Aos economistas de Plantão, uma dúvida!

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# fev/12


"Todo bem de Giffen é inferior, mas nem todo inferior é bem de Giffen."

Alguem consegue me explicar o porque dessa frase ser verdadeira? (se for mesmo)

tambourine man
Veterano
# fev/12 · Editado por: tambourine man
· votar


putz, desisto. Mals ae, sem cabeça para isso agora

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


tambourine man

Po, da um help ae

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


sem cabeça para isso agora

mas é uma mula, mesmo.

hihi entenderam? Fiz uma piada..

neologist_
Veterano
# fev/12 · Editado por: neologist_
· votar


Eu não vou poder te ajudar, mas me diga uma coisa: você tá trabalhando só com os dois conceitos e a lógica? Porque você vai precisar também dos conceitos de efeito-renda e efeito-substituição.

Talvez isso te ajude:

Da página 17 à página 20.

Da página 40 à página 43.

jimmy vandrake
Veterano
# fev/12
· votar


Isto aí me cheira apenas a um trocadilho, acho que nem tem nada a ver com economia.

AceFrehley
Veterano
# fev/12
· votar


não entendi haha

qew
Veterano
# fev/12
· votar


A resposta não é lógica?

Acho que faltei nessa aula.

The Fixer
Veterano
# fev/12 · Editado por: The Fixer
· votar


-Dan

Bens de Giffen são bens que aumentam a demanda conforme o aumento do preço, como exemplo o preço do pão.

Entretanto, nem todos os bens inferiores são bens de Giffen, existem bens que perdem seu valor à medida que outros bens surgem, devido à avanços tecnológicos por exemplo.

Konrad
Veterano
# fev/12
· votar


Tipicamente, bens de Giffen são bens básicos, já que o conceito de substituição (ou não possibilidade de substituição, o que é mais exato) pressupõe "ausência de recursos", pobreza, falta de dinheiro.

Ou, simplesmente, bens de Giffen estão necessariamente ligados à subsistência. (nem todo bem inferior é bem de Giffen)

Konrad
Veterano
# fev/12
· votar


PS: Não sou economista.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


Konrad
Veja seus recados, por favor.

The Fixer
Veterano
# fev/12 · Editado por: The Fixer
· votar


Konrad
Tipicamente, bens de Giffen são bens básicos, já que o conceito de substituição (ou não possibilidade de substituição, o que é mais exato) pressupõe "ausência de recursos", pobreza, falta de dinheiro.

Nem sempre, bens de luxo tem sua demanda aumentada conforme o preço.

Edit: Você está certo me ensinaram errado na facul. O exemplo que eu citei são bens de Veblen, mas ambos são uma excessão à curva da demanda.

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


neologist_

Vlw! Slides Interessantes!

The Fixer
Bens de Giffen são bens que aumentam a demanda conforme o aumento do preço, como exemplo o preço do pão.

Acho que não...

Konrad
Tipicamente, bens de Giffen são bens básicos, já que o conceito de substituição (ou não possibilidade de substituição, o que é mais exato) pressupõe "ausência de recursos", pobreza, falta de dinheiro.

Ou, simplesmente, bens de Giffen estão necessariamente ligados à subsistência. (nem todo bem inferior é bem de Giffen)


Então pelo fato dele estar ligado à subsistência, ele é inferior? Quanto maior minha renda, menos consumirei um bem de Giffen?

Cavaleiro
Veterano
# fev/12
· votar


Bens de Giffen são bens que aumentam a demanda conforme o aumento do preço, como exemplo o preço do pão.

Este é outro conceito, o de elasticidade-preço de um bem, o pão não aumenta a demanda com o aumento do preço, porém a relação aumento do preço em relação a queda da demanda tende a ser benéfico (em relação a otimização dos lucros) até um ponto maior. Esta questão tem relação com a quantidade de bens substitutos e complementares.

The Fixer
Veterano
# fev/12
· votar


-Dan
Acho que não...

http://en.wikipedia.org/wiki/Giffen_good

In economics and consumer theory, a Giffen good is one which people paradoxically consume more of as the price rises, violating the law of demand.

Cavaleiro
Não, a elasticidade- preço da demanda de um bem de Giffen é positiva, por isso ele é uma exceção.

Quando ocorre um aumento leve no preço do pão o seu consumo aumenta, especialmente por classes mais baixas, uma vez que não há nada mais barato para consumo em substituição ao pão.

victorleon
Veterano
# fev/12
· votar


-Dan

Cara, (la vem comparação infame) mas é a mesma coisa que dizer, todo favelado é corinthiano, mas nem todo corinthiano é favelado.

Ou então (uma melhorzinha agora) todo roqueiro tem bom gosto, mas nem todos que tem bom gosto são roqueiros.

Não é preciso ser economista pra isso lol

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


The Fixer
In economics and consumer theory, a Giffen good is one which people paradoxically consume more of as the price rises, violating the law of demand.

A sim,li errado. Sabemos o que é o bem de Giffen. Mas e sobre a pergunta do tópico? Saberia responder?

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


victorleon
Cara, (la vem comparação infame) mas é a mesma coisa que dizer, todo favelado é corinthiano, mas nem todo corinthiano é favelado.

Ou então (uma melhorzinha agora) todo roqueiro tem bom gosto, mas nem todos que tem bom gosto são roqueiros.

Não é preciso ser economista pra isso lol


Eu não perguntei se a proposição tem uma estrutura lógica correta. Perguntei se a frase afirma uma verdade e se sim, porque é verdade?

Ao seus exemplos, seria o equivalente a perguntar: porque todo corinthiano é favelado? Ou Porque todo roqueiro tem bom gosto?

Não precisa ser professor de português para entender a pergunta.

qew
Veterano
# fev/12
· votar


The Fixer
Quando ocorre um aumento leve no preço do pão o seu consumo aumenta, especialmente por classes mais baixas, uma vez que não há nada mais barato para consumo em substituição ao pão.

Wikipedia feelings.

Mas está certo, tem a ver também com a falta de bens substitutos.

Se o pão sobe de 3 para 6 unidades monetárias e o bolo custa 7, ainda consumo pão, agora, se o pão cai de 6 para 4, começo a consumir bolo pois além de diversificar o consumo, o gasto que terei para comer bolo, será próximo do que eu já tinha, ignorando o excedente que seria gerado caso eu continuasse a comprar pão.

Isso não se aplica a todos os produtos, por isso a frase do primeiro post é real.

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


qew

E pq todo bem de giffen é inferior?

The Fixer
Veterano
# fev/12
· votar


-Dan

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/280224/#8128212

Entretanto, nem todos os bens inferiores são bens de Giffen, existem bens que perdem seu valor à medida que outros bens surgem, devido à avanços tecnológicos por exemplo.

Carros com direção "comum" tendem a se desvalorizar em relação a carros com direção hidráulica, entretanto carros com direção comum não são bens de Giffen.

qew

Na wikipédia tem falando sobre o pão também, mas esse é o exemplo mais citado. Tinha citado anteriormente os bens de luxo, mas esses são de Veblen pelo que li. Apesar de os dois serem exceção à curva da demanda, muda apenas o nome.

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


The Fixer
Entretanto, nem todos os bens inferiores são bens de Giffen, existem bens que perdem seu valor à medida que outros bens surgem, devido à avanços tecnológicos por exemplo.

Carros com direção "comum" tendem a se desvalorizar em relação a carros com direção hidráulica, entretanto carros com direção comum não são bens de Giffen.


Eu sei porque alguns bens inferiores não são de giffen. Agora porque todo bem de giffen é inferior que eu não pesquei.

qew
Veterano
# fev/12
· votar


The Fixer
E pq todo bem de giffen é inferior?

bens que poderiam ser considerado inferiores em certas economias são a farinha de mandioca e a carne de segunda, pois, com o aumento da renda, seu consumo diminuirá, já que o consumidor preferirá consumir produtos mais caros, que aumentem mais sua satisfação.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bem_inferior

Porque não há sentido se trocarmos a farinha de mandioca por filé mignon.

Não sou bom explicador =(

-Toolbar-
Veterano
# fev/12
· votar


Faço Engenharia, estou no 3º ano. Mas entrei em Economia na Unifesp.

Vou fazer Engenharia em tempo Integral e Economia a noite.

Daqui uns tempos eu te respondo! =)

Abraços!

Konrad
Veterano
# fev/12 · Editado por: Konrad
· votar


The Fixer

Cara, acho que nem é uma questão pontual de certo x errado..... esses conceitos são baseados em definições muito nebulosas! É comum haver "n" interpretações mesmo. O bem de Vleben, ou o consumo conspícuo é o consumo do lado de "lá'.... por assim dizer.....

Você citou Vleben, e eu reitero que vale muito lê-lo.É um dos economistas/sociólogos mais sagazes que já andaram sob o sol.

Konrad
Veterano
# fev/12 · Editado por: Konrad
· votar


-Dan
Então pelo fato dele estar ligado à subsistência, ele é inferior? Quanto maior minha renda, menos consumirei um bem de Giffen?


A assunção é válida de modo geral. Os exemplos de bem de Giffen são sempre ligados à subsistência, pelo menos todos sobre os que li até hoje. Do pão à batata, no caso dos irlandeses.

Eu entendo sua dúvida. É um conceito bem esquisto e que beira o contra-senso;

Konrad
Veterano
# fev/12
· votar


-Dan
Agora porque todo bem de giffen é inferior que eu não pesquei.

Porque se for superior - i.e: ligado ao status, condição social elevada - será considerado bem de Vleben. Fica tranquilo porque o conceito é esse mesmo; você entendeu; é como se fosse o mesmo resultado só que com o sinal invertido.....

Gansinho
Veterano
# fev/12
· votar


Alguém poderia dar um exemplo de um bem de Giffen e explicar o porquê?
Não entendi o exemplo da carne de segunda ali..
Não saco nada de economia (mas gostaria, porque acho muito interessante) e tô gostando do assunto :D

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


Konrad

Obrigado pelas respostas. Eta conceitinho hen.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aos economistas de Plantão, uma dúvida!