john s mill
    só não ser otário e não usar cheque especial e nem cartão de crédito.

    Mas é só isso?, acho que qualquer tipo de crédito é caro no Brasil... financiamento ou crédito para empresas... Se as pessoas usassem somente o dinheiro que poupam acho que estaríamos numa situação pior.

    Beatlemaniac
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Não tem nenhum problema em um banco ter lucros astronômicos.

    O problema é se ele fosse um monopólio, se todos os brasileiros só tivessem essa alternativa de banco. Como não é o caso, quem achar que está sendo explorado é só mudar de banco...

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Beatlemaniac
    Igual a as operadoras de celular, né!

    Beatlemaniac
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    landlord
    Mas é só isso?, acho que qualquer tipo de crédito é caro no Brasil... financiamento ou crédito para empresas... Se as pessoas usassem somente o dinheiro que poupam acho que estaríamos numa situação pior.

    Concordo inteiramente com você, mas acho que também vamos concordar que brasileiro não tem mentalidade de poupar dinheiro, certo? Talvez isso seja um dos motivos dos nossos juros elevados, consome-se com um dinheiro que não se tem (crédito), com um bom risco de se enrolar nas dívidas...

    Beatlemaniac
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Viciado em Guarana
    Não são uma maravilha, mas é muito melhor que o antigo sistema lá da Telebrás (assim era o nome, não era?)

    landlord
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Beatlemaniac
    Não tem nenhum problema em um banco ter lucros astronômicos.

    Ao meu ver tem sim, banco é uma necessidade que todo mundo tem que usar, uma obrigação.
    Mas brasileiro gosta de pagar mais por carro, telefone, roupas do que os outros né... fazer o que?

    werckmeister harmóniák
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar



    Ao meu ver tem sim, banco é uma necessidade que todo mundo tem que usar, uma obrigação.


    Mentira, a maioria dos brasileiros não utiliza os serviços do Itaú e continua vivendo, ninguém é obrigado a ser cliente deles.

    Beatlemaniac
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    landlord
    Mas brasileiro gosta de pagar mais por carro, telefone, roupas do que os outros né... fazer o que?

    Ou seja, isso é um problema do "povo" brasileiro, e não dos bancos, fabricantes de carros, telefones, certo?

    Parte do problema nos preços altos, na minha opinião, é justamente esse. Os brasileiros aceitam pagar quase R$ 30 mil reais em um carro popular pelado. Mas isso não é problema de quem fabrica. Eles colocam o preço X, se o mercado aceita pagar, azar dos consumidores, pois eles escolheram que aceitam pagar esse preço.

    landlord
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    werckmeister harmóniák
    Mentira, a maioria dos brasileiros não utiliza os serviços do Itaú e continua vivendo, ninguém é obrigado a ser cliente deles.

    1º - Banco, não o Itaú
    2º - Em uma matéria de 2011, foi constatado que quase 40% dos Brasileiros não tinham nenhum relacionamento com banco, sendo 40/100 menos que a metade, caso não fique claro.
    3º - Oligopólio parece ser algo novo para você... procura no google que você entende.

    landlord
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Beatlemaniac

    Ou seja, isso é um problema do "povo" brasileiro,

    Na minha opinião não... na verdade acho que a maioria das pessoas que afirmam isso escolhem andar de bike, morar perto do trabalho e etc...
    Não ter internet, carro ou telefone hoje em dia é bem complicado no meu caso por exemplo uma necessidade.
    Mas há quem diga o contrario né? Tem louco para tudo...

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    A opinião do Die Kunst der Fuge é a única que me interessa neste tópico.
    Aguardo a sua manifestação.

    Beatlemaniac
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    landlord
    Quando um bem/serviço é "necessidade", ele deveria ser grátis/preço baixo? Pergunto sem nenhum tom de cinismo, acho essa discussão bastante interessante.
    Se o banco é um serviço necessário para a população, ele deve ter seu lucro de alguma forma controlado?

    renatocaster
    Moderador
    # jul/13
    · votar


    Banco é o "diabo em pessoa (jurídica)" agindo na Terra.

    john s mill

    só não ser otário e não usar cheque especial e nem cartão de crédito.

    Vc está certíssimo. Fui vítima quase fatal desses dois serviços. Atualmente eu não uso nenhum dos dois e não sinto falta (ok, o cartão de crédito faz um pouco de falta - mas dá pra viver sem). Meu limite no cheque especial era de 4.500,00, pedi para eliminar esse limite e cancelei por hora o cartão, que tinha 5.000,00 de limite. Ou seja, eu tinha um crédito disponível de quase 10.000,00 sendo que a minha renda não é nem a metade disso. É arriscado isso, te induz a gastar o que vc não tem.

    Ficar sem cartão de crédito me trouxe um ótimo adendo: Eu acostumei a negociar mais para obter descontos nas compras com pagamento à vista, em dinheiro. Coisa essa que eu não fazia de jeito nenhum, quando passava o cartão a rodo por aí.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    E eu aqui querendo validar o crédito do meu cartão...

    landlord
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Beatlemaniac
    Se o banco é um serviço necessário para a população, ele deve ter seu lucro de alguma forma controlado?

    Na real ele já é, hoje o governo é que fomenta o lucro dos bancos dessa maneira... esse papo que não tem controle não existe, o governo sempre vai estar influenciando.
    Nos casos de bancos, acho que é justo perguntar se as taxas praticadas aqui estão de acordo com o nosso potencial, risco e um monte de outras coisas..., aparentemente a balança está desequilibrada a favor dos bancos.

    werckmeister harmóniák
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    landlord

    1º - Banco, não o Itaú


    Então o problema está resolvido, só mudar de banco.

    Insufferable Bear
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Então o problema está resolvido, só mudar de banco.
    BF, você é mais esperto que isso...

    Simonhead
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Lucro do Itaú no 1º semestre é maior que a economia de 33 países

    Flórida demais um lance desses. Acertei uma dívida que eu tinha com essa instituição ai. Estou na 3ª parcela e pagando a 4ª adiantado para ver se baixa a p***a dos juros. Só nesse país mesmo.

    amador_ssa
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    GuitarHouse
    Sou cliente do Itaú, mas uso pouquíssimo

    Só de ser cliente vc ja está dando lucro ao banco, pela taxa de manutenção que, eu tento me livrar e nao consigo obter uma conta salário que atende minhas necessiades e é e graça

    assinar "atualização de dados cadastrais" e quando lia direito tinha contratações de serviços embutidos, capitalização, mudança de pacote

    Tem que ficar atento com esses bancários, só querem empurrar serviços. Comigo ja mudaram de pacote 2x, unilateralmente...

    john s mill
    só não ser otário e não usar cheque especial e nem cartão de crédito.

    Também acho. Tem gente que usa essas coisas várias vezes todo o mês e acaba pagando muito. Eu ja vi gente pagando cafezinho no cartão vey, ta certo que devido ao pequeno valor não significaria muita perda, mas de pouco em pouco o povo se endivida

    Lucro do Itaú no 1º semestre é maior que a economia de 33 países

    E vem mais por ai... O Itaú comprou ou vai comprar a Credicar. Para não caracterizar um monopólio, parece que não vão mudar os nomes, para não influenciar o consumidor, mas o lucro erá do Grupo do Itaú e, como disse o landlord, o governo sempre vai estar influenciando. Alguns economistas dizem que a influência estatal é ruim, outros dizem que sem ela, algum grupo poderia se fortalecer demais pondo em risco a concorrência, ocasionando em preços absurdamente atos pois, o cara quer vender o mais caro. Se existi concorrencia, outra pessoa vendendo mais barato, o outropra não fik no prejuizo vai baixar preço tb

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Lucro do Itaú no 1º semestre é maior que a economia de 33 países