Aos economistas de Plantão, uma dúvida!

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


Gansinho
Alguém poderia dar um exemplo de um bem de Giffen e explicar o porquê?
Não entendi o exemplo da carne de segunda ali..
Não saco nada de economia (mas gostaria, porque acho muito interessante) e tô gostando do assunto :D


Antes de mais nada, é um conceito relativo. Um bem pode ser de giffen para mim, mas para você não.

Imagina que a carne de primeira custa 40 reais e a de segunda 20 reais e sua renda é 800 reais. Como nao da pra comer carne de primeira todo dia, afinal você só ganha 800, você compra carne de segunda durante alguns dias no mês.
Um belo dia a carne de segunda abaixa para 15 reais. Agora vc pode consumir mais carne de primeira, pois é sua preferida, e acaba por consumir menos carne de segunda.
O preço da carne de segunda diminuiu e sua demanda por ela diminuiu, ao inves de aumentar. Logo é um bem de Giffen a carne de segunda.

Gansinho
Veterano
# fev/12
· votar


-Dan
Ah... Acho que entendi. Como o preço da carne de segunda cai, sobra mais dinheiro pra eu comer carne de primeira, substituindo alguns dias da carne de segunda por carne de primeira.

É isso né?
Valeu!

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


Gansinho
Ah... Acho que entendi. Como o preço da carne de segunda cai, sobra mais dinheiro pra eu comer carne de primeira, substituindo alguns dias da carne de segunda por carne de primeira.

É isso né?
Valeu!


Issaê! Mas o que define é o fato do preço dela ter diminuído e sua procura por ela ter diminuído.

Gansinho
Veterano
# fev/12
· votar


-Dan
Eu saquei :D
Valeu pela explicação. Interessante o conceito.

Grecco_roots
Veterano
# mai/12
· votar


Então, a resposta a essa afirmação é dada pela equação de Slutsky.
À primeira vista, o conceito de bem de Giffen (que relaciona a demanda de um bem a variações no preço desse bem) não mantém relação com o conceito de bem inferior (que relaciona a demanda do bem a vaiações na renda monetária do consumidor).
Porém, a variação no preço tem dois efeitos na demanda: A variação de preço, suponhamos positiva (aumento no preço), por um lado diminui a demanda pois reduz o poder de compra do consumidor (em termos reais, tudo mais constante, ele pode consumir menos do que antes do aumento de preço), por outro, leva o consumidor a substituir o bem por "substitutos" próximos (devido a mudança nos preços relativos, ou seja, o bem ficou relativamente mais caro com relação a outros)
O nome do primeiro efeito é "efeito renda" (ER) e do segundo é "efeito substituição" (ES). O efeito total na demanda ("efeito preço"- EP), o que vemos de fato, é uma soma desses dois efeitos(Isto é, EP= ES+ER).
O sinal do ES é sempre contrário ao da variação nos preços, ou seja, quando o preço sobe, a demanda, devido ao ES, necessariamente deve cair.(ou seja, se a variação preço > 0 então ES<0). Já o sinal efeito renda depende se o bem é inferior ou normal ( Se variação preço > 0 então ER <0 se o bem é normal e ER > 0 se o bem é inferior)
Consideremos um aumento no preço. Vimos que ES <0 para qualquer bem (quando o preço sobe), mas o ER depende se o bem é normal ou inferior. Se um bem é normal então ER < 0 e, portanto, EP <0. Isso pq EP = ES + ER. Se o bem é inferior então ER>0 e, daí, o efeito total (EP) é indefinido, pois os dois efeitos (ER e ES) tem sinais contrários.
Se o "tamanho" do ER é pequeno, de tal maneira que não suplante o ES (isto é, /ER/ < /ES/) então teremos que EP <0 (ou seja, a demanda cai como se esperava). Porém, se o efeito renda suplanta o efeito substituição então devemos ter que EP<0 (ou seja, o bem é "tão inferior' que sua demanda aumenta quando seu preço aumenta!)
Assim podemos responder a afirmação inicial: Todo bem de Giffen é ("bem") inferior (pois para EP >0 é necessário que ER> 0 e, em módulo, maior que ES). Porém, nem todo bem inferior é de Giffen. (basta que /ER/ < /ES/)
Bom ... esse assunto não é assim tão fácil, mas tentei esboçar as ideias gerais!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aos economistas de Plantão, uma dúvida!