Sobre a liberdade condicional: Dissertem

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# fev/12


Não costumo postar aqui, mas o assunto é polêmico.

Foi preso no Rio de Janeiro o homem suspeito de estuprar uma menina de 12 anos, dentro de um ônibus, na zona sul da cidade. O bandido tinha outras passagens pela polícia. Chegou a cumprir pena num presídio do estado, mas saiu da cadeia depois de receber liberdade condicional.

Paulo Roberto da Silva, de 43 anos, foi preso em flagrante quando tentava assaltar duas jovens, dentro de um ônibus na zona sul da cidade.

O motorista viu o criminoso e decidiu reagir. "Eu tive que ser agressivo com ele ai ele devolveu o dinheiro a ela, foi na hora que ele tentou correr ai eu segurei, ele pela camisa, a camisa dele se rasgou e o cobrador agarrou ele na roleta.

O crime mais bárbaro aconteceu há 11 dias, também dentro de um ônibus. Nas imagens do circuito interno, é possível ver uma mancha escura no braço direito dele.

Paulo Roberto tem uma tatuagem no braço com o nome "Márcia". Segundo a polícia, ele obrigou uma menina de 12 anos a ir para a parte de trás do ônibus e a estuprou.

Paulo Roberto tem sete passagens pela polícia: uma por homicídio, cinco por roubo e uma por motim. Ele cumpriu pena durante oito anos num presídio no Rio. Mas no dia 14 de fevereiro recebeu o benefício da liberdade condicional. Segundo a polícia, um dia depois de solto, ele estuprou a menina.

"Em dez dias depois da soltura dele ele já foi reconhecido aqui na delegacia por três fatos: um por estupro, roubo e pelo roubo de ontem, relógio da menina que reconheceu e pelo fato de hoje", Fabio Barucke, delegado.

Headstock invertido
Veterano
# fev/12
· votar


Todos merecem uma chance. Ele tinha os motivos dele pra fazer o que fez e não temos o direito de julgá-lo.

renatocaster
Moderador
# fev/12
· votar


Headstock invertido

Todos merecem uma chance.

Sim, uma chance é o suficiente. Mas ele teve mais de uma e repetidas vezes transgrediu.

Ele tinha os motivos dele pra fazer o que fez e não temos o direito de julgá-lo.

Quais motivos? Cara, ele cometeu crimes, então tem que pagar, confere? Não temos o direito de julgá-lo, mas a justiça tem, e julga muito mal por sinal.

A questão é: 7 passagens pela polícia desse rapaz. Qual é o critério para se conseguir liberdade condicional numa situação dessas? E o que ele vai poder oferecer a sociedade depois que conseguir essa liberdade?

Headstock invertido
Veterano
# fev/12
· votar


renatocaster
Mas cara, quem determinou que estuprar e matar é algo errado? Por que quem determinou isso está certo e o cara aí está errado? Devemos procurar enxergar além do comodismo que a sociedade moderna nos impôs por meio de seus dogmas.

Insinity
Veterano
# fev/12
· votar


não acredito que ninguém que cometa um crime desses mereça uma segunda chance.

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/12
· votar


Headstock invertido
Sinceramente, tu é um cara legal! =)

renatocaster
Agora que ele tem ficha por estupro da próxima cadeia que ele pegar ele não passa mais não.

Snakepit
Veterano
# fev/12 · Editado por: Snakepit
· votar


Liberdade condional é muito bom e bonito, mas apenas em um sistema que funcione no mínimo razoavelmente bem. A minima infração deveria ser uma violação da liberdade e o sujeito deveria passar o resto da sentença em regime fechado.

No Brasil isso serve apenas pra liberar espaço em presídios.

Sem falar que crimes hediondos não deveriam ter progressão de regime muito menos liberdade condicional, assim previa a lei, mas o STF julgou isso inconstitucional.

renatocaster
Moderador
# fev/12
· votar


Headstock invertido

Pô cara, vc realmente entende que duas atitudes extremamente violentas e arrasadoras (assassinato e estupro) que um cidadão venha a cometer é apenas uma questão de dogmas da sociedade moderna?

Snakepit

Pois é, e além disso, mesmo se a pena do cidadão somar uns 80 anos tudo, ele só pode ficar no máximo 30 anos preso. Sinceramente é um sistema judiciário que não dá pra entender.

Cavaleiro
Veterano
# fev/12
· votar


O pai da criança estuprada deveria poder escolher a forma como ele deveria morrer.

Paradoxalmente, direitos humanos é o maior mal da humanidade.

Bob Mauley
Veterano
# fev/12
· votar


Isso é coisa de quem não etm deus no s2

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


Mas cara, quem determinou que estuprar e matar é algo errado? Por que quem determinou isso está certo e o cara aí está errado? Devemos procurar enxergar além do comodismo que a sociedade moderna nos impôs por meio de seus dogmas.

Nossa, espero que você esteja trollando. Muito.

Jeehs
Gata OT 2012
# fev/12
· votar


Bem a justiça do Brasil é vaga mesmo! hoje em dia isso não me surpreende mais!

renatocaster
Moderador
# fev/12
· votar


Jeehs

Bem a justiça do Brasil é vaga mesmo! hoje em dia isso não me surpreende mais!


Pois é, isso se tornou tão courriqueiro que nem choca mais tanto o quanto chocava há uns anos atrás. Daqui a pouco esse animal sai da jaula e volta a atacar novamente.

O engraçado foi a chefe de Polícia Civil pedir para que se houver mais vítimas desse cara e que ainda não tenham prestado queixa se manifestem, para que assim possa jogar mais crimes nas costas dele para a pena aumentar. Do que adianta aumentar a pena se em poucos anos ele vai ganhar liberdade?

DrZaius
Veterano
# fev/12
· votar


A privação da liberdade nos verdadeiros campos de concentração chamados de prisões não passa de um artifício da sociedade burguesa. Tem o fim de suprimir os gritos por ajuda dos oprimidos, os quais são taxados de "crimes" por filhinhos de papai criados no seio da classe mérdia capitalista e alienada.

Jeehs
Gata OT 2012
# fev/12
· votar


renatocaster
Pois é, isso se tornou tão courriqueiro que nem choca mais tanto o quanto chocava há uns anos atrás. Daqui a pouco esse animal sai da jaula e volta a atacar novamente.

O engraçado foi a chefe de Polícia Civil pedir para que se houver mais vítimas desse cara e que ainda não tenham prestado queixa se manifestem, para que assim possa jogar mais crimes nas costas dele para a pena aumentar. Do que adianta aumentar a pena se em poucos anos ele vai ganhar liberdade?


concordo, é esse chefe de policia ai ta querendo que esse animal ataque a filha dele!

dai sim as coisas mudam!

Nilton Rafael
Veterano
# fev/12
· votar


Headstock invertido
O dia que você for estuprado você vem aqui e fala o que é certo e errado.

Headstock invertido
Veterano
# fev/12
· votar


Nilton Rafael
Ainda não fui, e nem você. Então nenhum de nós dois pode falar absolutamente nada a respeito disso com coerência.

The Laughing Madcap
Veterano
# fev/12
· votar


Mas cara, quem determinou que estuprar e matar é algo errado? Por que quem determinou isso está certo e o cara aí está errado? Devemos procurar enxergar além do comodismo que a sociedade moderna nos impôs por meio de seus dogmas.

trolling like a coltrane: mission not accomplished

Snakepit
Veterano
# fev/12
· votar


renatocaster
Pois é, e além disso, mesmo se a pena do cidadão somar uns 80 anos tudo, ele só pode ficar no máximo 30 anos preso. Sinceramente é um sistema judiciário que não dá pra entender.

Isso é até aceitavel. No Brasil não existe prisão perpetua, então limitar as penas em 30 anos é até coerente.

O ridiculo é ter a pena reduzida de 80 pra 30 anos e cumprir apenas 1/6 em regime fechado, ou seja, 5 anos.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/12
· votar


Você quer que eu disserte com base num caso isolado, que sabe-se lá se é típico ou atípico? Que porra é essa? Programa do Datena? Papo de motorista de táxi?

tambourine man
Veterano
# fev/12
· votar


Black Fire
Papo de motorista de táxi?

Motorista malufista e com saudade do Gaisel

renatocaster
Moderador
# fev/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Black Fire

Você quer que eu disserte com base num caso isolado, que sabe-se lá se é típico ou atípico?

Com base no que vc conhece sobre o assunto, acho que seria isso.

Que porra é essa? Programa do Datena?

Não sei do que se trata...

Papo de motorista de táxi?

Pelo menos os taxistas daqui do RJ preferem falar de futebol e das sacanagens carnavalescas.

amador_ssa
Veterano
# fev/12
· votar


Headstock invertido

A Lei, embora antiga, determinou que matar e estrupar é crime e EU e a Grande Maioria das pessoas concordam que isso é não só um crime qualquer, mas um crime abominável. Agora se você discorda problema seu. Você tem todo o direito de discordar.

E outra, isso aew não é dogma não. Eu não sou tapado a acreditar só no que me dizem. Se alguem disser que uma coisa é errada, eu pesquisar e por minhas proprias conclusões achar o mesmo, não to sendo dogmático. Ser cético não é discordar do mundo todo, é procurar pesquisar a verdade independentemente do que dizem. A verdade pode ser igual ou diferente dos dogmas. Se na sua concepção de verdade o marginal em questão ta certo, problema seu.

Frase para reflexão:

Direitos Humanos são usados para Humanos Direitos também?

renatocaster
Moderador
# fev/12
· votar


amador_ssa

Agora se você discorda problema seu. Você tem todo o direito de discordar.

O problema não foi só ele ter discordado, e sim tbm não ter apresentado argumentos convincentes para comprovar. Como eu posso confrontar a tese dele sobre a questão da lei se ele não disse nada além do que meias palavras?

amador_ssa
Veterano
# fev/12
· votar


renatocaster

Entendo seu ponto de vista. Ele tem o direito de achar o que quiser, estando certo ou errado e arcando com as consequências também.

Eu concordo com você e ele realmente não disse nada além do que meias palavras e que não ter apresentado argumentos convincentes para comprovar.

Tem cada coisa que revolta cara. Os direitos humanos servem pra marginais as vezes assassinos não serem mal tratados. Tadinho deles...

Direitos Humanos são usados para Humanos Direitos também?

Headstock invertido
Veterano
# fev/12
· votar


Muito blá blá blá e ninguém demonstrou o porquê de as leis estarem certas e o indivíduo estar errado.

brunohardrocker
Veterano
# fev/12
· votar


Se tivesse acontecido com um menino os comentários teriam sido todos diferentes.

Sociedade feminista e hipócrita.

renatocaster
Moderador
# fev/12
· votar


Headstock invertido

Muito blá blá blá e ninguém demonstrou o porquê de as leis estarem certas e o indivíduo estar errado.

Mas cara, então o que vc entende como certo e errado? Vc não faz distinções do que é certo ou do que é errado?

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


Muito blá blá blá e ninguém demonstrou o porquê de as leis estarem certas e o indivíduo estar errado.


Não são "as leis" que estão certas, no sentido opressor e arbitrário que você está insinuando, mas os princípios que você está questionando são as bases primeiras para a civilidade; é o contrato que você assume tacitamente para conviver com outras pessoas. Não é o individuo que é lesado, mas aqueles que tentam viver de forma harmoniosa que são protegidos.

Random_Rampager
Veterano
# fev/12
· votar


Particularmente, eu não concordo que se deveria dar qualquer benefício a bandidos praticantes de crimes violentos.
Mas a lei tá aí, e eles tem esses direitos, daí não há o que fazer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a liberdade condicional: Dissertem