Uma dica valiosa aos desenvolvedores de software.

Autor Mensagem
Das Musikalische Opfer
Veterano
# fev/12


Barras de progresso devem ser dinâmicas!
Mesmo que seja devagar, o importante é que elas se movam.
Não há nada pior do que instalar algo e a barra de progresso ficar meia hora parada e se mover por longos saltos.

GuitarHouse
Veterano
# fev/12
· votar


Das Musikalische Opfer
O problema, para mim, é ficar parado um tempão no 99%. Barra mentirosa.

Benva
Veterano
# fev/12
· votar


Das Musikalische Opfer

Multi de quem?

Benva
Veterano
# fev/12
· votar


Ainda assim, concordo com o tópico.

=P

Bob Mauley
Veterano
# fev/12
· votar


Concordo.
________________

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/280165/

Das Musikalische Opfer
Veterano
# fev/12
· votar


GuitarHouse
O problema, para mim, é ficar parado um tempão no 99%. Barra mentirosa.

Pra mim é um problema em qualquer lugar que ela estacione.
Se é no começo eu fico em dúvida se a instalação começou. Se é no meio eu acho que travou, e assim por diante.

Benva
Multi de quem?

O que significa esta pergunta que todos vivem me fazendo?

Alguém pode me explicar o que

Pah_harket
Veterano
# fev/12
· votar


Também quero um nick em alemão, já que está na moda

Ainda assim, concordo com o tópico. [2]

tambourine man
Veterano
# fev/12
· votar


isso mesmo, dê falsas esperanças para as massas

fgr
Veterano
# fev/12
· votar


Das Musikalische Opfer
O que significa esta pergunta que todos vivem me fazendo?Alguém pode me explicar o que

Cadastrou ontem, já abriu 2 tópicos e não sabe o que é um multi?

Das Musikalische Opfer
Veterano
# fev/12
· votar


fgr
Cadastrou ontem, já abriu 2 tópicos e não sabe o que é um multi?

Sim, pois o funcionamento do fórum é bem intuitivo, já as gírias exclusivas do fórum demoro mais pra deduzir.

RafaelValeira
Veterano
# fev/12 · Editado por: RafaelValeira
· votar


Claro, pq o processo de instalação de qualquer coisa é linear e totalmente independente da configuração do teu PC: velocidade e estado da tua memória, capacidade e velocidade do teu HD, prioridade na fila de processos e, em casos, até a velocidade da tua internet! (ahh, mas só esse pode ser variável, né?)

Ou seja: pare de falar besteiras, sobre algo que não sabe! :)

Normalmente essas barras não indicam o tempo de instalação, mas sim quais tarefas que fazem parte da instalação já foram finalizadas.

Ou vc só tá falando da animação da barra? Bom, de qualquer forma, isso tb está sujeito às condições acima.


(Sim, eu sou desenvolvedor de software e tomei as dores! hehehehe)

Das Musikalische Opfer
Veterano
# fev/12
· votar


RafaelValeira
pq o processo de instalação de qualquer coisa é linear e totalmente independente da configuração do teu PC: velocidade e estado da tua memória, capacidade e velocidade do teu HD, prioridade na fila de processos e, em casos, até a velocidade da tua internet!

O que tem haver o processo não ser linear com a barra ter que ficar parada?
Se alguma coisa está acontecendo, eu quero que a barra se mova.

Sei que tem barras que só se movem quando se completa um estágio específico da instalação, eu acho isso ruim. Para cada coisa que acontece eu gostaria que a barra se movesse, para indicar que alguma coisa está acontecendo. É exatamente esta a função dela (ou deveria ser).

ZakkWyldeEMG
Veterano
# fev/12
· votar


Outra dica valiosa é não ficar comprando PC Positivo, aí a barra anda

RafaelValeira
Veterano
# fev/12
· votar


Das Musikalische Opfer
Então, vc ainda está confundindo "tarefas" da instalação com tempo de instalação. É impossível o teu programa saber exatamente quanto tempo durará a instalação, para manter a barra sempre andando.

Um exemplo: Copiar um arquivo de 1Gb pode durar bastante tempo, e isso seria apenas uma tarefa para o instalador, então a barra permaneceria estática nesse momento.

Das Musikalische Opfer
Veterano
# fev/12
· votar


RafaelValeira
Um exemplo: Copiar um arquivo de 1Gb pode durar bastante tempo, e isso seria apenas uma tarefa para o instalador, então a barra permaneceria estática nesse momento.

Mas é isso que eu estou falando.
Não existem apenas dois estados: "rquivo não copiado/ arquivo copiado

O processo é contínuo. É deixar a barra parada e só movê-la ao final da cópia completa que eu estou reclamando.
Ela deveria ir se movendo à medida que o arquivo vai sendo copiado, ao invés de ficar parada e se mover tudo de uma vez.

Deu pra entender?

RafaelValeira
Veterano
# fev/12
· votar


Das Musikalische Opfer
Pois é filho, mas como é que o software vai saber quanto tempo leva para o arquivo ser copiado?
Quem faz a cópia, na maioria dos casos, é o próprio SO. Muitas vezes o instalador nem tem como saber quanto to arquivo foi copiado.

Cavaleiro
Veterano
# fev/12
· votar


A culpa dificilmente é do desenvolvedor.

Normalmente é do gerente de produto ou do designer.

É do gerente de produto quando ele faz esboço da tela no requisito a ser implementado ou colocou no roadmap do produto e do designer quando ele mesmo coloca sugere o layout e monta o screen flow, desenvolvedor "só" implementa.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# fev/12
· votar


Cavaleiro

\o/

RafaelValeira
Veterano
# fev/12 · Editado por: RafaelValeira
· votar


Cavaleiro
hahahahaha! O loco!
É quase isso, vai....

ZakkWyldeEMG
Infelizmente essa imagem ainda é verdadeira em muitos lugares. Principalmente quando as iterações do projeto são muito longas.

Cavaleiro
Veterano
# fev/12
· votar


ZakkWyldeEMG

hahahah

Desenho clássico em treinamento de gestão de projetos, principalmente de software.

RafaelValeira
Veterano
# fev/12
· votar


Cavaleiro
E é mais engraçado ainda que o treinamento que eles dão não resolve esse problema! hehehehe

[começando a discussão]

ZakkWyldeEMG
Veterano
# fev/12
· votar


RafaelValeira
Cavaleiro

Queria saber se existe uma pesquisa relacionando a eficácia de desenvolvedores (klocs corretas/projeto) à prática dos mesmos em "escovar bits"

Em minha pouca experiência com projetos, percebi que os engenheiros ou cientistas que tiveram experiência em projetos de baixo nível/abstração foram capazes de desenvolver com mais objetividade em projetos de nível mais alto. Quem sabe os Srs. possam enriquecer esse post com suas experiências.

Cavaleiro
Veterano
# fev/12
· votar


RafaelValeira

Quem tem que resolver o problema é tu, não o treinamento.

Problemas com especificação de requisitos existem desde sempre e dificilmente vão deixar de existir enquanto as pessoas não entenderem que por mais que se estude a parte técnica e decore PMBOK, Prince2, Scrum, ITIL, Cobit e o que for, o gerente de projetos, analista de negócios e de requisitos tem que saber se comunicar bem e ter habilidades de gestão.

Normalmente o cara de requisitos ou até de projetos é um papel, não um cargo e colocado por um cara que sempre programou e não entende nada de gestão. Sorte que tá mudando.

Tiveram que inventar o Scrum para as pessoas começarem a falar no desenvolvimento.

Cavaleiro
Veterano
# fev/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


ZakkWyldeEMG

Eu tenho esta métrica para os projetos (densidade de defeitos) medindo quantidade de bugs em relação a klocs, mas sujeito a alguns critérios para validar uma linha de código (um if solto não conta, por exemplo ou chamada de um método pura e simplesmente).

Não sei se por projeto de baixo nível você está se referindo a complexidade ou linguagem (chuto que o último), se for o caso você está certo em relação a minha experiência.

O pessoal que saiu de C ou assembler para Java, por exemplo, costuma ter uma menor densidade de defeitos passado a curva de aprendizado.

Principalmente aqueles mais experientes acostumados a patterns como o GOF.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# fev/12
· votar


Cavaleiro
Não sei se por projeto de baixo nível você está se referindo a complexidade ou linguagem (chuto que o último), se for o caso você está certo em relação a minha experiência.


Isso, me refiro à linguagem mesmo. A minha preocupação é em relação ao aprendizado dos novos desenvolvedores enquanto estão sujeitos a diversas "facilidades" introduzidas pelas linguagens de alto nível e suas ferramentas, IDES e etcs, no quesito modístico/marketeiro

Das Musikalische Opfer
Veterano
# fev/12
· votar


E eu só queria uma barra que se movesse constantemente.

RafaelValeira
Veterano
# fev/12
· votar


Cavaleiro
Concordo inteiramente contigo, sobre quem deve resolver o problema.

Na verdade ali em cima tava dando uma trollada aos treinadores e aos trainamentos mesmo quando, na verdade, deveria ter trollado quem não tira proveito do treinamento! ;)


Já em relação a qualidade de código e falando sobre experiência própria: Eu comecei a evitar MTOS bugs e melhorei muito meu código depois de aprender TDD.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# fev/12
· votar


Eu comecei a evitar MTOS bugs e melhorei muito meu código depois de aprender TDD.

Isso eu valorizo e quero aprender a fim de implementar nos meus projetos.
o/

Cavaleiro
Veterano
# fev/12
· votar


ZakkWyldeEMG

Ah, isto é verdade.

O cara só deveria usar um Eclipse ou Netbeans depois de anos programando na mão, IDE para novos programadores não acho uma boa também não.

O pessoal novo que tá vindo de Java normalmente faz banco de dados SQL em API gráfica, mal sabe usar uma query e usa drag and drop do Netbeans.

Cavaleiro
Veterano
# fev/12
· votar


melhorei muito meu código depois de aprender TDD.

Nem fala, TDD é uma das minhas brigas na empresa para implementar como padrão.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uma dica valiosa aos desenvolvedores de software.