Sobre achar que é tudo igual e só depois começar a perceber as diferenças.

Autor Mensagem
qew
Veterano
# fev/12
· votar


Iron Maiden.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


qew
Isso ai é no tópico " sobre achar que é tudo igual e só depois ter certeza disso"

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/12
· votar


Isso ai é no tópico " sobre achar que é tudo igual e só depois ter certeza disso"[2]

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Ufa, ja estava sentindo falta de você concordando comigo em alguma coisa..

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/12
· votar


One More Red Nightmare

Temos nossos assuntos de concordância, porém, eles nunca são levantados ou debatidos, pois como concordamos, não podemos aprender nada com eles.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Isso supondo que somente eu ou você levantemos os assuntos.

Cavaleiro
Veterano
# fev/12
· votar


Temos nossos assuntos de concordância, porém, eles nunca são levantados ou debatidos, pois como concordamos, não podemos aprender nada com eles.

\o/

Para saber minha opinião sempre é fácil. Só pegar a do Coltrane e inverter ou vice-versa.

Mas ambos estamos provavelmente estamos igualmente longe da verdade. Falando nisto, a verdade em si não é um conceito arbitrário?

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


Cavaleiro
Falando nisto, a verdade em si não é um conceito arbitrário?


Não sei, eu ia citar o Coltrane, quando ele diz que a verdade reside no sujeito, não no objeto, mas você acabou de dizer que vossas opiniões são opostas..

Cavaleiro
Veterano
# fev/12
· votar


quando ele diz que a verdade reside no sujeito

Isto cheira a geocentrismo com um toque de subjetividade.

Cavaleiro
Veterano
# fev/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Minha reflexão natural, antes de qualquer leitura, chegou a uma conclusão assim:

"Nas palavras de William James e Francis Schaeffer, o Pragmatismo aborda o conceito de que o sentido de tudo está na utilidade - ou efeito prático - que qualquer ato, objeto ou proposição possa ser capaz de gerar. Uma pessoa pragmatista vive pela lógica de que as ideias e atos de qualquer pessoa somente são verdadeiros se servem à solução imediata de seus problemas. Nesse caso, define-se como Verdade o conjunto de todas suas consequências práticas relativas a determinado contexto. Por exemplo: uma religião é somente boa quando sua consequência seja indivíduos mais generosos, pacíficos e felizes. O que torna verdade que ela é boa são suas consequências. E a filosofia deve estudar o que faz ela gerar essas consequências e como usá-las para tornar a sociedade um lugar melhor"

Por isto me identifico com o Pragmatismo, eu não tirei as conclusões nele, pelo contrário, sempre segui esta lógica e depois descobri os autores que falavam sobre.

Embora eu não seja tão extremista nesta lógica, digo a verdade não é um axioma, como no caso da religião: ela pode ser útil mas ainda assim não ser verdade, mas toda verdade deveria ser útil.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/12
· votar


One More Red Nightmare
Isso supondo que somente eu ou você levantemos os assuntos.

Observe o exemplo abaixo:

Cavaleiro
\o/

Por exemplo, hoje mesmo no tópico sobre psiquiatria você e o DrZaius estavam lá defendendo meus pontos de vista, então nem precisei postar no tópico, foi bem cômodo.

Para saber minha opinião sempre é fácil. Só pegar a do Coltrane e inverter ou vice-versa.

Ahahahaa mas eu posso apostar que o Coltrane nem posta as opiniões verdadeiras dele aqui.

Mas ambos estamos provavelmente estamos igualmente longe da verdade.

Todos estamos buscando moedas enterradas na areia. Através da ciência, nós estamos usando detectores de metal. Através da maneira do Coltrane, ele tá cavando buracos aleatórios na areia. Através da fé, a pessoa está parada certa de que as moedas sairão sozinhas de dentro da areia e irão a seu encontro.

- Jô Soares.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


Cavaleiro
Acredito que a intenção dele é demonstrar a falha científica em buscar a verdade no objeto como se o homem estivesse completamente alheio ao mundo e, portanto, em condições de fazer tal verificação. Uma sinergia de Shopenhauer com Fenomenologia.

Ou talvez essa seja minha interpretação, sei la.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


Cavaleiro
Por isto me identifico com o Pragmatismo, eu não tirei as conclusões nele, pelo contrário, sempre segui esta lógica e depois descobri os autores que falavam sobre..

O Coltrane simplesmente vai te chamar de neurótico. E eu acho que concordo.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


Cavaleiro
Por isto me identifico com o Pragmatismo, eu não tirei as conclusões nele, pelo contrário, sempre segui esta lógica e depois descobri os autores que falavam sobre..

O Coltrane simplesmente vai te chamar de neurótico. E eu acho que concordo.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


Em tempo, em minha opinião a verdade está na Literatura. Pessoa, Hammil, esses caras são foda.

Cavaleiro
Veterano
# fev/12
· votar


One More Red Nightmare

Pode ser. Mas é uma visão bem utilitarista. A base é mais na finalidade da verdade, afinal do que ela adianta se não trouxer algum tipo de benefício para a sociedade ou indivíduo?

Volunteer
Veterano
# fev/12
· votar


Todos estamos buscando moedas enterradas na areia. Através da ciência, nós estamos usando detectores de metal. Através da maneira do Coltrane, ele tá cavando buracos aleatórios na areia. Através da fé, a pessoa está parada certa de que as moedas sairão sozinhas de dentro da areia e irão a seu encontro.

\o\

Cavaleiro
Veterano
# fev/12
· votar


One More Red Nightmare
Fenomenologia

Acho que até noética é menos obscuro que fenomenologia, é até engraçado ver este tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/245075/

È a tentativa de negação de tudo que vem da técnica e ciência com base na dialética marxista, is faz mesmo sentido pra você?

Comuna CCCP
Veterano
# fev/12
· votar


É sério que vocês veem sentido nessas discussões?

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


Cavaleiro
Minha opinião está expressa nesse trechinho da Introdução do livro 4 de "O mundo como vontade e representação", que por coincidência eu estava lendo ontem à noite:

"...Neste sentido e, consoante uma expressão comum, a parte de que vamos ocupar-nos se denominaria filosofia pática, em oposição à filosofia teórica de que ate aqui tratamos. Na minha opinião, entretanto, a filosofia é sempre teórica; porquanto, o que está na sua essência, qualquer que seja o objeto a sua investigação, é manter-se exclusivamente no terreno da observação e da análise, e não no de ditar preceitos.
Atentar para o sentido de tomar-se prática, querer guiar a conduta e reformar os caracteres são pretensões que já viveram o seu tempo; em nossos dias, educada pela experiencia, a filosofia deveria por à margem tais pretensões; pois que, quando se trata do valor ou da nulidade da existência, da salvação ou da perdição, não serão certamente as frias abstrações da filosofia próprias a fazerem o lastro da balança...."


Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/12
· votar


O Coltrane é o user mais debatido do OT, a gente debate ele como os caras debatem filósofos asuhasuhsau =P

Volunteer

Jô Soares é true.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


Cavaleiro
È a tentativa de negação de tudo que vem da técnica e ciência

Não dessa maneira extremista como sugere essa frase. Ao meu ver a ciência tem o seu propósito bem definido, como por exemplo na descrição das leis da natureza, o problema é quando tenta tomar para si objetos de estudo que não admitem esse tipo de análise, como na Psicologia.

Eu devo me fazer chato em citar sempre a Psicologia, mas é o único exemplo que tenho um conhecimento não-nulo. Estou há meses para terminar um livreto do Sarte que não tem mais de 100 páginas, tamanha a densidade do assunto.

Alias a introdução desse livro é muito boa, ele explica basicamente isso que eu tentei explicar até agora.

Dental Floss Tycoon
Veterano
# fev/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Não duvido que dentro de uma progressão possa existir um número muito grande de variações musicais.

Mas ae, esse "estilo muito mais pessoal" está se referindo diretamente às frases, melodias e rítmica do solista ou está se referindo a coisas como timbre/pegada/articulações e estas coisas?
E além, você está se referindo a solistas de variados instrumentos?

Porque pela minha experiência pessoal, o único nível de pessoalidade estilística que eu vi em blues, só que falando especificamente de guitarristas, foi no segundo aspecto que eu citei, timbre/pegada/articulações.

No primeiro aspecto nunca consegui perceber, nem quando ouvia mais, e ainda hoje não consigo.


Me refiro ao instrumento que for. Acredito que qualquer músico que "exporta" sua música precisa ter uma identidade, ter encontrado. Você pode ouvir vários guitarristas de blues e achar todos iguais... pois não tem identidade propria. Mas quando voce começa a entender como a coisa funciona, muitas vezes tocando, assimilando o sotaque bluesístico... é impossível você confundir o solo de um BB King, um cara com estilo bem firme, com o de outro, ainda que seja a mesma música, progressão ou letra. Eu acho dificil descontruir pra falar exatamente quais são os elementos em jogo, mas creio que é o seu vocabulário de frases, os "jogos" que você faz, a pegada, o estilo timbrístico, as vertentes que o cara costuma trabalhar. Tudo isso contribui e/ou pode vir a contribuir.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/12
· votar


Dental Floss Tycoon
é impossível você confundir o solo de um BB King, um cara com estilo bem firme, com o de outro, ainda que seja a mesma música, progressão ou letra. Eu acho dificil descontruir pra falar exatamente quais são os elementos em jogo, mas creio que é o seu vocabulário de frases, os "jogos" que você faz, a pegada, o estilo timbrístico, as vertentes que o cara costuma trabalhar. Tudo isso contribui e/ou pode vir a contribuir.


Eu concordo que é impossível confundir o BB King a qualquer outro só de ouvi-lo tocar.
Mas o meu questionamento vem de um costume que eu tenho ao ouvir música.
Eu costumo ouvir as melodias e repeti-las na minha mente modificando o timbre do instrumento, ou seja, imaginando as mesmas notas sendo tocadas por outros instrumentos (piano, oboé, até synths e notas cantadas). Não faço com o propósito que vou descrever a seguir, mas fazendo isso eu consigo anular a influencia do segundo grupo de fatores que eu citei no meu post: timbre/pegada, enfim, a maneira própria que duas pessoas tem de tocar exatamente o mesmo trecho e ainda assim imprimirem sua identidade.

O que eu não percebo quando faço isso ouvindo blues é a tal da identidade presente na construção de frases, licks e melodias. Quando eu ouço só as notas pelas notas, não consigo diferenciar um guitarrista de outro! (estou falando estritamente de guitarristas porque nunca ouvi blues com outros instrumentistas solando - Mas fique calmo, eu sei que existem aos montes!!)

E como controle positivo, se eu faço o mesmo ouvindo outros estilos eu consigo, por exemplo no flamenco, diferenciar violonistas.

Eu reconheço a importância da identidade musical quando ela está relacionada apenas à maneira de executar o instrumento, tanto é que baixo diferentes versões de diferentes artistas das músicas que gosto. O que eu acho curioso é não conseguir diferenciar a identidade musical relacionada às composições neste estilo.

tambourine man
Veterano
# fev/12
· votar


Ahahahaa mas eu posso apostar que o Coltrane nem posta as opiniões verdadeiras dele aqui.

Aqui eu posto as minhas opiniões, só que de forma mais extremada e dramática

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


Aqui eu posto as minhas opiniões, só que de forma mais extremada e dramática


Felipe Neto sobre o sucesso do seu canal no Youtube/

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/12
· votar


Felipe Neto sobre o sucesso do seu canal no Youtube/

/Jones e sua incorrigível inaptidão a aderir corretamente ao uso de tags e memes após as frases.

tambourine man
Aqui eu posto as minhas opiniões, só que de forma mais extremada e dramática

Só pra me fazer perder a aposta! =/

Atom Heart Mother
Veterano
# fev/12
· votar


Fóruns de Internet.

Cavaleiro
Veterano
# fev/12
· votar


One More Red Nightmare

Estude Skinner ou Kohler/Wertheimer sobre psicologia.

Você tem uma visão parcial.

brunohardrocker
Veterano
# fev/12
· votar


Todos estamos buscando moedas enterradas na areia. Através da ciência, nós estamos usando detectores de metal. Através da maneira do Coltrane, ele tá cavando buracos aleatórios na areia. Através da fé, a pessoa está parada certa de que as moedas sairão sozinhas de dentro da areia e irão a seu encontro.

Bem aventurado aquele que busca por todo e qualquer caminho.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Sobre achar que é tudo igual e só depois começar a perceber as diferenças.